Categoria: Pedagogia Dissertações |
Casa familiar rural: um estudo no território da Cantuquiriguaçu-PR |
Versão: Atualização: 8/2/2019 |
Descrição:
CAMPOS, Anelize de Souza Muller
Este trabalho, objetiva verificar as etapas que envolvem as formações desenvolvidas nas CFRs, os elementos de ensino proposto pela Pedagogia da Alternância, explorar os fatos que levaram o fechamento destas escolas, ainda reavivar as discussões a cerca das formações oferecida pelas CFRs e trazer apontamentos que possam contribuir para a reestruturação dessas escolas e para o avanço da Educação do Campo como eixo promotor da Agroecologia, que enquanto matriz produtiva torna-se fomentadora do Desenvolvimento rural sustentável fundamental para agricultura familiar campesina. Segundo o estudo, na perspectiva de atuação que se encontra hoje as CFRs tornaram-se uma escola comum, onde não há uma diferenciação na formação política, social e autônoma, tendo como único diferencial a oferta da qualificação profissional que por sua vez também tem sido alvo de decepções, devido a falta de reconhecimento dos órgão de classes responsáveis pela regulamentação das profissões.
Palavras-chave: Agroecologia. Casa Familiar Rural. Desenvolvimento Rural.
Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.
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337 18.57 KB Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Concepções de Educadoras de Creche sobre o Desenvolvimento da Criança na Faixa Etária de Zero a Três |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
SOUZA, Nelly Narcizo de
A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento infantil, bem como avaliam o seu desempenho profissional. Foram entrevistadas educadoras de um centro municipal de educação infantil, situado em uma região de comprometimento social, na cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados observa, entre outros fatores, que as profissionais: a) possuem uma concepção de desenvolvimento unidirecional, com ênfase no ambiente e na prática profissional; b) acompanham e avaliam o desenvolvimento infantil fazendo uso da comparação entre as próprias crianças e da observação diária, estabelecendo parâmetros bem diversos entre elas quanto ao que se deve esperar de comportamentos das crianças de acordo com a faixa etária; c) tomam iniciativas próprias para lidar com as dificuldades infantis, incluindo os bebês com necessidades especiais; d) sua rotina de trabalho se baseia na resolução imediata de problemas, não havendo espaço e tempo para a reflexão e planejamento; e) revelam ter uma rotina extenuante, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas. Propõe, entre outras medidas, a necessidade da melhoria das condições de trabalho das educadoras; a readequação dos espaços; a implantação da formação continuada sobre o desenvolvimento infantil. Propõe também a mobilização da universidade para que participe ativamente na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação destinados à formação de professores de educação, incluindo estudos sobre bebês com e sem necessidades especiais, levando em conta o enfoque proposto na presente pesquisa.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Desenvolvimento de bebês. Creche. Educadoras de creche.
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4446 555.49 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ppgeufpr.pr.gov.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Criança e Mídia - O acesso ao computador e seus reflexos nos saberes da criança de Educação Infantil |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MOTA, Anelise Bertuzzi
O trabalho propôs-se a investigar a criança que a escola de educação infantil recebe nos tempos atuais, vivendo com acesso às novas tecnologias. A primeira parte apresentou aportes conceituais sobre o estudo da tecnologia e meios de comunicação de massa na educação bem como o estudo da criança a partir da visão sócio-interacionista representada por Lev Vygotsky. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre a pesquisadora, familiares, crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade de uma escola privada, revelando dificuldades e perspectivas a partir dos pressupostos apresentados na interface tecnologia, família e educação. As intervenções da pesquisadora ao cruzar os dados do diálogo com as crianças, juntamente com a observação e a participação dos pais, propiciaram a explicação do mundo empírico desta realidade das crianças com as novas tecnologias, mais especificamente, o computador, contemplando os interesses infantis e revelando seus novos saberes.
Palavras chaves: Novas Tecnologias. Computador. Criança. Educação Infantil. Família.
