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Produções de Profissionais da Seed: Teses (8)


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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora! A Produção do Discurso Lítero - Musical Bralileiro  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Nelson Barros

Este trabalho pretende analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tendo como base a orientação que Dominique Maingueneau propõe para a Análise do discurso francesa. Ele também lança mão de categorias procedentes das teorias das heterogeneidades discursivas (Jacqueline Authier-Revuz), do princípio dialógico (Mikhail Bakhtin) e da intertextualidade (Kristeva, Genette, sistematizada por Nathalie Piegay-Gros), perspectivas já integradas por Maingueneau no que ele denomina de “primado do interdiscurso”.

Downloads 4602  4602  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!"O Ateneu" e "Jacob von Gunter": um diálogo intercultural possível  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JANZEN, Henrique Janzen

O presente trabalho apresenta uma proposta de aproximação pedagógica e intercultural, a partir da concepção bakhtiniana de linguagem, do romance de formação da literatura alemã "Jakob von Gunten", de Robert Walser mediada, com finalidades didáticas, pela leitura anterior do romance de formação brasileiro "O Ateneu", de Raul Pompéia.

Downloads 2631  2631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a r Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de

A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.

Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.

Downloads 1091  1091  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-30012009-154912/pt-br.php
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A constituição da leitura e da escrita na escola: as influências das concepções de leitores e produt Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lídia Maria Ferreira de

O objetivo geral desta investigação é compreender algumas variáveis que contribuem para que, de maneira geral, a escola esteja formando decodificadores e fazedores de redação ao invés de leitores e produtores de texto. Partimos da hipótese de que a maneira como a leitura e a escrita são concebidas pelos principais atores do processo de ensino-aprendizagem da escola – aluno e professor – exerce forte influência nas práticas pedagógicas lá desenvolvidas.

Palavras-chave: Leitura. Produção de texto. Ensino Médio. Juventude.

Downloads 13292  13292  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A construção da figura religiosa no romance de cavalaria Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Marcia Maria de

A presente tese tem por objetivo analisar a construção da figura religiosa no romance de cavalaria. Para tanto, foram escolhidas duas personagens, a saber, o Merlim e a Melusina. O primeiro, por representar o total e completo enlace entre a cultura pagã e a cultura cristã, mostrando claramente o substrato mesclado da cultura medieval. A segunda pelas nuances ricas em detalhes que permitem ao estudioso construir o complexo contexto em que a mulher se delineava como Eva, a pecadora e Maria, a redentora.

Palavras-chave: Literatura medieval - História e crítica. Romances de cavalaria - História e crítica. Religião e literatura. Idade média - História. Romances de cavalaria. Cavalaria na literatura. Religião na literatura.

Downloads 3697  3697  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A escrita enunciativa e os rastros da singularidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ENDRUWEIT, Magali Lopes

Esta tese se propõe a estudar a escrita como possibilidade enunciativa. Significa abordá-la além de seu caráter representacional, entendendo que a escrita, excluída da reflexão linguística, permeou a instauração dessa ciência e fez-se presença constante na escola. Quer-se, portanto, compreender as razões de sua exclusão da reflexão linguística ao mesmo tempo em que se entende a possibilidade de seu retorno pelas mesmas vias pelas quais foi excluída. Para isso, será averiguada a relação dessa exclusão com a fundação da linguística realizada por Ferdinand de Saussure (1857-1913). O Curso de Linguística Geral (1916) será o ponto de partida para tal investigação por ser a obra em torno da qual a ciência linguística se estruturou, ao mesmo tempo em que deixa à mostra a possibilidade de reabilitação da escrita. Os Escritos e os Anagramas serão trazidos para complementar o pensamento saussuriano, capaz de trazer à tona uma escrita enunciativa. A possibilidade de que escrita possa ter permanecido de forma latente nas bases da linguística, sugere averiguar como e onde ela permaneceu. A escola, lugar da escrita, demonstra que a sua permanência está ligada à cientificidade pretendida por tal instituição. Na verdade, o que sempre esteve presente na escola foi uma escrita relacionada a um sujeito do conhecimento, distante de uma escrita enunciativa. Segundo a proposta aqui formulada, a escrita enunciativa é da ordem do irrepetível, do singular, manifesta a cada vez que alguém diz “eu” a um “tu” em relação a “ele”. O referencial teórico mobilizado é o da Linguística da Enunciação na versão de Émile Benveniste (1991) e na releitura que dela faz Dany-Robert Dufour (2000). Finalmente constrói-se uma argumentação em favor da escrita entendida a partir do que Dufour considera ser a trindade natural da língua (“eu” - “tu” / “ele” / “ele”). O objetivo da tese é, enfim, encontrar na Teoria da Enunciação um lugar para a escrita entendida como intersubjetividade, capaz de se mostrar através dos movimentos realizados pelo sujeito no momento em que escreve. Para esse fim, um corpus composto de dez textos escolares será analisado, contendo o rascunho e a versão final de cada um, demonstrando que a supressão, a inserção e a substituição são movimentos constitutivos da escrita.

