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Últimos arquivos

Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!O Desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista: Considerações a partir de Piaget Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
PIECZARKA, Thiciane

A presente pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, que busca investigar o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir da teoria piagetiana e das pesquisas empíricas sobre o autismo. A compreensão e o estabelecimento de relações entre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o desenvolvimento autista pode permitir o entendimento de possibilidades de aprendizagem na perspectiva educacional. Partindo da premissa de que a manifestação do autismo é heterogênea, foi realizado um estudo empírico em escola especial de atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O método clínico piagetiano norteou a coleta e análise de dados. Primeiramente foi realizado um grupo focal com professoras experientes para a percepção dos aspectos que elas consideram fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos autistas. Após essa percepção, foi feita a seleção de dois autistas, um com autismo grave e outro com autismo moderado (definido pelo CARS), para acompanhamento sistemático em ambiente escolar. Como fontes de informação desses participantes, foram realizadas entrevistas a partir do método clínico com suas mães, professoras e uma atendente, bem como diário de observação de campo. Os dados coletados evidenciam como aspecto fundamental a socialização para avanços no desenvolvimento e na aprendizagem de indivíduos com autismo, principalmente na interação entre professor-aluno, sendo sempre permeada pela afetividade. Quanto aos alunos acompanhados, ambos demonstram características fundamentais na perspectiva do processo de desenvolvimento e aprendizagem dentro de uma visão integrada entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais, própria da perspectiva piagetiana. Ambos apresentam o aspecto visual como mais evidente na exploração do mundo e, em consequência, a imitação é um determinante na sua aprendizagem, seja ela de cunho acadêmico, lúdico ou social. Ambos demonstram aprendizagem social, dentre as quais, algumas imitações de comportamentos. Quanto à construção do conhecimento, ambos demonstram a construção de um pensamento representativo, um voltado para a ludicidade, e o outro voltado para a construção de um conhecimento acadêmico. Essas características apresentam estreita relação com a teoria piagetiana por compreender que o pensamento representativo se dá pela imitação, jogo simbólico e representação cognitiva. Ao relacionar esses aspectos com o observado compreende-se ser esse um caminho que pode trazer potencialidades significativas de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com transtorno do espectro autista. Além disso, os interesses que autistas apresentam para determinados objetos devem ser considerados como a energia necessária ao desenvolvimento, que é de cunho afetivo. Assim, compreende-se que há evidência de aproximações teóricas possíveis quanto à integração dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos evidenciados pelas pesquisas sobre o autismo e a teoria piagetiana. A compreensão desses aspectos de uma maneira integrada e em desenvolvimento contínuo permite avançar para um olhar produtivo no atendimento a esses alunos.

Palavras-chave: Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento. Aprendizagem. Piaget. TEA.

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Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Do Berço ao Túmulo: Família e Cartórios no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
MACHADO, Vanderlei Hermes

A abrangência de pesquisas na área da Sociologia está diretamente relacionada a diversidade das relações sociais em uma sociedade. Neste contexto, os resultados de nossa pesquisa intitulada “Do berço ao túmulo: Família e Cartórios no Paraná” se caracterizam como um fenômeno produzido através das relações sociais que envolvem múltiplos aspectos, dentre eles poderíamos citar as relações de poder baseadas no parentesco, na economia e na dinâmica política paranaense. Dessa forma, no âmbito legal, os cartórios teriam por função primeva, a garantia da publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos mais variados atos jurídicos, exercidos em caráter privado, mas por delegação do Estado. Investigaremos empiricamente algumas das principais famílias “cartoriais” e suas dinâmicas sociais e políticas, procurando identificar de que forma elas se perpetuam ao longo das gerações em postos chave da administração das serventias. Analisar a configuração da instituição social e política representada pelos cartórios, numa perspectiva histórico-social, constituiu-se a principal proposta desta contribuição da pesquisa sociológica no Paraná.

Palavras-chave: Família. Cartório. Paraná. Relação de poder. Política.

