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Últimos arquivos

Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O Projeto de uma Ciência Moral: A Religião em Auguste Comte Popular Versão: PDF
Atualização:  5/10/2018
Descrição:
AMORIN, Adriana Monferrari

A Filosofia Positiva de Auguste Comte é um caso atípico na história da filosofia e na história das religiões tradicionais do ocidente, por colocar no ápice de seu desenvolvimento filosófico a fundação da Religião da Humanidade, e no ápice de sua escala enciclopédica das ciências a instituição de uma ciência moral. O estudo da história havia lhe mostrado a influência do poder espiritual sobre o todo social, e que a complexidade do estudo dos fenômenos sociais aumenta na medida em que eles apresentam-se, respectivamente, em sua forma física, intelectual e moral.

Palavras-chave: Augusto Conte. Positivismo. Ciência moral. Religião.

Downloads 793  793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Juiz de Fora  Site https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3191
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos e educação: a construção da memória educativa Popular Versão: PDF
Atualização:  4/6/2018
Descrição:
MOGARRO, Maria João

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes
confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenômenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se refletir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação
em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras-chave: Cultura Escolar. Arquivo. Fontes Históricas. Memória.

Downloads 198  198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História da Educação  Site http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169
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Categoria: Ciências Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Atributos Químicos e Microbiológicos em Solo com Aplicação de Dejeto Líquido de Suínos sob Plantio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
MATOS, Maria Aparecida de

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos após 11 e 18 anos de aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) nos atributos químicos e microbiológicos de um LATOSSOLO Vermelho distroférrico, textura argilosa, manejado sob plantio convencional (PC) e sistema de plantio direto (SPD), em Palotina, PR, Brasil. Os tratamentos consistiram de aplicações de 0, 30, 60, 90 e 120 m3 de DLS ha-1 ano-1 (½ no inverno e ½ no verão), e dois sistemas de manejo (PC e SPD. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas e quatro repetições. No décimo primeiro ano de aplicações consecutivas de DLS, o solo foi amostrado em dezembro de 2007, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 e 40-60 cm, 44 dias após a segunda aplicação anual de DLS, e após o cultivo de nabo forrageiro (Raphanus sativus L.). No décimo oitavo ano, o solo foi amostrado em outubro de 2014, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40 cm, após 113 dias da segunda aplicação anual de DLS. Após 11 anos, a aplicação das doses de DLS aumentou os teores de P nas camadas de 0-10 cm e 10-20 cm, e de Zn2+ na camada de 10-20 cm, e os teores de NO3- em todas as profundidades. O manejo do solo sob SPD altera o efeito das doses de dejeto de suínos, causando aumento dos teores de P principalmente na camada de 0-10 cm. A adição de DLS incrementa os teores de nitrato do solo, especialmente sob PC na profundidade de 10-20 cm. O SPD aumenta os teores de P a 0-10 e 10-20 cm, e C orgânico total a 10-20 cm, enquanto que o PC aumenta os teores de NO3 - na camada de 10-20 cm. Após 11 anos, o sistema de plantio direto aumenta o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a relação CBM/COT das camadas de 0-10 cm e 10-20 cm do solo. O manejo do solo não influencia a densidade de bactérias heterotróficas, fungos, microrganismos oxidantes do nitrito e amonificadores em todas as profundidades, não havendo interação entre manejo do solo e doses de DLS para essas variáveis. Não houve efeito da aplicação de DLS e o acúmulo de Zn2+ na biomassa microbiana, densidade de bactérias, de fungos, microrganismos oxidantes de nitrito e amonificadores em todas as profundidades. As análises conjuntas de componentes principais e de agrupamentos dos atributos químicos e microbiológicos mostram expressiva discriminação entre os manejos sob PC e SPD e doses de DLS, principalmente a 0- 10 cm e 10-20 cm de profundidade. Os atributos mais responsivos ao manejo do solo foram os teores de NO3-, Zn2+, P, NH4+, MO, o CBM e a relação CBM/COT. Após 18 anos, o SPD aumentou os teores de nutrientes, principalmente P, Zn2+, Mn2+, NH4+ na camada de 0-10 cm, e Cu2+ e Mn2+ na camada de 10-20 cm. As aplicações de DLS, independente do manejo do solo, aumentaram linearmente os teores de P, C, MO, Mg2+, Cu2+, Zn2+, Mn2+, Na+ NO3- e a condutividade elétrica na profundidade de 0-10 cm, e esses efeitos decresceram com o aumento da profundidade. Os efeitos da aplicação de DLS sobre os atributos químicos do solo dependem do manejo, e diferem em profundidade. Em todas as profundidades, a aplicação de DLS, quando associado ao PC, aumenta os teores de P, Cu2+ e a condutividade elétrica, enquanto o SPD aumenta os teores de P, Mg2+, Zn2+ e condutividade elétrica. As concentrações de Cu2+ e Zn2+ nos dois sistemas ficaram abaixo dos valores críticos estabelecidos pelo CONAMA (2009). O SPD aumenta o CBM, NBM e as atividades enzimáticas β-glucosidase, desidrogenase, fosfatase alcalina, celulase, arilsulfatase e urease do solo na camada de 0-10 cm, enquanto que na camada de a 10-20 cm houve incrementos na atividade β-glucosidase e desidrogenase. A aplicação de DLS aumenta a biomassa microbiana e as atividades enzimáticas fosfatase ácida e β-glucosidase na camada de 0-10 cm. No PC, o DLS aumenta a atividade da β-glucosidase, enquanto que no SPD aumenta a biomassa microbiana do solo. Em geral, SPD e a aplicação de DLS melhoram a fertilidade, a biomassa microbiana e atividades enzimáticas do solo. Após 18 anos, a aplicação de DLS não alterou a diversidade e a riqueza da comunidade bacteriana do solo, mas houve mudanças na sua estrutura. Os principais filos bacterianos encontrados no solo avaliado foram: Acidobacteria, Proteobacteria, Verrucomicrobia, Bacteroidetes, Firmicutes e Actinobacteria. A aplicação de DLS aumenta os grupos bacterianos dos filos Verrucomicrobia, Planctomycetes, bactérias não classificadas, Gemmatimonadetes e Firmicutes e reduz os filos TM7, Acidobacteria, proteobacteria, WPS-2 e Bacteriodetes no solo.

