Categoria: Pedagogia Dissertações |
EscolaBR: Inclusão Digital de Professores |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
MENTA, Eziquiel
A presente pesquisa tem como principal objetivo definir a inclusão digital sob a perspectiva e concepção dos professores usuários do portal EscolaBR, procurando responder à problemática construída quanto à relevância do uso das ferramentas disponíveis no portal para a promoção desta inclusão. O objeto de estudo desta pesquisa é o portal EscolaBR e seus movimentos espontâneos que possibilitaram a produção de recursos pedagógicos, discussões, estudos e pesquisas realizadas por mais de 18.000 professores de diferentes localidades do Brasil. Ao encerrar o estudo, propõem-se uma reflexão acerca da utilização de ferramentas livres que permitam aos professores criar, produzir e compartilhar conteúdos com maior autonomia em espaços alternativos e institucionais. Conclui-se, assim, que a inclusão digital do professor deve acontecer de maneira a propiciar a este a autonomia e independência tecnológica necessária, possibilitando que o professor possa criativamente incorporar e desenvolver tecnologias para favorecer a aprendizagem de seus alunos, compartilhar suas descobertas num processo colaborativo e contínuo de formação continuada. Ao compreender a inclusão digital do professor nesta perspectiva, reconhecemos o favorecimento que as ferramentas disponibilizadas no portal EscolaBR possibilitam ao professor, seja por meio da criação, do compartilhamento ou do uso pedagógico.
Palavras-chave: Inclusão Digital. Professor. EscolaBR. Software Livre.
|
501 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Estudo do uso de um portal educacional por docentes em uma escola pública |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
SANTANA, Andréa Maia de
O objetivo desse estudo foi identificar os elementos que contribuem para que um portal educacional seja incorporado como uma ferramenta nas práticas pedagógicas de uma escola da rede municipal da cidade de Curitiba. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. Essa abordagem permite investigar o fenômeno com base nas percepções dos indivíduos envolvidos nas atividades. As participantes do estudo foram nove profissionais da educação, indicada por seus pares como capazes de contribuir com informações relevantes para a compreensão da dinâmica de utilização do portal da escola. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola baseada em autores como Sancho, 2006; Kenski, 2007; Moran, 2000 e Machado, 2004 e 2005 e também apresenta os conceitos da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1987, 1993, 1999, 2007) para fundamentar a análise dos resultados. A Teoria da Atividade é uma abordagem sistêmica que procura considerar os contextos social, histórico e cultural na análise das dinâmicas dos sistemas de atividades humano. A análise dos dados permitiu a identificação de três categorias: visões sobre a prática do laboratório de informática e uso de seus recursos, visões sobre o lugar que o portal ocupa no planejamento e nas aulas de informática e trajetória das profissionais da escola e relação às novas tecnologias. Os principais resultados mostram que o portal é percebido pelas entrevistadas como um aliado no processo educativo que visa, principalmente, a aprendizagem dos alunos. As entrevistadas justificam o uso do portal por apresentar recursos lúdicos e interativos que atraem a atenção dos alunos, oferecendo assim, reforço na aprendizagem dos conteúdos curriculares. Essa ideia está na origem das regras de organização da escola e garantem que o trabalho com a informática, junto aos alunos, seja frequente e sistematizado. A importância de a escola capacitar os alunos para o domínio das tecnologias presentes nos contextos sociais é partilhada pelas entrevistadas e percebida como uma expectativa das famílias. As três categorias identificadas sugerem que a apropriação tecnológica na escola fundamenta-se na capacidade da rede social existente se reorganizar devido à introdução do portal. Os resultados do estudo poderão contribuir para aprofundar a compreensão do processo de apropriação das TICs no contexto escolar, para a definição de programas de qualificação profissional e de políticas organizacionais para a gestão da inovação.
Palavras-Chave: Apropriação tecnológica. Prática profissional docente. Tecnologia. educacional.
|
1584 789.21 KB Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://www.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Estudos de recuperação paralela na proposta curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) |
Versão: PDF Atualização: 23/8/2013 |
Descrição:
ELLIOTT, Edenilce Hortencia Jorge
Este trabalho visa analisar criticamente os projetos de recuperação paralela e reforço inseridos na Proposta Curricular do Projeto São Paulo faz escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010), avaliando-os enquanto ações dificultadoras ou facilitadoras da construção de um currículo escolar que considere o prazer de aprender por parte dos alunos que, apesar de terem concluído, no mínimo, seis anos de escolaridade no ensino fundamental, apresentam dificuldades de leitura e escrita. A análise da temática investigada pautou-se nas linhas teóricas de Apple (2006) e Gimeno Sacristán (1999; 2000), com relação à dimensão ideológica do currículo. Consideraram-se também as ideias de Lefèvre e Lefèvre (2002; 2003; 2005) para a construção do discurso do sujeito coletivo. O estudo consistiu em uma análise qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi feito um levantamento da legislação sobre estudos de recuperação paralela no período que abrangeu as Leis 4024/61, 5692/71 e 9394/96, e os dispositivos legais delas decorrentes. Quanto à pesquisa de campo, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de informações que geraram a elaboração de um discurso do sujeito coletivo, representativo da voz dos alunos entrevistados. Esse discurso procurou registrar os sentidos dos projetos de recuperação e reforço em relação ao prazer de aprender, conforme percebidos e atribuídos pelos alunos de duas escolas da rede pública estadual, localizadas na zona norte de Osasco. Constatou-se uma forte disparidade entre o que tem sido proposto pelas políticas públicas do Estado de São Paulo em relação aos projetos de recuperação paralela e reforço e as necessidades dos alunos.
Palavras-chave: Currículo.Políticas Públicas Educacionais. Recuperação Paralela. Reforço Escolar.
|
1644 0 bytes Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP http://www.ced.pucsp.br/conteudo/dissertacoes_teses/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: Representações de Professores PDE |
Versão: PDF Atualização: 24/5/2017 |
Descrição:
SIQUEIRA, Ana Paula de Moraes de
Esta dissertação tem como foco a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Considerando a história recente da formação de professores, destacamos que estes processos vêm sofrendo uma significativa reconfiguração para atender as indicações de organismos internacionais. Influindo sobre maneira no desenvolvimento profissional docente. Frente a esse cenário, tomamos como referência a proposta de formação continuada Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR) iniciativa do Estado do Paraná, para redimensionar as práticas docentes. O PDE se baseia na relação teoria-prática partindo do pressuposto de reconhecimento dos docentes enquanto produtores de conhecimento. Em pesquisa já realizada constatamos que os professores muitas vezes priorizam o PDE como avanço na carreira (SIQUEIRA, 2014). Nesse sentido, propomos como pergunta de pesquisa: Quais as representações sociais de professores PDE/2013, sobre formação continuada e sua relação com o desenvolvimento profissional docente? Nos apropriamos dos estudos sobre a Teoria das Representações Sociais, com foco na Teoria do Núcleo Central, apoiando-se nas pesquisas de Moscovici (2003, 2012), Jodelet (2001, 2011), Abric (1994, 2001), entre outros. A pesquisa qualitativa surgiu como metodologia apropriada. Bogdan, Biklen (1994) e Franco (2008), foram os principais aportes. Marcelo García (1999), Marcelo (2009), Roldão (2009); Imbernón (2009), foram referencias importantes para a discussão sobre desenvolvimento profissional. Realizamos o teste de evocação de palavras, o questionário sobre o PDE e de perfil. Participaram do estudo 38 professores, a maioria mulheres com mais de 46 anos e pelo menos 10 anos de contribuição ao Estado. Investigando a proposta do PDE, buscamos nos resumos dos artigos, proposta de finalização do PDE, os principais termos empregados. Destaca-se “aluno”, “educação”, “trabalho”, indicando que as propostas se focam nas dificuldades e nos desafios enfrentados pelos professores em seu trabalho docente. Analisando os termos evocados as palavras “conhecimento”, “estudo” e “experiência”, aparecem enquanto provável núcleo central das representações sobre formação continuada. Inferimos que os professores concebem a formação enquanto espaço de estudo para a construção de conhecimento, este respaldado pela experiência. Considerando essa formação ao longo do desenvolvimento profissional. Para reafirmar o provável núcleo central utilizamos o software Iramuteq para a análise de similitude. Nelas podemos destacar que “conhecimento” e “estudo”, se corporificam em dois blocos com alto grau de conexidade, reafirmando o provável núcleo central. As respostas obtidas pelo questionário sobre o PDE, foram processados pelo Método de Classificação hierárquica descendente (CHD). Seis classes foram formadas, essas classes serviram de base para a construção de cinco categorias de análise tendo em vista as características pontuadas por Marcelo (2009), para o desenvolvimento profissional docente: “prático-reflexivo”, “Universidade ? Escola”, “processo colaborativo”, “ser professor PDE” e “SEED” Observamos que as questões que apareceram no provável núcleo central são trabalhadas quando os professores falam sobre o PDE. Refletimos que a proposta de formação do PDE, traz elementos que podemos considerar que contribuem para o desenvolvimento profissional docente. Contudo, nas representações algumas questões aparecem, como a não oportunidade da formação para todos os professores, a questão do empoderamento do professor, categorizando sentimentos performativos no espaço escolar.
Palavras-chave: PDE. Formação continuada. Desenvolvimento profissional docente.
|
1942 0 bytes PUC-PR http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educaciona |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Silvia Alves dos
Propomos-nos, nessa dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 1990, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública. Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 1990 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa. Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 1990. No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores. Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior. Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores. Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação. Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior. Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileira.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Formação de professores. Política educacional.
|
1072 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http://www.bibliotecadigital.uel.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação para Diretor Escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no estado d |
Versão: PDF Atualização: 23/8/2013 |
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira.
O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores(as) e diretores(as) - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto, utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter ido omo causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.
Palavras-chave: Politica de formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.
|
683 947.95 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Formação para diretor escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no Estado d |
Versão: PDF Atualização: 23/8/2013 |
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira
O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores/as e diretores/as - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto,utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter tido como causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.
Palavras-Chave: Política de Formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.
|
1523 925.78 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http:// |
|