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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MORASTONI, Josemary

A dissertação analisa a organização do trabalho pedagógico na escola pública em relação aos princípios de gestão democrática. Tomando por base a autonomia da escola e a participação dos diversos segmentos (internos e externos) na gestão da escola, evidenciou-se a importância da formação do gestor. O estudo evidencia a necessidade de um maior aprofundamento e conhecimento por parte da comunidade escolar na organização e gestão do trabalho pedagógico; da consolidação dos princípios da gestão democrática; da construção realmente coletiva do projeto político-pedagógico; da formação pedagógica do gestor escolar comprometido com a qualidade da educação e com as transformações sociais.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Autonomia da Escola. Projeto Político-Pedagógigo. Participação. Formação do gestor. Educação Superior.

Downloads 9092  9092  Tamanho do arquivo 492.19 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Grêmio Estudantil e participação do estudante: limites e possibilidades para o processo de emancipaç Popular Versão: PDF
Atualização:  5/12/2016
Descrição:
BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona.


O trabalho apresenta um estudo sobre os grêmios estudantis que atuam em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa, situadas em regiões de periferias. O objetivo da pesquisa foi analisar os limites e as possibilidades desses grêmios estudantis, enquanto instância colegiada de representação discente, para o processo de emancipação nas comunidades em que se inerem. A questão que norteou a pesquisa foi: Em que medida o grêmio estudantil pode contribuir para o processo de emancipação na atual sociedade capitalista? O objeto da pesquisa é composto por seis grêmios estudantis que atuam em escolas de Ensino Médio nas periferias e os objetivos específicos que nortearam as reflexões foram: a) Contextualizar os movimentos estudantis brasileiros que antecederam os grêmios estudantis; b) Identificar os objetivos, explícitos ou não, que orientam as atividades e projetos desenvolvidos pelos grêmios estudantis; c) Explicitar as concepções que norteiam a organização da atuação discente em grêmios estudantis das realidades pesquisadas. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos que presidem os grêmios estudantis selecionados para a pesquisa, também foram analisados documentos como as atas dos grêmios e os Manuais e cartilhas de autoria da SEED-PR e do Instituto Sou da Paz. As entrevistas foram transcritas, analisadas e categorizadas, considerando: a autonomia dos alunos que atuam junto aos grêmios, os projetos desenvolvidos pelas agremiações, o processo eleitoral, a emancipação política e a emancipação humana. Como aporte teórico foi utilizado o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição de autores como: Poermer (1979), Gramsci (1978, 2001), Mandel (1979), Marx (2001, 2010), Tonet (2005, 2010), Sanfelice (1986, 2008), os quais auxiliaram tanto para o estabelecimento do diálogo com o referencial teórico como para o entendimento de como se configurou o movimento estudantil até se chegar a estrutura atual dos grêmios estudantis. Os resultados da pesquisa evidenciam que os direcionamentos políticos expressos nos Manuais e cartilhas de produção da SEED, PR e do Instituto Sou da Paz, se refletem nos projetos e atividades desenvolvidas pelas agremiações. Também foi possível perceber que a equipe gestora limita e cerceia a participação dos alunos junto aos grêmios estudantis, contribuindo, dessa forma para inibir uma atuação estudantil comprometida por objetivos emancipadores. A pesquisa concluiu portanto, que os grêmios estudantis pesquisados não contribuem para o processo de emancipação e que o exercício da emancipação política é apresentado de forma fragilizada.


Palavras-chave: Grêmio Estudantil. Participação discente. Capitalismo. Emancipação humana. Emancipação Política.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de Ébano: professoras negras de educação infantil da cidade de São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
NUNES, Míghian Danae Ferreira

As indagações que orientam este trabalho tiveram início quando, observando o universo da Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo, não encontrei documentos suficientes que atestassem a presença das mulheres negras neste nível de ensino. A partir de uma investigação de campo em todas as trinta escolas municipais de Educação Infantil, em uma das treze diretorias de Educação da cidade, localizada em região considerada periférica, tive contato com estas mulheres, que se declararam negras, classificadas racialmente através de questionários enviados às mesmas. Realizei entrevistas com oito delas, colhendo material para o registro de suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Apresento as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, a compreensão compartilhada ao final desta pesquisa, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, naturalmente vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Esta pesquisa assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.