Palavras-chave: Biomassa microbiana. Diversidade. Enzimas do solo. Fósforo. Nitrato. Zinco.

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Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Formação Continuada por Meio de Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Química com Enf Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NIEZER, Tânia Mara

Este estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições de um curso de formação continuada (FC) por meio de atividades experimentais investigativas no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a prática pedagógica dos professores de química no Ensino Médio do município de Rio Negro, que atuam na rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os dez (10) professores de química que lecionam nas escolas de Ensino Médio do município de Rio Negro. A discussão teórica dessa pesquisa considerou estudos na área da formação continuada de professores, no enfoque CTS, e atividades experimentais investigativas. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza aplicada, com o encaminhamento nos princípios da pesquisa-ação segundo aporte teórico de Carr e Kemmis (1986), que sinalizam as fases de: planejamento, ação, observação, reflexão e replanejamento, formando uma espiral cíclica que produz um movimento no contexto ação-reflexão-ação. A coleta de dados se deu por meio de questionários, entrevistas individuais semi-estruturadas, fotos e vídeos das atividades, observação das atividades, arguições orais, portfólios e anotações em diário de campo, sendo categorizados e discutidos pela análise textual discursiva (ATD) conforme Moraes e Galiazzi (2006). Os principais resultados evidenciam que a promoção de uma FC, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode trazer importantes contribuições e subsídios para a ação docente, levando em consideração a realidade e o contexto de sala de aula. Como resultado dessa pesquisa, gerou-se um programa de FC sobre as AEIs no Enfoque CTS nas bases da pesquisa-ação e um livro com os planejamentos dos docentes participantes. Considera-se que a oportunidade de formação continuada para professores de química do Ensino Médio, que atuam na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino da ciência e na formação cidadã dos alunos.

Palavras-chave: Professores de química. Formação continuada. Ensino CTS. Atividades experimentais.

