Educadores

Ínicio : Pedagogia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A atuação do Conselho Escolar em uma escola pública de Campo Largo: limites e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JESUS, Cristiane Rodrigues de

Discussão da atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção e atuação em uma escola pública do município de Campo Largo-PR, com o propósito de verificar e analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola, bem como a concepção que a comunidade escolar possui no tocante à atuação do mesmo.

Palavras-chave: Conselho escolar. Políticas p úblicas. Gestão democrática. Centralização/Descentralização. Autonomia. Participação popular. Municipalização do Ensino. Escola pública. Ensino fundamental.

Downloads 26240  26240  Tamanho do arquivo 669.28 KB  Plataforma Faculdade Pe João Bagozzi  Site http://www.faculdadebagozzi.edu.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A gestão da escola brasileira na contemporaneidade: algumas considerações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas.

Palavras-Chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 789  789  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site http://www.unissa.edu.br/website/
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A Gestão da Escola Brasileira na Contemporaneidade: algumas considerações (2010) Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O presente trabalho é resultado de um estudo acerca do modelo de gerenciamento adotado pela maioria das escolas públicas e privadas situadas no município de Maringá. O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho pautou-se em leitura de textos que auxiliaram na análise e na coleta de dados obtidos por meio de questionários que foram aplicados aos gestores de cada escola, procurando verificar como a gestão é organizada nessas instituições. Após as análises do material coletado, observamos que a gestão que se operacionaliza nas escolas estudadas é a gestão democrática, o que nos possibilitou refletir sobre a superação da cultura de gestão autoritária e a construção coletiva, ou seja, a participação de todos nesse processo de gestão educacional.

Palavras-chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 31286  31286  Tamanho do arquivo 7.99 MB  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.

Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.

Downloads 5014  5014  Tamanho do arquivo 265.98 KB  Plataforma Faculdade Guairacá  Site http://www.faculdadeguairaca.com.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.

A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.

Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.

Downloads 10550  10550  Tamanho do arquivo 623.00 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior

O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.

Downloads 3394  3394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás - UFG  Site http://www.ufg.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Conselho de Classe: a ressignificação do trabalho pedagógico? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKOVACZ, Ionara Cristine Orso

Não podemos falar em Conselho de Classe sem nos remetermos à avaliação, visto que a prática dos mesmos é uma forma avaliativa. As reuniões de Conselho de Classe poderiam ser partes do processo avaliativo que transformaria a escola, através do rendimento escolar dos alunos e professores. No entanto, convém dizer que o trabalho pedagógico no interior da escola pública vem se resumindo ao longo dos anos na apresentação dos objetivos do Conselho de Classe, por parte da Equipe Pedagógica ou da Direção da escola. Entre eles o mais frequente é o de analisar a situação das turmas quanto ao rendimento escolar e disponibilidade para a aprendizagem. Também, tem sido o momento em que se apresentam dados quantitativos coletados pela secretaria através de notas e faltas obtidas em cada disciplina, situação esta que não apresentou consideráveis mudanças desde sua implantação. Sendo esta uma forma de avaliação sem apresentação de resultados efetivos para o progresso no processo de ensino-aprendizagem, pois somente são analisados os dados quantitativos que podem resultar aprovação ou retenção de um aluno. Sendo, portanto, o Conselho de Classe parte do processo avaliativo da escola, e a avaliação a oportunidade de rever práticas pedagógicas, este deveria ser um dos responsáveis em possibilitar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, uma vez que através da discussão coletiva entre direção, pedagogos, professores, alunos e pais, poderiam se encontrar mecanismos que viessem a facilitar o bom desempenho dos alunos e professores em sala de aula. Dessa forma pais e alunos participariam do processo avaliativo da escola, contribuindo para que o trabalho pedagógico pudesse demonstrar uma maior integração entre teoria e prática, entre ensino e aprendizagem, entre problema e solução, buscando garantir a real aprendizagem dos alunos. Assim, a ideia de que os Conselhos de Classe guardam em si a possibilidade de articular diversos segmentos da escola, fazem com que essa instância seja um espaço privilegiado na organização do trabalho escolar, pois através dele é possível, ou deveria ser possível, articular teoria e prática, aproximar escola e comunidade e o mais importante, em um espaço democrático do trabalho o coletivo.

Palavras-chave: Conselho de classe. Avaliação. Aprendizagem. Participação.

Downloads 8937  8937  Tamanho do arquivo 295.21 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Currículo, Formação Profissional e suas repercussões na Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Cleber de Jesus

O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar os componentes curriculares da escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, desde a sua fundação, em 1972, até a atualidade, as consequências para a formação profissional e quais os seus reflexos na Educação Física escolar. Como objetivos específicos elegeu-se caracterizar e analisar as concepções curriculares históricas, suas repercussões na formação profissional do professor de Educação Física desde a implantação da primeira escola civil de Educação Física no Brasil, na década de 1930, até o momento. Tomou-se como pressuposto teórico o método narrativo, a Antropologia Interpretativa e a relação da Educação Física com a cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com um caráter qualitativo que cumpre seu papel quando responde a questões muito particulares. Pois, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Os dados empíricos foram coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e com uma pesquisa semiestruturada, realizada com nove professores de Educação Física, formados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A organização dos dados foi feita conforme ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo, originando quatro questões orientadoras. Diante do exposto neste estudo, ficou evidente que o curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador formou até 1987, um contingente de professores de Educação Física, com práticas pedagógicas fundamentadas nas concepções da Educação Física tecnicista, em detrimento de uma Educação Física social. E na atualidade, existe uma necessidade urgente dos responsáveis pelo curso, reconhecerem sua importância libertando-os das amarras impostas pelo currículo mínimo, extremamente reducionista, e com uma visão redutora do ensino para o professor se tornar ativo, assumir ser um ator competente, admitir que sua prática não seja somente, um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas também, um espaço de produção de saberes específicos oriundos dessa mesma prática. Seu trabalho deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, portanto, de teorias de conhecimento e do saber fazer específico do ofício de um mediador.

Palavras-chave: Currículo. Formação profissional. Educação Física escolar.

Downloads 3380  3380  Tamanho do arquivo 911.07 KB  Plataforma Universidade do Estado da Bahia - UNEB  Site http://www.uneb.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Escola pública de tempo integral: a experiência dos CIEPs em Americana - SP Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Thaís Christine Chagas de

Esta monografia trata da experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de São Paulo, que são escolas de turno único voltadas principalmente a crianças oriundas das camadas mais pobres e carentes da população. O propósito deste trabalho é apresentar conceitos relacionados à Educação Integral, características próprias do funcionamento dos CIEPs e questões relacionadas à gestão dessas escolas de tempo integral, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Palavras Chave: Escola pública. Escola integral. Políticas públicas.

Downloads 3699  3699  Tamanho do arquivo 1.27 MB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21352
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
LEITE, Roseli Candida

Este trabalho teve como temática a Gestão Democrática na Escola Pública. O presente estudo aborda uma análise de uma Escola Estadual da cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Ele tem como objetivo geral analisar o modelo de gestão democrática do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, verificando a participação de todos nos segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo para se chegar a um conhecimento prático, a qual se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concretos, que permeiam a gestão democrática na escola.

Palavras-chave: Participação. Análise. Gestão democrática.

Downloads 23955  23955  Tamanho do arquivo 403.53 KB  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 »