Categoria: Pedagogia Dissertações |
A Expansão do Ensino Profissional na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná – 2003-2006 |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
PINHEIRO, Amelia Cristina Titericz
Esta pesquisa buscou encontrar razões que determinaram a retomada do ensino profissional na rede pública de educação do Paraná como política, período 2003-2006, bem como sua expansão; por consequência, também se analisaram fundamentos desta política. Foram utilizadas como principais estratégias metodológicas: análise de documentos oficiais, de levantamento de dados estatísticos, de questionário aplicado a diretores ou coordenadores de colégios com ensino profissional de Curitiba, de entrevistas com a gestora da rede pública estadual de educação profissional do Paraná e com representante da APP - Sindicato. Os dados foram analisados tomando o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico. As razões observadas foram: a indução que as políticas federais para o ensino profissional produzem sobre a política estadual; a necessidade dos governos, nacional e estadual, de dar uma resposta política a um problema social de raiz econômica, o desemprego, e assim buscar legitimidade; a herança histórica do estado do Paraná de reestruturação de cursos profissionalizantes nos governos do PMDB; a pressão dos movimentos sociais; a oposição ideológico-partidária deste governo, 2003-2006, ao seu antecessor, o qual quase eliminou a possibilidade de cursos profissionalizantes, na rede pública estadual; pressão do mercado de trabalho, que também atinge a opinião pública, principalmente pela mídia, apontando para a necessidade de formação específica para o trabalhador e ao mesmo tempo formação geral, o que causa também entrecruzamento de concepções no transcorrer da política.
Palavras-chave: Ensino profissional. Política de ensino. Rede estadual de ensino.
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1228 3.03 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ppgeufpr.pr.gov.br |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
HOYER, Alice Rodrigues
A possibilidade de expressão da criatividade depende de uma articulação complexa entre as características do contexto e os recursos pessoais do sujeito. Tão importante quanto o estimulo ao desenvolvimento desses recursos desde a primeira infância é o incentivo à expressão criativa concreta da criança. Objetivando compreender como se expressa a criatividade infantil em atividades lúdicas de uma escola de ensino fundamental, buscamos identificar e analisar as formas de expressão da criatividade nas referidas atividades, os elementos contextuais que participam dessa expressão, assim como os elementos da subjetividade individual a ela relacionados. Para nortear o trabalho e atingir o referido objetivo, após ampla revisão bibliográfica optamos pela compreensão da criatividade na perspectiva histórico-cultural da subjetividade de Mitjáns Martínez pela concepção epistemológica e metodológica qualitativa elaborada por González Rey. A pesquisa empírica, realizada em um espaço lúdico de uma escola privada do ensino fundamental do Distrito Federal, foi dividida em duas fases, sendo a primeira caracterizada por um estudo geral para a identificação de expressões da criatividade e dos elementos contextuais que nelas participam, e a segunda pela realização de dois estudos de caso, utilizando uma diversidade de instrumentos como: observação, análise documental, dinâmica conversacional, entrevista, completamento de frases, além de outros elaborados por nós. Entre os principais resultados, encontramos que a criatividade infantil em atividades lúdicas se expressou fundamentalmente na mudança de regras dos jogos ou atividade; em uma nova utilização dos objetos ou inserção de ovos elementos na brincadeira; na criação de novas brincadeiras; na elaboração de projetos de sucata; na elaboração de personagens e/ou histórias imaginativas e na resolução de problemas nas atividades lúdicas. Entre os diferentes elementos contextuais encontrados estão a natureza livre e aberta da própria atividade lúdica; a existência de espaços estimulantes e favoráveis à criação e a valorização social dessa criação, seja pelos pais, colegas e/ou professores. A expressão da criatividade infantil é possível pela complexa inter-relação entre elementos da subjetividade individual e elementos dos contextos sociais, destacando para o importante papel da família e da escola no desenvolvimento dos recursos pessoais ligado à criatividade, assim como no incentivo e valorização dessa expressão concreta.