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Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Políticas de Ensino Religioso e Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NASCIMENTO, Sergio Luis do

Neste estudo se efetuou como proposta de tese a análise das políticas de Ensino Religioso no Brasil, confrontando o trato da disciplina com a implementação da prática curricular com os artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (modificada pelas Lei 10.639/03 e 11.645/08).

Palavras-chave: Ideologia. Ensino Religioso. Raça. Racismo. Políticas públicas.

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Categoria: Matemática Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
SCHASTAI, Marta Burda.

Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística. O tema de pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no processo de matematizar, de fazer matemática. É uma investigação de cunho especulativo. Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de investigação. Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall, mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma abordagem natural de ensino e aprendizagem. Identifica-se como fio condutor a aprendizagem com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático. Considera-se que Tall, ao desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa. Em ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante.

Palavras-chave: Educação Matemática realística. Três mundos da Matemática. Desenvolvimento do pensamento matemático. Ensino. Aprendizagem.

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Categoria: Biologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Efeito da Adubação Mineral no Crescimento e Produção de Óleo Essencial de Espécies Florestais no Pri Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
SOUZA, Karen Koch Fernandes de

Com objetivo de avaliar a resposta a fertilização mineral sobre o desenvolvimento inicial em campo de seis espécies florestais em região de ocorrência de geada, foi conduzido, um experimento na Estação Experimental da UFPR, localizado no município de Pinhais-PR. As espécies estudadas foram: híbrido Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus, Eucalyptus benthamii (origem clonal e seminal), Araucaria angustifolia, Pinus maximinoii, Pinus taeda (procedência Africa do Sul) e Cryptomeria japonica. O experimento foi constituído de delineamento inteiramente casualizado, onde cada parcela de espécie continha 80 plantas, sendo 48 plantas úteis que receberam três tratamentos de fertilização com 4 repetições de 4 plantas. O plantio ocorreu em dezembro de 2012 e as variáveis foram avaliadas até dezembro de 2014. O estudo se deu com base nos diâmetros do colo e diâmetro altura do peito, quando possível, e altura total. Os tratamentos de fertilização consistiram na comparação entre testemunha, fertilização convencional e fertilização de liberação lenta. Os fertilizantes foram aplicados 30 dias após o plantio (fertilização convencional de base e fertilização de liberação lenta); 60 dias após o plantio (apenas para fertilização convencional de cobertura) e fertilização de manutenção, aos 450 dias após o plantio. Para as espécies de Eucalyptus as quantidades e formulações de fertilização convencional foram: fertilização de base -200 gr de NPK 6-30-6 + Ca + Mg; fertilização de cobertura - 200 gr de NPK 15-5-30 e fertilização de manutenção - 200 gramas de NPK 6-30-6 + Ca + Mg. Ainda considerando a fertilização convencional, as demais espécies receberam: fertilização de base 110 gramas de NPK 5-30-10, fertilização de cobertura – 150 gr de NPK 15-5-30 + B + Zn + Ca e fertilização de manutenção – 110 gr de 5-30-10 + Ca + Mg. A formulação do fertilizante de liberação lenta foi 11-21-19 + S + B + Zn, e as quantidades utilizadas foram 248 gramas para as espécies de Eucalyptus e 165 gramas para as espécies de coníferas. Avaliou-se o efeito da fertilização no crescimento inicial das plantas do híbrido E. urophylla x E. globulus e o rendimento de óleo essencial. Como resultado constatou-se que aos 24 meses de idade as plantas responderam positivamente as duas fertilizações (convencional e liberação lenta), mas o fertilizante não exerceu influencia significativa no rendimento de óleo essencial. Para as plantas de E. benthamii, comparou-se o desenvolvimento inicial de plantas oriundas de semente e de propagação vegetativa (clone) nas condições de fertilização. Neste caso, houve efeito positivo das fertilizações nas plantas clonais. Entre as coníferas estudadas, as espécies A. angustifolia e P. maximinoi responderam positivamente as fertilizações propostas, o mesmo não ocorreu com as demais coníferas P. taeda e C. japonica. Os fertilizantes apresentaram resposta positiva sobre as espécies, com exceção de P. taeda e C. japonica. Comparando as fertilizações aplicadas, o fertilizante de liberação lenta apresentou melhor resultado para as espécies A. angustifolia e P. maximinoi enquanto que a fertilização convencional foi mais eficiente para as demais espécies que responderam a fertilização.

