Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia  Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro

O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.

Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.

Downloads 15064  15064  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007  Site http://www.esportesociedade.com
Avaliação: 5.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A altura do mobiliário escolar e a distribuição de pressão na região glútea em crianças Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira

Este trabalho teve como objetivo demonstrar através da distribuição de pressão corporal e fatores ergonômicos da posição sentada, os constrangimentos posturais que as crianças ficam submetidas durante o seu período escolar, em função do tipo de mobília adotado. Foram coletados dados referentes a queixas musculoesqueléticas, dados antropométricos, dimensões do conjunto cadeira-mesa e medidas de pressão glútea, através do Sistema F-Scan. Os dados apontam uma grande inadequação ergonômica do mobiliário frente aos diferentes necessidades de seus usuários, em destaque para a demanda da altura da cadeira.

Palavras-chave: Mobiliário escolar. Distribuição de pressão. Desconforto.

Downloads 11899  11899  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 3º ERGODESIGN  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Capoeira contemporânea: antigas questões, novos desafios Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
FONSECA, Vivian

A capoeira se configura enquanto um terreno de tensões, podendo ser divididas em duas categorias centrais: internas e externas. Nesse artigo analisarei a formação dessas tensões internas, presentes a partir da criação e desenvolvimento das suas escolas de capoeira mais famosas (Angola e Regional). Será objeto de estudo, também, a tensão externa que hoje se manifesta na relação entre os capoeiristas e o CONFEF/CREF, que tentam vincular a capoeira ao campo da Educação Física.

Palavras-chave: Capoeira. História da Educação Física. História do esporte.

Downloads 1876  1876  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Recorde: Revista de História do Esporte volume 1,   Site http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV1N1_2008_1a.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A capoeira no "jogo" da aprendizagem: dificuldades e perspectivas para a formação da pessoa com defi Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Jean Adriano Barros da

O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre praticas culturais e sociedade, focando em particular os limites e possibilidades da capoeira na formação de pessoas com deficiência visual. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Especial. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da pratica da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para este publico.

Palavras-chave: Educação. Capoeira. Deficiência Visual.

Downloads 6402  6402  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação Física em Revista Vol. 2, No 2 (2008)  Site http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/974/838
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A capoeira no município de Campo Largo, estado do Paraná: uma experiência educacional a partir da ab Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

O presente trabalho apresenta a experiência em andamento no município paranaense de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, onde se realiza no interior do projeto Contra-turno Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a oficina de Capoeira.

Palavras-chave: Projeto contra-turno. Oficina de capoeira.

Downloads 10303  10303  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curitiba. Saberes docentes  Site http://
Avaliação: 3.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/5/2010
Descrição:
BRACHT, Valter

O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da Educação Física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados pela sociedade moderna.

Palavras-chave: Teorias pedagógicas. Educação Física. Significado de corpo. Sociedade.

Downloads 5552  5552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 7.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A construção de consensos em esportes competitivos - um estudo de caso: Ultimate Frisbee Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; PUCCINELLI, Fernanda Mauro; GUTIERREZ, Gustavo Luis

O Ultimate Frisbee é uma modalidade esportiva que não possui árbitro. Surgiu a questão da organização e fluência da partida sem a presença desta autoridade. A pesquisa objetivou conhecer as interações estratégicas e a construção de consensos neste esporte. Por meio da análise bibliográfica e entrevistas, conjuntamente às categorias habermasianas de Sistema e Mundo da Vida, buscou-se diagnosticar se o Frisbee primaria por ações consensuais ou busca da vitória a qualquer custo. A partir da análise dos dados afirma-se que o Ultimate Frisbee valoriza a participação e a busca do consenso, estando vinculado ao Mundo da Vida.

Palavras-chave: Esporte. Comunicação. Habermas.

Downloads 8853  8853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008)  Site http://
Avaliação: 3.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que fr Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ABRÃO, Ana Carla Peto; PEDRÃO, Luiz Jorge

O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que frequentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.

Palavras-chave: Dança. Saúde. Saúde da mulher.

Downloads 1279  1279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Enfermagem  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Copa do Mundo de 1958 e os discursos raciais: o caso Pelé  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Ana Paula da

Este artigo tem como objetivo mapear os discursos raciais na década de 50, no ano da Copa de 1958, para entender quais as principais ideias em voga no momento em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, surgiu como grande astro nacional e internacionalmente famoso. Argumento que suas declarações sobre as questões raciais no Brasil estão inscritas nos discursos proferidos nos anos 50 pelos meios acadêmicos e os movimentos negros da época. Seu ascetismo profissional e sua crença no individuo como um valor positivo cultivado desde os tempos de juvenil na cidade de Bauru, interior paulista, foi reforçado pelos discursos raciais dos anos 50, e, deu-lhe a certeza que as discriminações que pudesse encontrar por ser negro e de família pobre, era possível de serem vencidas, por uma postura disciplinada e profissional. Atualmente, tais ideias têm sido combatidas por alguns setores dos movimentos negros que argumentam ser as desigualdades entre bancos e negros intransponíveis, mesmo que os negros sejam ascéticos. Pelé, contudo, não mudou sua posição sobre o problema da discriminação do negro, este ainda acredita no profissionalismo e disciplina como saída possível para combater as desigualdades.

Palavras-chave: Copa de 1958. Pelé. Discursos raciais. Movimentos negros. Intelectuais.

Downloads 2949  2949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esporte e Sociedade ano 3, n.9, Jul.2008/Out.2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança Aplicada às Tendências da Educação Física Escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GASPARI, Telma Cristiane

Este estudo visou abordar algumas tendências pedagógicas da Educação Física Escolar, apontando seus principais autores e características, assim como sugerir um possível plano de aula, especificamente objetivando a Dança, de acordo com as características da tendência estudada.

Palavras-chave: Dança. Educação Física Escolar. Psicomotricidade. Desenvolvimentista. Construtivismo. Biológica renovada.

Downloads 1506  1506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Set/Dez 2002, Vol.8 n.3, pp. 123 - 129  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »