Educadores



Arte (165)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Biologia (511)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Ciências (353)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Educação Especial (52)
Produções de Profissionais da Seed: Dissertações, Produções de Profissionais da Seed: Teses, Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Física Neuromotra, Surdez, Transtornos Globais de Dessenvolvimento
Educação Fisica (543)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Educação Profissional (9)
Produções de Profissionais da Seed: Dissertações, Produções de Profissionais da Seed: Teses
Ensino Religioso (462)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Espanhol (415)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Filosofia (416)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Física (404)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Geografia (446)
Artigos, Cartografia, Dissertações, Monografias, Teses
História (423)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Inglês (414)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Língua Portuguesa (375)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Matemática (544)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Pedagogia (400)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Química (273)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses
Sociologia (472)
Artigos, Dissertações, Monografias, Teses


6677 arquivos em nosso banco de dados.

Últimos arquivos

Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Filosofia e Cinema: O uso do filme no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia Atualizado nesta semana Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
REINA, Alessandro

Resumo: Partindo da argumentação de Gilles Deleuze e alguns apontamentos de Júlio Cabrera, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a imbricação existente entre a filosofia e o cinema, bem como a possibilidade de utilização do filme como um recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da Filosofia e de seus conceitos no Ensino Médio. Investiga primeiramente as origens do cinema para demonstrar o nascimento de uma nova forma de linguagem capaz de problematizar e criar conceitos por intermédio das imagens desenvolvidas nos filmes. Problematiza a questão paradoxal do cinema como produto comercial e alienador das massas frente à possibilidade do seu uso como um instrumento didático para o ensino da Filosofia. Apresenta uma crítica a visão e utilização do filme como ilustração de conceitos e a possível formação de uma filosofia da representação a partir dos filmes em seu contexto filosófico. Devido ao potencial de uma linguagem icônica presente nos filmes, que trazem dentro de si conceitos filosóficos, demonstra a possibilidade de aplicar o cinema como fator de educação no processo do exercício do filosofar e da aprendizagem de conceitos filosóficos. Situa a pesquisa no campo educacional por meio da possibilidade do uso do cinema no interior da sala de aula com uma metodologia por meio
do uso de filmes e fora da sala de aula com a criação de cineclubes, utilizando o cinema como fator de educação filosófica, para uma formação humana, social e cultural dos alunos no Ensino Médio.

Palavras-chave: Cinema. Filosofia. Ensino. Filmes. Conceitos.

Downloads 14  14  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes/m2014_Alessandro%20Reina.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Prática Artesanal, Identidade e Cultura nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos do Paraná Atualizado nesta semana Popular Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
NETO, Clemilda Santiago

Este artigo é resultado do trabalho realizado pelo “Grupo de Trabalho Clóvis Moura”, durante os anos de 2005 a 2010, buscando encontrar as famílias negras, descendentes de negros e negras sequestrados em território africano que residem no meio rural paranaense. Compreender o contexto que envolve o resgate da prática artesanal e identificar os recursos utilizados na confecção do mesmo, bem como entender a dinâmica da prática artesanal num processo histórico e reprodutivo entre distintas gerações. O contato direto com as comunidades quilombolas paranaenses, o diálogo, e o acompanhamento das atividades da vida cotidiana, individual e da comunidade no momento das visitas realizadas nas comunidades, resultou no armazenamento das informações sobre a vida presente, como também as histórias contadas pelos mais velhos das Comunidades Tradicionais Negras e Quilombolas do Paraná.

Palavras-chave: Quilombo. Artesanato. Negritude. Território.

