Categoria: Pedagogia Dissertações |
A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
Ferreira, Maíra Soares
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa e intervenção realizada em uma sala de aula com alunos da 7ª série de uma escola pública de São Paulo. Estes jovens, amantes do ritmo e da poesia, são descendentes de famílias afro-brasileiras e indígenas Pankararu, oriundas do sertão de Pernambuco, que se alojaram em São Paulo, a partir da década de 50, período desenvolvimentista, servindo como mão de obra da construção civil paulistana. A escola onde se fez a investigação está situada no bairro Morumbi e atende os estudantes, moradores da favela Real Parque, cujas histórias estão vinculadas a esta experiência de migração do sertão pernambucano para a região sudeste. Observou-se que apesar de conhecida a história desta comunidade, esta não se revelou integrada à cultura escolar, cuja tendência parecia ser a de negar a herança afro-indígena nordestina do corpo discente. Neste sentido, o objetivo do estudo foi investigar e propiciar, pela via poético-musical dos jovens, formas de interlocução com este passado recente. Assim, a partir de uma pesquisa etnográfica" rumo ao sertão nordestino, na região do Brejo dos Padres, de onde veio grande parte dessas famílias, deparamo-nos com as mais ricas produções de poesia popular, que nos forneceu o material para algumas intervenções em sala de aula. O trabalho em classe, que contou com a participação de alunos e professores, foi em torno dos hibridismos culturais com ênfase nos processos de apropriação, recombinação e reinvenção presentes nas manifestações do cordel, do rap e do repente. Entendemos que este processo de mistura de diferentes estilos de produção poética, convertendo-o em algo próprio, foi um modo de os grupos sociais discriminados pela sociedade brasileira responderem às exigências de subjetivação e de afirmação étnico-social.
Palavras-chave: Adolescência. Criação poética. Culturas juvenis. Hibridismos culturais . Preconceito. Afirmação étnico-social.
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968 919.93 KB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educaciona |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Silvia Alves dos
Propomos-nos, nessa dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 1990, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública. Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 1990 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa. Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 1990. No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores. Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior. Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores. Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação. Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior. Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileira.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Formação de professores. Política educacional.
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927 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http://www.bibliotecadigital.uel.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Um Panorama da Capacitação de Professores em Processos de Formação Continuada: O caso do Curso de Co |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LOBO, Márcia Eunice Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras Chave: Educação Continuada. Formação docente. Educação a Distância.
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861 1.27 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.ufsc.br/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A formação de educadores no espaço dos movimentos sociais do campo : um estudo a partir da I turma d |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
Ghedini, Cecilia Maria; Abreu, Claudia Barcelos de Moura
Este estudo tem como objeto a Formação de Educadores na perspectiva da Educação do Campo e analisa o Curso de Pedagogia da Terra, a partir da proposta teórico-metodológica construída no I Curso de Magistério do MST e no I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina, buscando compreender quais as suas especificidades. Compreende que a resistência e organização dos camponeses através dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, emergem das contradições provenientes do processo de concentração da terra no Brasil e, fornecem as condições para o nascimento e consolidação do MST. A formação para os direitos nos MSPdoC será base da proposta de educação formal desenvolvida no Movimento Sem Terra, neste caso o I Curso de Magistério para educadores do campo. Busca compreender a organização do trabalho pedagógico deste Curso, a partir de seus elementos. Em seguida, centra-se então na especificidade da proposta teórico-metodológica do I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina realizado num convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e os MSPdoC que integram a Via Campesina/Brasil, em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária(ITERRA). Configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, um estudo bibliográfico com pesquisa documental, utilizando fontes primárias de documentos dos cursos e secundárias, respectivos estudos específicos. Os principais objetivos foram: situar a educação não-formal a partir da organização dos MSPdoC e a demanda para a educação formal; visualizar a relação entre o Curso de Magistério do Movimento Sem Terra e a proposta teórico-metodológica deste Curso de Pedagogia; perceber qual é a relação entre formação geral do Curso de Pedagogia: “ser pedagogo” e a especificidade “da terra” ou “do campo”. Este trabalho proporcionou perceber avanços na Proposta de Educação do Campo nascida dos MSPdoC, por mostrar que as práticas podem estabelecer relações entre o Projeto de Desenvolvimento hegemônico, os conhecimentos das práticas sociais dos camponeses e as escolas públicas do campo, aprofundando-os na relação com o conhecimento sistematizado. Contudo, percebeu-se limites relativos às concepções teóricas dos Movimentos e Organizações dos Camponeses, bem como das Instituições de Ensino onde se desenvolvem tais propostas, o que pode gerar diferentes perspectivas com o risco de tornar-se apenas mais uma proposta de educação específica, em relação à proposta de transformação dos Movimentos. Neste sentido, este Curso poderá perder suas características originais, porém a possibilidade de acesso ao Ensino Superior pelos camponeses, dentre eles os educadores, bem como a demarcação do campo e suas questões em espaços oficiais de ensino, pesquisa e extensão, mostram sua positividade. Aos Movimentos e Organizações do Campo, firma-se a necessidade de manter espaços próprios para a formação de seus quadros. Percebe-se assim a relevância de manter a originalidade da proposta teórico-metodológica dos cursos de formação de educadores, mesmo que a objetividade nem sempre permita implementá-la, porém, construir tal proposta com o aporte dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, apresentará embates e contradições inerentes a um processo de educação que se pretenda emancipador.
Palavras-chave: Educação do campo. Formação de educadores. Pedagogia da Terra.
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735 506.35 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/286 |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Rubi e Diamante vão à escola. E agora? Confrontos com a cultura escolar |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MASHIBA, Glaciane Cristina Xavier
O presente trabalho é resultado de pesquisa qualitativa, especificando-se em estudo de caso, referente à história de dois irmãos, Rubi e Diamante (nomes fictícios para manter o anonimato das crianças). O objetivo é analisar esta história, rica por sua peculiaridade, para responder à seguinte questão: Estaria a escola preparada para receber alunos com diferenças culturais tão acentuadas no contexto escolar? O material necessário foi-me possibilitado por meio de fontes orais e documentais. Os subsídios teóricos que respaldam minha análise envolvem estudos multi/interculturais, antropológicos da hominização, cultura escolar, inclusão e exclusão e formação de professores. Rubi e Diamante são crianças que viveram isoladas em um lugarejo no Sul do Paraná, em uma estrutura familiar composta de mãe, com patologia psiquiátrica crônica e irreversível e pai, na maioria das vezes ausente devido às exigências de seu trabalho. Tal cotidiano ocasionou um intenso convívio dos meninos com a cadela que se tornou um modelo de comportamento. Assim, foram crescendo com costumes próprios, até que o Conselho Tutelar da cidade os encontrou por meio de uma denúncia e tomou as providências cabíveis para o caso. Posteriormente, passaram a frequentar escolas do ensino regular dentro dos princípios de inclusão. Contudo, após migrarem de uma escola à outra, evadiram-se da escola pressionados pelos confrontos culturais.
Palavras-chave: Sociedade. Cultura. Educação. Exclusão. Inclusão.
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673 0 bytes Universidade Estadual de Maringá - UEM http://www.ppe.uem.br/dissertacoes |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação para Diretor Escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no estado d |
Versão: PDF Atualização: 23/8/2013 |
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira.
O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores(as) e diretores(as) - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto, utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter ido omo causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.
Palavras-chave: Politica de formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.
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635 947.95 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http:// |
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