Categoria: Pedagogia Dissertações |
Inclusão Escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Walquiria Onete
Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão da legislação vigente. Pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares.
Palavras-chave: Deficiência Mental. Inclusão. Adaptações Curriculares.
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3699 1.54 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ufpr.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Análise da Política Educacional para as Pessoas com Deficiência Pós LDB 9.394/96:A Questão do Acess |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CARVALHO, José Roberto
Este trabalho tem como objeto de análise o acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino no marco da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei: 9.394/96), quando se marca o fato, até então inédito, da proposta de oferta de educação formal a essas pessoas preferencialmente na rede estatal de ensino. O trabalho aponta como pressuposto para a necessidade dessa política não se encerrar nos limites do Estado mínimo, considerado que essa política tende a se posicionar na contramão da redução dos gastos estatais. Essa dissertação, como fundamento da análise, estabelece uma contextualização dos fatores econômicos e políticos que determinaram as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência no Brasil, nos diferentes momentos históricos. Apresenta-se, também, uma sucinta descrição dos paradigmas de "inclusão responsável" e a entendida "inclusão radical", apontando insuficiências presente nas duas versões. A partir desse quadro, analisam-se os dados de matrícula na educação especial, estabelecendo uma comparação no até então predominante atendimento isolado e no modelo de acesso à rede estatal de ensino. Essa investigação identifica, apesar dos muitos vieses ideológicos e limites percebidos nessa política, importantes avanços em termos de cobertura escolar.
Palavras-chave: Ecolarização de pessoas com deficiência. Segregação. Inclusão. Educação Especial.
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1760 1.31 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ppgeufpr.pr.gov.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Diferenças cognitivas entre usuários de ciberespaço |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CRUZ, Kelly Kalynka
A dissertação trata das diferenças cognitivas entre os usuários de ciberespaço, de acordo com suas tipologias e níveis de imersão. O interacionismo e a Teoria da Seleção de Grupos Neurais (TSGN) são apresentados nesse trabalho como caminhos para explicar a influência do meio e da cultura do ciberespaço sobre a cognição humana. Demonstrou-se, com esta investigação, que os usuários excessivos são mais rápidos, mais atentos, mais sincronizados e que, por conta de sua rapidez e antecipação, são mais impacientes e, portanto, propensos a erros.
Palavras-chave: Usuários de ciberespaço. Cognição. Velocidade de pensamento. Atenção. Antecipação. Lev Vigotski. Gerald Edelman.
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2507 0 bytes PUC- SP |
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