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1331 514.00 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ppge.ufpr.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Criança, brinquedo e tecnologia: uma relação delicada |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MAGNABOSCO, Milton
O tema desta dissertação se inspira numa interrogação sobre a relação criança, brinquedo e tecnologia, em especial ao brinquedo tecnológico, muito presente no dia a dia de pessoas que trabalham e convivem com crianças. Através do estudo e da análise qualitativa de três casos de atendimentos clínicos relatados, objetivou-se comprovar a possibilidade de observar a incapacidade de ser o brinquedo tecnológico capaz de suportar a projeção infantil. Historicamente, o brinquedo cumpre a função de permitir à criança preparar-se para a vida adulta na medida em que lhe são fornecidos objetos do cotidiano em tamanho reduzido para que possa manipular. E a própria infância, termo construído para localizar a criança no mundo social de cada época, foi conquistando seu espaço social desde a ausência no referencial da arte, passando pelo “pequeno adulto” medieval até ser reconhecida como “o futuro da humanidade” dos dias atuais. Na relação com a criança, o brinquedo, objeto extremo segundo Brougère (2004), possui um significado e uma função, distintos na concepção mas que se misturam, se confundem e se sobrepõem na relação. A função é a característica orientadora da utilização do brinquedo na educação. A imagem do brinquedo se aprimora com o avanço da tecnologia e na brincadeira, o simbólico muitas vezes determina o sentido ficcional da brincadeira. A psicanálise descobriu o valor deste simbólico para a criança, e se utiliza desta significação para auxiliá-la nas suas dificuldades e angústias. Com seus aportes teóricos, a teoria psicanalítica do brincar estabeleceu as características necessárias a um brinquedo que lhe permite ser objeto de projeção por parte da criança. O presente trabalho está dividido em três grandes partes. A primeira trata da tecnologia e do brinquedo a partir de uma visão histórica, recuperando alguns passos de determinados brinquedos milenares, jogos e suas transformações segundo estilos de vida. A segunda parte atravessa aspectos teóricos do tema, trazendo importantes pontos de vistas dos principais psicanalistas. Na terceira e última parte foram escolhidos três casos de atendimento clínico para se estudar como se estabeleceram as relações das crianças com os brinquedos presentes nas sessões. O estudo dos três casos clínicos apresentados permitiu observar como se estabeleceu a relação das crianças com os brinquedos presentes nas sessões e a influência que o brinquedo tecnológico exerceu sobre elas, na medida em que manifestaram transferencialmente o significado do segundo para os primeiros e as dificuldades daí decorrentes em lidar com isso. O problema que inspirou esta dissertação encontra sua resposta nesta observação.
Palavras-chave: Tecnologia. Psicanálise. Brinquedo tecnológico. Infância.
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11865 891.08 KB Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://www.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Desenvolvimento Pessoal para o Exercício do Papel do Educador na Escola do Futuro |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GUERRA, Marcelo Karam
Este trabalho insere-se na linha atual de preocupações advindas de uma sociedade pós-moderna em constante transformação e mudanças de paradigma. A educação não poderia ficar de fora destas transformações e, portanto, está passando por um período de crise. Esta ocorre devido às profundas alterações a partir da segunda metade do século XX, na vida social e cultural que afetaram diretamente a educação e o papel do educador, seja em seu senso estrito, como profissional da educação, professor, coordenador educacional, orientador pedagógico, gestor escolar. Preparar-se para a mudança significa uma tomada contínua de consciência que implica em aprender, desaprender e reaprender, identificando e desenvolvendo recursos e potencialidades. Quanto mais conscientes as pessoas estiverem de quem elas são, de como elas pensam e agem, quais são seus medos e angústias, suas crenças e valores, forças e fraquezas, mais fácil será este processo de mudança, da ação mediante o conhecimento e da aprendizagem através da vivência. A educação necessita redefinir-se para atender às novas exigências, e no seu interior o professor é a peça-chave para que estas alterações sejam concretizadas de maneira segura e eficiente. Nesse contexto, o professor necessita desenvolver novas competências, porque estas influenciarão a sua forma de ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. A pesquisa de campo foi feita com professores do Curso Normal Superior com Mídias Interativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A busca de referencial teórico para fundamentar a pesquisa sobre as mudanças de contexto que estão interferindo no papel do professor foi realizada com pesquisa bibliográfica que implicou consultas a bibliotecas, revistas técnicas, internet. Para o levantamento de dados optou-se pela linha de pesquisa quantitativa, cujo instrumento de coleta foi um questionário estruturado. Os processo de mudança de cultura exige revisão de crenças pessoais de seus dirigentes e colaboradores servindo de estímulo à reflexão sobre tais mudanças no contexto educacional, foi proposto um treinamento para desenvolver estas competências.
Palavras-Chave: Competências. Mudança. Paradigma Sistêmico.