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Categoria: Geografia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Modelagens Hidrológicas Aplicadas à Análise do Escoamento Superficial da Bacia do Rio Ivaí-PR Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
MELO, Ordilei Aparecido Gaspar de

Esta pesquisa apresenta uma análise do escoamento superficial da bacia hidrográfica do rio Ivaí, Paraná relacionando as características dos solos, uso e cobertura da terra, declividade e clima, bem como ressalta a importância desta dinâmica nos processos geomorfológicos da área. O escoamento superficial (runoff) é um dos elementos determinantes para os processos erosivos na vertente, e, consequentemente influi no aporte de sedimentos que chega até os canais de drenagem, portanto, tal análise é importante para o maior conhecimento da dinâmica ambiental da área de estudo. A bacia do rio Ivaí ocupa uma área de 36,587 km², sendo abrangida por diferentes compartimentos geomorfológicos (Segundo e Terceiro Planalto Paranaense), tendo substrato geológico complexo, o que originou tipos de solos também variados. Neste trabalho foi realizada uma comparação entre os índices de escoamento superficial obtidos por Santos et al. (2013) para a bacia por meio da aplicação da equação de Kirky (1976, 1980) e os resultados obtidos por meio da aplicação do modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool) tendo como base o ano de 2009. A aplicação do modelo SWAT foi precedida pelo levantamento das características físicas e de uso da terra da bacia servindo de base para as entradas (inputs) no modelo em ambiente SIG. Nesse sentido, esta pesquisa pretendeu comparar essas duas metodologias no sentido de se verificar qual modelo melhor representa a dinâmica do escoamento superficial da Bacia do rio Ivaí. Por meio da comparação entre os mapas síntese elaborados pelas duas metodologias pôde-se observar que as maiores taxas de escoamento superficial ocorrem em setores distintos. A equação de Kirkby gerou as maiores taxas no setor inferior da bacia (900-1200 e >1200 mm/ano), fortemente influenciadas pelas variáveis solos e precipitação média por evento, enquanto que a aplicação do modelo SWAT mostrou as maiores taxas (573-713 mm/ano) nos setores médio (sub-bacias 12, 15, 16 e 24) e inferior (sub-bacias 3 e 10) da bacia influenciadas por uma complexa relação entre as propriedades dos solos, uso e cobertura da terra, precipitação, evapotranspiração e declividade. A produção de sedimentos (ton/ha) por sub-bacia gerada pelo SWAT apresentou maiores índices em sub-bacias dos três setores (25, 23, 14 e 26 no setor médio, 3 no setor inferior e 21 no superior). Esses limiares foram influenciados, sobretudo pelos índices de escoamento superficial, os elevados índices pluviométricos e as declividades. As variáveis requeridas pelo modelo SWAT se mostraram sensíveis, em maior ou menor grau em suas interações. Sendo assim, conclui-se que as diferenças entre os modelos não se concentram apenas nas variáveis que utilizam, mas também nos efeitos das interações entre as mesmas.

Palavras-chave: Análise. Escoamento superficial. modelos hidrológicos. Modelo SWAT. Equação de Kirkby. Bacia do rio Ivaí/PR.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!O Direito à Educação Infantil do Campo no Município de Pinhão: Ponto de Vista das Famílias Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
LEINEKER, Mariulce

Este estudo tem como objetivo: entender de que modo o direito à Educação Infantil das crianças que vivem no campo no município de Pinhão-PR é percebido pelas famílias e de que maneira é cumprido pelos órgãos governamentais. Esse município localiza-se no Território Cantuquiriguaçu, estado do Paraná, e foi selecionado por ser o único município do Território com um Centro Municipal de Educação Infantil no campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla estudo bibliográfico e documental sobre a história do Município e a história da Educação Infantil, bem como estudo de campo: entrevistas, questionários e visitas realizadas nos anos de 2015 e 2016 com a famílias que vivem no campo. Foram entrevistadas 40 mulheres que vivem no campo cujos filhos não têm acesso à Instituição de Educação Infantil e foram respondidos 21 questionários por pais de crianças que frequentam o CMEI Santa Maria. Estabeleceu-se um recorte a partir dos anos de 1980, destacando-se nessa reconstrução histórica a luta das mulheres e dos movimentos sociais para que a criança fosse contemplada na legislação, bem como a luta para que a Educação do/no Campo fosse, na prática, um direito de todos. A análise das informações recolhidas tomou como referência o conceito de território, considerando as relações sociais que se estabelecem no campo e constituem os sujeitos, para além do espaço físico, geográfico, ou seja, relações de disputa, de poder e de sobrevivência. São essas relações que explicam os diversos pontos de vista das famílias, que se assemelham em termos de condições socioeconômicas, mas que se percebem de maneiras diferenciadas pela atuação social que desempenham. As famílias cujos filhos frequentam a Educação Infantil reconhecem sua importância pelo desenvolvimento apresentado pelas crianças. Entre as famílias que não têm acesso à Educação Infantil, foi possível identificar diferentes posições: algumas manifestam a necessidade do atendimento, outras preferem manter as crianças pequenas em casa, sob os cuidados pela mãe; algumas, por não terem registro formal de trabalho, consideram que seus filhos não teriam direito à Educação Infantil. A grande maioria das mulheres entrevistadas reproduz um modelo patriarcal de submissão e não se veem como sujeitos de direitos. Da mesma forma, não reconhecem a Educação Infantil do Campo como um direito das crianças, fato esse reforçado pelo precário atendimento das políticas públicas municipais para a Educação Infantil do Campo.

Palavras-chave: Educação e infância. Políticas públicas para a educação infantil do campo. Famílias e direito à educação infantil.

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Categoria: Geografia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!A Cooperativa Agroindustrial Lar sob a Ótica do Território: uma Relação Hibrida Cooperativa/Empres Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
REIS, Marilúcia Ben dos

A Cooperativa Agroindustrial Lar surgiu como um empreendimento de imigrantes no Oeste do Paraná e se tornou uma importante agroindústria com o passar das décadas. Assim, portanto, o tema da pesquisa aborda a territorialização dessa cooperativa. Trata-se de compreender o seu território e as suas redes com as suas lógicas no uso também do território paraguaio. A proposta é compreender a caracterização de simultaneidade cooperativa/empresa e a particularidade das organizações cooperativas. A partir do método dialético, visa-se detectar as contradições geradas na relação cooperativa/empresa no interior do modo capitalista de produção, e é na técnica do estudo de caso que se busca entender a lógica dessa territorialização, que se enquadra na abordagem qualitativa para a coleta de dados. Os instrumentos metodológicos em primeiro nível da pesquisa são os documentos, cadastros, revistas de desempenho, relatórios anuais do ano de 2000 a 2015, livros da história da cooperativa de 2005 e 2014, entre outros. Também contam os resultados da participação observante e as entrevistas semiestruturadas realizadas, seja com cooperados, seja com não cooperados, seja com gestores da cooperativa – informantes-chave para a investigação. A cooperativa em estudo passa pela ação do Estado na construção do Complexo Agroindustrial (CAI) e isso implica a desterritorialização do Complexo Rural, que reflete instantaneamente a dinâmica do processo produtivo no interior das unidades produtivas dos cooperados. Nesse sistema, o que antes era separado ─ a agricultura, a indústria e os serviços, ou seja, os setores primário, secundário e terciário ─, passa a compor um complexo sistema produtivo que incorpora os setores da economia em um sistema organizacional único. Assim, a Cooperativa Lar passou por sucessivas alterações em sua razão social, estando estritamente ligada às metamorfoses presentes no setor produtivo desde a sua formação. As formações dos CAIs estão ligadas às transformações ocorridas no interior do setor cooperativista – neste caso da Cooperativa Lar. Para desenvolver esse sistema ocorreu o agigantamento da cooperativa em estudo, ampliando a sua territorialização, que passou de local, para regional e para regional em rede. Nesse processo, essa cooperativa, de híbrida (cooperativa/empresa), vai se moldando aos ditames do CAI e acaba por mudar a razão social. A atuação dessa cooperativa com empresas controladas, neste caso, a Lar Paraguai, é um ambiente de transformação, adaptação e reestruturação do cooperativismo, buscando, como resultado, a diversificação e o valor agregado. Diversificam-se as relações e se adaptam novas estruturas produtivas verticalizadas pelo parque agroindustrial ancorado no sistema de integração agricultura/ indústria/ comércio/ finanças próprios do CAI. Assim, o mercado determina os investimentos e as ações da Cooperativa Lar, que incorpora a valorização do capital, passando a atuar de diversas formas para a obtenção de resultados positivos. Essas ações tornam o sistema cooperativista contraditório/híbrido, atuando como empresa/cooperativa, a primeira ligada ao mercado competitivo dos indicadores econômico/financeiros e a segunda tentando ser fiel aos princípios e à lei, ligadas aos indicadores de eficiência social.

