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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Duas escolas, duas expressões do Iluminismo. Rousseau e Condorcet: o futuro que o passado ousou proj Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CALÇA, Robson Pereira

Nossa pesquisa situa a sua investigação em um período decisivo, seja para a História da Filosofia Moderna e Contemporânea, seja para a História Política do Ocidente. Trata-se do período em que vigorou o Iluminismo Francês, que, com dois de seus mais eminentes representantes, Rousseau e Condorcet, deixou para a posteridade dois projetos de escola pública, acompanhados de reflexões fundamentais para compreender os autores, por essa parte de suas obras, e esta parte de suas obras por meio das concepções gerais de ambos os autores. Em um período aproximado de apenas vinte anos (de 1770 a 1791), Rousseau traçou em linhas gerais uma escola pública para a Polônia e Condorcet formula um plano completo de instrução pública destinado à França. Analisamos estas duas formulações de instituição escolar, com especial atenção nos conceitos de público e de Estado nelas expressos, pois constituem também eventos extraordinários, que ocorrem nesse período, em primeiro lugar, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem, no âmbito coletivo, travará com o conhecimento e com a virtude; e, em segundo lugar, a própria relação entre a Filosofia e as questões ligadas à coisa pública, tanto na esfera teórica, quanto em suas incursões na vida política europeia do século XVIII. Julgamos que, com a pesquisa que ora propomos, poderemos colaborar com a compreensão das concepções de igualdade, liberdade e justiça, defendidas por ambos os autores, bem como do posicionamento de ambos frente a questões como o direito do homem ao conhecimento e o dever do Estado, assim como seu interesse, em fomentá-lo.

Palavras-chave: Educação. Estado. Iluminismo. Instrução. Público.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo do uso de um portal educacional por docentes em uma escola pública Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTANA, Andréa Maia de

O objetivo desse estudo foi identificar os elementos que contribuem para que um portal educacional seja incorporado como uma ferramenta nas práticas pedagógicas de uma escola da rede municipal da cidade de Curitiba. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. Essa abordagem permite investigar o fenômeno com base nas percepções dos indivíduos envolvidos nas atividades. As participantes do estudo foram nove profissionais da educação, indicada por seus pares como capazes de contribuir com informações relevantes para a compreensão da dinâmica de utilização do portal da escola. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola baseada em autores como Sancho, 2006; Kenski, 2007; Moran, 2000 e Machado, 2004 e 2005 e também apresenta os conceitos da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1987, 1993, 1999, 2007) para fundamentar a análise dos resultados. A Teoria da Atividade é uma abordagem sistêmica que procura considerar os contextos social, histórico e cultural na análise das dinâmicas dos sistemas de atividades humano. A análise dos dados permitiu a identificação de três categorias: visões sobre a prática do laboratório de informática e uso de seus recursos, visões sobre o lugar que o portal ocupa no planejamento e nas aulas de informática e trajetória das profissionais da escola e relação às novas tecnologias. Os principais resultados mostram que o portal é percebido pelas entrevistadas como um aliado no processo educativo que visa, principalmente, a aprendizagem dos alunos. As entrevistadas justificam o uso do portal por apresentar recursos lúdicos e interativos que atraem a atenção dos alunos, oferecendo assim, reforço na aprendizagem dos conteúdos curriculares. Essa ideia está na origem das regras de organização da escola e garantem que o trabalho com a informática, junto aos alunos, seja frequente e sistematizado. A importância de a escola capacitar os alunos para o domínio das tecnologias presentes nos contextos sociais é partilhada pelas entrevistadas e percebida como uma expectativa das famílias. As três categorias identificadas sugerem que a apropriação tecnológica na escola fundamenta-se na capacidade da rede social existente se reorganizar devido à introdução do portal. Os resultados do estudo poderão contribuir para aprofundar a compreensão do processo de apropriação das TICs no contexto escolar, para a definição de programas de qualificação profissional e de políticas organizacionais para a gestão da inovação.

Palavras-Chave: Apropriação tecnológica. Prática profissional docente. Tecnologia.
educacional.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Criança e Mídia - O acesso ao computador e seus reflexos nos saberes da criança de Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MOTA, Anelise Bertuzzi

O trabalho propôs-se a investigar a criança que a escola de educação infantil recebe nos tempos atuais, vivendo com acesso às novas tecnologias. A primeira parte apresentou aportes conceituais sobre o estudo da tecnologia e meios de comunicação de massa na educação bem como o estudo da criança a partir da visão sócio-interacionista representada por Lev Vygotsky. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre a pesquisadora, familiares, crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade de uma escola privada, revelando dificuldades e perspectivas a partir dos pressupostos apresentados na interface tecnologia, família e educação. As intervenções da pesquisadora ao cruzar os dados do diálogo com as crianças, juntamente com a observação e a participação dos pais, propiciaram a explicação do mundo empírico desta realidade das crianças com as novas tecnologias, mais especificamente, o computador, contemplando os interesses infantis e revelando seus novos saberes.

Palavras chaves: Novas Tecnologias. Computador. Criança. Educação Infantil. Família.

Downloads 1196  1196  Tamanho do arquivo 514.00 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppge.ufpr.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Criança, brinquedo e tecnologia: uma relação delicada Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MAGNABOSCO, Milton

O tema desta dissertação se inspira numa interrogação sobre a relação criança, brinquedo e tecnologia, em especial ao brinquedo tecnológico, muito presente no dia a dia de pessoas que trabalham e convivem com crianças. Através do estudo e da análise qualitativa de três casos de atendimentos clínicos relatados, objetivou-se comprovar a possibilidade de observar a incapacidade de ser o brinquedo tecnológico capaz de suportar a projeção infantil. Historicamente, o brinquedo cumpre a função de permitir à criança preparar-se para a vida adulta na medida em que lhe são fornecidos objetos do cotidiano em tamanho reduzido para que possa manipular. E a própria infância, termo construído para localizar a criança no mundo social de cada época, foi conquistando seu espaço social desde a ausência no referencial da arte, passando pelo “pequeno adulto” medieval até ser reconhecida como “o futuro da humanidade” dos dias atuais. Na relação com a criança, o brinquedo, objeto extremo segundo Brougère (2004), possui um significado e uma função, distintos na concepção mas que se misturam, se confundem e se sobrepõem na relação. A função é a característica orientadora da utilização do brinquedo na educação. A imagem do brinquedo se aprimora com o avanço da tecnologia e na brincadeira, o simbólico muitas vezes determina o sentido ficcional da brincadeira. A psicanálise descobriu o valor deste simbólico para a criança, e se utiliza desta significação para auxiliá-la nas suas dificuldades e angústias. Com seus aportes teóricos, a teoria psicanalítica do brincar estabeleceu as características necessárias a um brinquedo que lhe permite ser objeto de projeção por parte da criança. O presente trabalho está dividido em três grandes partes. A primeira trata da tecnologia e do brinquedo a partir de uma visão histórica, recuperando alguns passos de determinados brinquedos milenares, jogos e suas transformações segundo estilos de vida. A segunda parte atravessa aspectos teóricos do tema, trazendo importantes pontos de vistas dos principais psicanalistas. Na terceira e última parte foram escolhidos três casos de atendimento clínico para se estudar como se estabeleceram as relações das crianças com os brinquedos presentes nas sessões. O estudo dos três casos clínicos apresentados permitiu observar como se estabeleceu a relação das crianças com os brinquedos presentes nas sessões e a influência que o brinquedo tecnológico exerceu sobre elas, na medida em que manifestaram transferencialmente o significado do segundo para os primeiros e as dificuldades daí decorrentes em lidar com isso. O problema que inspirou esta dissertação encontra sua resposta nesta observação.

