Novo Ensino Médio Paranaense

Banner Novo Ensino Médio Paranaense

 

Você conhece o Novo Ensino Médio?

No Novo Ensino Médio, o estudante cursará dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos (IF). Na 1ª série terá 800h de Formação Geral Básica (FGB) com um conjunto de componentes curriculares comuns, como História, Geografia e Matemática e 200h de Itinerários Formativos (IF) com os componentes curriculares de Projeto de Vida, Educação Financeira e Pensamento Computacional, que serão comuns a todos os estudantes. A escolha do IF de aprofundamento por Área do Conhecimento ocorre ao final da 1ª série. Após essa escolha, uma parte da carga horária do estudante (400h na 2ª série e 600h horas na 3ª série) será destinada ao aprofundamento das aprendizagens de acordo com o Itinerário Formativo escolhido: Matemática e Ciências da Natureza ou Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Outra mudança tem a ver com o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas às dimensões física, cognitiva, cultural, social e emocional dos estudantes. Nas aulas de Projeto de Vida, que está presente nos três anos do Ensino Médio, o estudante desenvolverá habilidades socioemocionais e descobrirá novos interesses e escolhas profissionais.

Por fim, no Novo Ensino Médio há ampliação da carga horária de 800h para 1.000h anuais, totalizando 3.000h ao longo da etapa do Ensino Médio, sendo 1.800 horas para a Formação Geral Básica e 1.200h para as Unidades Curriculares dos Itinerários Formativos cursados ao longo da 2ª e 3ª séries.

 

Para conhecer mais sobre o Novo Ensino Médio assista ao vídeo a seguir:

 

 

 

 

Confira, a seguir, alguns materiais do NEM.

 

Audiovisual

 

 

 

Documentos Referenciais

 

 


Acesse também: