Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

3º ano do Ensino Médio

III. Funções

Descritor 33 - Associar o gráfico de uma função logarítmica a sua representação
algébrica ou vice-versa.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M120422E4) Observe o gráfico abaixo.

Que função esse gráfico representa?

  • y = logx

  • y = -logx

  • y = 2x

  • y = -2x

  • y = 2x
Resposta





GABARITO - A

A habilidade avaliada neste item é a de estabelecer relação entre a representação algébrica e a representação gráfica de uma função logarítmica. Como uma possível solução, pode-se aplicar o conceito de função logarítmica. Assim obtém-se a lei de formação desta função.

Os alunos que acertaram a questão (24,8%) assinalaram a alternativa A . Pois, provavelmente já reconhecem o conceito de função logarítmica.

Os alunos que escolheram a alternativa B (26,5%) consideraram apenas os dados referentes ao eixo das ordenadas contido no quarto quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.

Os alunos que escolheram a alternativa C (15,9%) provavelmente consideraram o conceito de função exponencial, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica.

Os alunos que escolheram a alternativa D (16,7%) provavelmente consideraram o conceito de função exponencial, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica, além disso, consideraram apenas os dados referentes ao eixo das ordenadas contido no quarto quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.

A alternativa E foi escolhida por (15,7%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma função linear, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica.