Educadores

Formação em Ação - 2º semestre de 2018 - Professores, pedagogos e diretores

avaliação das oficinas
Avaliação das Oficinas
Nesta página estão disponibilizados os materiais e orientações para a condução dos trabalhos da Formação em Ação.


Avaliação

  • Avaliação Externa e Avaliação Interna: Relações e Articulações Possíveis
  • Reflexões sobre a avaliação

Currículo e prática

  • África: Atualidades e vicissitudes
  • Atendimento escolar ao(à) adolescente em conflito com a Lei
  • Combate ao abandono escolar: um dever (e um desafio) de todos
  • Educação Ambiental e a Escola Sustentável
  • Educação Bilíngue
  • Estatuto da Criança e do Adolescente na Escola
  • O professor autor na elaboração de Material Didático
  • Os índios de ontem e os indígenas de hoje
  • Os povos ciganos e o direito à educação básica
  • Reflexão sobre as questões da diversidade no currículo
  • Um Olhar Interdisciplinar em Sala de Aula
  • Vamos Debater Sexualidade?

Desafios Educacionais Contemporâneos
  • Aprendendo a Conviver: Discutindo os Desafios da Convivência Escolar (NOVA)
  • Equívocos e verdades sobre os assim chamados ciganos
  • Educação Escolar Quilombola: Tecnologias e produção do trabalho
  • Mulheres Negras e Quilombolas: Identidades e Trajetórias
  • Personalidades e intelectuais negros: educação das relações étnico raciais na perspectiva dos sujeitos
  • Superação do preconceito e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: discutindo os silêncios da escola
  • Violências contra a Mulher: uma questão de gênero

Educação Especial
    • Escolas Especializadas - Parecer n.º 07/2014 CEE/PR
  • Afetividade e o Processo de Ensino-aprendizagem
  • Conhecendo o Emprego Apoiado E.A. - Uma Possibilidade para a Escola Inclusiva
  • Escolas do Parecer n.º 07/2014 - A educação profissional que tínhamos... A que temos, e a que queremos!
  • Escolas do Parecer n.º 07/2014 - Plano de Ação da Escola
  • Os ajustes propostos no Projeto Político-Pedagógico pelo Parecer n.º 07/2014
  • Reflexões e análise sobre a oferta da Educação Profissional nas Escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial

    • Escolas da Surdez e Centros de Atendimento Educacional Especializados - Surdez
  • A educação de surdos e as tecnologias de informação e comunicação - TIC'S
  • A utilização de recursos visuais como estratégia no ensino aprendizagem para estudantes surdos (SRM)
  • Elaboração de Sequências Didáticas a partir de Tecnologias Assistivas para o Ensino do Português Escrito

    • Atendimento Educacional Especializado
  • A Atuação dos CAEES na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • A Escola Inclusiva
  • A Ética na Atuação do Tradutor Intérprete de Libras (TILS)
  • Competências Tradutórias - Algumas Atividades Práticas (TILs)
  • Contribuições da Educação Especial para a Ação Docente na Perspectiva Inclusiva
  • Integração entre o professor da Educação Especial e os professores das disciplinas
  • O papel do TILS em sala de aula

Modalidades
  • A Leitura no contexto das comunidades indígenas
  • Da realidade local das ilhas aos eixos temáticos na organização curricular
  • Desafios do Trabalho Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos para atender a diversidade dos educandos nessa modalidade de ensino
  • Educação do Campo - Alternativa Metodológica
  • Educação Escolar Quilombola: Reflexões, Possibilidades e Desafios
  • Eixos temáticos e área do conhecimento no plano de trabalho docente das escolas das ilhas do litoral
  • Ler e escrever nas escolas do campo: relação entre identidade cultural e preconceito linguístico
  • Os eixos temáticos das Diretrizes Curriculares do Campo a partir da realidade local
  • Os índios de ontem e os indígenas de hoje
  • Pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto
  • Quilombos: visibilidade e práticas pedagógicas
  • Reflexão sobre as questões indígenas no currículo
  • Resolução de problemas nas escolas indígenas
  • Sustentabilidade: uma interlocução com a Educação Profissional
  • Um Olhar Interdisciplinar em Sala de Aula
  • Uma Aproximação com os Povos Ciganos

Tecnologias Educacionais
  • Tecnologias no contexto escolar

ATENÇÃO: Para esclarecer dúvidas quanto às orientações e aos materiais a serem utilizados na Formação em Ação - 2º semestre 2016, favor entrar em contato com o Departamento/Coordenação responsável.
  • Departamento de Educação Básica (DEB): (41) 3340-1722
    • Coordenação de Avaliação: (41) 3340-8448

  • Departamento de Educação e Diversidade (Dedi): (41) 3340-1649
    • Coordenação de Educação Escolar Indígena (41) 3340-1689
    • Coordenação de Educação Escolar do Campo (41) 3340-1746
    • Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial (41) 3340-1711
    • Coordenação da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexuais (41) 3340-1781

  • Departamento de Educação Especial (DEE): (41) 3340-8431
    • Coordenação da Escolas e Instituições Especializadas (41) 3340-1619

  • Departamento de Legislação Escolar (DLE):
    • Coordenação de Documentação Escolar (41) 3340-1734
    • Coordenação de Estrutura e Funcionamento (41) 3340-1616

  • Departamento de Gestão Escolar (DGE): (41) 3340-1603

  • Departamento de Jovens e Adultos: (41) 3340-1635

  • Departamento de Educação Profissional (DET): (41) 3340-1626

  • Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE):  (41) 3277-7355/ 41 3277-7371

  • Diretoria de Infraestrutura e Logística: (41) 3250-8100
    • Coordenação Alimentação e Nutrição Escolar (41) 3250-8230
Recomendar esta página via e-mail: