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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
Ferreira, Maíra Soares

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa e intervenção realizada em uma sala de aula com alunos da 7ª série de uma escola pública de São Paulo. Estes jovens, amantes do ritmo e da poesia, são descendentes de famílias afro-brasileiras e indígenas Pankararu, oriundas do sertão de Pernambuco, que se alojaram em São Paulo, a partir da década de 50, período desenvolvimentista, servindo como mão de obra da construção civil paulistana. A escola onde se fez a investigação está situada no bairro Morumbi e atende os estudantes, moradores da favela Real Parque, cujas histórias estão vinculadas a esta experiência de migração do sertão pernambucano para a região sudeste. Observou-se que apesar de conhecida a história desta comunidade, esta não se revelou integrada à cultura escolar, cuja tendência parecia ser a de negar a herança afro-indígena nordestina do corpo discente. Neste sentido, o objetivo do estudo foi investigar e propiciar, pela via poético-musical dos jovens, formas de interlocução com este passado recente. Assim, a partir de uma pesquisa etnográfica" rumo ao sertão nordestino, na região do Brejo dos Padres, de onde veio grande parte dessas famílias, deparamo-nos com as mais ricas produções de poesia popular, que nos forneceu o material para algumas intervenções em sala de aula. O trabalho em classe, que contou com a participação de alunos e professores, foi em torno dos hibridismos culturais com ênfase nos processos de apropriação, recombinação e reinvenção presentes nas manifestações do cordel, do rap e do repente. Entendemos que este processo de mistura de diferentes estilos de produção poética, convertendo-o em algo próprio, foi um modo de os grupos sociais discriminados pela sociedade brasileira responderem às exigências de subjetivação e de afirmação étnico-social.

Palavras-chave: Adolescência. Criação poética. Culturas juvenis. Hibridismos culturais . Preconceito. Afirmação étnico-social.

Downloads 987  987  Tamanho do arquivo 919.93 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ZIZEMER, Joseida Schütt

A presente pesquisa teve como objeto analisar as vivências e as compreensões de cidadania na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa, Ernestina/RS. Inicialmente, foi feito um estudo sobre as principais compreensões de cidadania construídas desde a antiguidade até os tempos atuais, de modo especial na legislação educacional recente. A compreensão de cidadania assumida pela pesquisa é a de que o ser humano é um ser de direitos individuais, sociais e políticos, conforme Hannah Arendt e Norberto Bobbio.

Palavras-chave: Escola cidadã. Cidadania. Cotidiano escolar. Formação crítica. Pedagogia dialógica.

Downloads 119437  119437  Tamanho do arquivo 1.43 MB  Plataforma Universidade de Passo Fundo - UPF  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RUIZ, Maria José Ferreira

Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação veem a possibilidade de aproximação das ideias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza. Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva”. Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembleias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes.

Palavras-chave: Educação moral - Filosofia. Ética discursiva - Educação. Razão comunicativa - Filosofia. Ação comunicativa - Pedagogia.

Downloads 1819  1819  Tamanho do arquivo 463.47 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!"Nenhum brasileiro sem escola" : Projetos de Alfabetização e Ed de Adultos... - 1950/1963 Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Claudia Moraes de

Ainda é problema para os educadores populares temas como: Educação Popular, Educação de Adultos e Analfabetismo. A intenção deste trabalho é o de revisitar o problema, o que significou revisitar as relações do Estado e da sociedade civil com a Educação Popular.

Palavras-chave: Educação Popular. Educação de Jovens e Adultos. Analfabetismo. Estado Desenvolvimentista.

Downloads 5059  5059  Tamanho do arquivo 2.94 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!"Eu, a casa e a escola": narrativas de adolescentes em conflito com a lei acerca de si, da casa abri Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BALDISSERA, Maria Janete Soligo

Esta dissertação tem como objetivo visibilizar como diversas narrativas operam sobre comportamentos dos Meninos da Casa Abrigo - Associação do Adolescente Nova Vida, localizada no bairro Primavera, no município de Novo Hamburgo / RS, problematizando a produção de um sujeito narrado como "Menino da Casa". A investigação se inscreve numa trajetória de inspiração etnográfica, buscando trabalhar com análise de narrativas, tendo em vista uma teia enunciativa que permite criar verdades sobre a situação e a produção desses Meninos. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos ligados aos Estudos Culturais em Educação e em Michel Foucault, numa perspectiva teórica pós-estruturalista. Os sujeitos internos nesta instituição são adolescentes em conflito com a lei que, por cometimento de ato infracional, por serem dependentes de substâncias psicoativas e/ou por estarem em estado de vulnerabilidade social, são enviados à mesma. O estudo analisou um conjunto de narrativas desses adolescentes acerca do que dizem sobre si próprios e sobre os lugares onde foram postos para serem corrigidos de seu estado de incorrigibilidade. Por meio das narrativas, foi possível perceber que a Casa Abrigo precisa, perante a sociedade, mostrar sua produtividade em relação à normalização desses sujeitos e, ao agir sobre suas condutas, investe em algumas estratégias, cuja interseção de discursos centra-se na espiritualidade, no trabalho e na valorização da família. Também, foi possível entender que essa mesma instituição representa uma possibilidade de terceirização de alguns serviços da cidade de origem de cada adolescente, na medida em que o poder público, na intenção de livrar-se desse Menino que representa risco para sua cidade, envia-o a uma instituição localizada em um município vizinho, como depositária desse sujeito.

