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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (92)


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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O caráter coletivo do desenvolvimento de competências e possibilidades da relação de trabalho Popular Versão: 2006
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Nunes de

O objetivo desta pesquisa é analisar como as mudanças do mundo do trabalho, no processo da reestruturação produtiva, interferiram nas políticas públicas para a educação, mais particularmente o que se conhece como a pedagogia das competências. Realizou-se uma pesquisa documental, em que se analisou os documentos oficiais e a legislação sobre a educação no país, e constatou-se que o discurso da educação como formação para o trabalho sempre esteve presente desde o início da década 30 do século XX com a primeira legislação educacional, até a lei n. 9.394/96 (LDB). As sucessivas mudanças na política educacional representaram momentos de avanços e recuos no que se refere à formação da classe trabalhadora, mas sempre se manteve a dualidade estrutural entre os sistemas de ensino de caráter profissionalizante, destinado à classe trabalhadora, e os de caráter propedêutico para a classe dos dirigentes. Dentro desse contexto, o estudante trabalhador é submetido ao processo de formação dentro de uma lógica do mundo do trabalho, gerando uma formação polivalente, fragmentária e alienada, tornando-o competente apenas ao mercado de trabalho e não para a sua autonomia. Investigou-se como a competência, um conceito polissêmico sujeito às diferentes interpretações, é apresentado na legislação educacional vigente, e como esta vem sendo tratada pelos diferentes pesquisadores da Educação.

Palavras-chave: Educação e trabalho. Pedagogia das competências. Politécnia. LDB. Subjetividade. Coletividade.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Implicações da Formação Docente do professor-autor para sua participação no Portal Educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
SCHREIBER, Monica Bernardes De Castro

Trata­-se de pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada pela metodologia de História de Vida. O objeto da pesquisa foi identificar aspectos da formação docente que intercederam pela participação de um grupo de professores em um portal educacional — o Portal Dia­ a­ dia Educação — mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), por meio de uma de suas entidades — o Centro de Tecnologia do Paraná (Cetepar). Com a pesquisa desejou­-se descobrir principalmente que características e aspectos relevantes da formação docente favorecem a participação de professores­/autores em um dos ambientes disponibilizados pelo Portal — o Ambiente Pedagógico Colaborativo. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico no qual foram explorados, entre outros aspectos, a identidade e a formação do professor — sustentando-­se sobretudo nos autores Nóvoa (1997, 2002) Tardif (1991, 2002) e Shön (1997,2002) — bem como os ambientes virtuais de aprendizagem — apoiando-­se, entre outros, em Sthal (2006) e Campos (2005). Também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários e entrevistas junto a 13 professores que apresentaram contribuições efetivas ao Portal entre os anos de 2003 e 2005, levantando-­se uma síntese de suas biografias para ampliar a compreensão sobre suas características, o seu processo formativo e a sua participação. De um modo geral, os resultados obtidos revelam que os antecedentes dos professores — as experiências que permearam sua vida pessoal e profissional antes e depois de se tornarem docentes — foi de importância significativa para que se tornassem profissionais mais dinâmicos e participativos. Com isso, entre outros aspectos, foi possível desenhar o perfil formativo do educador que decide participar de iniciativas como a do Portal Dia­-a-­Dia Educação.

Palavras-chave: Informática na Educação. Portais Educacionais. Portal Dia­ a Dia Educação. Ambiente Pedagógico Colaborativo. Formação Docente.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de Ébano: professoras negras de educação infantil da cidade de São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
NUNES, Míghian Danae Ferreira

As indagações que orientam este trabalho tiveram início quando, observando o universo da Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo, não encontrei documentos suficientes que atestassem a presença das mulheres negras neste nível de ensino. A partir de uma investigação de campo em todas as trinta escolas municipais de Educação Infantil, em uma das treze diretorias de Educação da cidade, localizada em região considerada periférica, tive contato com estas mulheres, que se declararam negras, classificadas racialmente através de questionários enviados às mesmas. Realizei entrevistas com oito delas, colhendo material para o registro de suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Apresento as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, a compreensão compartilhada ao final desta pesquisa, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, naturalmente vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Esta pesquisa assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.

Palavras-chave: Educação infantil. Mulheres negras professoras.Relatos orais de vida.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação para Diretor Escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no estado d Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira.

O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores(as) e diretores(as) - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto, utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter ido omo causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.

Palavras-chave: Politica de formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação para diretor escolar da Educação Básica: o Programa Nacional Escola de Gestores no Estado d Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Marilza Aparecida Pereira

O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores/as e diretores/as - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, por meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto,utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter tido como causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR.

Palavras-Chave: Política de Formação Continuada. Políticas Educacionais. Diretor Escolar. Programa Nacional de Formação Escola de Gestores.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação Continuada: Uma Reflexão Sobre a Ressignificação da Prática Docente Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ABREU, Mônica Cristina dos Santos

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada junto ao corpo docente que leciona no 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização (CA) no Município de Duque de Caxias (Estado do Rio de Janeiro), tendo como objetivo refletir acerca da relação estabelecida entre as propostas de formação continuada desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a ressignificação da prática desses educadores. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com utilização de questionários. Os resultados mostram que a maioria dos professores costuma participar das propostas de formação continuada, acreditando que podem aperfeiçoar suas práticas. Entretanto a conclusão a que se chega é que a falta de condições humanas e materiais, assim como a incompatibilidade das propostas apresentadas nas formações, com a realidade da escola/turma são as principais razões pelas quais existe dificuldade em pôr na prática “novos” conhecimentos.

Palavras-chaves: Educação. Prática docente. Formação continuada. Professor reflexivo.

