Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!"Sacando" o voleibol: do amadorismo à espetacularização da modalidade no Brasil (1970 - 2000) Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
MARCHI JR., Wanderley

Este estudo tem como ponto de partida uma história de vida envolvendo o Voleibol como uma prática educacional, esportiva e de pesquisa acadêmica. Nesse contexto, definimos a história do Voleibol brasileiro nas últimas três décadas como objeto de estudo.

Palavras-chave: Voleibol. História e sociologia do esporte. Amadorismo. Espetacularização.

Downloads 16106  16106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A capoeira e os mestres  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de

A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.

Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.

Downloads 5265  5265  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte  Site http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A constituição da intervenção profissional em Educação Física: interações entre o conhecimento form Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
SORIANO, Jeane Barcelos

Importantes reflexões e ensaios têm sido publicados sobre os pontos críticos da educação profissional, área de conhecimento e desempenho profissional em Educação Física. Empreendi como objetivo desse estudo identificar e compreender, junto aos profissionais de Educação Física, as categorias de conhecimento empregadas, as estratégias de ação que utilizam e as representações sobre suas próprias intervenções.

Palavras-chave: Educação Física. Formação profissional. Desempenho. Profissões. Etnologia.

Downloads 2478  2478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A construção do campo do conhecimento sobre as atividades físicas para idosos no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Com o passar dos anos a relação entre o idoso e a atividade física se tornou extremamente comum na nossa sociedade. A mídia, o saber médico e o Estado propalam a importância de um estilo de vida ativo que potencializa as chances do alcance da longevidade. Esta tese buscou compreender como o campo das práticas de atividades físicas para os idosos se configurou na sociedade brasileira, já que em um passado recente essa relação era de afastamento. O referencial teórico que possibilitou a elucidação do problema do estudo foi a Teoria dos Campos proposta por Pierre Bourdieu (1983), que permitiu analogias e prováveis influências entre diversos campos sociais, primordialmente com o campo do idoso na perspectiva internacional, que por ser precursor serviu de exemplo para a construção do campo do idoso e o da atividade física brasileira. Acredita-se que o período compreendido entre os anos de 1960 e 1980 tenha sido fundamental dentro dessa dinâmica, configurando-se como o recorte temporal utilizado por este estudo. Para o alcance dos objetivos metodologicamente dividimos o campo das práticas de atividades físicas para idosos em dois subcampos: sendo o primeiro o da intervenção que representa as práticas físicas propriamente ditas e o segundo o da teorização/pesquisa que compreende a análise das publicações, tais como artigos, livros, periódicos além do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação scricto-sensu em Educação Física. Também utilizamos a história oral como fonte primária que associada à fundamentação teórica do estudo, possibilitou articular e confrontar as informações obtidas. Através de seis entrevistas não estruturadas, do tipo guiada, com protagonistas elencados a partir da sua relevância na produção do conhecimento na área do idoso e/ou atividade física, construímos uma versão para o processo de gênese das práticas de atividades físicas para idosos no Brasil. As influências dos campos médico, econômico, político e educacional em maior ou menor escala acabaram por forjar o campo do idoso, disseminando seus diretos e deveres. Somente a partir dessa construção o campo das atividades físicas para os idosos se constituiu como um apêndice, principalmente para a classe média, deflagrando novas atitudes, condutas, percepções, enfim, uma mudança de habitus, um novo olhar que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação de vida, enfim o arquétipo do homem moderno dos “novos velhos” brasileiros.

Palavras-chave: Idosos. Atividade Física. Teoria do Campo.

Downloads 17920  17920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://Boletim Educação Física
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A cultura do lazer físico-esportivo como resultado da disciplina da Educação Física escolar: o caso Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
STUCCHI, Sergio

Uma observação informal sobre o comportamento de determinadas pessoas em ambientes de prática esportiva de lazer levou em consideração a existência de fortes componentes educacionais trazidos de suas vivências anteriores em seu processo de formação. A faixa etária dessas pessoas indica que o período escolar de vivências e de aquisição de comportamento para tais atitudes foi por volta do final da década de cinquenta e início da década de sessenta e que também são oriundas de uma mesma instituição escolar, o Colégio Estadual "Culto à Ciência" da cidade de Campinas.

Palavras-chave: Educação Física. Esportes. Lazer.

Downloads 2032  2032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Cultura Jovem e suas relações Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2010
Descrição:
GOEDERT, Rosicler Terezinha

O objetivo principal desta pesquisa foi verificar como se enredam as práticas culturais juvenis às práticas escolares de Educação Física em determinado processo de escolarização, focalizando o significado da cultura jovem na constituição da Educação Física como disciplina escolar.

Palavras-chave: Cultura juvenil. Educação Física. Escolarização.

Downloads 3599  3599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TORRES, Camila Costa

A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professor-tutor. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do sistema de trabalho, por meio das suas atividades.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Ergonomia cognitiva.



Downloads 22081  22081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física na crise de modernidade Popular Versão: 
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo

Trata-se de uma pesquisa que procura repensar a intervenção da Educação Física, inserindo-a na multiplicidade de vozes que possam vir a compor uma racionalidade capaz de construir um projeto emancipatório.

Palavras-chave: Educação Física. Educação. Modernidade. Razão.

Downloads 2440  2440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000195528
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física na Rede Pública do Municípiode São João da Boa Vista– SP e o PNE Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri

Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à fexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Física. Ensino.

Downloads 2404  2404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000296064
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física na roda de capoeira: entre a tradição e a globalização Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
SILVA, Paula Cristina da Costa

Trata-se de um estudo bibliográfico que - abarcando um período que vai do século XIX até os dias de hoje - procurou investigar as concepções através das quais a Capoeira, entendida como uma manifestação da cultura corporal brasileira, vem sendo concebida pela Educação Física, área acadêmica dentro da qual este trabalho ganhou forma. Para tanto, realizou-se a análise de obras provenientes dos campos de conhecimento antropológico, histórico e sociológico; do senso comum, presentes no interior do meio capoeirístico e originárias do ecletismo existente dentre os professores de Educação Física.

Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Cultura.

Downloads 1350  1350  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000279885
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 »