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Últimos arquivos

Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Comunidade Quilombola no sul brasileiro: identidade, memória e sustentabilidade no Vale do Ribeira Popular Versão: PDF
Atualização:  19/12/2017
Descrição:
SOUZA, Jurandir de

O presente artigo pretende estabelecer uma reflexão acerca das comunidades quilombolas localizadas no estado do Paraná, em especial a comunidade do João Surá. O processo percorrido nos últimos anos da invisibilidade histórica à emancipação política, contribuiu para o lançamento das bases que vão proporcionar aos comunitários a reconstrução da sua identidade cultural. Mesmo que submetido aos pressupostos da sociedade hegemônica, estes atores sociais irão reforçar as suas práticas sociais como preservação da memória como resistência.

Palavras-chave: Identidade. Memória. Sustentabilidade.

Downloads 121  121  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s Versão: PDF
Atualização:  19/12/2017
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.

Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.

Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.

Downloads 24  24  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Interdisciplinaridade & Ensino   Site http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Filosofia e Cinema: O uso do filme no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
REINA, Alessandro

Resumo: Partindo da argumentação de Gilles Deleuze e alguns apontamentos de Júlio Cabrera, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a imbricação existente entre a filosofia e o cinema, bem como a possibilidade de utilização do filme como um recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da Filosofia e de seus conceitos no Ensino Médio. Investiga primeiramente as origens do cinema para demonstrar o nascimento de uma nova forma de linguagem capaz de problematizar e criar conceitos por intermédio das imagens desenvolvidas nos filmes. Problematiza a questão paradoxal do cinema como produto comercial e alienador das massas frente à possibilidade do seu uso como um instrumento didático para o ensino da Filosofia. Apresenta uma crítica a visão e utilização do filme como ilustração de conceitos e a possível formação de uma filosofia da representação a partir dos filmes em seu contexto filosófico. Devido ao potencial de uma linguagem icônica presente nos filmes, que trazem dentro de si conceitos filosóficos, demonstra a possibilidade de aplicar o cinema como fator de educação no processo do exercício do filosofar e da aprendizagem de conceitos filosóficos. Situa a pesquisa no campo educacional por meio da possibilidade do uso do cinema no interior da sala de aula com uma metodologia por meio
do uso de filmes e fora da sala de aula com a criação de cineclubes, utilizando o cinema como fator de educação filosófica, para uma formação humana, social e cultural dos alunos no Ensino Médio.

Palavras-chave: Cinema. Filosofia. Ensino. Filmes. Conceitos.

Downloads 36  36  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes/m2014_Alessandro%20Reina.pdf
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Prática Artesanal, Identidade e Cultura nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
NETO, Clemilda Santiago

Este artigo é resultado do trabalho realizado pelo “Grupo de Trabalho Clóvis Moura”, durante os anos de 2005 a 2010, buscando encontrar as famílias negras, descendentes de negros e negras sequestrados em território africano que residem no meio rural paranaense. Compreender o contexto que envolve o resgate da prática artesanal e identificar os recursos utilizados na confecção do mesmo, bem como entender a dinâmica da prática artesanal num processo histórico e reprodutivo entre distintas gerações. O contato direto com as comunidades quilombolas paranaenses, o diálogo, e o acompanhamento das atividades da vida cotidiana, individual e da comunidade no momento das visitas realizadas nas comunidades, resultou no armazenamento das informações sobre a vida presente, como também as histórias contadas pelos mais velhos das Comunidades Tradicionais Negras e Quilombolas do Paraná.

Palavras-chave: Quilombo. Artesanato. Negritude. Território.

Downloads 131  131  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Isulpar  Site http://
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Por detrás das escolhas tecnológicas: raízes e caminhos Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
CASTRO, Eduardo Bernardes

O desenvolvimento de tecnologias é maquinalmente colocado como um processo racional, criativo e científico. Contudo, escolhas tecnológicas submetem-se a elementos distintos do conhecimento, da razão e do atendimento às necessidades sociais. Neste cenário, este artigo buscou identificar, exemplificar e analisar estes elementos. Política, economia, demandas sociais, trabalho, ciência, Estado e arranjos organizacionais foram analisados quanto à associação com as escolhas tecnológicas. Foi possível estabelecer conexões teóricas com autores que abordam o tema e concluir que estes objetos historicamente se entrelaçam e agem sobre rumos tecnológicos, firmando que não existe tecnologia produzida de forma neutra e distante de interesses. Complementarmente foi possível afirmar que, sendo a tecnologia uma escolha subordinada a várias fontes, ela requer análise crítica do cientista, do técnico e da sociedade sobre estas conexões, para que se possa produzir tecnologias mais orientadas ao bem comum e menos ao seu fim utilitarista.

Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico. Neutralidade tecnológica. escolhas tecnológicas.

Downloads 32  32  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Humanidades e Inovação - UTFPR  Site https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: Possibilitar ao estudante de Filosofia "criar c Versão: PDF
Atualização:  12/12/2017
Descrição:
GABRIEL, Fábio Antonio

Recentemente a Filosofia retornou ao currículo dos cursos do Ensino Médio brasileiro. No entanto, acreditamos que o seu ensino não deva ocorrer meramente de forma enciclopédico. Diante dessa questão, a presente pesquisa tem como objetivo verificar em que medida é possível oferecer aulas de Filosofia que não se limitem a um ensino meramente enciclopédico, mas, que possibilitem experiências em que o estudante, em contato com textos de filósofos, consiga dominar meios que o capacitem a “avaliar o valor dos valores” e a “criar conceitos”. Os objetivos específicos contemplam: a) evidenciar se as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia do Estado do Paraná são conhecidas e praticadas pelos professores de Filosofia da rede estadual; b) verificar ainda em que medida as mesmas diretrizes colaboram para um ensino que propicie uma experiência filosófica; c) apontar as possíveis contribuições da Filosofia de Deleuze e de Nietzsche para o ensino de Filosofia. O problema desta pesquisa explicita-se no questionamento: a maneira como o professor de Filosofia leciona a disciplina propicia condições tanto para a experiência filosófica quanto para a “criação de conceitos” e ou “avaliação do ‘valor’ dos valores”?. Utilizamos, como referencial teórico, os filósofos Nietzsche e Deleuze, além de diversos outros autores que tratam do ensino da Filosofia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e, para coleta de dados, realizamos uma pesquisa de campo, por meio de questionário e de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Os sujeitos da pesquisa são professores da rede estadual paranaense, que lecionam a disciplina de Filosofia e, em específico, professores circunscritos ao Núcleo Regional de Jacarezinho, além de estudantes do Ensino Médio, alunos dos professores em referência. Para a análise dos resultados, utilizamos análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados nos permitem inferir que os professores da Rede Estadual Paranaense conhecem as contribuições das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia, como também as utilizam no sentido de propiciar aos estudantes uma aprendizagem de Filosofia que não seja meramente enciclopédica, mas que garanta aos alunos condições de formularem, de criarem e de reverem seus próprios conceitos e seus próprios valores.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Criação de conceitos. Valor dos valores. Ensino e aprendizagem.

Downloads 22  22  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma TEDE UEPG  Site http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1174
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

Downloads 28  28  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Socialização Política dos Jovens Estudantes do Ensino Médio no Município de Toledo/Paraná Versão: PDF
Atualização:  7/12/2017
Descrição:
SILVA, Francielli Pirolli da

Essa dissertação tem como tema a socialização política, no município de Toledo/Paraná. O objeto de pesquisa são os jovens com idade entre 16 e 19 anos, estudantes do ensino médio nas escolas públicas e privadas do município. O objetivo é analisar e identificar como eles realizam a socialização política e quais as questões, ações e atividades relacionadas à política de que eles participam. Para a realização da proposta deste trabalho, a pesquisa de caráter bibliográfico abordou temas como cultura política, socialização política e juventude. Na pesquisa empírica, 420 questionários – de cunho quantitativo, compostos por questões socioeconômicas e sobre assuntos políticos – foram aplicados aos jovens, com as idades acima mencionadas, distribuídos entre 12 colégios públicos e 03 colégios privados. Constatou-se que os meios e as formas pelas quais os jovens constroem a socialização política são estabelecidos conforme o meio social que estão inseridos e as agências socializadoras de que participam.

