Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribui |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
BORDIN, Rodrigo
Composta por três capítulos, a presente dissertação aborda a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica destinada à população do campo com o objetivo de apresentar os seus referenciais teóricos e metodológicos e sua aproximação com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. Caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo acerca da Educação do Campo enfatizando-se o contexto histórico e alguns elementos conceituais, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no contexto mundial e brasileiro, permitindo-se perceber as relações intrínsecas que há nessa proposta metodológica com a educação do campo. Faz-se, também, um apanhado teórico-conceitual dos pilares e instrumentos que compõem a prática pedagógica desta proposta educacional evidenciando-se a formação integral, técnico/científica e orientação profissional através do diálogo de saberes a partir do contexto familiar, social e educativo de forma interdisciplinar. Estudou-se, também, a contribuição de pensadores da educação à Pedagogia da Alternância com o intuito de se verificar a aproxima- ção dessa proposta de educação com as tendências pedagógicas educacionais o que permitiu a compreensão de que seus fundamentos teóricos e metodoló- gicos se apoiam em diferentes tendências pedagógicas e que, nesse contexto, há um vasto campo de estudos para se mostrar e (re)criar.
Palavras-chave: Pedagogia da alternância. Educação do campo. Tendências pedagógicas da educação.
|
1913 0 bytes UTFPR - Câmpus Pato Branco http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A sobrevida das imagens: o reaparecimento da vênus em peças comunicacionais contemporâneas |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
PERES, Tatiana Romagnolli
Este trabalho investiga o reaparecimento da Vênus, da obra renascentista O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, em peças comunicacionais contemporâneas. Para tanto, discorre inicialmente sobre a teoria de Aby Warburg de pós-vida das imagens e seus consequentes desdobramentos. Estes são utilizados como uma pista teórica para a compreensão desta sobrevida e dos sentidos contidos nas imagens. Importante notar que, só muito recentemente esta teoria foi retomada por autores como Georges Didi-Hubberman (2013), Philippe-Alain Michaud (2013) e Norval Baitello Junior (2005). Apresenta também uma análise iconográfica de diferentes imagens como peças publicitárias, capas de revista e obras de arte que contemplam os citados elementos reminiscentes. Esta análise iconográfica se baseou em investigações feitas tanto por Warburg (2013) quanto por Erwin Panofsky (1982), no intuito de utilizar este nível de leitura como um procedimento analítico e comparativo de imagens. A partir destes levantamentos demonstra que a Vênus é constantemente reconfigurada em criações imagéticas atuais. Observa, com base nas imagens analisadas e em pesquisas bibliográficas realizadas sob a perspectiva warburguiana que, a Vênus é relida, em razão influências externas que perpassam pelo processo de constituição da memória (Mnemosyne) e da imagem enquanto texto cultural repleto de significações. Todos os apontamentos contribuem para confirmar a hipótese de que é possível desvendar os sentidos contidos nas imagens, sejam eles externos ou internos. Reafirma contribuições a respeito da relevância da imagem inserida em um contexto midiático que permite verificar a existência de uma conexão entre tempos na história. Conclui que, nas criações de peças comunicacionais são utilizadas imagens precedentes como fonte de inspiração, principalmente no tocante a criação dos elementos acessórios em movimento, cabelos e posição do corpo, permitindo confirmar a tese warburguiana, sobre a existência de uma pós-vida das imagens, na contemporaneidade.
Palavras-chave: Aby Warburg. Sobrevida. Imagem. Vênus. Peças comunicacionais contemporâneas.
|
2931 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As políticas de educação especial no estado do paraná e a escola de educação básica na modalidade de |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
SALLES, Liliane Eremita Schenfelder
A presente pesquisa analisa a política de implantação da escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do Paraná, tendo como foco quatro escolas jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação do município de Curitiba e região metropolitana norte e sul. A perspectiva metodológica embasou-se na abordagem do ciclo de políticas (Bowe et al., 1992; Ball, 1994; Mainardes, 2007, Mainardes e Marcondes, 2009), bem como em autores que discutem a educação inclusiva (Carvalho, 2004, Mantoan, 2006; Fernandes, 2007; entre outros). O desenvolvimento da pesquisa abrangeu: 1) entrevistas semiestruturadas com profissionais da Secretaria de Estado da Educação/Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional; Diretores e Professores do ensino fundamental das escolas de educação básica na modalidade de educação especial; 2) análise de legislações nacionais e locais destinadas a educação especial e inclusiva; 3) leitura dos três contextos da abordagem do ciclo de políticas: da influência através da análise dos desdobramentos da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; da produção de texto diante da política destinada aos alunos com deficiência proposta pelo estado do Paraná, considerando a Resolução n.º 3600/2011 e o contexto da prática, por meio das mudanças ocorridas com a alteração das escolas especiais, quanto aos aspectos pedagógicos e administrativos. Na análise de dados, constatou-se que: a) existem inúmeros desafios para a efetivação da política de inclusão, no Estado do Paraná; b) a política de implantação da escola de educação básica na modalidade de educação especial trouxe mudanças quanto aos aspectos administrativos; c) os aspectos pedagógicos ainda necessitam ser efetivados, principalmente no que tange a avaliação, currículo e projeto político pedagógico; d) a escola de educação básica na modalidade de educação especial é um espaço importante e necessário para o público com alto comprometimento; e) inúmeras dificuldades para que o contexto da produção de texto se efetive no contexto da prática, o que dificulta a implantação da Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial. Destaca-se, por fim, que a Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial é um processo em construção, que ainda demanda muitas discussões e avaliações, considerando em especial a definição do público a que se destina e sua identidade educacional.
Palavras-chave: Política educacional. Inclusão. Educação básica. Educação especial.
|
4450 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Campo disciplinar e cultura escolar: a trajetória do ensino de arte no curso normal/magistério ... |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
MELLO, Rosimara Albuquerque
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os conteúdos curriculares da disciplina de Arte, focalizando questões que implicam a aproximação das práticas escolares. Para tanto, pesquisamos como se constituiu o ensino de Educação Artística do Curso Normal Secundário, e posteriormente, Magistério, entre os anos de 1971 a 1997, e quais as implicações na formação do professor, especificamente na cidade de Nova Esperança, localizada a Noroeste do Estado do Paraná, destacando a importância e particularidade de cada elemento, que compõe a complexa relação histórica e cultural presente na história da educação. A investigação centrou-se em uma pesquisa qualitativa, versando o estudo bibliográfico e fontes documentais, que incluíram leis e documentos oficiais, atas, fotografias, atividades de alunos e entrevistas semiestruturadas com professores e ex-alunos do curso Normal Secundário e Magistério, do Colégio Estadual São Vicente de Paula, em Nova Esperança. Realizamos, ainda, a análise em artigos, dissertações, teses e livros que tratam do tema “História da Disciplina de Arte”. Descrevemos, na referida pesquisa, o histórico da cidade de Nova Esperança e do Colégio Estadual São Vicente de Paula, local da pesquisa; bem como a trajetória da disciplina de Educação Artística em âmbito Nacional, Estadual e Municipal, entre os anos de 1971 a 1997. Verificamos que toda disciplina deve rever seu processo histórico de criação e que o estudo dos documentos e a utilização de fontes são componentes importantes à compreensão da constituição da mesma, bem como a cultura escolar na qual ela esta inserida. Descrevemos, interpretamos e analisamos os conteúdos trabalhados durante o recorte elencado, no Colégio lócus da pesquisa, no curso Normal, e posteriormente, no Magistério. Constatamos, na pesquisa, uma metodologia criada no decorrer do tempo pelo curso, na escola e para o curso, destacando, que em determinada época, o ensino da Educação Artística desempenhou uma função formadora, claramente traçada para educar boas moças e mães, desenvolver o sentimento patriótico e, acima de tudo, formar profissionais para atender à demanda da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município. Sendo assim, ao estudar a história da disciplina escolar, reconhecendo a gama de fatores que a compõem, foi-nos possível compreender um fenômeno inserido no contexto da cultura escolar do espaço pesquisado, bem como a finalidade dos conteúdos trabalhados, suas nuances e conflitos, aspectos importantes para a formação do educador.
Palavras-chave: História da educação. Disciplina de arte. Campo disciplinar. Cultura escolar. Nova Esperança.
|
737 7 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Cinepalco: o espaço cênico intertextual |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
SULZBACH, Ândrea Cristina
Este trabalho possui como objeto de estudo a linguagem teatral presente em quatro filmes que se apropriam de fundamentos intertextuais na construção da estrutura cenográfica e representativa. Os filmes selecionados são Dogville (Lars Von Trier, 2003), César Deve Morrer (Paolo e Vittorio Taviani, 2012), Vocês Ainda não Viram Nada (Alain Resnais, 2012) e Anna Karenina (Joe Wright, 2012). O objetivo geral é verificar os elementos presentes no processo criativo, nos referidos filmes, que dialogam entre si. Os objetivos específicos versam sobre o aprofundamento das interconexões percebidas, tendo como desdobramento principal a presença das Artes Cênicas, seja em espaços não convencionais, seja em inserções no cinema hegemônico. O estudo inicial analisa a abordagem e a arquitetura visual dos diretores dentro de períodos cinematográficos específicos que contribuíram com suas obras. Os movimentos identificados foram Dogma 95, Neorrealismo, Nouvelle Vague e Cinema Clássico. A metodologia comparativa enfoca o contraponto entre as três montagens européias e a norte-americana de Anna Karenina, a partir da produção cênica. A hipótese é de que a apropriação da linguagem teatral como intertexto proporciona um cinema reflexivo que é concebido de maneiras diversas, como estrutura física, como ação/encenação, como metatexto e como palco com efeito de espetáculo, respectivamente, nos quatro filmes do corpus. Para o estudo do espaço cênico com efeito de distanciamento são utilizadas as definições de Bertolt Brecht. O método de Constantin Stanislavski serve para o estudo da encenação naturalista. A análise geral dos elementos cênicos se apoia nas definições de Jean-Jaques Roubine e Jacques Aumont. O cinema de opacidade e transparência segue os preceitos de Ismail Xavier. O conceito de intertextualidade de Julia Kristeva e o de espetáculo de Guy Debord completam o referencial teórico.
Palavras-chaves: Cinema. Teatro. Intertextualidade. Cenografia. Encenação.
|
1523 0 bytes UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Desenvolvimento de Estratégias de Gestão de Sala de Aula no Pibid Artes Visuais: Pesquisa e Interven |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2017 |
Descrição:
RODRIGUES, Lilian
Este estudo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de estratégias de gestão de sala de aula no âmbito da formação docente inicial pelo PIBID Artes Visuais do Instituto Federal - câmpus Palmas. Para a realização desta pesquisa foi feita uma intervenção usando a metodologia Vigotskyana e Bakthiniana da Clínica da Atividade (CLOT, 2007/2010), tendo como lócus as aulas da disciplina de Arte do Colégio Estadual Alto da Glória. Utilizando como método a autoconfrontação simples e cruzada (FAÏTA, 1996; CLOT, 2007/2010) verificou-se como problemática as adaptações que a dupla de professoras em formação envolvida realizava no seu trabalho docente. Para a fundamentação teórica deste trabalho apresentamos uma discussão entre a racionalidade técnico instrumental e o modelo da totalidade complexa (MORIN, 2005; RAYNALT, 2004; LEFF, 2010), trazendo a proposta da Clínica da Atividade como uma alternativa deste segundo modelo. Buscamos em Santos (1997/2010) a relação entre a Universidade e a escola pública; na Linguística de Bakhtin (2011/2016) mobilizamos os conceitos de conteúdo temático, construção composicional, estilo e arquitetônica; na Psicologia de Vigotsky (1998/2007) abordamos o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP); na Ergonomia de Guérin et al. (2004) abordamos os conceitos de trabalho prescrito e trabalho realizado também utilizados na atividade docente por Souza-e-Silva (2004). Para a análise dos dados produzidos nas aulas e nas sessões de autoconfrontação simples e cruzada, utilizamos além das teorias já citadas, o conceito de gestão de classe, aqui denominado gestão de sala de aula (GAUTHIER ET AL. 1998); a concepção de atenção como função psicológica superior (VIGOTSKY, 2001) e a perspectiva da discussão como forma de aprendizagem (PONTECORVO, 2005). A partir da análise dos dados constatou-se que mesmo em meio às adversidades da escola pública, as professoras em formação encontram alternativas de gestão de sala de aula, pensando em questões relativas à aprendizagem, como a atenção, a discussão, a apercepção e o interesse dos alunos em suas propostas. A observação dos dados traz ainda o PIBID como recurso capaz de tornar visível a precariedade da escola pública. O Programa possibilita ainda a capacitação dos professores iniciantes em situações práticas de ensino. Através da implementação da Clínica da Atividade foi possível observar uma mudança de racionalidade na forma como as docentes conduzem as suas aulas. Essa tomada de consciência e as críticas trazidas pelas professoras representam um indicativo de esforço por mudança e uma nova perspectiva para a escola pública.
