Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência

Para realizar uma avaliação, é necessário definir o conteúdo que se deseja avaliar. Em uma avaliação em larga escala, como o SAEP, essa definição é dada pela construção de uma MATRIZ DE REFERÊNCIA.

O que é?

A Matriz de Referência é um recorte do currículo escolar de uma dada disciplina, assim, ela apresenta somente os conhecimentos passíveis de serem medidos em uma avaliação de larga escala. Por isso, torna-se importante ressaltar que a Matriz de Referência não abarca todo o currículo e as expectativas de aprendizagem, nesse sentido, ela não deve ser confundida e nem utilizada como ferramenta para a definição do conteúdo a ser ensinado em sala de aula. Os conhecimentos selecionados para a composição dos testes são escolhidos por serem considerados essenciais para o período de escolaridade avaliado.

I. Números e álgebra

D02 - Reconhecer números reais representados em diferentes contextos.

D03 - Reconhecer a decomposição ou composição de números naturais
nas suas diversas ordens.

D06 - Resolver problemas com números reais envolvendo diferentes significados
das operações.

D07 - Reconhecer/Identificar diferentes representações de um número racional.

D08 - Relacionar potências e raizes quadradas ou cúbicas com padrões
numéricos ou geométricos.

D09 - Resolver problemas envolvendo equações do 1º ou do 2º grau.

D10 - Resolver problemas que envolvam variação proporcional, direta ou inversa,
entre grandezas.

D11 - Determinar a solução de um sistema de equações do 1° grau.

D13 - Identificar a representação algébrica que modela uma situação descrita em um texto.

D14 - Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.

D51 - Resolver problemas que envolvam porcentagem.

D52 - Resolver problemas envolvendo juros compostos.

II. Grandezas e medidas

D15 - Resolver problemas utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

D16 - Resolver problemas envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D17 - Resolver problemas envolvendo o cálculo de áreas de figuras planas.

D19 - Resolver problemas envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido.

D20 - Resolver problemas envolvendo noção de volume.

III. Funções

D25 - Identificar a representação algébrica de uma função do 1º grau a partir dos
dados de uma tabela.

IV. Geometrias

D36 - Identificar a localização/movimentação de objetos ou pessoas em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D37 - Resolver problemas que envolvam a localização de pontos no plano cartesiano.

D38 - Identificar figuras bidimensionais por meio de suas propriedades e vice-versa.

D39 - Reconhecer a ampliação ou redução de figuras bidimensionais ou tridimensionais.

D40 - Reconhecer o círculo ou a circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

D41 - Relacionar figuras tridimensionais à sua planificação ou vistas por meio de suas
propriedades e vice-versa.

D42 - Reconhecer polígonos semelhantes usando os critérios de semelhança.

D44 - Reconhecer figuras tridimensionais por meio de suas características.

D45 - Resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales.

D47 - Resolver problemas utilizando as propriedades dos polígonos.

V. Tratamento da Informação

D53 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou diferentes tipos de gráficos.

D54 - Resolver problemas envolvendo interpretação de informações apresentadas em tabelas
ou diferentes tipos de gráficos.

D56 - Resolver problemas envolvendo noções de análise combinatória.

D57 - Resolver problemas que envolvam noções de probabilidade.