Palavras-chave: Cooperativismo. Complexo agroindustrial. Território. Cooperativa/empresa.

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Categoria: Ciências Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Atributos Químicos e Microbiológicos em Solo com Aplicação de Dejeto Líquido de Suínos sob Plantio Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
MATOS, Maria Aparecida de

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos após 11 e 18 anos de aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) nos atributos químicos e microbiológicos de um LATOSSOLO Vermelho distroférrico, textura argilosa, manejado sob plantio convencional (PC) e sistema de plantio direto (SPD), em Palotina, PR, Brasil. Os tratamentos consistiram de aplicações de 0, 30, 60, 90 e 120 m3 de DLS ha-1 ano-1 (½ no inverno e ½ no verão), e dois sistemas de manejo (PC e SPD. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas e quatro repetições. No décimo primeiro ano de aplicações consecutivas de DLS, o solo foi amostrado em dezembro de 2007, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-40 e 40-60 cm, 44 dias após a segunda aplicação anual de DLS, e após o cultivo de nabo forrageiro (Raphanus sativus L.). No décimo oitavo ano, o solo foi amostrado em outubro de 2014, nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40 cm, após 113 dias da segunda aplicação anual de DLS. Após 11 anos, a aplicação das doses de DLS aumentou os teores de P nas camadas de 0-10 cm e 10-20 cm, e de Zn2+ na camada de 10-20 cm, e os teores de NO3- em todas as profundidades. O manejo do solo sob SPD altera o efeito das doses de dejeto de suínos, causando aumento dos teores de P principalmente na camada de 0-10 cm. A adição de DLS incrementa os teores de nitrato do solo, especialmente sob PC na profundidade de 10-20 cm. O SPD aumenta os teores de P a 0-10 e 10-20 cm, e C orgânico total a 10-20 cm, enquanto que o PC aumenta os teores de NO3 - na camada de 10-20 cm. Após 11 anos, o sistema de plantio direto aumenta o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a relação CBM/COT das camadas de 0-10 cm e 10-20 cm do solo. O manejo do solo não influencia a densidade de bactérias heterotróficas, fungos, microrganismos oxidantes do nitrito e amonificadores em todas as profundidades, não havendo interação entre manejo do solo e doses de DLS para essas variáveis. Não houve efeito da aplicação de DLS e o acúmulo de Zn2+ na biomassa microbiana, densidade de bactérias, de fungos, microrganismos oxidantes de nitrito e amonificadores em todas as profundidades. As análises conjuntas de componentes principais e de agrupamentos dos atributos químicos e microbiológicos mostram expressiva discriminação entre os manejos sob PC e SPD e doses de DLS, principalmente a 0- 10 cm e 10-20 cm de profundidade. Os atributos mais responsivos ao manejo do solo foram os teores de NO3-, Zn2+, P, NH4+, MO, o CBM e a relação CBM/COT. Após 18 anos, o SPD aumentou os teores de nutrientes, principalmente P, Zn2+, Mn2+, NH4+ na camada de 0-10 cm, e Cu2+ e Mn2+ na camada de 10-20 cm. As aplicações de DLS, independente do manejo do solo, aumentaram linearmente os teores de P, C, MO, Mg2+, Cu2+, Zn2+, Mn2+, Na+ NO3- e a condutividade elétrica na profundidade de 0-10 cm, e esses efeitos decresceram com o aumento da profundidade. Os efeitos da aplicação de DLS sobre os atributos químicos do solo dependem do manejo, e diferem em profundidade. Em todas as profundidades, a aplicação de DLS, quando associado ao PC, aumenta os teores de P, Cu2+ e a condutividade elétrica, enquanto o SPD aumenta os teores de P, Mg2+, Zn2+ e condutividade elétrica. As concentrações de Cu2+ e Zn2+ nos dois sistemas ficaram abaixo dos valores críticos estabelecidos pelo CONAMA (2009). O SPD aumenta o CBM, NBM e as atividades enzimáticas β-glucosidase, desidrogenase, fosfatase alcalina, celulase, arilsulfatase e urease do solo na camada de 0-10 cm, enquanto que na camada de a 10-20 cm houve incrementos na atividade β-glucosidase e desidrogenase. A aplicação de DLS aumenta a biomassa microbiana e as atividades enzimáticas fosfatase ácida e β-glucosidase na camada de 0-10 cm. No PC, o DLS aumenta a atividade da β-glucosidase, enquanto que no SPD aumenta a biomassa microbiana do solo. Em geral, SPD e a aplicação de DLS melhoram a fertilidade, a biomassa microbiana e atividades enzimáticas do solo. Após 18 anos, a aplicação de DLS não alterou a diversidade e a riqueza da comunidade bacteriana do solo, mas houve mudanças na sua estrutura. Os principais filos bacterianos encontrados no solo avaliado foram: Acidobacteria, Proteobacteria, Verrucomicrobia, Bacteroidetes, Firmicutes e Actinobacteria. A aplicação de DLS aumenta os grupos bacterianos dos filos Verrucomicrobia, Planctomycetes, bactérias não classificadas, Gemmatimonadetes e Firmicutes e reduz os filos TM7, Acidobacteria, proteobacteria, WPS-2 e Bacteriodetes no solo.