Palavras-chave: Eucalyptus uroglobulus. Óleo essencial. Eucalyptus benthamii. Araucária. Pinus maximinoi. Pinus. Criptomeria. Fertilização de liberação lenta.

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Categoria: Educação Fisica Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!As Representações Sociais dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física sobre o que é s Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
HONORATO, Ilma Célia Ribeiro

Esta tese tem como objeto de pesquisa a formação inicial do professor de Educação Física a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e caracteriza-se como um estudo de caso, transversal, descritivo. A pesquisa apresenta como problemática: Quais as representações sociais dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física em relação a sua formação profissional, ao que é Ser professor e Ser professor Educação Física, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da Teoria das Representações Sociais? A pesquisa tem como objetivo geral, analisar as representações sociais dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física em relação a sua formação profissional, ao que é Ser professor e Ser professor Educação Física, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da Teoria das Representações Sociais. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa foi consubstanciado pelos estudos de Jodelet (1985, 2001), Moscovici (2001; 2009), Abric (2001), Doise (2001), Gilly (2001), Flament (2001) e Bourdieu (1983; 1992; 1996; 2001; 2004; 2011; 2015). A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), no Curso de Licenciatura em Educação Física, tendo como sujeitos da pesquisa os acadêmicos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Curso. A amostra foi constituída de cento e cinco (105) acadêmicos. No que tange ao quadro teórico e metodológico, optamos pelo conceito de Representação Social de acordo com Moscovici (2010). Como delineamento metodológico da pesquisa, optamos pelo estudo de caso para o tratamento da abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, GIL, 2009) e um estudo transversal (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007) para o tratamento da abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aberto e a Associação Livre de Palavras (ALP) (ABRIC, 2001; MARCONI; LAKATOS, 2003). Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, com o uso das técnicas da Teoria do Núcleo Central, técnica de zona muda e dos esquemas estranhos (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; ABRIC, 2001; DOISE 2001; FLEMENT, 2001; THOMAS NELSON; SILVERMAN, 2007; MOSCOVICI 2011). Os dados foram confrontados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e a luz do conceito de habitus de Bourdieu (1983; 1992; 1996; 2001; 2004; 2011; 2015). Como resultados da pesquisa apontamos que: as representações dos acadêmicos indicam que Ser Professor e Ser Professor de Educação Física é ser uma pessoa responsável, dedicada e comprometida com a ação pedagógica; o conceito evidenciado para a Educação Física no contexto escolar tem sua centralidade no esporte e na saúde; a escolha dos acadêmicos em Ser Professor de Educação Física se deu por meio das vivências nas aulas de Educação Física e com o esporte na infância e adolescência; em relação ao exercício da profissão, os acadêmicos apontam como perspectivas as possibilidades de ter estabilidade no emprego, ser valorizado e realizar avanços na Educação Física escolar por meio de ações pedagógicas inovadoras. Consideramos que as representações desveladas nesta pesquisa retratou a profissão de professor e professor de Educação Física como sendo legítima no ambiente escolar apesar da desvalorização no contexto social e econômico. Ponderamos ainda que especificamente a profissão de professor de Educação Física, nas representações dos acadêmicos apesar dos entraves metodológicos e de infraestrutura, possibilita ações pedagógicas capazes de promover transformações significativas na vida dos alunos.

Palavras-chave: Teoria das representações sociais. Licenciatura em Educação Física. Formação do professor de Educação Física. Acadêmicos.

