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6722 arquivos em nosso banco de dados.

Últimos arquivos

Categoria: Educação Especial Transtornos Globais de Dessenvolvimento
Fazer Download agora!A relação do professor com seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar: a palavra e o  Novos da semana Versão: 
Atualização:  14/11/2018
Descrição:
Tendo como objetivo conhecer aspectos da relação entre o professor e seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar circunscritos às atividades em sala de aula, esta pesquisa se propôs a investigar as percepções que esses professores têm sobre a maneira com a qual estabelecem suas relações com seus alunos psicóticos em processo de inclusão escolar.

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Categoria: Educação Especial Transtornos Globais de Dessenvolvimento
Fazer Download agora!Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas: o trabalho do professor e  Novos da semana Versão: 
Atualização:  14/11/2018
Descrição:
Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), esta pesquisa se propôs a investigar quais os passos possíveis no trabalho do professor de crianças autistas ou psicóticas, e quais os impasses inerentes ao ato educativo junto a essas crianças.

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Categoria: Educação Especial Políticas
Fazer Download agora!Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade: uma análise nas bibliotecas universi Atualizado nesta semana Versão: 
Atualização:  14/11/2018
Descrição:
Esta tese avalia a trajetória das bibliotecas universitárias federais brasileiras no que se refere à polpitica de inclusão e a à prática nos processos avaliativos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INPE e seus indicadores de acessibilidade, alicenrçada no direito à educação e amparadas na justiça social.

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Categoria: Educação Especial Políticas
Fazer Download agora!Política de educação especial e o atendimento educacional especializado Novos da semana Versão: 
Atualização:  14/11/2018
Descrição:
Este estudo trata das políticas de Educação Especial na efetivação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na área dos tTranstornos Globais do Desenvolviimento (TGD) ofertado pela Rede Municipal de Ensino de Araucária-PR, que, a partir da Política Nacinoal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI) de 2008, deu início à reorganização das escolas públicas municiais, para atender ao dispositivo legal.

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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O Projeto de uma Ciência Moral: A Religião em Auguste Comte Popular Versão: PDF
Atualização:  5/10/2018
Descrição:
AMORIN, Adriana Monferrari

A Filosofia Positiva de Auguste Comte é um caso atípico na história da filosofia e na história das religiões tradicionais do ocidente, por colocar no ápice de seu desenvolvimento filosófico a fundação da Religião da Humanidade, e no ápice de sua escala enciclopédica das ciências a instituição de uma ciência moral. O estudo da história havia lhe mostrado a influência do poder espiritual sobre o todo social, e que a complexidade do estudo dos fenômenos sociais aumenta na medida em que eles apresentam-se, respectivamente, em sua forma física, intelectual e moral.

Palavras-chave: Augusto Conte. Positivismo. Ciência moral. Religião.

Downloads 793  793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Juiz de Fora  Site https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3191
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos e educação: a construção da memória educativa Popular Versão: PDF
Atualização:  4/6/2018
Descrição:
MOGARRO, Maria João

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes
confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenômenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se refletir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação
em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras-chave: Cultura Escolar. Arquivo. Fontes Históricas. Memória.

Downloads 198  198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História da Educação  Site http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169
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Categoria: Ciências Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Atributos Químicos e Microbiológicos em Solo com Aplicação de Dejeto Líquido de Suínos sob Plantio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
MATOS, Maria Aparecida de