Downloads 105  105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Isulpar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Por detrás das escolhas tecnológicas: raízes e caminhos Atualizado nesta semana Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
CASTRO, Eduardo Bernardes

O desenvolvimento de tecnologias é maquinalmente colocado como um processo racional, criativo e científico. Contudo, escolhas tecnológicas submetem-se a elementos distintos do conhecimento, da razão e do atendimento às necessidades sociais. Neste cenário, este artigo buscou identificar, exemplificar e analisar estes elementos. Política, economia, demandas sociais, trabalho, ciência, Estado e arranjos organizacionais foram analisados quanto à associação com as escolhas tecnológicas. Foi possível estabelecer conexões teóricas com autores que abordam o tema e concluir que estes objetos historicamente se entrelaçam e agem sobre rumos tecnológicos, firmando que não existe tecnologia produzida de forma neutra e distante de interesses. Complementarmente foi possível afirmar que, sendo a tecnologia uma escolha subordinada a várias fontes, ela requer análise crítica do cientista, do técnico e da sociedade sobre estas conexões, para que se possa produzir tecnologias mais orientadas ao bem comum e menos ao seu fim utilitarista.

Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico. Neutralidade tecnológica. escolhas tecnológicas.

Downloads 8  8  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Humanidades e Inovação - UTFPR  Site https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: Possibilitar ao estudante de Filosofia "criar c Atualizado nesta semana Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
GABRIEL, Fábio Antonio

Recentemente a Filosofia retornou ao currículo dos cursos do Ensino Médio brasileiro. No entanto, acreditamos que o seu ensino não deva ocorrer meramente de forma enciclopédico. Diante dessa questão, a presente pesquisa tem como objetivo verificar em que medida é possível oferecer aulas de Filosofia que não se limitem a um ensino meramente enciclopédico, mas, que possibilitem experiências em que o estudante, em contato com textos de filósofos, consiga dominar meios que o capacitem a “avaliar o valor dos valores” e a “criar conceitos”. Os objetivos específicos contemplam: a) evidenciar se as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia do Estado do Paraná são conhecidas e praticadas pelos professores de Filosofia da rede estadual; b) verificar ainda em que medida as mesmas diretrizes colaboram para um ensino que propicie uma experiência filosófica; c) apontar as possíveis contribuições da Filosofia de Deleuze e de Nietzsche para o ensino de Filosofia. O problema desta pesquisa explicita-se no questionamento: a maneira como o professor de Filosofia leciona a disciplina propicia condições tanto para a experiência filosófica quanto para a “criação de conceitos” e ou “avaliação do ‘valor’ dos valores”?. Utilizamos, como referencial teórico, os filósofos Nietzsche e Deleuze, além de diversos outros autores que tratam do ensino da Filosofia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e, para coleta de dados, realizamos uma pesquisa de campo, por meio de questionário e de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Os sujeitos da pesquisa são professores da rede estadual paranaense, que lecionam a disciplina de Filosofia e, em específico, professores circunscritos ao Núcleo Regional de Jacarezinho, além de estudantes do Ensino Médio, alunos dos professores em referência. Para a análise dos resultados, utilizamos análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados nos permitem inferir que os professores da Rede Estadual Paranaense conhecem as contribuições das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia, como também as utilizam no sentido de propiciar aos estudantes uma aprendizagem de Filosofia que não seja meramente enciclopédica, mas que garanta aos alunos condições de formularem, de criarem e de reverem seus próprios conceitos e seus próprios valores.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Criação de conceitos. Valor dos valores. Ensino e aprendizagem.

Downloads 5  5  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma TEDE UEPG  Site http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1174
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

Downloads 8  8  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Socialização Política dos Jovens Estudantes do Ensino Médio no Município de Toledo/Paraná Versão: PDF
Atualização:  7/12/2017
Descrição:
SILVA, Francielli Pirolli da

Essa dissertação tem como tema a socialização política, no município de Toledo/Paraná. O objeto de pesquisa são os jovens com idade entre 16 e 19 anos, estudantes do ensino médio nas escolas públicas e privadas do município. O objetivo é analisar e identificar como eles realizam a socialização política e quais as questões, ações e atividades relacionadas à política de que eles participam. Para a realização da proposta deste trabalho, a pesquisa de caráter bibliográfico abordou temas como cultura política, socialização política e juventude. Na pesquisa empírica, 420 questionários – de cunho quantitativo, compostos por questões socioeconômicas e sobre assuntos políticos – foram aplicados aos jovens, com as idades acima mencionadas, distribuídos entre 12 colégios públicos e 03 colégios privados. Constatou-se que os meios e as formas pelas quais os jovens constroem a socialização política são estabelecidos conforme o meio social que estão inseridos e as agências socializadoras de que participam.