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2002 1.92 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.ufsc.br/ |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Diferenças cognitivas entre usuários de ciberespaço |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CRUZ, Kelly Kalynka
A dissertação trata das diferenças cognitivas entre os usuários de ciberespaço, de acordo com suas tipologias e níveis de imersão. O interacionismo e a Teoria da Seleção de Grupos Neurais (TSGN) são apresentados nesse trabalho como caminhos para explicar a influência do meio e da cultura do ciberespaço sobre a cognição humana. Demonstrou-se, com esta investigação, que os usuários excessivos são mais rápidos, mais atentos, mais sincronizados e que, por conta de sua rapidez e antecipação, são mais impacientes e, portanto, propensos a erros.
Palavras-chave: Usuários de ciberespaço. Cognição. Velocidade de pensamento. Atenção. Antecipação. Lev Vigotski. Gerald Edelman.
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2559 0 bytes PUC- SP |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Diretrizes curriculares para educacao escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional |
Versão: PDF Atualização: 27/7/2017 |
Descrição:
OLIVEIRA, Suely Noronha de
Neste trabalho me proponho a refletir sobre o surgimento de uma nova modalidade de educação, a educação escolar quilombola, no cenário das políticas públicas de educação no Brasil, destacando o debate sobre o tema como uma nova pauta para os movimentos negros e para a luta anti-racista na educação. Mais especificamente, centro-me no estudo sobre a elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e focalizo as motivações iniciais para construção dessa política estadual, os mediadores envolvidos, os espaços de mediação, o contexto organizativo-político e as demandas sociais relacionadas a esse processo. Durante a pesquisa, realizei entrevistas com lideranças e gestores, recolhi e analisei documentos produzidos em seminários e audiências públicas, das quais participo na condição de observadora desde 2010. O trabalho de campo aconteceu especificamente em Salvador (sede política do estado), e consistiu no acompanhamento e registro do processo de tramitação e de negociação do texto-base da política e das ações coletivas e individuais promovidas pelos envolvidos. A pesquisa construiu uma narrativa temporal analítica do processo de elaboração das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola no estado da Bahia e sua relação com a política nacional, identificando as continuidades e descontinuidades no seu desenvolvimento. Compreender a educação escolar quilombola como categoria recente, ainda em desenvolvimento, e a elaboração de tais diretrizes como aprendizado em processo - tanto para os quilombolas, quanto para os gestores da política se faz necessário para entendê-la enquanto um campo emergente da educação, o qual ainda tem muito a ser conhecido.
Palavras-chave: Educação escolar. Quilombos. Políticas educacionais. Políticas de diversidade.
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1299 0 bytes PUC-Rio http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
Duas escolas, duas expressões do Iluminismo. Rousseau e Condorcet: o futuro que o passado ousou proj |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CALÇA, Robson Pereira
Nossa pesquisa situa a sua investigação em um período decisivo, seja para a História da Filosofia Moderna e Contemporânea, seja para a História Política do Ocidente. Trata-se do período em que vigorou o Iluminismo Francês, que, com dois de seus mais eminentes representantes, Rousseau e Condorcet, deixou para a posteridade dois projetos de escola pública, acompanhados de reflexões fundamentais para compreender os autores, por essa parte de suas obras, e esta parte de suas obras por meio das concepções gerais de ambos os autores. Em um período aproximado de apenas vinte anos (de 1770 a 1791), Rousseau traçou em linhas gerais uma escola pública para a Polônia e Condorcet formula um plano completo de instrução pública destinado à França. Analisamos estas duas formulações de instituição escolar, com especial atenção nos conceitos de público e de Estado nelas expressos, pois constituem também eventos extraordinários, que ocorrem nesse período, em primeiro lugar, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem, no âmbito coletivo, travará com o conhecimento e com a virtude; e, em segundo lugar, a própria relação entre a Filosofia e as questões ligadas à coisa pública, tanto na esfera teórica, quanto em suas incursões na vida política europeia do século XVIII. Julgamos que, com a pesquisa que ora propomos, poderemos colaborar com a compreensão das concepções de igualdade, liberdade e justiça, defendidas por ambos os autores, bem como do posicionamento de ambos frente a questões como o direito do homem ao conhecimento e o dever do Estado, assim como seu interesse, em fomentá-lo.
Palavras-chave: Educação. Estado. Iluminismo. Instrução. Público.
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2833 897 bytes Universidade de São Paulo - USP http:// |
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