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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação Continuada: Uma Reflexão Sobre a Ressignificação da Prática Docente Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ABREU, Mônica Cristina dos Santos

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada junto ao corpo docente que leciona no 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização (CA) no Município de Duque de Caxias (Estado do Rio de Janeiro), tendo como objetivo refletir acerca da relação estabelecida entre as propostas de formação continuada desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a ressignificação da prática desses educadores. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com utilização de questionários. Os resultados mostram que a maioria dos professores costuma participar das propostas de formação continuada, acreditando que podem aperfeiçoar suas práticas. Entretanto a conclusão a que se chega é que a falta de condições humanas e materiais, assim como a incompatibilidade das propostas apresentadas nas formações, com a realidade da escola/turma são as principais razões pelas quais existe dificuldade em pôr na prática “novos” conhecimentos.

Palavras-chaves: Educação. Prática docente. Formação continuada. Professor reflexivo.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Trajetórias, Lugares e Encruzilhadas na Construção da Política de Educação Escolar Quilombola no Par Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
CRUZ, Cassius Marcelus

Durante o final do século XX e início do XXI a população quilombola tem se afirmado como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e de atendimento precarizado de serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, dentre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao basear-se em uma lógica estratégica de reconhecimento não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas, inclusas na agenda governamental, para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhado de uma série de reformulações derivadas da inscrição das demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc ...) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná analisa-se a partir da pesquisa em fontes e escritas, elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de Educação Escolar Quilombola durante o período de 2003-2010.

Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Educação Escolar Quilombola.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de Ébano: professoras negras de educação infantil da cidade de São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
NUNES, Míghian Danae Ferreira

As indagações que orientam este trabalho tiveram início quando, observando o universo da Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo, não encontrei documentos suficientes que atestassem a presença das mulheres negras neste nível de ensino. A partir de uma investigação de campo em todas as trinta escolas municipais de Educação Infantil, em uma das treze diretorias de Educação da cidade, localizada em região considerada periférica, tive contato com estas mulheres, que se declararam negras, classificadas racialmente através de questionários enviados às mesmas. Realizei entrevistas com oito delas, colhendo material para o registro de suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Apresento as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, a compreensão compartilhada ao final desta pesquisa, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, naturalmente vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Esta pesquisa assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.

Palavras-chave: Educação infantil. Mulheres negras professoras.Relatos orais de vida.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
NEGOSEKI, Clicie Maria Cancelier

Esta pesquisa buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente nesse nível de ensino. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Formação continuada. Papel do pedagogo.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Título: Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua: letramento literário no ensino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
VALCANOVER, Camila Augusta
Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da
partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo.
Palavras-chave: Aluno-autor. Ensino fundamental. Letramento literário. Sequência didática expandida.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo do Programa PDE/PR: anotações sobre os avanço, limites e possibilidades de sua implementaç Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CASTRO, Carmen Lucia Porto de

O objetivo deste trabalho é considerar a trajetória histórica do PDE/PR, os seus avanços, limites, possibilidades, e, sobretudo, que esse triplé dará à sustentação necessária a produção de novas compreensões.

Palavras-chave: Desenvolvimento. História. Paraná. Programa.

Downloads 491  491  Tamanho do arquivo 1.08 KB  Plataforma Universitária Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Vivendo às margens: a escola, a comunidade, a educação e processo de segregação socioespacial na r Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
ROTAVA, Angélica.

Neste trabalho, por meio dos instrumentos de pesquisa, busca-se compreender como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem em áreas periféricas e as relações comunidade e escola. Os principais resultados apontam que é necessária uma busca maior dos professores por integração entre a comunidade e a escola, com o intuito de contribuir com discussões e conteúdos que empoderem as comunidades, alunos e professores a reclamar dos direitos básicos relacionados a educação e os direitos à cidade.

Palavras-chave: Áreas periféricas. Comunidade-escola. Educação da periferia. Práticas pedagógicas.

Downloads 329  329  Tamanho do arquivo 4.32 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Casa familiar rural: um estudo no território da Cantuquiriguaçu-PR Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
CAMPOS, Anelize de Souza Muller

Este trabalho, objetiva verificar as etapas que envolvem as formações
desenvolvidas nas CFRs, os elementos de ensino proposto pela Pedagogia da
Alternância, explorar os fatos que levaram o fechamento destas escolas, ainda reavivar as discussões a cerca das formações oferecida pelas CFRs e trazer apontamentos que possam contribuir para a reestruturação dessas escolas e para o avanço da Educação do Campo como eixo promotor da Agroecologia, que enquanto matriz produtiva torna-se fomentadora do Desenvolvimento rural sustentável fundamental para agricultura familiar campesina. Segundo o estudo, na perspectiva de atuação que se encontra hoje as CFRs tornaram-se uma escola comum, onde não há uma diferenciação na formação política, social e autônoma, tendo como único diferencial a oferta da qualificação profissional que por sua vez também tem sido alvo de decepções, devido a falta de reconhecimento dos órgão de classes responsáveis pela regulamentação das profissões.

Palavras-chave: Agroecologia. Casa Familiar Rural. Desenvolvimento Rural.

Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.

Downloads 314  314  Tamanho do arquivo 18.57 KB  Plataforma Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia da Educação no Ensino Médio de Campinas-SP: da crise de identidade à desestru Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SILVA, Marcelo Donizete da

O princípio fundamental desta pesquisa é, dentro da perspectiva ética e política, discutir o ensino da Filosofia da Educação na realidade educacional do Ensino Médio, mais especificamente, o Curso Normal (magistério) das escolas da região Metropolitana de Campinas-SP. Pretendemos resgatar alguns dos contextos históricos (LDB 5692/1971 e 9.394/1996) que foram permeando a concepção desse ensino até a atualidade.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Ensino de Segundo Grau. Professores. Práxis (Filosofia).

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do rac Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
TADDEI, Renzo Romano

O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de Filosofia da Educação, como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social.

Palavras-chave: Derrida. Educação. Estruturalismo. Filosofia. Lyotard. Pós-estruturalismo. Relativismo. Rothleder. Wittgenstein.

Downloads 1857  1857  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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