Palavras-chave: Socialização política. Juventude. Democracia. Participação.

Downloads 5  5  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Inserção Tecnológica na Educação Ambiental no Paraná com Base nas Praticas de Formação Docente da Co Versão: PDF
Atualização:  5/12/2017
Descrição:
CONCEIÇÃO, Luiz Arthur K. G. da

Este estudo trata da temática de formação de professores em Educação Ambiental. A pergunta que norteia esta investigação é: como pode ser desenhada uma formação de professores em Educação Ambiental em EAD para rede pública de ensino do Estado do Paraná? Os objetivos da pesquisa são: analisar a Educação Ambiental e formação de professores; identificar as ações de formação de professores em Educação Ambiental realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR a partir dos Projetos Parque Escola e Escola Interativa; caracterizar a formação de professores em Educação Ambiental por meio dos cursos de Educação a Distância nos projetos pesquisados e bem como indicar uma proposta de metodologia de Educação a Distância para ser aplicada na formação de professores em Educação Ambiental na SEED/PR, tendo como referência as contribuições de metodologias pedagógicas da Comunidade Europeia. A mesma justifica-se pela relevância das tais contribuições no processo de formação continuada de professores. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas obras de autores que abordam temáticas da Educação a Distância, Educação Ambiental, formação de professores por meio da representação social e paradigmas educacionais. Foram analisadas as políticas de Educação Ambiental no contexto internacional e nacional. Como campo de pesquisa foram investigadas as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos públicos do Paraná em que se pesquisou na totalidade ações como Parque Escola e Escola Interativa. Os dados foram coletados em documentos, como atas, textos avulsos, notícias institucionais, recorte de jornal, relatórios, projetos, cadernos de programas das Secretarias de Estado, como: da Educação, do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, assim como de instituições portuguesas. Outras fontes relevantes utilizadas foram informações disponíveis por meio eletrônico (internet), nas quais foram consultadas legislações, tratados, convenções e declarações de organismos internacionais e nacional. Destaca-se que o pesquisador deste estudo também coletou dados e documentos no ambiente da Comunidade Europeia no período de intercâmbio que realizou na Universidade do Porto em Portugal, no qual concomitantemente frequentou aulas para ampliar sua compreensão teórica. Os frutos deste trabalho apontam sobre a necessidade de ser aplicada uma metodologia mais adequada ao processo de capacitação em Educação Ambiental pelo Governo do Estado do Paraná. Os resultados indicam que as metodologias de ensino precisam ser melhor adaptadas no que se refere à modalidade de Educação a Distância entre os saberes. Para tanto, conclui-se que somente a institucionalização da Educação Ambiental não garante a disseminação da conscientização socioambiental.

Palavra Chave: Educação Ambiental. Educação a Distância. Formação de Professores e Representação Social.

Downloads 10  10  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uninter  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Manual de Orientações: o Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia Versão: PDF
Atualização:  1/12/2017
Descrição:
SANTOS, José Nunes dos

Entendendo a escola como o ambiente mais adequado para a obtenção do saber científico por meio da estimulação das capacidades intelectuais dos alunos, acreditamos ser o professor, como mediador desse processo, o principal ator. Por outro lado, percebemos que há um grande incômodo por parte dos professores de Ciências Naturais da educação básica, na busca de recursos pedagógicos que facilitem a aprendizagem. [...] As reflexões aqui apresentadas para a utilização de filmes como recursos pedagógicos, por apresentarem possibilidades de sistematização de encaminhamentos e procedimentos metodológicos no ensino de Ecologia, são marcadas pela preocupação social. Que sujeitos a escola – como espaço social do alunado e que deve assegurar o direito e acesso à educação e à aquisição de conhecimentos científicos – está formando? Nesse sentido, elaboramos um “Manual de Orientações: O Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia”, que tem como objetivo oferecer à comunidade de educadores do ensino de Ciências subsídios para a organização do plano de trabalho docente, bem como, para a condução, em sala, de atividades mediante o uso de filmes. [...]