Palavras-chave: Biomassa microbiana. Diversidade. Enzimas do solo. Fósforo.
Nitrato. Zinco.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma Análise Contextual da Produção da Política Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
ALFERES, Márcia Alferes

Esta tese analisa a produção do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) no âmbito do Governo Federal (nível macro) e como as ações do Programa são recontextualizadas por orientadoras de estudo e professoras alfabetizadoras na formação continuada (nível meso), e na sala de aula, por professoras alfabetizadoras (nível micro). Utiliza-se de conceitos da teoria de Bernstein (1996, 2003) sobre a estruturação do discurso pedagógico e processos de recontextualização, bem como de contribuições da theory of policy enactment formulada por Ball, Maguire e Braun (2016). A pesquisa tem por base um trabalho qualitativo com foco nos seguintes aspectos: a) na formação continuada de orientadoras de estudo e professoras alfabetizadoras; b) nas práticas pedagógicas de alfabetização desenvolvidas nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental em duas escolas da rede de ensino do município de Ponta Grossa/PR. Os procedimentos de coleta de dados são: a) a análise de documentos oficiais e legais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; b) a observação participante na formação continuada das orientadoras de estudo e das professoras alfabetizadoras, em eventos realizados pela Secretaria Municipal de Educação e pela Coordenação do PNAIC da Universidade Estadual de Ponta Grossa; c) a observação participante de práticas pedagógicas de alfabetização no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) em salas de aulas de duas escolas no município de Ponta Grossa/PR; d) entrevistas com: coordenadora geral do PNAIC; coordenadora local do PNAIC; formadora do PNAIC; orientadora de estudo; direção e equipe pedagógica das duas escolas da rede de ensino municipal de Ponta Grossa, Paraná; e professoras alfabetizadoras. A tese argumenta que o PNAIC possui elementos de uma pedagogia mista, com princípios dos modelos pedagógicos de competência e de desempenho. Argumenta, também, que o PNAIC é recontextualizado nas instâncias meso e micro, configurando diferentes sentidos e possibilidades no processo de enactment (colocação em ação). Os resultados da pesquisa apontam que, apesar de abrangente, necessário e relevante, o PNAIC apresenta potencialidades, limites e desafios. Algumas das potencialidades são: o PNAIC é um Programa abrangente com ações e estratégias bem definidas; possui materiais específicos para alfabetização; aproveita os materiais já existentes na escola; possibilita a participação das universidades públicas na elaboração do material e na formação dos professores; proporciona uma maior visibilidade das áreas de Geografia, Arte, História e Ciências, entre outros. Como limitações, a principal é a descontinuidade do PNAIC. Além disto, não ocorre uma prestação de contas dos investimentos realizados no Programa; não são todos os professores cursistas que permanecem no ciclo de alfabetização; os recursos financeiros não são repassados diretamente às universidades e falta um espaço democrático para debater publicamente o PNAIC, com a participação dos professores. Os desafios são: a continuidade do Programa em uma perspectiva de formação de rede; discussões sobre melhorias nas condições materiais e de trabalho dos professores; apoio pedagógico aos professores na escola, principalmente aos iniciantes; acompanhamento constante da aprendizagem dos alunos; revisão dos currículos dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Alfabetização. Política educacional. PNAIC. Recontextualização.