Palavras-chave: Socialização política. Juventude. Democracia. Participação.

Downloads 25  25  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Inserção Tecnológica na Educação Ambiental no Paraná com Base nas Praticas de Formação Docente da Co Versão: PDF
Atualização:  5/12/2017
Descrição:
CONCEIÇÃO, Luiz Arthur K. G. da

Este estudo trata da temática de formação de professores em Educação Ambiental. A pergunta que norteia esta investigação é: como pode ser desenhada uma formação de professores em Educação Ambiental em EAD para rede pública de ensino do Estado do Paraná? Os objetivos da pesquisa são: analisar a Educação Ambiental e formação de professores; identificar as ações de formação de professores em Educação Ambiental realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR a partir dos Projetos Parque Escola e Escola Interativa; caracterizar a formação de professores em Educação Ambiental por meio dos cursos de Educação a Distância nos projetos pesquisados e bem como indicar uma proposta de metodologia de Educação a Distância para ser aplicada na formação de professores em Educação Ambiental na SEED/PR, tendo como referência as contribuições de metodologias pedagógicas da Comunidade Europeia. A mesma justifica-se pela relevância das tais contribuições no processo de formação continuada de professores. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas obras de autores que abordam temáticas da Educação a Distância, Educação Ambiental, formação de professores por meio da representação social e paradigmas educacionais. Foram analisadas as políticas de Educação Ambiental no contexto internacional e nacional. Como campo de pesquisa foram investigadas as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos públicos do Paraná em que se pesquisou na totalidade ações como Parque Escola e Escola Interativa. Os dados foram coletados em documentos, como atas, textos avulsos, notícias institucionais, recorte de jornal, relatórios, projetos, cadernos de programas das Secretarias de Estado, como: da Educação, do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, assim como de instituições portuguesas. Outras fontes relevantes utilizadas foram informações disponíveis por meio eletrônico (internet), nas quais foram consultadas legislações, tratados, convenções e declarações de organismos internacionais e nacional. Destaca-se que o pesquisador deste estudo também coletou dados e documentos no ambiente da Comunidade Europeia no período de intercâmbio que realizou na Universidade do Porto em Portugal, no qual concomitantemente frequentou aulas para ampliar sua compreensão teórica. Os frutos deste trabalho apontam sobre a necessidade de ser aplicada uma metodologia mais adequada ao processo de capacitação em Educação Ambiental pelo Governo do Estado do Paraná. Os resultados indicam que as metodologias de ensino precisam ser melhor adaptadas no que se refere à modalidade de Educação a Distância entre os saberes. Para tanto, conclui-se que somente a institucionalização da Educação Ambiental não garante a disseminação da conscientização socioambiental.

Palavra Chave: Educação Ambiental. Educação a Distância. Formação de Professores e Representação Social.

Downloads 40  40  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uninter  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Manual de Orientações: o Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia Versão: PDF
Atualização:  1/12/2017
Descrição:
SANTOS, José Nunes dos

Entendendo a escola como o ambiente mais adequado para a obtenção do saber científico por meio da estimulação das capacidades intelectuais dos alunos, acreditamos ser o professor, como mediador desse processo, o principal ator. Por outro lado, percebemos que há um grande incômodo por parte dos professores de Ciências Naturais da educação básica, na busca de recursos pedagógicos que facilitem a aprendizagem. [...] As reflexões aqui apresentadas para a utilização de filmes como recursos pedagógicos, por apresentarem possibilidades de sistematização de encaminhamentos e procedimentos metodológicos no ensino de Ecologia, são marcadas pela preocupação social. Que sujeitos a escola – como espaço social do alunado e que deve assegurar o direito e acesso à educação e à aquisição de conhecimentos científicos – está formando? Nesse sentido, elaboramos um “Manual de Orientações: O Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia”, que tem como objetivo oferecer à comunidade de educadores do ensino de Ciências subsídios para a organização do plano de trabalho docente, bem como, para a condução, em sala, de atividades mediante o uso de filmes. [...]

Palavras-chave: Ecologia. Filme. Recursos didáticos. Ciências.

Downloads 47  47  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
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