Palavras-chave: Ecologia. Filme. Recursos didáticos. Ciências.

Downloads 14  14  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!O Desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista: Considerações a partir de Piaget Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
PIECZARKA, Thiciane

A presente pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, que busca investigar o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir da teoria piagetiana e das pesquisas empíricas sobre o autismo. A compreensão e o estabelecimento de relações entre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o desenvolvimento autista pode permitir o entendimento de possibilidades de aprendizagem na perspectiva educacional. Partindo da premissa de que a manifestação do autismo é heterogênea, foi realizado um estudo empírico em escola especial de atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O método clínico piagetiano norteou a coleta e análise de dados. Primeiramente foi realizado um grupo focal com professoras experientes para a percepção dos aspectos que elas consideram fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos autistas. Após essa percepção, foi feita a seleção de dois autistas, um com autismo grave e outro com autismo moderado (definido pelo CARS), para acompanhamento sistemático em ambiente escolar. Como fontes de informação desses participantes, foram realizadas entrevistas a partir do método clínico com suas mães, professoras e uma atendente, bem como diário de observação de campo. Os dados coletados evidenciam como aspecto fundamental a socialização para avanços no desenvolvimento e na aprendizagem de indivíduos com autismo, principalmente na interação entre professor-aluno, sendo sempre permeada pela afetividade. Quanto aos alunos acompanhados, ambos demonstram características fundamentais na perspectiva do processo de desenvolvimento e aprendizagem dentro de uma visão integrada entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais, própria da perspectiva piagetiana. Ambos apresentam o aspecto visual como mais evidente na exploração do mundo e, em consequência, a imitação é um determinante na sua aprendizagem, seja ela de cunho acadêmico, lúdico ou social. Ambos demonstram aprendizagem social, dentre as quais, algumas imitações de comportamentos. Quanto à construção do conhecimento, ambos demonstram a construção de um pensamento representativo, um voltado para a ludicidade, e o outro voltado para a construção de um conhecimento acadêmico. Essas características apresentam estreita relação com a teoria piagetiana por compreender que o pensamento representativo se dá pela imitação, jogo simbólico e representação cognitiva. Ao relacionar esses aspectos com o observado compreende-se ser esse um caminho que pode trazer potencialidades significativas de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com transtorno do espectro autista. Além disso, os interesses que autistas apresentam para determinados objetos devem ser considerados como a energia necessária ao desenvolvimento, que é de cunho afetivo. Assim, compreende-se que há evidência de aproximações teóricas possíveis quanto à integração dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos evidenciados pelas pesquisas sobre o autismo e a teoria piagetiana. A compreensão desses aspectos de uma maneira integrada e em desenvolvimento contínuo permite avançar para um olhar produtivo no atendimento a esses alunos.

Palavras-chave: Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento. Aprendizagem. Piaget. TEA.

Downloads 39  39  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Do Berço ao Túmulo: Família e Cartórios no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
MACHADO, Vanderlei Hermes

A abrangência de pesquisas na área da Sociologia está diretamente relacionada a diversidade das relações sociais em uma sociedade. Neste contexto, os resultados de nossa pesquisa intitulada “Do berço ao túmulo: Família e Cartórios no Paraná” se caracterizam como um fenômeno produzido através das relações sociais que envolvem múltiplos aspectos, dentre eles poderíamos citar as relações de poder baseadas no parentesco, na economia e na dinâmica política paranaense. Dessa forma, no âmbito legal, os cartórios teriam por função primeva, a garantia da publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos mais variados atos jurídicos, exercidos em caráter privado, mas por delegação do Estado. Investigaremos empiricamente algumas das principais famílias “cartoriais” e suas dinâmicas sociais e políticas, procurando identificar de que forma elas se perpetuam ao longo das gerações em postos chave da administração das serventias. Analisar a configuração da instituição social e política representada pelos cartórios, numa perspectiva histórico-social, constituiu-se a principal proposta desta contribuição da pesquisa sociológica no Paraná.

Palavras-chave: Família. Cartório. Paraná. Relação de poder. Política.

Downloads 184  184  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)