Educadores

Ínicio : Arte : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte Monografias
Fazer Download agora!As Artes Visuais e a Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SZPALER, Eliane de Jesus Honorio

Nosso interesse o tema se deu devido ao fato de que a arte enquanto linguagem não está sendo usada como meio de minorizar a intolerância social que vem de nossa sociedade e entra nas nossas salas de aula, é uma linguagem comunicativa e criativa necessária. A Arte é vista por quase todos como uma perda de tempo, um trabalho inútil, confundido com apenas pinturas de desenhos mimeografados. A não ser os apaixonados por ela. Na verdade , assim como a escrita , a arte também passa por fases, e todos nós passamos pelas mesmas, como na escrita, porém, muitos de nós somos provados do desenvolvimento do nosso lado artístico. Para quê utilizar arte na escola? Sendo a arte um processo criativo do homem, com valores estéticos sintetizadores de suas emoções nos perguntamos a sua utilidade enquanto formadores de opinião e eternos “caçadores” de metodologias valorizadoras e enriquecedoras das atividades de sala de aula, enquanto empreendedores educacionais que busca alternativas para o abismo grandioso dos nossos sistemas de ensino, muitas vezes ignorado por autoridades e manipulado pela mídia política.

Palavras-chave: Linguagem. Arte. Educação.

Downloads 37553  37553  Tamanho do arquivo 310.24 KB  Plataforma Instituto de estudos avançados e pós-graduação - E  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Monografias
Fazer Download agora!Uma análise histórico-cultural da obra de Wassily Kandinsky: em questão a produção artística da cont Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Renata carvalho

A proposição desta pesquisa, de natureza bibliográfica e, ao mesmo tempo, analítica, justifica-se tendo em vista os apontamentos da Teoria Histórico-Cultural como elementos norteadores de entendimentos das relações sociais e do trabalho em diversas áreas da sociedade. Ela tem o intuito de conduzir uma análise da produção artística contemporânea, elegendo como exemplo o trabalho de Wassily Kandinsky e tomando como parâmetro os preceitos desta teoria. Este artista e autor foi escolhido por ser contemporâneo aos psicólogos soviéticos da Teoria Histórico-Cultural e por ter relevância especial para a sociedade daqueles anos pós-revolucionários. Desde aqueles anos até esta primeira década do século XXI, encontram-se diversas abordagens teóricas que consideram o sujeito como o eixo condutor das mazelas sociais, onde o mesmo é posto como esponsável por sua condição; do mesmo modo podemos também considerar este tipo de pensamento para realização da análise da produção de obras de arte. Neste sentido, se coloca toda e qualquer responsabilidade do que se produz única e exclusivamente no sujeito, não levando em consideração todas as implicações sociais que contribuem para a produção humana. Esta pesquisa tem, portanto, como princípio compreender o homem e sua produção artística com base em seu processo de hominização e das relações sociais que estabelece, enfatizando a dialética existente no movimento entre o artista e público. Espera-se, deste modo, que o estudo contribua para que se efetive a análise da Arte sob um processo que passa pela criação, produção e finalmente pelo contato direto com o público, e que, sob este modo, seja pertinente para entender todo o processo de construção do homem enquanto ser social.

Palavras-chave: Arte. Teoria Histórico-Cultural. Kandinsky. Sociedade.

Downloads 9197  9197  Tamanho do arquivo 556.48 KB  Plataforma Universidade estadual de Maringá - UEM  Site 
Avaliação: 7.00 (11 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)