Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

3º ano do Ensino Médio

Matriz de referência

Para realizar uma avaliação, é necessário definir o conteúdo que se deseja avaliar. Em uma avaliação em larga escala, como o SAEP, essa definição é dada pela construção de uma MATRIZ DE REFERÊNCIA.

O que é?

A Matriz de Referência é um recorte do currículo escolar de uma dada disciplina, assim, ela apresenta somente os conhecimentos passíveis de serem medidos em uma avaliação de larga escala. Por isso, torna-se importante ressaltar que a Matriz de Referência não abarca todo o currículo e as expectativas de aprendizagem, nesse sentido, ela não deve ser confundida e nem utilizada como ferramenta para a definição do conteúdo a ser ensinado em sala de aula. Os conhecimentos selecionados para a composição dos testes são escolhidos por serem considerados essenciais para o período de escolaridade avaliado.

I. Números e álgebra

D02 - Reconhecer números reais representados em diferentes contextos.

D12 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz.

D13 - Identificar a representação algébrica que modela uma situação descrita em um texto.

D14 - Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.

D51 - Resolver problemas que envolvam porcentagem.

D52 - Resolver problemas envolvendo juros compostos.

II. Grandezas e medidas

D15 - Resolver problemas utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

D19 - Resolver problemas envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido.

D20 - Resolver problemas envolvendo noção de volume.

D21 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas.

D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de
um arco no intervalo (0, 2π).

III. Funções

D23 - Reconhecer intervalos de crescimento/decrescimento, ponto(s) de máximo/mínimo,
e/ou zeros de funções reais representadas em um gráfico.

D24 - Identificar a representação gráfica que modela uma situação descrita em um texto.

D28 - Associar o gráfico de uma função exponencial à sua representação algébrica
ou vice-versa.

D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau
definida no conjunto dos números inteiros positivos.

D33 - Associar o gráfico de uma função logaritmica à sua representação algébrica
ou vice-versa.

D34 - Associar o gráfico de uma função modular à sua representação algébrica ou vice-versa.

D35 - Resolver problemas que envolvam progressões aritméticas ou geométricas.

IV. Geometrias

D43 - Reconhecer o seno, o cosseno e a tangente como razões entre os lados de um triângulo retângulo.

D46 - Resolver problemas que envolvam razões trigonométricas no triângulo retângulo.

D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no plano cartesiano.

D49 - Identificar a equação da reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto
e sua inclinação.

D50 - Resolver problemas envolvendo posições relativas entre duas circuferências.

V. Tratamento da Informação

D54 - Resolver problemas envolvendo interpretação de informações apresentadas em tabelas
ou diferentes tipos de gráficos.

D55 - Resolver problemas que envolvam as medidas de tendência central.

D56 - Resolver problemas envolvendo noções de análise combinatória.

D57 - Resolver problemas que envolvam noções de probabilidade.