Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A arte que anda Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Antônio Sérgio

O deslocamento de objetos sagrados da cultura africana para o novo mundo serve como início de uma reflexão sobre o mercado de arte africana. O texto faz uma análise da influência desses objetos na arte. E ainda nos questiona sobre a arte produzida por artistas afrobrasileiros (arte afrobrasileira ou negra brasileira? Ou apenas arte brasileira?).

Palavras-chave: Cultura africana. Objetos sagrados. Arte afrobrasileira. Mercado de arte.

Downloads 1794  1794  Tamanho do arquivo 341.54 KB  Plataforma SCRIPTA, BH, v.7, n.13, p.253-262   Site http://www.ich.pucminas.br/
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A complexidade de Volpi  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NAVES, Rodrigo

Em sentido oposto à crença segundo a qual Volpi seria um artista intuitivo, este artigo sustenta que o artista chegou às soluções de sua obra a partir de uma incorporação peculiar de toda a tradição moderna. O artigo mostra ainda como a experiência de Volpi com as discussões levantadas por concretos e neoconcretos contribuiu para suas novas articulações formais, ainda que com soluções bem distantes daquelas encontradas pelos artistas dos dois grupos.

Palavras-chave: Volpi. Arte Moderna. Concretismo. Neoconcretismo.

Downloads 5176  5176  Tamanho do arquivo 311.65 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/11.pdf
Avaliação: 5.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto

O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.

Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.

Downloads 11033  11033  Tamanho do arquivo 129.06 KB  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG  Site http:// www.icpg.com.br
Avaliação: 4.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e sua característica sagrada Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Marta Claus

A dança e sua característica sagrada pretende mostrar, através de uma abordagem histórica, que a Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. O trabalho ora apresentado se preocupa em resgatar o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem e não como se considera na atual idade, uma arte, uma diversão ou mesmo um recurso para manter ou realçar a beleza do corpo. Trata -se de uma abordagem inicial e parcial sobre o tema que nos remete à necessidade de estudos mais aprofundados tanto pelo ponto de vista historiográfico quanto pelo filosófico.

Palavras-chave: Dança. Deuses. Ato Sagrado. Arte.

Downloads 2050  2050  Tamanho do arquivo 24.42 KB  Plataforma “Existência e Arte”- Revista Eletrônica do Grupo P  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A educação e a fábrica de corpos: dança na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZAZAPPA, Márcia

O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação. Formação professor. Arte-educação.

Downloads 4621  4621  Tamanho do arquivo 51.43 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A experiência docente e a expressão em si Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de

O texto constitui-se de reflexões acerca da relação entre arte e educação na produção da docência de educadores da infância. Ressalta-se a relevância dos processos expressivos em linguagens artísticas, vivenciados pelos educadores, como situações autorais em que o educador pode dizer de si e de sua cultura.

Palavras-chave: Arte. Educação. Docência. Formação.

Downloads 1355  1355  Tamanho do arquivo 319.03 KB  Plataforma 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisador  Site http://www.gearte.ufrgs.br/artigos/artigo_gilvania01.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CERESER, Cristina Mie Ito

Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se o papel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos para atuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa que investigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. (CERESER, 2003). Utilizo como referencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000). Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores que consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).

Palavras-chave: Formação inicial de professores de música. Educação musical. Espaço escolar.

Downloads 1133  1133  Tamanho do arquivo 83.13 KB  Plataforma Revista da ABEM n11  Site http://abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.

Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.

Downloads 1399  1399  Tamanho do arquivo 476.10 KB  Plataforma Educar, Curitiba, n.36, p.127-145  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 15867  15867  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 13040  13040  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 »