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Categoria: Educação Fisica Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Influência da Atividade Física sobre os Indicadores Antropométricos de Saúde em Crianças e Adolescen Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
BRITO, Lilian Messias Sampaio

Introdução: A escola é um espaço valioso de aprendizagem, além de local que oferece menor exposição a comportamentos de riscos à saúde de escolares. Objetivo: Este estudo objetivou determinar a influência da atividade física (AF) sobre os indicadores antropométricos de saúde em estudantes matriculados em diferentes regimes escolares de escolas públicas. Métodos: Participaram desta pesquisa 378 alunos (as) de Educação em Tempo Integral (ETI) e 1441 de Educação em Tempo Parcial (ETP), de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 16 anos. Todos os escolares foram avaliados quanto ao peso (kg), estatura (cm), circunferência abdominal (cm), pressão arterial (mmHg), estadio puberal e respostas ao Questionário Recordatório de Três Dias para avaliar o nível de AF. Aplicou-se o Teste de Léger para avaliar a aptidão cardiorespiratória (APCR), calculou-se o volume de oxigênio (VO2máx) e verificou-se a frequência cardíaca inicial e final no teste aplicado. Apenas os escolares de ETI responderam ao questionário de comportamento de risco Youth Risk Behavior Survey (YRBS-2007) para as informações sócio-econômicas, e os pais responderam ao questionário sobre o histórico familiar (HF) e dados do nascimento do filho (a). Todos os aplicadores receberam treinamento prévio e coletaram os mesmos dados nas diferentes escolas. Foram avaliados escolares de ETI dos municípios de Apucarana, Curitiba e Bom Jesus do Sul, assim como escolares de ETP do município de Curitiba. Na análise dos dados, as variáveis categóricas foram expressas em frequências absolutas e relativas; enquanto as variáveis contínuas, em suas medidas de tendência central e de dispersão. Testes paramétricos e não-paramétricos foram utilizados de acordo com a distribuição das variáveis, caráter de independência e número dos grupos de estudo, considerando p<0,05. Resultados: 146 meninos e 173 meninas de ETI e 605 meninos e 674 meninas de ETP foram incluídos, amédia de idade foi, respectivamente, de 13,2 anos e 12,9 anos; 21,5% dos estudantes de ETI estavam com excesso de peso (EP), 12,9% com obesidade abdominal (OA), 12,5% com hipertensão arterial sistêmica (HAS), 68% < 300 minutos/semana de AF e 31,8% com APCR insuficiente. Em ETP 31,6% com EP, 29,1% com OA, 18% com HAS, 85,5% < 300 minutos/semana de AF e 69,3% com APCR insatisfatória. A APCR foi melhor em estudantes de ETI da zona rural (92,1%), sendo que meninas (65,6%) atingiram mais o corte do que meninos (33,3%). Estudantes da ETP de ambos os sexos apresentaram maior frequência de HAS (p < 0,05), OA, EP, AF < 300 min/sem e APCR insatisfatória (p < 0,01) comparados aos estudantes de ETI. Observou-se, nos pais dos alunos de ETI, pouca informação sobre HF associado a altas taxas de consumo de álcool, principalmente das mães (72%) e poucas informações sobre os dados de nascimento dos filhos (as). Os comportamentos de risco mais frequentes, em meninas de ETI, foram a menor participação em atividades esportivas na escola, clube ou bairro (46%) e maior consumo de refrigerantes (88%) e os meninos foram menos participativos nas aulas de Educação Física (49%), e permaneceram mais tempo em frente a televisão e jogando video game (24%). Conclusão: Os níveis de AF são semelhantes em meninos de ETI e ETP, porém alunos de ETI têm melhor APCR e indicadores de saúde quando comparados a alunos de ETP. O presente estudo sugere que a ampliação de políticas públicas voltadas à ETI e que possam trazer benefícios a saúde de estudantes de escolas públicas.