Palavras-chave: Tecnologia. Psicanálise. Brinquedo tecnológico. Infância.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvimento Pessoal para o Exercício do Papel do Educador na Escola do Futuro Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GUERRA, Marcelo Karam

Este trabalho insere-se na linha atual de preocupações advindas de uma sociedade pós-moderna em constante transformação e mudanças de paradigma. A educação não poderia ficar de fora destas transformações e, portanto, está passando por um período de crise. Esta ocorre devido às profundas alterações a partir da segunda metade do século XX, na vida social e cultural que afetaram diretamente a educação e o papel do educador, seja em seu senso estrito, como profissional da educação, professor, coordenador educacional, orientador pedagógico, gestor escolar. Preparar-se para a mudança significa uma tomada contínua de consciência que implica em aprender, desaprender e reaprender, identificando e desenvolvendo recursos e potencialidades. Quanto mais conscientes as pessoas estiverem de quem elas são, de como elas pensam e agem, quais são seus medos e angústias, suas crenças e valores, forças e fraquezas, mais fácil será este processo de mudança, da ação mediante o conhecimento e da aprendizagem através da vivência. A educação necessita redefinir-se para atender às novas exigências, e no seu interior o professor é a peça-chave para que estas alterações sejam concretizadas de maneira segura e eficiente. Nesse contexto, o professor necessita desenvolver novas competências, porque estas influenciarão a sua forma de ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. A pesquisa de campo foi feita com professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A busca de referencial teórico para fundamentar a pesquisa sobre as mudanças de contexto que estão interferindo no papel do professor foi realizada com pesquisa bibliográfica que implicou consultas a bibliotecas, revistas técnicas, internet. Para o levantamento de dados optou-se pela linha de pesquisa quantitativa, cujo instrumento de coleta foi um questionário estruturado. Os processo de mudança de cultura exige revisão de crenças pessoais de seus dirigentes e colaboradores servindo de estímulo à reflexão sobre tais mudanças no contexto educacional, foi proposto um treinamento para desenvolver estas competências.

Palavras-Chave: Competências. Mudança. Paradigma Sistêmico.

Downloads 1811  1811  Tamanho do arquivo 1.92 MB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.ufsc.br/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação formativa: re-signficando a prova no cotidiano escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de

Este trabalho teve por objetivo delinear e analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa. Visando não só coletar dados, mas também buscar alternativas que pudessem colaborar na tarefa de re-significar esta ferramenta avaliativa, a pesquisa focou a re-construção da prova tanto no discurso docente, como na prática pedagógica. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de preparo do professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e classificatório. Porém, após a consubstanciação dos dados coletados, ficou constatado que se houver uma mudança considerável na compreensão e utilização deste instrumento, o caráter formativo da prova ficará evidente. Esta nova perspectiva, consequentemente, contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá construir sua aprendizagem de forma mais significativa.

Palavras-chave: Educação - Avaliação formativa. Prova - Avaliação formativa. Avaliação educacional.

Downloads 2694  2694  Tamanho do arquivo 711.27 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www2.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Diferenças cognitivas entre usuários de ciberespaço Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CRUZ, Kelly Kalynka

A dissertação trata das diferenças cognitivas entre os usuários de ciberespaço, de acordo com suas tipologias e níveis de imersão. O interacionismo e a Teoria da Seleção de Grupos Neurais (TSGN) são apresentados nesse trabalho como caminhos para explicar a influência do meio e da cultura do ciberespaço sobre a cognição humana. Demonstrou-se, com esta investigação, que os usuários excessivos são mais rápidos, mais atentos, mais sincronizados e que, por conta de sua rapidez e antecipação, são mais impacientes e, portanto, propensos a erros.

Palavras-chave: Usuários de ciberespaço. Cognição. Velocidade de pensamento. Atenção. Antecipação. Lev Vigotski. Gerald Edelman.

Downloads 2506  2506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC- SP  Site 
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Apropriação da hora-atividade como espaço para formação de professores em serviço: um estudo sobre a Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CZEKALSKI, Rejane Aparecida

