Educadores

Ínicio : Sociologia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!A elite empresarial paranaense: um estudo de trajetória, origem social e valores políticos, 1995-200 Popular Versão: 
Atualização:  16/11/2010
Descrição:
ENGLER, Ícaro Gabriel da Fonseca

Essa monografia é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla: “Quem governa? Mapeando as elites políticas e econômicas no Paraná contemporâneo”, que está ligada ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da Universidade Federal do Paraná. Essa pesquisa procura caracterizar os presidentes das entidades de representação empresarial no Estado do Paraná, entre 1995-2005, definindo esse objeto como a elite empresarial. Esta caracterização é feita através de três questões relacionadas à trajetória política, origem social e valores políticos desta elite. Referente à trajetória política e à origem social, pela caracterização se busca encontra o grau de homogeneidade, para a partir dele se obter o grau de abertura do recrutamento dessa elite. Já em relação aos valores políticos, pela caracterização desses é testado o seu grau de coesão, ou seja, procuram-se opiniões comuns para que se possa traçar a atitude, i.e., as crenças expressadas por essa elite. A partir destes dados e utilizando a teoria das elites tanto como norteadora das questões teóricas, quanto do método de definição do universo utilizado, observa-se a importância de estudos que, apesar de serem referentes a uma parcela da sociedade dentro de um estado específico, muito tem a contribuir para questões metodológicas, e também para as questões de análise das elites em geral, sendo assim acaba contribuindo para uma sociologia política brasileira.

Palavras-chave: Teoria das elites. Empresariado e Paraná.

Downloads 862  862  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUSP  Site http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!A fotografia em Lévi-Strauss Popular Versão: PDF
Atualização:  12/12/2013
Descrição:
BARBOSA, Carolina de Castro.

A antropologia e a fotografia nascem juntas e desenvolvem uma história em comum. A partir da década de 80, desponta uma nova disciplina com objetivo de estruturar em torno da imagem e da antropologia uma metodologia e um conteúdo científico: a antropologia visual. È dentro dessa perspectiva que esse trabalho foi construído. Objetiva-se por meio do estudo, sobretudo das obras que contém as fotografias produzidas e publicadas pelo antropólogo Claúde Lévi-Strauss nos livros “Saudades do Brasil” (1994), “Saudades de São Paulo” (1996) e “Tristes Trópicos” (1955, no Brasil em 1996) - dando especial atenção à sua concepção sobre arte e fotografia - tentar resolver um paradoxo: por que Lévi-Strauss apesar de tirar tantas fotografias e de ser um excelente fotógrafo considera a fotografia uma arte menor? E, por que só fotografar durante sua estadia no Brasil e não mais em outras épocas e lugares de sua vida acadêmica? Percebe-se algumas hipóteses para essa situação: a primeira é o contexto da antropologia vivido na época, com a utilização da fotografia em grande escala e com a crescimento da racionalidade (esta proposta é também defendida por Samain); a outra, que Sylvia Novaes desenvolveu, é de que a fotografia não tem função na concepção estruturalista; uma outra explicação está baseada nas influências da lingüística no estruturalismo e, por último, uma explicação fundamentada na vida pessoal de Lévi-Strauss.

Palavras-chave: Antropologia. Fotografia. Arte. Lévi-Strauss.

Downloads 290  290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Antropologia  Site http://www.antropologia.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!A Responsabilidade Social como uma das Atribuições de Relações Públicas Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
TERRA, Carolina Frazon

O presente trabalho consiste em um estudo comparativo entre as áreas de relações públicas e de responsabilidade social corporativa, realizado por meio de um levantamento bibliográfico das duas atividades e da aplicação de uma pesquisa qualitativa com profissionais de comunicação. Apontou-se, através da pesquisa de campo realizada com profissionais que atuam em responsabilidade social, quais eram as características das atividades e suas conexões com as relações públicas.

Palavras-chave: Profissional de relações públicas. Relações públicas. Responsabilidade social.

Downloads 3403  3403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!As Teorias Raciais e o Negro do Pós- Abolição às Primeiras Décadas do Século XX  Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Lidiany Cristina de

As teorias raciais como o Darwinismo Social, o Racismo Científico, a Antropometria e as Teorias Evolucionistas tiveram grande influência no Brasil na disposição de políticas, em preferências étnicas, no imaginário das elites e na questão da mão-de-obra durante o final do século XIX e as primeiras décadas do Século XX. As imagens negativas atribuídas à figura do negro, como o mito da "vadiagem", da "preguiça", ou o mito da "mulata sensual" estão extremamente arraigadas às doutrinas raciais que penetraram no cenário brasileiro a partir da segunda metade do Século XIX, sendo as mesmas selecionadas, redimensionadas e adaptadas por cientistas, médicos e antropólogos brasileiros, num momento em que a busca pela identidade nacional constituía-se como principal questão durante a Primeira República. A influência das teorias raciais se mostra através de preferências étnicas da elite cafeicultora no Estado de São Paulo: logo após a abolição formal (1888), os afro-descendentes entrariam em desvantagem no mercado de trabalho em relação ao imigrante europeu, principalmente o italiano. A influência das teorias raciais também se estende à imagem relacionada ao negro, havendo um recrudescimento da mesma no pós-abolição. Permeada de estereótipos negativos, é o "negro ébrio", "alcoolizado" e "amoral" tomando as primeiras páginas de importantes jornais paulistas como A Província de São Paulo e o Correio Paulistano. Ainda hoje alguns mitos e antigas imagens se mostram presentes, um pouco mais sutis e se expressam em brincadeiras, piadas, no pouco acesso aos bens sociais por parte dos negros e em momentos de emoção, como por exemplo, nos jogos de futebol.

Palavras-chave: Preconceito. Racismo. Jornais brasileiros. São Paulo. Imagens. Discriminação.

Downloads 2284  2284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Caracterização das famílias de jovens privados de liberdade da Febem/SP Popular Versão: 
Atualização:  9/3/2011
Descrição:
ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira

Este trabalho tem como objetivo a caracterização das famílias de internos da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor - São Paulo, a pesquisa procurou explorar dados existentes na instituição - prontuários e arquivo de dados -, e implementou uma pesquisa de campo com realização de entrevistas domiciliares a partir do sorteio de endereços de famílias de jovens internos na Febem/SP, feito através de uma amostra probabilística desses jovens que se encontravam na instituição.

Palavras-chave: Instituição social. Família. Febem. Sanção social.

Downloads 2706  2706  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Clientelismo eleitoral e coronelismo político: estudo de um pequeno município paranaense - 1992-2002 Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
ALVES, Alessandro Cavassin

Resumo: O presente estudo focaliza o município de Itaperuçu – PR, localizado na região metropolitana de Curitiba (37km da capital paranaense) e que contava com uma população de 19.134 habitantes (censo 2000). O objetivo deste trabalho é realizar um estudo do comportamento político local e um levantamento dos resultados eleitorais deste município (emancipado de Rio Branco do Sul em 10/12/1992) e estudá-lo à luz de algumas hipóteses clássicas da Ciência Política. Serão enfocadas as eleições municipais, estaduais e federais. Esses resultados serão enriquecidos por pesquisa de campo e entrevista com eleitores realizadas pelo autor. Dois conceitos chaves serão testados: o “coronelismo” e o “clientelismo” que, acredito, condicionam as eleições em Itaperuçu e o funcionamento desse micro-sistema político. O clientelismo é a forma tradicionalmente utilizada pelo líder político local para controlar o eleitorado e mantê-lo fiel e dependente da orientação política dele próprio ou de seu grupo restrito. Por outro lado, vigora nesse micro-sistema político uma forma modernizada de “compromisso coronelista”. Esses “coronéis” – as lideranças políticas locais – controlam os votos do município destinados principalmente a deputados estaduais e federais em troca de recursos orçamentários para obras públicas, conservando assim sua posição de liderança local. O chefe político torna-se assim responsável (“padrinho”) pelas vitórias eleitorais dos candidatos por ele apoiados, instaurando uma troca de proveitos entre o poder público estadual e federal com os debilitados governos municipais. Não só a questão eleitoral firma o “compromisso coronelista” atual, mas também a semelhança com a descrição coronelista de Victor Nunes Leal nos municípios na República Velha brasileira.

Palavras-chave: Política local. Clientelismo e coronelismo. Política paranaense.

Downloads 775  775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUSP  Site http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Como decidem os desembargadores do Tribunal de Justiça Paranaense? Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
WOWK, Rafael T.

Esta monografia tem como objetivo analisar como decidem os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e pretende, para tanto, resolver três problemas de pesquisa: a) se ocorre mudança nas decisões analisadas dependendo do perfil do julgador, b) se casos que exijam capital social são julgados da mesma forma que casos comuns, c) se acusados com perfis sociais diferentes são julgados igualmente. Para isto são comparados estatisticamente a decisão, o perfil do julgador e o perfil do acusado no processo penal, tendo como questão principal que variáveis influenciam – e em que medida – o processo decisório, isto é, se variáveis institucionais, de cultura jurídica e cultura política influenciam a decisão.

Palavras-chave: Análise decisória. Poder Judiciário. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Downloads 1740  1740  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUSP  Site http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Composição social e carreira política da elite parlamentar no Paraná (1995-2003) Popular Versão: 
Atualização:  19/10/2010
Descrição:
COSTA, Luiz Domingos

Resumo: O objetivo desta monografia é empreender uma investigação sobre o perfil social e de carreira política dos parlamentares paranaenses. A partir dos dados biográficos dos deputados estaduais da 13ª e da 14ª legislaturas, procurou-se responder qual o perfil social deste grupo da elite política estadual e quais as etapas de carreira política geralmente percorridas até este cargo. Este empreendimento permite algumas inferências a respeito do peso das características socioeconômicas e político-institucionais na formação deste grupo e em que medida estas podem ser entendidas como componentes do processo de recrutamento para este setor da elite política estadual. A proposição que orienta o trabalho é a de que a elite parlamentar é um grupo formado a partir de características específicas fundamentais para a sua constituição enquanto uma “elite política”. Este argumento reitera algumas teses de sociologia política que entendem que as elites políticas são formadas por algumas disparidades que caracterizam a sociedade, de um lado, e por modos de inserção política específicos, por outro.

Palavras-chave: Composição social. Carreira política. Elites regionais. Poder Legislativo.

Downloads 513  513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUSP  Site http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Cultura Política na UFPR: origem social e valores políticos no corpo discente (2005/2006) Popular Versão: 
Atualização:  15/4/2010
Descrição:
BOLOGNESI, Bruno

Resumo: A cultura política refere-se exatamente ás orientações dos indivíduos em relação ao sistema político. Partindo disso buscamos compreender no correr desta monografia alguns pontos que conferem destaque a isso. Nosso estudo dedica-se a compreender de que forma são dados os valores políticos dos estudantes de graduação da UFPR e suas origens. Analisamos inicialmente os estudos sobre cultura política e seu impacto para o regime democrático. Em seguida estabelecemos um perfil sobre o estudante. Por fim colocamos em destaque os processos de Socialização pelos quais os estudantes passaram e seus valores políticos.

Palavras-chave: Cultura política. Socialização. UFPR.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUSP  Site http://www.nusp.ufpr.br/acervo.php?ac=2
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Monografias
Fazer Download agora!Dimensões da Intercultura no Processo de Formação Política do Conselho de Pastores Evangélicos de Lo Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
SILVA, Xavier Carlos Alberto

Resumo: Propõe pesquisar no segmento evangélico de Londrina, as dimensões da intercultura presentes no processo de formação política do Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina - CPEL. Considerando que o segmento evangélico está caracterizado pela presença de diferentes denominações, e que o CPEL é formado por pastores representantes destas diferentes denominações; a problemática que se coloca é: como se dá o encontro entre estes diferentes no âmbito da formação política? Que relevância tem a intercultura neste processo? Como se dá em torno do Conselho de Pastores, a relação entre membros de diferentes classes sociais, etnias e denominações? Qual o conceito e perspectiva de ecumenismo para os pastores do Conselho? Diante das contradições sócio-econômicas da sociedade londrinense, quais as perspectivas de transformação que a intercultura pode oferecer? Delimitamos como objetivo da pesquisa conhecer as dimensões da intercultura presente no processo de formação política dos pastores evangélicos de Londrina. Tomando como paradigma de investigação a Etnografia, e como sujeitos os membros do CPEL. Em decorrência da complexidade da temática, a pesquisa bibliográfica buscou o aporte teórico da Antropologia, da Sociologia, Teologia e dos Estudos Culturais para conhecer as ambivalências, contradições e desafios encontrados no CPEL. A pesquisa de campo se efetivou por meio de observação direta das reuniões e eventos que envolvem a participação do CPEL, considerando que a observação participante é facilitadora na tarefa de perceber a complexidade das interações sociais. Na sequência foram aplicados questionários para diagnóstico e identificação de questões mais específicas referentes ao sujeitos da pesquisa. Também foram feitas entrevistas para detectar o pensamento dos pastores a respeito da participação do CPEL nas demanda política da cidade. Considerando o crescimento do segmento evangélico na sociedade brasileira, e seu importante papel no campo político, conhecer o sentido, os embates e ambivalências que se dão no encontro entre suas diferentes culturas, é relevante para a construção de alternativas para um fazer político ético e transformador

Palavras-chaves: Intercultura. Formação política. Religião. Alteridade. Identidade. Ecumenismo. Ética. Instituição Igreja.

Downloads 2493  2493  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 »