Palavras-chave: Adolescente. Foucault. Instituição normalizadora. Medidas educacionais. Narrativa. Sujeito.

Downloads 3468  3468  Tamanho do arquivo 1.82 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora! A formação de professores para o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de alunos  Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
UMMEL, Eromi Izabel

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no sistema regular de ensino, bem como a informática educativa vêm sendo alvo de muitos estudos e discussões no cenário educacional nacional. Tais discussões envolvem diversas instâncias desde legislação, formação de professores, recursos adaptados, como também atitudes e práticas pedagógicas dos profissionais da área de educação. Diante dessa questão, a presente pesquisa objetivou investigar a formação adquirida pelos professores atuantes nas séries iniciais, durante o processo de vida acadêmica e profissional no que tange à utilização do computador como ferramenta de apoio pedagógico junto aos alunos com NEE em sala de aula, mas também a forma como utilizam o referido recurso tecnológico com vistas a organizar diretrizes para aprimorar a sua formação em serviço. Foram participantes desta pesquisa 13 (treze) professoras do sistema regular de ensino que pertenciam à rede municipal na cidade de Londrina-Pr e eram experientes no atendimento dos alunos com NEE, que necessitavam utilizar o computador em sala de aula para realizar as atividades acadêmicas. Consideramos que este estudo atingiu os objetivos propostos, visto que possibilitou identificar as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos professores no atendimento aos alunos que apresentam NEE e utilizam o computador em sala de aula comum, quanto levantar de sugestões para melhorar tal atendimento e a formação dos professores em relação a esta questão.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação de professores. Recurso computacional.

Downloads 2783  2783  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A Expansão do Ensino Profissional na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná – 2003-2006 Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PINHEIRO, Amelia Cristina Titericz

Esta pesquisa buscou encontrar razões que determinaram a retomada do ensino profissional na rede pública de educação do Paraná como política, período 2003-2006, bem como sua expansão; por consequência, também se analisaram fundamentos desta política. Foram utilizadas como principais estratégias metodológicas: análise de documentos oficiais, de levantamento de dados estatísticos, de questionário aplicado a diretores ou coordenadores de colégios com ensino profissional de Curitiba, de entrevistas com a gestora da rede pública estadual de educação profissional do Paraná e com representante da APP - Sindicato. Os dados foram analisados tomando o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico. As razões observadas foram: a indução que as políticas federais para o ensino profissional produzem sobre a política estadual; a necessidade dos governos, nacional e estadual, de dar uma resposta política a um problema social de raiz econômica, o desemprego, e assim buscar legitimidade; a herança histórica do estado do Paraná de reestruturação de cursos profissionalizantes nos governos do PMDB; a pressão dos movimentos sociais; a oposição ideológico-partidária deste governo, 2003-2006, ao seu antecessor, o qual quase eliminou a possibilidade de cursos profissionalizantes, na rede pública estadual; pressão do mercado de trabalho, que também atinge a opinião pública, principalmente pela mídia, apontando para a necessidade de formação específica para o trabalhador e ao mesmo tempo formação geral, o que causa também entrecruzamento de concepções no transcorrer da política.

Palavras-chave: Ensino profissional. Política de ensino. Rede estadual de ensino.

Downloads 1174  1174  Tamanho do arquivo 3.03 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A democratização do Ensino Fundamental no Município de Guaratuba Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
JAMMAL, Rosana de Fatima Silveira

A dissertação trata da democratização do Ensino Fundamental no município de Guaratuba, especificamente da 1ª fase. É uma avaliação da política em seu operando, a partir do cruzamento das variáveis financiamento, condições de qualidade e resultado de desempenho.

Palavras-chave: Educação. Políticas Educacionais. Qualidade na educação.

Downloads 1616  1616  Tamanho do arquivo 580.79 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A formação Histórica e política do professor leigo no Brasil: um estudo de caso sobre o Proformação Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de

O presente trabalho teve como objetivo analisar histórica e politicamente, à luz da legislação brasileira de ensino, as políticas públicas de formação docente no Brasil, verificando quais as razões da permanência de professores leigos nos quadros do magistério público, como e por que esses profissionais se tornaram uma solução-problema para o combate ao analfabetismo nas mais longíquas regiões do país, onde não há professores habilitados.

Palavras-chave: Formação de Professores. Professor leigo. Educação a distância. Valorização docente.

Downloads 4630  4630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades EST  Site http://www.est.edu.br/biblioteca
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A Pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ALENCAR, Anderson Fernandes de

Esta dissertação é resultado do trabalho de pesquisa no intuito de refletir acerca de uma proposta de migração do software proprietário para o software livre que contemple elementos do pensamento do filósofo Álvaro Vieira Pinto e do educador Paulo Freire.

Palavras-chave: Migração. GNU/LINUX. Software livre. Paulo Freire. Pedagogia.

Downloads 1922  1922  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FEUSP  Site http://
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