Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

V. Tratamento da Informação

Descritor 57 - Resolver problemas que envolvam noções de probabilidade.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090505B1) Beatriz confeccionou roupas de boneca, sendo 4 vestidos de baile, 2 roupas de esporte e 3 roupas de dormir. Ela embrulhou cada uma dessas roupas em embalagens iguais e pediu que cada uma de suas netas pegasse um embrulho.

Qual é a probabilidade da primeira neta que escolher o embrulho pegar um vestido de baile?

  • quatro sobre cinco

  • quatro sobre nove

  • um sobre quatro

  • um sobre nove
Resposta





GABARITO - B

O item tem por objetivo avaliar a habilidade de o aluno resolver um problema envolvendo a probabilidade de um evento simples. No caso, a resolução é feita identificando-se o espaço amostral e determinando a razão entre o número de casos favoráveis (4) e o número total de casos possíveis (9), obtendo-se então como resposta quatro sobre nove. Os alunos que optaram por essa resposta parecem indicar ter compreensão do conceito de probabilidade.

Os alunos que escolheram a alternativa A (31,2%) provavelmente acertam o número de casos favoráveis (4), mas consideram que o número de casos possíveis é dado pela soma dos dois itens restantes, ou seja, 5.

Os estudantes avaliados que optaram pela alternativa correta B (28,2%), provavelmente já construíram a habilidade requerida para este item. No entanto, observa-se que aproximadamente 70% desses estudantes ainda não têm compreensão do conceito de probabilidade.

A escolha da alternativa alternativa C (25,7%) parece sugerir que os alunos consideram que como se deve escolher um vestido de baile, então o número de casos favoráveis é 1 e o número de casos possíveis é dado pela quantidade de vestidos de baile, ou seja, 4.

A opção pela alternativa D (14,2%), a menos escolhida, parece indicar que os estudantes consideram corretamente o número de casos possíveis igual a 9, mas pensam que como se deve escolher um vestido de baile, então o número de casos favoráveis é 1 obtendo como resposta quatro sobre nove.

Os estudantes que escolheram as alternativas A, B e C aparentemente ainda não estão habituados com o princípio multiplicativo. Isso é mais claro em relação aos que escolheram as alternativas A e B, que consideraram somente o sabor ou o tamanho, sem combiná-los.