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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Estudos de recuperação paralela na proposta curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) Popular Versão: PDF
Atualização:  23/8/2013
Descrição:
ELLIOTT, Edenilce Hortencia Jorge

Este trabalho visa analisar criticamente os projetos de recuperação paralela e reforço inseridos na Proposta Curricular do Projeto São Paulo faz escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010), avaliando-os enquanto ações dificultadoras ou facilitadoras da construção de um currículo escolar que considere o prazer de aprender por parte dos alunos que, apesar de terem concluído, no mínimo, seis anos de escolaridade no ensino fundamental, apresentam dificuldades de leitura e escrita. A análise da temática investigada pautou-se nas linhas teóricas de Apple (2006) e Gimeno Sacristán (1999; 2000), com relação à dimensão ideológica do currículo. Consideraram-se também as ideias de Lefèvre e Lefèvre (2002; 2003; 2005) para a construção do discurso do sujeito coletivo. O estudo consistiu em uma análise qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi feito um levantamento da legislação sobre estudos de recuperação paralela no período que abrangeu as Leis 4024/61, 5692/71 e 9394/96, e os dispositivos legais delas decorrentes. Quanto à pesquisa de campo, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de informações que geraram a elaboração de um discurso do sujeito coletivo, representativo da voz dos alunos entrevistados. Esse discurso procurou registrar os sentidos dos projetos de recuperação e reforço em relação ao prazer de aprender, conforme percebidos e atribuídos pelos alunos de duas escolas da rede pública estadual, localizadas na zona norte de Osasco. Constatou-se uma forte disparidade entre o que tem sido proposto pelas políticas públicas do Estado de São Paulo em relação aos projetos de recuperação paralela e reforço e as necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Currículo.Políticas Públicas Educacionais. Recuperação Paralela. Reforço Escolar.

Downloads 1594  1594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP  Site http://www.ced.pucsp.br/conteudo/dissertacoes_teses/
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Cartografias daTransexualidade: a experiência escolar e outras tramas  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos

A presente pesquisa teve como objeto de análise as experiências transexuais na escola. A partir dessa perspectiva foi construído o problema de pesquisa, isto é, as narrativas produzidas por travestis e transexuais sobre seu processo de escolarização formal. A metodologia utilizada foi a cartografia, com o objetivo de elaborar um desenho, no sentido cartográfico, dos territórios subjetivos da transexualidade na escola. Essa carta-cartográfica foi produzida por meio de uma imersão nas teorizações de Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento e Maria Rita de Assis César, entre outras/os. Também se propôs uma discussão bibliográfica sobre a construção da sociedade sexuada e generificada através de um referencial binário e heteronormativo; a respeito da performatividade dos gêneros; sobre a patologização da experiência transexual; sobre a escola; e sobre as narrativas elaboradas pelos sujeitos. As narrativas foram obtidas pela realização de seis entrevistas com mulheres transexuais, uma com um homem transexual de Curitiba e também por meio de um grupo de discussão com lideranças do Movimento Social de Travestis e Transexuais da Região Sul do Brasil. Para a análise dessas narrativas, fez-se necessário um estudo sobre as memórias e os processos de rememoração, esquecimento e silenciamento articulados para essa produção, além de uma aproximação das teorizações sobre memórias traumáticas. A partir das narrativas foram observados e analisados três atos performativos: Corpo e Identidade; A experiência escolar; Profissionalização. Em síntese, pode-se pensar que as experiências transexuais e travestis na escola são múltiplas e singulares e que as narrativas são produzidas performaticamente, isto é, por meio de atos performativos das memórias dos sujeitos. Com isso, pode-se compreender que qualquer generalização que relacione transexualidade e escolarização formal pode ser perigosa.

Palavras-chave: Experiência transexual. Escola. Controle. Corpo. Cartografia.

Downloads 2663  2663  Tamanho do arquivo 1.11 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação Formativa no ensino Fundamental II: possibilidades enunciadas na atuação docente Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
RUY, Raquel Calil

A avaliação formativa pressupõe que os professores utilizem as informações coletadas por meio das atividades implementadas para a regulação das aprendizagens em curso, pretendendo assegurar o atingimento dos domínios visados. Por isso, traz em sua essência a aprendizagem e a re-significação do valor pedagógico do erro. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa em um currículo voltado à formação integral dos alunos que cursam o Ensino Fundamental II (5a a 8a série), identificando, descrevendo e analisando práticas que auxiliem o professor a ensinar e o aluno a aprender. Para o desenvolvimento desta pesquisa elegeu-se a ABORDAGEM QUALITATIVA, na modalidade ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO, visto o foco de estudo incidir sobre o processo avaliativo, no modo como ocorre e na leitura e interpretação que os sujeitos envolvidos dão a ele. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em um bairro próximo à região central de Londrina, no Estado do Paraná, que trabalha com os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série), Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram privilegiados variados procedimentos investigativos: observação, questionário, entrevista semiestruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação, em decorrência, mesmo, da frequência com que se manifestaram no discurso e nas práticas, e orientaram o delineamento das categorias de análise. A apreciação cuidadosa dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, pois compromissados com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso utilizaram-se das mais variadas estratégias metodológicas - variabilidade didática - para assegurarem que os erros e dificuldades identificados nas atividades avaliativas fossem objetos de investigação para posteriores regulações do processo ensino/aprendizagem em outros contextos.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Erro construtivo. Formação docente.

Downloads 2348  2348  Tamanho do arquivo 785.22 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental em  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NEGRÃO DE LIMA, Roseli Cristina

A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 50 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 2002. Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais frequentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas. Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro. Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões. Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação matemática; Avaliação da aprendizagem em Matemática; Produção escrita em Matemática; Acerto e erro; Ensino e aprendizagem.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 3.05 MB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br/pos/mestredu/index.php/dissertacoes-defendidas/
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