Educadores

Ínicio : Ciências : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Ciências Monografias
Fazer Download agora!Filmes comerciais como recurso didático no ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
ANDRADE, Alexandre Cruz de

O ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública no Brasil, nem sempre possuem metodologias que atendam de maneira adequada as necessidades dos alunos, cabe então ao educador, em ciências, tentar compensar tais defasagens com propostas que visem à possibilidade de mudanças, estimulando atividades onde se priorizem questões de ciências, tecnologia e sociedade. Filmes comerciais vêem sendo utilizados como material didático e são um bom exemplo dessa proposta, pois vão muito além das tradicionais lições em sala de aula e são capazes de exemplificar situações que seriam muito difíceis de serem abordadas sem tal recurso. Nesse trabalho, foi exibido o filme de animação Happy Feet às turmas de 9º ano e 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de verificar se os alunos conseguem fazer a identificação dos conceitos ecológicos contidos no filme e a transposição desses conceitos a outros ecossistemas.

Palavras-chave: Filmes Comerciais. Ensino de Ciências.

Downloads 5856  5856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UERJ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Monografias
Fazer Download agora!Lixo Urbano: estudo do processo de resíduos sólidos domésticos da cidade de Umuarama/PR Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
REIS, Luiz Carlos; RIBEIRO, Patricia; REIS, Rosini Mendes; SANTOS, Thays Angélica.

O presente trabalho teve como objetivo compreender a estrutura de funcionamento, desde o início do processo, da coleta de resíduos sólidos domésticos, na zona urbana, do município de Umuarama, até a destinação final, visando identificar a estrutura física, material e humana usada na coleta de resíduos domésticos; calculando o volume de resíduos coletado diariamente e mensalmente na zona urbana. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa. Primeiramente utilizou-se de um estudo bibliográfico através de análise e fichamento de livros, revistas, sites da internet relacionados ao tema da pesquisa, e, posteriormente, uma pesquisa de campo. A investigação foi realizada junto a Secretária de Infraestrutura da Prefeitura de Umuarama, sobre o consumo de lixo urbano pela população. O instrumento utilizado para a pesquisa foi uma entrevista semiestruturada com a Secretária de infraestrutura da Prefeitura, sobre a coleta de lixo. Acreditamos que as fontes bibliográficas reunidas neste trabalho possibilitaram aos pesquisadores desenvolver analogamente os mais variados assuntos que foram abordados a cerca do aterro sanitário de Umuarama.

Palavras-chave: Lixo urbano. Aterro sanitário. Conscientização.

Downloads 10937  10937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Univale  Site 
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Monografias
Fazer Download agora!O Bacillus anthracis e sua utilização no bioterrorismo e guerras biológicas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ITABORAY, Juliana Eulalia Dessupoio

A ciência sempre esteve associada à necessidade de promover o bem da humanidade, porém o conhecimento pode ser utilizado com objetivos políticos. Um exemplo é a utilização de microrganismos patogênicos manipulados laboratorialmente com a intenção de desestruturar uma nação inimiga. Praticamente, qualquer microrganismo infeccioso pode ser utilizado como bioarma, porém algumas características como: grau de letalidade, existência de vacinas e facilidade de produção, fazem com que alguns sejam tidos como preferenciais. É o caso do Bacillus anthracis, um agente classificado na categoria A, ou seja, a mais perigosa para casos de guerra biológica ou terrorismo. A bactéria causadora do Antraz (ou Carbúnculo Hemático), o Bacillus anthracis, é um microrganismo que normalmente infecta animais herbívoros que tem contato com o solo, como gado e ovelhas, porém este bacilo pode acidentalmente contaminar o homem, levando a consequências graves e, dependendo da forma de infecção, podendo levar ao óbito. A liberação intencional deste bacilo no ambiente poderia causar um grande número de mortes, além de provocar pânico e desestabilização da ordem social. O bioterrorismo chama a atenção devido a sua imprevisibilidade e também pela impossibilidade de prevenção.

Palavras-chave: Bioterrorismo. Bacillus anthracis. Guerra Biológica. Armas biológicas.

Downloads 10955  10955  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)