Recentemente, a hora-atividade passou a integrar o contexto da Educação Básica desenvolvida em nosso estado, abrangendo um percentual de 20% da carga contratual docente. Segundo a lei que a institui, o estudo é uma das atividades docentes previstas para serem desenvolvidas neste espaço. Diante deste fato, esta dissertação teve como objeto de estudo investigar a hora-atividade como espaço de formação continuada em serviço dos professores de Educação Básica. Para tanto, partiu de um resgate histórico da organização do trabalho pedagógico e da hora-atividade como conquista política, refletindo sobre como a educação vem sendo concebida em função da realidade existente e suas contradições, bem como sobre o prestígio negado à figura do professor no decorrer do desenvolvimento da educação brasileira. A pesquisa focalizou o trabalho desenvolvido em duas escolas a rede pública de Telêmaco Borba-Pr, tomando-o como um recorte do universo a ser estudado, que pode contribuir para a análise e reflexão de como esta se concretiza nas escolas. Foram realizadas entrevistas com professores e membros da equipe técnica de uma escola que atua de 5a a 8a séries e outra que atua neste mesmo nível e no Ensino Médio, com o intuito de investigar como a hora-atividade se materializa em seu cotidiano e que avaliação fazem acerca da mesma. As informações coletadas foram refletidas e analisadas à luz da literatura consultada e dos documentos selecionados junto a diferentes instâncias do sistema, no intuito de compreender os movimentos e as contradições existentes neste contexto. Os resultados apontaram que os professores têm consciência da hora-atividade como fruto de uma conquista política da categoria docente, que veio amenizar a sobrecarga na realização de suas tarefas. Além disto, os docentes reconhecem a importância da formação continuada e buscam realizar estudos no espaço da hora-atividade. No entanto, alguns argumentam que este espaço ainda não é suficiente para este fim. Ao estabelecerem relação entre hora-atividade e formação continuada em serviço, os docentes, de maneira geral, enfatizam a riqueza do espaço para troca de experiências com os colegas e integração do trabalho das diferentes disciplinas, o que indica a possibilidade de que a formação em serviço a partir da hora-atividade seja possível. Contudo, esta questão não pode ser tratada isoladamente, mas sim, mediante a articulação do interesse e compromisso de todos aqueles que compõem o universo educacional, já que parece imprescindível a ampliação do tempo da hora-atividade para que nela possa se realizar todo ‘trabalho docente’ necessário à concretização de um ‘trabalho pedagógico’ de melhor qualidade.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação básica. Hora-atividade. Organização do trabalho pedagógico.

Downloads 4921  4921  Tamanho do arquivo 503.64 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!As políticas de universalização da educação e seus reflexos na escola pública brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHIMIEGUEL, Otávio

O trabalho analisa os reflexos das políticas de universalização da educação na escola pública brasileira a partir da percepção de alunos, pais e professores.

Palavras-chave: Políticas públicas. Universalização. Educação básica. Acesso. Permanência. Identidade. Funções. Escola pública.

Downloads 2394  2394  Tamanho do arquivo 1.10 MB  Plataforma PUC/ PR  Site http://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=760
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Concepções de Educadoras de Creche sobre o Desenvolvimento da Criança na Faixa Etária de Zero a Três Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Nelly Narcizo de

A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento infantil, bem como avaliam o seu desempenho profissional. Foram entrevistadas educadoras de um centro municipal de educação infantil, situado em uma região de comprometimento social, na cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados observa, entre outros fatores, que as profissionais: a) possuem uma concepção de desenvolvimento unidirecional, com ênfase no ambiente e na prática profissional; b) acompanham e avaliam o desenvolvimento infantil fazendo uso da comparação entre as próprias crianças e da observação diária, estabelecendo parâmetros bem diversos entre elas quanto ao que se deve esperar de comportamentos das crianças de acordo com a faixa etária; c) tomam iniciativas próprias para lidar com as dificuldades infantis, incluindo os bebês com necessidades especiais; d) sua rotina de trabalho se baseia na resolução imediata de problemas, não havendo espaço e tempo para a reflexão e planejamento; e) revelam ter uma rotina extenuante, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas. Propõe, entre outras medidas, a necessidade da melhoria das condições de trabalho das educadoras; a readequação dos espaços; a implantação da formação continuada sobre o desenvolvimento infantil. Propõe também a mobilização da universidade para que participe ativamente na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação destinados à formação de professores de educação, incluindo estudos sobre bebês com e sem necessidades especiais, levando em conta o enfoque proposto na presente pesquisa.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Desenvolvimento de bebês. Creche. Educadoras de creche.

Downloads 4390  4390  Tamanho do arquivo 555.49 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.ppgeufpr.pr.gov.br
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