Palavras-chave: Criatividade Infantil. Expressão criativa. Subjetividade. Lúdico. Ensino fundamental.
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3573 2.01 MB Universidade de Brasília - UnB http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A Formação contínua de professores do Enino Médio e a TV Escola: um estudo nas escolas da rede públi |
Versão: DOC Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SCAPIN, Irene Aparecida dos Santos
O principal objetivo desta pesquisa foi estudar as concepções de professores do Ensino Médio sobre o uso da TV Escola na sua formação contínua. Para isso, foi necessário o estudo aprofundado acerca de: formação contínua de professores do Ensino Médio e a TV Escola, buscando compreender qual é o seu espaço nesse contexto. A investigação foi realizada em seis escolas urbanas da rede estadual de Pato Branco/PR que ofertam o nível médio de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 36 questões abertas e fechadas. Participaram dessa pesquisa 30 professores que atuam em diversas disciplinas do Ensino Médio. Através das perguntas propostas no questionário procurou-se saber qual é o entendimento apresentado pelos docentes sobre formação contínua e que espaço a TV Escola ocupa nesse contexto. Os resultados da investigação indicaram que os sujeitos pesquisados consideram a formação contínua uma forma de se aperfeiçoar permanentemente. Argumentaram que somente um professor que busca novos saberes consegue ter um entendimento das mudanças que estão em curso na contemporaneidade e, consequentemente, melhorar sua prática docente. Sobre o espaço que a TV Escola ocupa nesse contexto, percebeu-se que esses docentes consideram-na um meio a mais de se obter formação contínua, entretanto, não a utilizam nem na escola e nem fora dela. Declararam que não há espaços na proposta pedagógica das escolas para momentos de formação contínua com o uso da programação especificamente destinada ao docente de ensino médio, veiculada pela TV Escola. Os resultados também indicaram a existência de problemas técnico-estruturais para o uso da TV Escola. Os maiores entraves constatados são escassez de equipamentos e de espaço físico, fitas com gravação de má qualidade, falta de recursos humanos para gravar os programas e falta de tempo para formação contínua. Finalizando o estudo, concluímos que a TV Escola não se constitui efetivamente enquanto espaço de formação contínua de professores de Ensino Médio, porque a sua política de implantação não viabilizou seu uso como recurso efetivo para formação contínua. O MEC precisa reavaliar as diretrizes que orientam a política de implantação da TV Escola para que a mesma não seja mais um recurso subutilizado pelos docentes com investimentos substanciais de recursos públicos.
Palavras-chave: Formação Contínua de Professores. TV Escola. Ensino Médio.
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3795 0 bytes Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Par |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A formação continuada para o uso da TV Multimídia: o olhar dos professores de História do litoral pa |
Versão: Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SANTANA NETO, Alexandre Leocádio
O presente trabalho caracterizou-se por uma investigação sobre a proposta de formação continuada para o uso das TIC, ofertada pela política pública intitulada Paraná Digital. O objetivo desse estudo foi analisar como os professores de história do ensino fundamental, séries finais, de escolas públicas do litoral paranaense, estão sendo preparados numaperspectiva institucional, para apropriação da TV Multimídia na prática docente. Partindo do entendimento que o uso deste equipamento deve considerar, além dos aspectos técnicos de instrumentalização, concepções teóricas e metodológicas distintas, a fundamentação teórica dessa dissertação estabelecerá o diálogo entre as áreas da Educação, Comunicação e História. Poderá ser verificado, a partir de depoimentos dos sujeitos inquiridos na pesquisa de campo, contradições no que diz respeito ao tratamento dispensado a área de história na concepção de formação continuada para o uso das TIC.
Palavras-chave: TIC. TV multimídia. Formação continuada. Professores de História. Comunicação e educação. Didática da História.