Palavras-chave: Formação Docente Inicial. PIBID Artes Visuais. Estratégias de Gestão de Sala de Aula. Clínica da atividade. Autoconfrontação.
|
1813 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Drama no Ensino Médio: Compartilhando diferenças |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
ZANIN, Ana Karina do Nascimento
Esta dissertação focaliza um processo de Drama (método de origem inglesa de abordagem teatral na educação) realizado com estudantes do segundo ano do ensino médio de um Colégio Estadual, localizado na cidade de Guarapuava no estado do Paraná durante o primeiro semestre de 2016. O processo dramático foi realizado em quatro episódios a partir do texto “Nós e Eles”, de David Campton (1977). Entre as características próprias do Drama, realizadas nessa intervenção, destacase o contexto de ficção em consonância com o contexto real, processo através dos episódios e professor personagem. O objetivo foi observar se a experiência estética vivenciada através do Drama propiciou o debate de questões referentes à ética e a política reconhecendo e problematizando a questão das diferenças entre os indivíduos. Para isso, foram utilizados procedimentos da pesquisa ação e a transcrição de alguns diários e relatos de cenas observadas com vistas a considerar a voz do discente como elemento fundamental na construção do conhecimento e motivar as suas percepções da experiência dramática que tiveram. Entre os aspectos mais evidentes dessa ação destacam-se a interação entre a política, a ética e a estética que, problematizadas, ampliaram o repertório dos discentes com relação às formas de ver, sentir, agir e dizer na sociedade.
Palavras-chave: Drama. Ensino Médio. Ética. Estética. Política
|
804 0 bytes Universidade do Estado e Santa Catarina |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na escola de belas artes e indústrias do Paraná |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
CADORI, Sabrina Rosa
Esta pesquisa, intitulada Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886–1917) objetiva analisar o ensino de desenho e pintura no contexto curitibano a partir da criação da Aula de Desenho e Pintura, em 1886, por Antônio Mariano de Lima. Notadamente investiga os métodos de ensino utilizados nessa instituição durante o período em que se tornou Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, nomenclatura mais difundida nas pesquisas, encerrando o recorte temporal quando a mesma sofre transformações institucionais significativas, tornando-se uma escola dirigida exclusivamente ao público feminino e recebendo o nome de Escola Profissional Feminina, em 1917. Esse estudo engloba a criação da escola, o período de permanência de seu fundador na direção da escola, que possui maior volume de fontes, culminando com início da atuação e permanência de sua ex-aluna e esposa Maria da Conceição Aguiar de Lima como diretora. Posteriormente, essa Instituição ainda recebeu outras nomenclaturas para atender às mudanças filosóficas, curriculares e políticas.
Palavras-chave: Ensino. Desenho e pintura. Escola de Belas Artes e Indústrias. Paraná.
|
553 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Frida Kahlo: Inspirando as Discussões sobre o Empoderamento Feminino a partir de um Processo Drama |
Versão: PDF Atualização: 14/1/2019 |
Descrição:
SANTOS, Silvia Lemes dos
Este trabalho discute as questões do feminismo e empoderamento da mulher através de um processo de Drama, metodologia de ensino de origem inglesa, e analisa o potencial do Drama para viabilizar o ensino do teatro em sala de aula. Realizado com vinte e dois estudantes do sexto ano do ensino fundamental, em um Colégio do município de Colombo, Paraná, o processo dramático se deu em seis episódios. Foram desenvolvidas atividades características do Drama como: contexto ficcional, professor personagem, cadeira quente, assembleia de personagens, manto do perito e estímulo composto. O pré-texto foi definido a partir da biografia da artista mexicana Frida Kahlo, relacionada com o contexto atual. Entre os resultados mais relevantes desse processo, observou-se o grande interesse dos participantes em aprofundar suas pesquisas sobre a artista, a interação do grupo em resolver os desafios de cada episódio e como um processo como esse pode viabilizar o ensino do teatro em sala de aula.
Palavras-chave: Drama. Escola. Adolescência. Empoderamento feminino. Pedagogia do teatro.
|
431 0 bytes Udesc http:// |
|