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos após 11 e 18 anos de aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) nos atributos químicos e microbiológicos de um LATOSSOLO Vermelho distroférrico, textura argilosa, manejado sob plantio convencional (PC) e sistema de plantio direto (SPD), em Palotina, PR, Brasil. Os tratamentos consistiram de aplicações de 0, 30, 60, 90 e 120 m3 de DLS ha-1 ano-1 (½ no inverno e ½ no verão), e dois sistemas de manejo (PC e SPD. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas e quatro repetições. No décimo primeiro ano de aplicações consecutivas de DLS, o solo foi amostrado em dezembro de 2007, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 e 40-60 cm, 44 dias após a segunda aplicação anual de DLS, e após o cultivo de nabo forrageiro (Raphanus sativus L.). No décimo oitavo ano, o solo foi amostrado em outubro de 2014, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40 cm, após 113 dias da segunda aplicação anual de DLS. Após 11 anos, a aplicação das doses de DLS aumentou os teores de P nas camadas de 0-10 cm e 10-20 cm, e de Zn2+ na camada de 10-20 cm, e os teores de NO3- em todas as profundidades. O manejo do solo sob SPD altera o efeito das doses de dejeto de suínos, causando aumento dos teores de P principalmente na camada de 0-10 cm. A adição de DLS incrementa os teores de nitrato do solo, especialmente sob PC na profundidade de 10-20 cm. O SPD aumenta os teores de P a 0-10 e 10-20 cm, e C orgânico total a 10-20 cm, enquanto que o PC aumenta os teores de NO3 - na camada de 10-20 cm. Após 11 anos, o sistema de plantio direto aumenta o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a relação CBM/COT das camadas de 0-10 cm e 10-20 cm do solo. O manejo do solo não influencia a densidade de bactérias heterotróficas, fungos, microrganismos oxidantes do nitrito e amonificadores em todas as profundidades, não havendo interação entre manejo do solo e doses de DLS para essas variáveis. Não houve efeito da aplicação de DLS e o acúmulo de Zn2+ na biomassa microbiana, densidade de bactérias, de fungos, microrganismos oxidantes de nitrito e amonificadores em todas as profundidades. As análises conjuntas de componentes principais e de agrupamentos dos atributos químicos e microbiológicos mostram expressiva discriminação entre os manejos sob PC e SPD e doses de DLS, principalmente a 0- 10 cm e 10-20 cm de profundidade. Os atributos mais responsivos ao manejo do solo foram os teores de NO3-, Zn2+, P, NH4+, MO, o CBM e a relação CBM/COT. Após 18 anos, o SPD aumentou os teores de nutrientes, principalmente P, Zn2+, Mn2+, NH4+ na camada de 0-10 cm, e Cu2+ e Mn2+ na camada de 10-20 cm. As aplicações de DLS, independente do manejo do solo, aumentaram linearmente os teores de P, C, MO, Mg2+, Cu2+, Zn2+, Mn2+, Na+ NO3- e a condutividade elétrica na profundidade de 0-10 cm, e esses efeitos decresceram com o aumento da profundidade. Os efeitos da aplicação de DLS sobre os atributos químicos do solo dependem do manejo, e diferem em profundidade. Em todas as profundidades, a aplicação de DLS, quando associado ao PC, aumenta os teores de P, Cu2+ e a condutividade elétrica, enquanto o SPD aumenta os teores de P, Mg2+, Zn2+ e condutividade elétrica. As concentrações de Cu2+ e Zn2+ nos dois sistemas ficaram abaixo dos valores críticos estabelecidos pelo CONAMA (2009). O SPD aumenta o CBM, NBM e as atividades enzimáticas β-glucosidase, desidrogenase, fosfatase alcalina, celulase, arilsulfatase e urease do solo na camada de 0-10 cm, enquanto que na camada de a 10-20 cm houve incrementos na atividade β-glucosidase e desidrogenase. A aplicação de DLS aumenta a biomassa microbiana e as atividades enzimáticas fosfatase ácida e β-glucosidase na camada de 0-10 cm. No PC, o DLS aumenta a atividade da β-glucosidase, enquanto que no SPD aumenta a biomassa microbiana do solo. Em geral, SPD e a aplicação de DLS melhoram a fertilidade, a biomassa microbiana e atividades enzimáticas do solo. Após 18 anos, a aplicação de DLS não alterou a diversidade e a riqueza da comunidade bacteriana do solo, mas houve mudanças na sua estrutura. Os principais filos bacterianos encontrados no solo avaliado foram: Acidobacteria, Proteobacteria, Verrucomicrobia, Bacteroidetes, Firmicutes e Actinobacteria. A aplicação de DLS aumenta os grupos bacterianos dos filos Verrucomicrobia, Planctomycetes, bactérias não classificadas, Gemmatimonadetes e Firmicutes e reduz os filos TM7, Acidobacteria, proteobacteria, WPS-2 e Bacteriodetes no solo.

Palavras-chave: Biomassa microbiana. Diversidade. Enzimas do solo. Fósforo. Nitrato. Zinco.

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Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Formação Continuada por Meio de Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Química com Enf Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NIEZER, Tânia Mara

Este estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições de um curso de formação continuada (FC) por meio de atividades experimentais investigativas no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a prática pedagógica dos professores de química no Ensino Médio do município de Rio Negro, que atuam na rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os dez (10) professores de química que lecionam nas escolas de Ensino Médio do município de Rio Negro. A discussão teórica dessa pesquisa considerou estudos na área da formação continuada de professores, no enfoque CTS, e atividades experimentais investigativas. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza aplicada, com o encaminhamento nos princípios da pesquisa-ação segundo aporte teórico de Carr e Kemmis (1986), que sinalizam as fases de: planejamento, ação, observação, reflexão e replanejamento, formando uma espiral cíclica que produz um movimento no contexto ação-reflexão-ação. A coleta de dados se deu por meio de questionários, entrevistas individuais semi-estruturadas, fotos e vídeos das atividades, observação das atividades, arguições orais, portfólios e anotações em diário de campo, sendo categorizados e discutidos pela análise textual discursiva (ATD) conforme Moraes e Galiazzi (2006). Os principais resultados evidenciam que a promoção de uma FC, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode trazer importantes contribuições e subsídios para a ação docente, levando em consideração a realidade e o contexto de sala de aula. Como resultado dessa pesquisa, gerou-se um programa de FC sobre as AEIs no Enfoque CTS nas bases da pesquisa-ação e um livro com os planejamentos dos docentes participantes. Considera-se que a oportunidade de formação continuada para professores de química do Ensino Médio, que atuam na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino da ciência e na formação cidadã dos alunos.

Palavras-chave: Professores de química. Formação continuada. Ensino CTS. Atividades experimentais.

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Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Políticas de Ensino Religioso e Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NASCIMENTO, Sergio Luis do

Neste estudo se efetuou como proposta de tese a análise das políticas de Ensino Religioso no Brasil, confrontando o trato da disciplina com a implementação da prática curricular com os artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (modificada pelas Lei 10.639/03 e 11.645/08).

Palavras-chave: Ideologia. Ensino Religioso. Raça. Racismo. Políticas públicas.

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Categoria: Matemática Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
SCHASTAI, Marta Burda.

Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística. O tema de pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no processo de matematizar, de fazer matemática. É uma investigação de cunho especulativo. Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de investigação. Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall, mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma abordagem natural de ensino e aprendizagem. Identifica-se como fio condutor a aprendizagem com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático. Considera-se que Tall, ao desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa. Em ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante.

Palavras-chave: Educação Matemática realística. Três mundos da Matemática. Desenvolvimento do pensamento matemático. Ensino. Aprendizagem.

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