Palavras-chave: Comportamentos de riscos. Atividade física. Obesidade. Estudantes.

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Categoria: História Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!O Mais Belo Florão da Igreja: Família e Práticas de Religiosidade em um Grupo de Imigrantes Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
SCARPIM, Fábio Augusto

Esta tese tem como problemática o modelo de família proposto pela Igreja Católica e suas diferentes leituras em um grupo formado por imigrantes italianos e seus respectivos descendentes que se organizaram em torno de uma paróquia no município de Campo Largo - Paraná entre os anos de 1937 e 1965. Para entrelaçar os temas – família, Igreja Católica e imigração – em um primeiro momento buscamos compreender como a Igreja Católica construiu, ao longo de séculos, discursos específicos sobre família, matrimônio e sexualidade tendo como ponto de chegada a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, período que se desenvolveu a reação católica aos valores modernos e as tendências secularizantes. Tal período coincide com um processo de profundas mudanças na sociedade brasileira, entre elas, a renovação do catolicismo que elegeu a família como baluarte na defesa dos valores morais e de recristinização da sociedade. A defesa da família católica se constituiu como um dos principais sinais de identidade do grupo estudado que, ao longo da sua trajetória, foi atendido pela Congregação dos padres escalabrinianos criada com a finalidade de cuidar espiritualmente dos imigrantes. Pautados no binômio fé/italianidade os missionários procuraram organizar espiritualmente e religiosamente os imigrantes de modo a reconstruir o modelo parroquial trazido da pátria ancestral (o Vêneto). Assim, aos poucos, sob a direção dos missionários, foi se configurando uma “civilização paroquial” onde a família e as práticas de religiosidade exerceram papel fundamental tanto no processo de controle e disciplinamento da comunidade como na interação e na configuração das sociabilidades. Embora a comunidade fosse pautada por códigos morais e religiosos bastante rígidos, isso não impediu a ocorrência de transgressões e resistências às normas, demonstrando a complexidade das relações sociais e que o controle eclesiástico ocorria de modo incompleto. Assim, essa tese procurou demonstrar que a religiosidade, a interação comunitária e o papel preponderante de instituições como a família e a Igreja (típicas da comunidade imigrante) também convivia com tensões, disputas e jogos de interesse.

Palavras-chave: Família. Igreja Católica. Imigração. Campo Largo.

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Categoria: Língua Portuguesa Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Práticas dos Professores PDE/PR De Língua Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli

Esta pesquisa se fundamenta no modelo metodológico cuja abordagem é qualitativo–interpretativa, delimitado ao universo de professores de Língua Portuguesa participantes do PDE/PR. O corpus de análise constitui–se de informações obtidas de artigos e de produções didático–pedagógicas produzidos pelos professores PDE de Língua Portuguesa (de 2007 a 2012); respostas dadas ao questionário e à entrevista que foram por nós aplicados. Os resultados evidenciam a caracterização de um habitus (BOURDIEU, 2004; 2007) professoral cujas práticas estão permeadas pela experiência, flexibilidade e adequação das práticas pedagógicas, a partir de um “lugar praticado” (CERTEAU, 2002), que é a sala de aula. É, principalmente, a realidade que faz o professor criar esse habitus, não são só as teorias, a formação inicial e continuada, mas também a “deformação” (ARROYO, 1985) da prática cotidiana. Assim, consolida–se a tese desta pesquisa de que a formação continuada pelo PDE/PR e o trabalho desenvolvido com as TDIC em práticas de ensino–aprendizagem conduzem o professor à construção de adequações à implementação de produção didático-pedagógicas e ao aperfeiçoamento de seu habitus professoral.

Palavras-chave: Formação de professores de Língua Portuguesa. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Programa de desenvolvimento educacional do Paraná.

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