Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

I. Números e álgebra

Descritor 10 - Resolver problemas que envolvam variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090775A9) No supermercado, Alberto verificou que uma peça com 3 kg de carne custava 45 reais Ele escolheu uma outra peça com 5 kg da mesma carne.

Quanto ele pagou por essa peça de carne?

  • 15 reais.
  • 53 reais.
  • 75 reais.
  • 90 reais.
Resposta





GABARITO - C

O item avalia a habilidade dos estudantes resolverem problemas envolvendo variação proporcional direta entre duas grandezas. Para resolvê-lo, os estudantes devem fazer uma leitura atenta dos dados e perceber que as grandezas envolvidas no problema são diretamente proporcionais, o que significa que se uma delas for multiplicada ou dividida por uma constante, a outra também deve ser multiplicada ou dividida pela mesma constante. Eles devem também ser capazes de entender que quando a quantidade de carne passa de 3 para 5, a quantidade inicial de carne (3) está sendo multiplicada por 5 sobre 3. A partir daí eles devem ser capazes de concluir que o custo inicial passa então de 45 reais para 45 vezes 5 sobre 3, obtendo como resposta 75 reais. Uma solução pode ser obtida também pelo método de redução a unidade, ou seja, encontrando o preço de 1 quilo de carne a partir do cálculo 45 : 3 = 15 e, em seguida, multiplica-se esse valor por 5 para obter a resposta. Outros estudantes podem ainda ter realizado uma regra de três, considerando a proporção direta entre as grandezas.

Os estudantes que escolheram a alternativa A (9,4%) parecem dar como resposta o preço de 1 quilo de carne.

Já os estudantes que optaram pela alternativa B (20,3%) parecem demonstrar que ainda não dominam nenhuma das habilidades avaliadas neste item, pois dão como resposta a soma de todos os dados que aparecem no enunciado.

A alternativa C , a correta foi assinalada por 56,2% dos estudantes avaliados. O que sugere que eles desenvolveram as habilidades avaliadas pelo item.

Quanto aos estudantes que escolheram a alternativa D (13,5%), parece que eles deram como resposta o resultado dos seguintes cálculos: 5 – 3 = 2 e 2 × 45 = 90 reais.