Palavras-chave: Educação infantil. Mulheres negras professoras.Relatos orais de vida.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Implicações da Formação Docente do professor-autor para sua participação no Portal Educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SCHREIBER, Monica Bernardes De Castro

Trata­-se de pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada pela metodologia de História de Vida. O objeto da pesquisa foi identificar aspectos da formação docente que intercederam pela participação de um grupo de professores em um portal educacional — o Portal Dia­ a­ dia Educação — mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), por meio de uma de suas entidades — o Centro de Tecnologia do Paraná (Cetepar). Com a pesquisa desejou­-se descobrir principalmente que características e aspectos relevantes da formação docente favorecem a participação de professores­/autores em um dos ambientes disponibilizados pelo Portal — o Ambiente Pedagógico Colaborativo. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico no qual foram explorados, entre outros aspectos, a identidade e a formação do professor — sustentando-­se sobretudo nos autores Nóvoa (1997, 2002) Tardif (1991, 2002) e Shön (1997,2002) — bem como os ambientes virtuais de aprendizagem — apoiando-­se, entre outros, em Sthal (2006) e Campos (2005). Também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários e entrevistas junto a 13 professores que apresentaram contribuições efetivas ao Portal entre os anos de 2003 e 2005, levantando-­se uma síntese de suas biografias para ampliar a compreensão sobre suas características, o seu processo formativo e a sua participação. De um modo geral, os resultados obtidos revelam que os antecedentes dos professores — as experiências que permearam sua vida pessoal e profissional antes e depois de se tornarem docentes — foi de importância significativa para que se tornassem profissionais mais dinâmicos e participativos. Com isso, entre outros aspectos, foi possível desenhar o perfil formativo do educador que decide participar de iniciativas como a do Portal Dia­-a-­Dia Educação.

Palavras-chave: Informática na Educação. Portais Educacionais. Portal Dia­ a Dia Educação. Ambiente Pedagógico Colaborativo. Formação Docente.

Downloads 2806  2806  Tamanho do arquivo 3.05 MB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão digital de sujeitos com deficiência física através do uso da tecnologia assistiva  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
HERNANDEZ FERRADA, Romy Britt

Este trabalho se propõe a fazer o recorte de uma investigação realizada no âmbito da Informática na Educação Especial em prol da inclusão digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Tal estudo teve como objetivo a adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva (TA) em sujeitos com necessidades educacionais especiais, procurando responder: Como ocorre o processo de adaptação e apropriação dos recursos da Tecnologia Assistiva dos sujeitos com deficiência física na interação com ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, com vistas à sua inclusão sociodigital? O referencial desta pesquisa baseou-se na teoria Socio-Histórica de Vygotsky, que evidencia o desenvolvimento humano por meio da interação e apropriação de instrumentos de mediação. Nessa perspectiva, ofereceu aos sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEEs) adaptações como a Tecnologia Assistiva, com o intuito de tornar acessível sua interação nos ambientes virtuais/digitais. Para analisar o processo de adaptação e apropriação da Tecnologia Assistiva de pessoas com deficiência física em ambientes virtuais/digitais de aprendizagem, optou-se pela metodologia qualitativa, e para coleta de análise de dados, o estudo de caso, focando-se em três sujeitos com deficiência física, através de observações diretas e interações com esses sujeitos. O transcurso deste processo ocorreu no Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para uma bem-sucedida adaptação da tecnologia, pois os sujeitos passaram a fazer melhor uso das ferramentas após a inserção de alternativas que supriam as suas necessidades. Além disso, percebemos que a TA possibilitou melhorias em termos de tempo e precisão de uso, o que corroborou para torná-los independentes e com mais autonomia em suas interações nos ambientes virtuais/digitais de aprendizagem.

Palavras-chave: Deficiente físico. Educação especial. Inclusão digital. Informática na educação.

Downloads 2744  2744  Tamanho do arquivo 5.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inclusão Escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GOMES, Walquiria Onete

Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão da legislação vigente. Pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares.

Palavras-chave: Deficiência Mental. Inclusão. Adaptações Curriculares.

Downloads 3690  3690  Tamanho do arquivo 1.54 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Informando crianças para formar trabalhadores conscientes : São José dos Pinhais, 2003-2006 Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
RODRIGUES, Lineti Firmo

Esta pesquisa tem como objeto o Programa Educativo Escola do Futuro Trabalhador, um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi aplicado a partir de 1997 no Paraná e em 2001 foi lançado em nível nacional. No Paraná, o Programa Educativo foi implantado inicialmente em 13 municípios, constituindo-se de um conjunto de ações educativas a respeito do mundo do trabalho, com o objetivo de levar às crianças do Ensino Fundamental, noções sobre questões relacionadas a direitos trabalhistas, segurança e saúde do trabalhador. Este estudo sobre o Programa focalizou São José dos Pinhais, importante cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Iniciado em 2003, o Programa foi aplicado no município de São José dos Pinhais em 7 escolas municipais rurais, com alunos de 3ª e 4ª séries; em 2004 e 2005, foi aplicado também em escolas municipais da zona urbana, nos bairros da periferia; em 2006 em 4 escolas estaduais de 5ª à 8ª séries, também na periferia. O Programa foi desativado no município, em 2007. Através da pesquisa analisei quais ideias o Programa Educativo pretendia enfatizar e como professores e alunos se apropriaram do Programa em um local específico: São José dos Pinhais. O estudo do programa educacional, que pretendia informar crianças e jovens sobre o mundo do trabalho e desenvolver uma cultura de saúde e segurança nos ambientes de trabalho, foi realizado considerando a histórica da questão do trabalho, especialmente na infância, suas implicações com questões da saúde e de Educação, bem como a análise do tema na legislação brasileira. Para o estudo foram utilizados prioritariamente os Cadernos do Programa, testes de alunos, um relatório elaborado por professores, além de um questionário que foi respondido por professores e estudantes.

Palavras-chave: Educação para o Trabalho. História do Trabalho. Trabalhador. Saúde. Acidentes de trabalho.

Downloads 4096  4096  Tamanho do arquivo 13.40 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Inserção Tecnológica na Educação Ambiental no Paraná com Base nas Praticas de Formação Docente da Co Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2018
Descrição:
CONCEIÇÃO, Luiz Arthur K. G. da

Este estudo trata da temática de formação de professores em Educação Ambiental. A pergunta que norteia esta investigação é: como pode ser desenhada uma formação de professores em Educação Ambiental em EAD para rede pública de ensino do Estado do Paraná? Os objetivos da pesquisa são: analisar a Educação Ambiental e formação de professores; identificar as ações de formação de professores em Educação Ambiental realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR a partir dos Projetos Parque Escola e Escola Interativa; caracterizar a formação de professores em Educação Ambiental por meio dos cursos de Educação a Distância nos projetos pesquisados e bem como indicar uma proposta de metodologia de Educação a Distância para ser aplicada na formação de professores em Educação Ambiental na SEED/PR, tendo como referência as contribuições de metodologias pedagógicas da Comunidade Europeia. A mesma justifica-se pela relevância das tais contribuições no processo de formação continuada de professores. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas obras de autores que abordam temáticas da Educação a Distância, Educação Ambiental, formação de professores por meio da representação social e paradigmas educacionais. Foram analisadas as políticas de Educação Ambiental no contexto internacional e nacional. Como campo de pesquisa foram investigadas as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos públicos do Paraná em que se pesquisou na totalidade ações como Parque Escola e Escola Interativa. Os dados foram coletados em documentos, como atas, textos avulsos, notícias institucionais, recorte de jornal, relatórios, projetos, cadernos de programas das Secretarias de Estado, como: da Educação, do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, assim como de instituições portuguesas. Outras fontes relevantes utilizadas foram informações disponíveis por meio eletrônico (internet), nas quais foram consultadas legislações, tratados, convenções e declarações de organismos internacionais e nacional. Destaca-se que o pesquisador deste estudo também coletou dados e documentos no ambiente da Comunidade Europeia no período de intercâmbio que realizou na Universidade do Porto em Portugal, no qual concomitantemente frequentou aulas para ampliar sua compreensão teórica. Os frutos deste trabalho apontam sobre a necessidade de ser aplicada uma metodologia mais adequada ao processo de capacitação em Educação Ambiental pelo Governo do Estado do Paraná. Os resultados indicam que as metodologias de ensino precisam ser melhor adaptadas no que se refere à modalidade de Educação a Distância entre os saberes. Para tanto, conclui-se que somente a institucionalização da Educação Ambiental não garante a disseminação da conscientização socioambiental.

Palavra Chave: Educação Ambiental. Educação a Distância. Formação de Professores e Representação Social.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O caráter coletivo do desenvolvimento de competências e possibilidades da relação de trabalho Popular Versão: 2006
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Nunes de

O objetivo desta pesquisa é analisar como as mudanças do mundo do trabalho, no processo da reestruturação produtiva, interferiram nas políticas públicas para a educação, mais particularmente o que se conhece como a pedagogia das competências. Realizou-se uma pesquisa documental, em que se analisou os documentos oficiais e a legislação sobre a educação no país, e constatou-se que o discurso da educação como formação para o trabalho sempre esteve presente desde o início da década 30 do século XX com a primeira legislação educacional, até a lei n. 9.394/96 (LDB). As sucessivas mudanças na política educacional representaram momentos de avanços e recuos no que se refere à formação da classe trabalhadora, mas sempre se manteve a dualidade estrutural entre os sistemas de ensino de caráter profissionalizante, destinado à classe trabalhadora, e os de caráter propedêutico para a classe dos dirigentes. Dentro desse contexto, o estudante trabalhador é submetido ao processo de formação dentro de uma lógica do mundo do trabalho, gerando uma formação polivalente, fragmentária e alienada, tornando-o competente apenas ao mercado de trabalho e não para a sua autonomia. Investigou-se como a competência, um conceito polissêmico sujeito às diferentes interpretações, é apresentado na legislação educacional vigente, e como esta vem sendo tratada pelos diferentes pesquisadores da Educação.

Palavras-chave: Educação e trabalho. Pedagogia das competências. Politécnia. LDB. Subjetividade. Coletividade.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O Conselho de Classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da Rede Pública Est Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
DEBATIN, Marisa

Nesta dissertação de mestrado, o objeto de estudo centra-se no Conselho de Classe (CC) e na sua relação com a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Procurou-se entender a organização e o funcionamento do Conselho, verificando-se que tipo de avaliação é praticada nessa instância pelos professores e corpo técnico. Considera-se a avaliação do processo ensino-aprendizagem um importante instrumento que possibilita ao professor refletir sobre sua prática, identificando os avanços e dificuldades dos alunos do processo ensino-aprendizagem. O locus da pesquisa se deteve a dois estabelecimentos da rede estadual de ensino do município de Florianópolis/SC, no período de novembro do ano 2000 à dezembro do ano 2001. Optou-se pela obtenção de dados mediante os seguintes procedimentos: a) entrevistas com professores e corpo técnico afim de captar o sentido e a organização do CC; b) observação de Conselhos de 5a e 6a séries, objetivando entender o funcionamento do Conselho; c) pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta as escolas estudadas, com o objetivo de compreender as normas de funcionamento do CC e as orientações para a avaliação. Para tanto, analisou-se os documentos legais: Proposta Curricular SC/98; Lei Complementar n.o 170/98/SC; Resolução n.o 23/2000/CEE/SC e as Diretrizes para a organização da prática escolar na educação básica: ensino fundamental e ensino médio/2000/SEE/SC. A análise dos dados de um lado apoia-se no referencial da legislação e de outro, em autores como DALBEN; ROCHA e FIRME para a compreensão do CC e LUCKESI; HOFFMANN e SACRISTÁN e GÓMEZ para o entendimento da avaliação processada na escola. A conclusão do trabalho ressalta a importância da avaliação no Conselho de Classe, seja ele participativo ou não, por entendê-lo como o espaço para os educadores refletirem a prática pedagógica na relação com a aprendizagem dos alunos. A avaliação praticada no Conselho de Classe, nas duas escolas pesquisadas, apresenta marcas do caráter conservador da prática escolar tradicional verificadas nos discursos de alguns sujeitos da pesquisa e na observação dos Conselhos. Isso mostra o quanto a proposta da legislação para uma avaliação fundamentada na abordagem histórico-cultural ainda se encontra pouco contemplada no processo de avaliação do CC. Mesmo assim, a pesquisa evidencia que a realidade não é linear. Há também um movimento em favor da democratização do ensino na prática de avaliação por parte dos professores e Corpo Técnico das escolas pesquisadas. Isso significa dizer que se encontram profissionais, no interior da escola, que ainda lutam por ideais de um ensino público com qualidade.

Palavras-chave: Conselho de Classe. Avaliação escolar. Escola pública.

Downloads 7335  7335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/tedesimplificado/
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