Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

II. Grandezas e Medidas

Descritor 16 - Resolver problemas envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090768ES) O desenho abaixo representa a planta baixa de um terreno com forma de um trapézio retângulo.

trapézio equilátero com lados de 30, 50, 60 e 40 metros, respectivamente

Qual é a medida do perímetro desse terreno?

  • 70 m
  • 90 m
  • 140 m
  • 180 m
Resposta





GABARITO - D

A habilidade avaliada neste item é a de calcular a medida do perímetro de uma figura plana. Primeiro, é preciso saber que a medida do perímetro de uma figura é igual à soma dos comprimentos de todos os seus lados. Então, analisando a figura, vê-se que essa medida é dada pela soma 30 + 50 + 60 + 40 = 180m.

A alternativa A foi escolhida por 6,9% dos estudantes e a B por 11,4% dos estudantes. Aparentemente, esses estudantes não sabiam o significado da palavra perímetro, pois deram como resposta a soma das medidas de apenas dois lados do polígono, fazendo 40 + 30 = 70m ou 30 + 60 = 90m.

A alternativa C foi escolhida por 21,1% dos estudantes. Esses estudantes não levaram em consideração o lado medindo 40m, dando como resposta 30 + 50 + 60 = 140m. Pode ser que eles tenham apenas sido desatentos.

A alternativa D, a correta, foi a mais procurada, sendo escolhida por 59,7% dos estudantes. Esses estudantes sabem o que significa o perímetro de uma figura e calcularam, corretamente, sua medida.