Categoria: Geografia Monografias |
A industrialização e a questão ambiental na Região Sudeste do Brasil |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Roberto Schmidt de
O estudo das conflituosas relações industrialização e o meio ambiente na região Sudeste do Brasil é o principal objetivo desse trabalho que está dividido em quatro partes principais. A primeira, apresenta os processos industriais e seus respectivos efeitos de poluição ambiental envolvidos, destacando os principais agentes poluidores do ar e das águas, e historiando a política de controle do meio ambiente na região. A segunda, identifica os principais focos de poluição, definindo três níveis de abrangência espacial para eles: o ponto, a área restrita e a área ampla, analisando-os em dois contextos distintos: o urbano e o rural. A terceira, exemplifica um processo de comprometimento ambiental de grandes proporções e as medidas mitigadoras que foram tomadas no caso da área de Cubatão em São Paulo. Finalizando, é feita uma análise das perspectivas futuras da relação industrialização x controle do meio ambiente nos contextos urbano e rural.
Palavras chaves: Industrialização. Meio ambiente. Poluição. Políticas de controle ambiental.
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Categoria: Geografia Monografias |
Análise dos impactos socioambientais resultantes da implantação da Pequena Central Hidrelétrica São |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, G. C. O objetivo deste trabalho é discutir a problemática que envolve a construção/implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Francisco no rio São Francisco Verdadeiro, na divisa dos municípios de Toledo e Ouro Verde do Oeste, pela margem direita e esquerda, respectivamente, na região oeste do Estado do Paraná. A fim de alcançar os objetivos propostos foram analisadas questões referentes às Pequenas Centrais Hidrelétricas, tais como legislações do setor elétrico e ambiental, políticas de incentivos financeiros ao setor, além de programas e projetos de incentivos à geração de energias alternativas no Brasil. Foram considerados alguns pontos relevantes quanto à obtenção de licenças, estudo de viabilidade, incentivos governamentais, possíveis impactos socioambientais resultantes da implantação de tais empreendimentos. Com a finalidade de contextualização, foi efetuado ainda um breve histórico das PCHs, desde a implantação das primeiras usinas no início do século XX, passando por uma fase de “esquecimento” de tais empreendimentos pelo poder público até a sua revitalização a partir dos anos de 1990. Foi efetuada a análise da questão socioambiental no que se refere à implantação das PCHs, com ênfase ao estudo de caso da PCH São Francisco.
Palavras-Chave: PCH São Francisco. Pequenas centrais hidrelétricas. Energias alternativas. Energia elétrica.
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7198 0 bytes Unioeste |
Categoria: Geografia Monografias |
Áreas Verdes: uma percepção paisagística do refúgio biológico Bela Vista no meio urbano de Foz do Ig |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MANTOVI, Valderes
As preocupações com o processo de urbanização ocorrem desde a cidade industrial no final do século (XIX), mas é no final da década passada que, no Brasil, essa questão ganhou destaque, alterando os padrões urbanísticos, desvinculando o olhar da cidade caótica para uma área ambientalmente mais saudável e mais verde. Este trabalho busca analisar a importância de áreas verdes e seu planejamento no meio urbano, mais especificamente o Refúgio Biológico Bela Vista criado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, em 1977, em Foz do Iguaçu – PR, posteriormente ocorrendo sua revitalização em 2001, a área em estudo compreende parte da micro bacia do Paraná Três. Neste ambiente destaca a necessidade e a importância de se conservar e preservar a biodiversidade existente nos ecossistemas do local, e principalmente o seu papel fundamental que desempenha como espaços de significação social, ambiental, lazer, estética e a melhoria da qualidade de vida da população da cidade.
Palavras-chave: Áreas verdes. Refúgio biológico. Meio urbano. Percepção da paisagem.
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Categoria: Geografia Monografias |
As cadeias operatórias de uma indústria tecnológica lítica: Sítio arqueológico PT-02 (Cerrito da Sot |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GARCIA, Anderson M.
