Categoria: Espanhol Monografias |
A poética nos contos de Mario Benedetti |
Versão: Atualização: 18/9/2008 |
Descrição:
OLAVARRIA, Simone
Ao transitarmos pelos diferentes gêneros literários da obra do escritor Mário Benedetti escolhemos trabalhar especificamente com sua obra contista, em que o autor demonstra grande maestria na criação narrativa. A proposta deste trabalho é analisar um pequeno excerto da obra do autor, do ponto de vista formal, trazendo elementos narrativos contidos em três contos do livro “La Muerte y Otras Sorpresas”, de 1968: “El otro Yo”, “A Imagen y Semejanza” e “La Noche de Los Feos”. Dentre as questões formais, no campo dos gêneros literários, colocadas em foco, nos ativemos à definição do gênero conto, à diferença entre conto e poesia e, especialmente, aos elementos poéticos presentes nos contos de Benedetti. Para realizar a definição do gênero conto, utilizamos as definições teóricas de Poe, apoiando-nos, principalmente, na sua concepção de intensidade do conto. Já para constatar a poesia existente nos contos de Benedetti, fizemos uso da definição de Aristóteles, a partir dos quatro princípios básicos citados em sua “Arte Poética” como elementos fundamentais da poesia: mimesis, catarse, universalismo e verossimilhança.
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Categoria: Espanhol Monografias |
Banquete Americano: a Expressão Americana no Poema "Pensamientos en la Habana", de José Lezama Lima |
Versão: Atualização: 5/12/2008 |
Descrição:
MORALES, Livia Fernanda
Nosso objetivo nesse estudo é estabelecer uma leitura para o poema "Pensamientos en La Habana", do livro La Fijeza, de 1949, do poeta-crítico José Lezama Lima, a partir da perspectiva da Expressão Americana do mesmo autor. Essa questão, e como ela se articula poeticamente sobre a forma de um “Banquete Americano” de formas Neobarrocas, através do conceito de Transculturação (Ortiz, 2002) é nosso eixo principal. Para desenvolvê-lo se faz necessário pensar no sistema filosófico/poético elaborado pelo autor em contraposição à noção de História e historicismo hegeliano. Assim como também um breve olhar sobre o histórico do caminho do discurso americano e como nele se contextualiza o autor. Tudo levando em consideração o conceito de poeta-crítico de Leyla Perrone-Moisés (1998) como aquele sujeito que elabora o trabalho poético e crítico em mão dupla e que tem autonomia intelectual para construir um sistema de escolhas que garantem articulação dos elementos de maneira coerente, e o panorama da literatura Neobarroca de Severo Sarduy.
Palavras-chave: José Lezama Lima. Banquete Americano. Neobarroco. Expressão Americana. Transculturação. Poesia-Crítica.
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Categoria: Espanhol Monografias |
Distrair-se do mundo é estar doente dos olhos : a impossibilidade do lógico em Jorge Luis Borges e A |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FIALHO, Guilherme Fioravanti
Este trabalho pretende traçar um paralelo entre dois autores, ambos inseridos na modernidade: Jorge Luis Borges e Fernando Pessoa, mais especificamente, entre o conto de Borges Funes, o memorioso e a obra O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos pessoanos. Para tanto, lança mão de teorias formuladas inicialmente por Friedrich Nietzsche e retomados pelos pós-estruturalistas, em especial o francês Michel Foucault. Essas teorias dizem respeito ao lógico e à metafísica, melhor dizendo, à negação de ambas. Assim, o que tentamos foi mostrar como essa negação está representada nas duas obras analisadas, o que provoca, em ambas, a impossibilidade de surgimento do lógico. Tentamos, ainda, mostrar o contraste que há entre a postura do personagem central e a do narrador, no conto de Borges, e entre a postura de Alberto Caeiro e o processo racional que originou a heteronímia.
Palavras-chave: Borges. Jorge Luís. 1899-1986. Caeiro. Alberto. Metafísica.
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Categoria: Espanhol Monografias |
La Señora Macbeth de Griselda Gambaro: intertexto feminino e político |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Michele Jeane de
Este texto analisa criticamente e interpreta uma das obras dramáticas da escritora argentina Griselda Gambaro (1928). Autora que começou a escrever para o teatro na década de 60 (1963-2008) e atualmente tem, com sua obra dramática, ocupado um lugar de destaque no contexto latinoamericano e europeu. Escolho como objeto de estudo um de seus textos mais recentes “La Señora Macbeth”, publicado no ano de 2003. A obra aqui estudada possui como ponto de partida “Macbeth” (1606), a tragédia clássica de Shakespeare que aborda a temática da ambição e do poder, assim como investiga profundamente a natureza do mal na conduta humana. Na contemporânea criação de Gambaro, a autora desloca o foco da ação para uma mulher, Lady Macbeth, e nos conduz para fora do texto, na referência à realidade da mulher no contexto histórico-social da América Latina. O universo feminino tematizado através da busca de uma identidade, em enfrentamentos com questões essenciais, tais como: a dependência do amor masculino e as relações de poder que se estabelecem no âmbito privado e público. Pretendo localizar este intertexto feminino e político na construção argumentativa de Griselda Gambaro, comprovando este discurso crítico como fundamental na escrita da autora. Para tal análise partirei da noção de que o texto teatral constitui por si mesmo um objeto de estudo, com esta perspectiva estudo os aspectos estruturais da obra, alguns procedimentos formais adotados por seus autores, com a ênfase na interpretação textual e as possíveis relações deste com seu contexto sócio-político-cultural. Enfatizarei, também, as principais características do clássico shakespereano e do texto “La Señora Macbeth”, marcando suas diferenças e semelhanças com o intuito de estabelecer suas relações intertextuais. Assim como apontar na recriação contemporânea as marcas textuais da dramaturga argentina, que reescreve o texto teatral elisabetano e comprova a originalidade da obra aqui estudada “La Señora Macbeth”.
Palavras-chave: Griselda Gambaro. Senhora Macbeth. Político. Feminino. Shakespeare.
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Categoria: Espanhol Monografias |
Leituras Borginianas: Tempo e Eternidade |
Versão: Atualização: 5/12/2008 |
Descrição:
IZQUIERDO, Eliane V. M. O presente estudo se dedicará a comprovar e a demonstrar de que forma o tempo, que por vezes se confunde com a eternidade e a idéia de eterno retorno, cujos ciclos se repetem infinitamente, e ainda que não sejam idênticos são similares, se apresentam na obra “El jardín de senderos que se bifurcan”, de Jorge Luis Borges. Perpassamos, na seqüência, sumariamente pelos conceitos fundamentais extraídos dos filósofos e pensadores que influenciaram diretamente ou indiretamente para embasar o estudo apresentado. Ressalte-se aqui que o recorte escolhido baseou-se por optar pelos três primeiros filósofos a pensar o tempo (Heráclito, Platão e Aristóteles), acrescidos estes por um filósofo da modernidade (Nietzsche), cujos pensamentos se encontram nitidamente na obra borgeana como um todo: "(...) el tiempo es un problema para nosotros, un tembloroso y exigente problema, acaso el más vital de la metafísica; la eternidad, un juego o una fatigada esperanza." (BORGES:1936, p. 35).
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