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Categoria: Biologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!A Contribuição de Aulas Práticas Apoiadas na Aprendizagem Colaborativa para o Processo de Ensino-apr Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
FIDELIS, Gisele Aparecida

A preocupação dos professores com a efetividade do ensino de Biologia perpassa pela ampla gama de conteúdos presentes no currículo, aliada à dificuldade em sistematizá-los, principalmente pelas condições de trabalho. É papel do professor elaborar o plano de trabalho docente de acordo com a sua realidade escolar e elencar estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem. Nesse contexto, a aula prática é uma modalidade didática que permite maior interação entre os alunos, e conforme a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a interação permite a troca de conhecimentos e a consequente aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi investigar se as aulas práticas apoiadas na Aprendizagem Colaborativa podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de temas da disciplina de Biologia. A presente investigação adotou a metodologia qualitativa e os pressupostos teóricos da Aprendizagem Colaborativa. Os instrumentos para a constituição dos dados foram entrevista semiestruturada, questionários, observação e aplicação de uma unidade didática segundo as etapas da Aprendizagem Colaborativa e adaptadas para este estudo. A intervenção ocorreu em um colégio na cidade de Maringá, PR, com 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio e a respectiva professora de Biologia, totalizando 39 participantes. Os dados foram tratados pelo método de Análise de Conteúdo e as categorias de análise definidas conforme as investigações realizadas. Para a percepção docente, elencaram-se as categorias condições de trabalho e estratégias de ensino; para a percepção discente, importância das aulas práticas, conteúdos abordados e estratégias de ensino; e para a intervenção didática utilizando as etapas da Aprendizagem Colaborativa, as categorias: participação dos alunos, interação e contribuição para o ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos apontam que a percepção docente evidenciou as dificuldades enfrentadas na atualidade, dentre as quais a baixa carga horária da disciplina, a falta de um técnico de laboratório de Ciências e Biologia e a precária infraestrutura escolar. Na investigação da percepção discente, os dados obtidos revelam que os alunos reconhecem a importância das aulas práticas para o aprendizado e que atividades diferenciadas despertam o interesse pelo aprendizado. Ao longo da intervenção didática pode-se perceber a ampla participação dos alunos frente à mediação da pesquisadora. Esta pesquisa proporcionou a interação aluno-aluno e professor-aluno e contribuiu para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem de Biologia.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Aulas práticas. Aprendizagem colaborativa. Ensino-aprendizagem.

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Categoria: Língua Portuguesa Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!A Poética de Eugênio de Andrade: Figurações do Espaço Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
RODRIGUEIRO, Amanda Aparecida

A poesia de Eugênio de Andrade (1923-2005) revela a busca constante da (re)construção humana no espaço poemático. Esse espaço suscita não só uma experiência representativa da própria construção da linguagem poética, mas, sobretudo, possibilita reflexões acerca da subjetividade e da identidade humanas. Deste ponto de vista, discute-se como o espaço e a paisagem compostos pelos elementos naturais terra, água, ar e fogo, identificados nos poemas de Eugênio de Andrade, corporificam o homem integrado à natureza espacial, revivificada pela e na linguagem poética. A reflexão sobre questões subjetivas ligadas às imagens espaciais presentes nos poemas eugenianos, embasa-se em teorias sobre o espaço poético, conforme as considerações de Bachelard, Blanchot, Santos e Oliveira, entre outros autores, que avaliam o espaço e a paisagem como formas efetivas de revelação lírica. O corpus selecionado refere-se ao último decênio da produção poética de Andrade (de 1992 a 2001). Esta escolha se justifica pela menor quantidade de estudos tanto em Portugal quanto no Brasil, por completarem a pesquisa iniciada no mestrado e, principalmente, por evidenciarem a busca cada vez mais constante da palavra adâmica e configuradora do ser. São as obras: Rente ao dizer (1992), Ofício de paciência (1994), O sal da língua (1995), Pequeno formato (1997), Os lugares do lume (1998) e Os sulcos da sede (2001). De caráter bibliográfico, o trabalho desenvolve-se, metodologicamente, a partir de pesquisas, leituras e resenhas de textos teóricos, críticos e analíticos, voltados ao poeta e sua produção, à teorização do espaço, à busca da palavra reveladora do ser e à reconfiguração do homem nesse espaço. A tese visa contribuir aos estudos, divulgação e à fortuna crítica da obra poética de Eugênio de Andrade.

Palavras-chave: Eugênio de Andrade. Poesia e espaço. Espaço e paisagem literária.

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