Educadores

Ínicio : Arte : 

Artigos (66)
Dissertações (68)
Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Monografias (2)
Teses (26)
Produções de Profissionais da Seed: Teses


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte
Fazer Download agora!Plataformas de Aprendizagem: Sentidos Construídos nos Cursos de Formação para Docentes da Educação B Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
SOUZA, Cleonice José de

Esta pesquisa procurou investigar dois cursos ofertados a dez professoras de uma escola particular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Londrina, em relação ao uso das tecnologias digitais, bem como os sentidos atribuídos à sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se, também, conhecer e refletir sobre as ferramentas disponíveis na plataforma de aprendizagem e sua utilização na escola. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa na modalidade exploratório-descritiva. Os materiais utilizados foram: entrevistas semiestruturadas, roteiros de observação para os cursos e o portal da plataforma de aprendizagem em que são disponibilizados recursos tecnológicos aos professores e alunos da escola. O plano para coleta de dados compreendeu três etapas, a saber: 1) análise das ferramentas presentes na plataforma de aprendizagem por meio de um portal educacional; 2) observação de dois cursos de formação continuada ofertados aos professores; 3) entrevista com os professores participantes dos cursos. A análise qualitativa dos dados foi efetuada com base nos eixos presentes na observação e na entrevista. Com relação aos resultados observou-se que os cursos, vistos na perspectiva do professor, foram considerados como: relevantes, satisfatórios e promotores de aprendizagem, apesar de apresentar muito conteúdo em pouco tempo e de promover poucas atividades práticas. Os sentimentos negativos em relação a esses cursos foram, em sua maioria, relacionados a comportamentos de esquiva – medo, insegurança, angústia e pânico –, ao passo que os sentimentos positivos estiveram relacionados à aceitação da integração das tecnologias em sala de aula, tais como: satisfação, expectativa, empolgação e prazer. Foi possível concluir que os processos formativos precisam incluir ações que gerem interesse do professor bem como a ressignificação sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula, uma vez que a mudança de sentido pode ser possível quando o professor vivenciar em tais cursos ações que tenham como ponto de partida demandas de sua prática e que decorram em sentidos positivos em relação à aplicabilidade das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação continuada. Percepção de Professores. Plataforma de aprendizagem.

Downloads 106  106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unopar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte
Fazer Download agora!Reflexões Sobre o Ensino de Música no Ensino Médio Versão: PDF
Atualização:  29/5/2017
Descrição:
STORI, Regina

O presente trabalho se propõe a apresentar algumas reflexões a partir dos dados coletados por meio de questionário eletrônico respondido por professores de Arte no ensino médio de escolas públicas de uma cidade paranaense. A partir do que preceitua o documento curricular norteador do ensino de Arte, as Diretrizes Curriculares Estaduais, as quais contemplam conhecimentos de música, artes visuais, teatro e dança, procurou-se conhecer qual a formação dos docentes, as áreas da arte que esses trabalham em sala de aula, o quanto se consideram aptos para esse trabalho, e quais as dificuldades encontradas para esse ensino, apresentando algumas considerações sobre os dados apresentados.

Palavras chave: Currículo prescrito. Ensino médio. Ensino de música. Trabalho docente.

Downloads 88  88  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEPG  Site http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte
Fazer Download agora!UMA LEITURA LITERÁRIA E FÍLMICA DE LAVOURA ARCAICA  Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2014
Descrição:
Na perspectiva dos Estudos Culturais, promove-se uma reflexão sobre a possibilidade de leitura do discurso literário e fílmico de Lavoura Arcaica, respectivamente, de Raduan Nassar e Luiz Fernando Carvalho, a partir de estudos dos textos Marxismo e Filosofia da Linguagem (1997), de Mikhail Bakhtin e a Identidade Cultural na Pós-Modernidade (2002), de Stuart Hall. Tal estudo objetiva verificar a palavra como geradora de conflitos entre pai e filho e de como a palavra atua como formadora e/ou transformadora da identidade de ambos.

Downloads 912  912  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p. 163-182, jan./dez.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)