Esta monografia apresenta uma análise tecnológica lítica de objetos oriundos de intervenções arqueológicas realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007 em um Cerrito, e suas áreas adjacentes, localizado na Ilha da Feitoria no município de Pelotas-RS, datado pelo método radiocarbônico AMS Standard e interpretado, inicialmente, entre 1010 ± 40 A.P. e 990 ± 40 A.P. Estas intervenções foram desenvolvidas pelo LEPAARQ/UFPel (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas). A pesquisa aqui apresentada está centrada em uma análise tecnológica, buscando evidenciar diferentes Cadeias Operatórias relativas à obtenção de matéria-prima lítica. Desta forma, nesta indústria lítica, a partir de uma perspectiva gestual, são apresentadas duas técnicas distintas de debitagem na produção dos artefatos e também a cronologia de retirada de lascas dos núcleos presentes. Dentro deste enfoque ainda estão interpretações gestuais de preensão para a utilização dos instrumentos manufaturados por técnicas de lascamento, realização de análises de matérias primas com Microscópio Eletrônico de Varredur (MEV) e o mapeamento destas fontes mais próximas ao Cerrito, possibilitando desta forma uma inferência a respeito do pretérito território explorado por estas populações construtoras de Cerritos. Por estes meios, foi possível perceber a quantidade de 501 objetos, sendo estes representados em 74% pelo quartzo, 6% pelo granito e 20% pelas rochas vulcânicas. São instrumentos representativos de cada uma destas Cadeias Operatórias: furadores (quartzo), instrumentos passivos (granito) e pontas (rochas vulcânicas).
Palavras-Chave: Cerrito. Lítico. Cadeia operatória. Gesto técnico. Rochas vulcânicas. Território.
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2738 0 bytes Universidade Federal de Pelotas |
Categoria: Geografia Monografias |
O imaginário da cidade: percepção espacial dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa e da po |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
VIALLI, Joalex
Pode-se dizer que as cidades são fruto de realizações humanas, uma criação que foi sendo moldada ao longo de um processo histórico e que ganhou materialização diferenciada, em função de determinantes históricos específicos. O espaço urbano é um espaço produzido socialmente, modificado de acordo com as possibilidades de cada civilização. A cidade passa a ser um reflexo de como vivem seus cidadãos uma vez que eles produzem e reproduzem o espaço através de sua faculdade de pensar, de compreender, mesclando em suas ações razão e emoção. Compreende-se desse modo que os cidadãos percebem sua cidade de acordo com seus sentimentos, criando em seu imaginário uma representação da cidade. Este trabalho busca compreender se existem contradições do imaginário da cidade em diferentes grupos urbanos, e procura mostrar, ainda, que a cidade não é apenas uma questão de cunho materialista (geométrico e quantitativo), mas, também, uma questão de cunho não-material (moral, espiritual, sentimental). Assim procurou-se demonstrar que diferentes grupos possuem percepções diferentes com relação ao espaço urbano e que essas percepções diferenciadas criam um imaginário que faz com determinados espaços da cidade ganhem mais importância para determinados indivíduos do que para outros. Em consequência desse fato buscamos verificar se a percepção espacial pode influenciar a ações dos indivíduos no ambiente urbano e desse modo o próprio espaço urbano. Palavras-chave: Imaginário. Percepção. Espaço urbano. Lugar.
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Categoria: Geografia Monografias |
O roubo de cargas nas rodovias do estado de São Paulo |
Versão: pdf Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Flávio Alexandre
Este trabalho insere-se no campo dos sistemas de movimentos do território brasileiro, destacando-se por pesquisar o roubo de cargas no estado de São Paulo, em áreas urbanas e principalmente em rodovias. Dada a opção do Brasil pelo transporte rodoviário, realizou-se análises estatísticas sobre o roubo de cargas e sobre o crime de latrocínio. Visto que os roubos estão concentrados a uma distância de, em média, 150 km da capital paulista, enfatiza, também, a cidade de Campinas, ressaltando a malha viária que a integra. Representando um sério problema à atividade econômica do país, o lucrativo mercado alternativo do roubo de cargas encontra a conivência das autoridades para atuar livremente,causando prejuízos em vários setores e propiciando uma grande insegurança nas áreas urbanas, como também nas rodovias e aos motoristas de caminhões e seus ajudantes. Dá um especial destaque ao combate ao roubo de cargas, exemplificando, inclusive, ações preventivas, como o uso de geotecnologias para o rastreamento dos veículos e o seguro das cargas e caminhões. Como forma de melhor elucidar as informações, o trabalho apresenta mapas, gráficos, imagens e tabelas.
Palavras-chave: Redes. Fluxos. Roubo de cargas. Combate ao roubo de cargas.
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