Palavras-chave: Enunciação. Escrita. Linguística.Teoria da enunciação.

Downloads 656  656  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A presença de Carlos Drummond de Andrade em Portugal Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Maria do Carmo Alves de

Este estudo pretendeu “ler” Carlos Drummond de Andrade num outro contexto cultural, procurando avaliar, através dessa “leitura”, a recepção de sua obra para além do cenário crítico-literário brasileiro. Desse modo, buscou-se novas perspectivas para a interpretação da poética de um dos autores mais representativos da poesia brasileira do século XX. A intenção foi verificar como o poeta tem sido acolhido pelo público, pelos seus pares e pela crítica portuguesa especializada, bem como a atenção que tem merecido da imprensa lusitana em geral, além de procurar averiguar o espaço editorial conferido à sua obra em Portugal. Acreditando, contudo, que o exame da recepção da obra de Drummond em Portugal não deve se contentar somente com as referências a seu nome nos discursos críticos, geralmente oriundos dos meios acadêmicos, tentou-se pensar também acerca de sua presença em outras esferas culturais, como nas obras de ficção, sobretudo as de poesia, a partir do diálogo estabelecido com alguns poetas portugueses do século XX. Nesse sentido, achou-se válido analisar, por outro lado, também a presença de Drummond em Portugal, a partir dos reflexos mais visíveis de Camões e Fernando Pessoa em sua obra.

Palavras-chave: Andrade. Carlos Drummond de. 1902-1987.Crítica e interpretação. Poesia. Portugal.

Downloads 951  951  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A produção do discurso lítero-musical brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Nelson Barros da

Este trabalho pretende analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tendo como base a orientação que Dominique Maingueneau propõe para a Análise do Discurso Francesa. Ele também lança mão de categorias procedentes das teorias das heterogeneidades discursivas (Jacqueline Authier-Revuz), do princípio dialógico (Mikhail Bakhtin) e da intertextualidade (Kristeva, Genette, sistematizada por Nathalie Piegay-Gros), perspectivas já integradas por Maingueneau no que ele denomina de “primado do interdiscurso”.

Downloads 2117  2117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A realidade da ficçăo: uma contribuiçăo do jornalismo à literatura dos anos 70  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
Gil, Fernando Cerisara

As relações entre jornalismo e literatura no Brasil remontam à chegada da imprensa no início do século XIX. Desde então há uma contaminação incessante, em menor ou maior grau, tanto no que diz respeito à natureza da linguagem quanto às funções exercidas pelos dois gêneros em cada contexto específico. Este trabalho tem como propósito revelar a proximidade existente entre jornalismo e literatura em dois períodos da nação brasileira, marcados por transformações econômicas, políticas e sociais de toda ordem, e também pela exclusão social. Assim como no início do século XX, na fase pós-proclamação da República, na década de 70, durante o regime militar, a figura do escritor-jornalista entra em cena para expor as fraturas da nação por meio de uma literatura compromissada com a realidade mais imediata. Inaugurada com Euclides da Cunha, ganha maior dimensão com Lima Barreto, para retornar de forma mais efetiva nos anos 70, agora sob um novo padrão estético, com a utilização de processos e técnicas experimentais. Isso é demonstrado nesta tese a partir da análise de três obras: "A festa", de Ivan Angelo, "Ô Copacabana!", de João Antônio e "Reflexos do baile", de Antonio Callado. Em todas, em que pesem as especificidades, a literatura se serve da linguagem e da função jornalística para revelar um projeto de nação, em meio aos procedimentos da censura e ao cerceamento da liberdade de expressão.

Palavras-chave: Jornalismo e literatura. Regime militar. Década de 70.

Downloads 22645  22645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!As narrações da cultura indígena da amazônia: lendas e histórias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COELHO, Maria do Carmo Pereira

Esta pesquisa fez um levantamento das características discursivas do gênero lenda a partir do estudo das lendas da Amazônia, tal como foram compiladas em dois grupos de textos: a coletânea Shenipabu Miyui (2000), resultado dos registros feitos por professores indígenas do Acre, e as coletâneas Estórias: Lendas da Amazônia (Mello, 1997), Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros (Silva,1997) e Lendas da Amazônia (Minharro, s/d) organizadas por pesquisadores de diversas áreas. Em função de nosso objetivo principal – fazer um esboço de caracterização discursiva do gênero lenda - optamos por adotar como eixo téorico central o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997), para tratarmos com maior profundidade dos aspectos diretamente ligados à produção dos textos selecionados. Para dar maior amplitude à essa análise, também recorremos a outros estudos relativos a gêneros e produção textual (Bakhtin, 1953/1997; Dolz & Schneuwly 1997; Machado, 1998), bem como por àqueles especificamente voltados para o estudo e classificação de lendas (Jabouille, 1986/1994; Oliveira, 1951).

Downloads 3528  3528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site do LAEL  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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