Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

3º ano do Ensino Médio

III. Funções

Descritor 23 - Reconhecer intervalos de crescimento/decrescimento, ponto(s) de
máximo/mínimo, e/ou zeros de funções reais representadas em um gráfico.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M12015281) O gráfico abaixo apresenta uma função definida no intervalo [-3, 5].

Essa função é crescente no intervalo

  • [-3, 0]

  • [-3, 4]

  • [0, 2]

  • [2, 5]

  • [0, 4]
Resposta





GABARITO - A

O item avalia a capacidade de reconhecer o intervalo de crescimento de uma função representada em um gráfico. Para resolver esse problema o aluno precisa identificar que a função é crescente no intervalo [-3, 0]. A alternativa correta, A, foi assinalada por apenas (10,9%) dos alunos.

A alternativa B foi escolhida por (60,4%) dos alunos que consideraram como extremos do intervalo os pontos de interseção do gráfico da função com os eixos coordenados.

Os alunos que assinalaram a alternativa C, (12,8%), consideraram o intervalo em que a função é decrescente e os que assinalaram a alternativa D, (8,2%), escolheram o intervalo em que a função é constante.

A alternativa E foi assinalada por (7,3%) dos alunos que consideraram os valores do intervalo de crescimento no eixo das ordenadas.