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704 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A formação de educadores no espaço dos movimentos sociais do campo : um estudo a partir da I turma d |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
Ghedini, Cecilia Maria; Abreu, Claudia Barcelos de Moura
Este estudo tem como objeto a Formação de Educadores na perspectiva da Educação do Campo e analisa o Curso de Pedagogia da Terra, a partir da proposta teórico-metodológica construída no I Curso de Magistério do MST e no I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina, buscando compreender quais as suas especificidades. Compreende que a resistência e organização dos camponeses através dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, emergem das contradições provenientes do processo de concentração da terra no Brasil e, fornecem as condições para o nascimento e consolidação do MST. A formação para os direitos nos MSPdoC será base da proposta de educação formal desenvolvida no Movimento Sem Terra, neste caso o I Curso de Magistério para educadores do campo. Busca compreender a organização do trabalho pedagógico deste Curso, a partir de seus elementos. Em seguida, centra-se então na especificidade da proposta teórico-metodológica do I Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina realizado num convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e os MSPdoC que integram a Via Campesina/Brasil, em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária(ITERRA). Configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, um estudo bibliográfico com pesquisa documental, utilizando fontes primárias de documentos dos cursos e secundárias, respectivos estudos específicos. Os principais objetivos foram: situar a educação não-formal a partir da organização dos MSPdoC e a demanda para a educação formal; visualizar a relação entre o Curso de Magistério do Movimento Sem Terra e a proposta teórico-metodológica deste Curso de Pedagogia; perceber qual é a relação entre formação geral do Curso de Pedagogia: “ser pedagogo” e a especificidade “da terra” ou “do campo”. Este trabalho proporcionou perceber avanços na Proposta de Educação do Campo nascida dos MSPdoC, por mostrar que as práticas podem estabelecer relações entre o Projeto de Desenvolvimento hegemônico, os conhecimentos das práticas sociais dos camponeses e as escolas públicas do campo, aprofundando-os na relação com o conhecimento sistematizado. Contudo, percebeu-se limites relativos às concepções teóricas dos Movimentos e Organizações dos Camponeses, bem como das Instituições de Ensino onde se desenvolvem tais propostas, o que pode gerar diferentes perspectivas com o risco de tornar-se apenas mais uma proposta de educação específica, em relação à proposta de transformação dos Movimentos. Neste sentido, este Curso poderá perder suas características originais, porém a possibilidade de acesso ao Ensino Superior pelos camponeses, dentre eles os educadores, bem como a demarcação do campo e suas questões em espaços oficiais de ensino, pesquisa e extensão, mostram sua positividade. Aos Movimentos e Organizações do Campo, firma-se a necessidade de manter espaços próprios para a formação de seus quadros. Percebe-se assim a relevância de manter a originalidade da proposta teórico-metodológica dos cursos de formação de educadores, mesmo que a objetividade nem sempre permita implementá-la, porém, construir tal proposta com o aporte dos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, apresentará embates e contradições inerentes a um processo de educação que se pretenda emancipador.
Palavras-chave: Educação do campo. Formação de educadores. Pedagogia da Terra.
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786 506.35 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/286 |
Categoria: Pedagogia Dissertações |
A Indisciplina Escolar na Perspectiva de Alunos |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
GOLBA, Mônica Aparecida de Macedo
Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa sobre indisciplina escolar, na perspectiva de um grupo de alunos, da oitava série, do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual, situada no município de Cândido de Abreu, Estado do Paraná. Os estudos sobre a indisciplina, na perspectiva de alunos, representam uma vertente fundamental a ser explorada, bem como um avanço necessário na pesquisa do tema. Na composição do referencial teórico, analisamos uma variedade de entendimentos conceituais sobre indisciplina escolar, destacando a perspectiva de alunos. Percorremos textos de pesquisas, realizadas tanto por teóricos brasileiros quanto por teóricos portugueses, considerando não só as distinções culturais, mas também a similaridade entre aqueles contextos escolares e o que apresentamos aqui. Em complemento à fundamentação teórica, realizamos investigação de campo, recorrendo ao método de pesquisa do tipo etnográfico. Ao longo da etapa de levantamento de dados, realizamos observações do cotidiano de sala de aula, na escola indicada, diálogos com professores, e entrevistas com o grupo de alunos, selecionados através de estratégia de amostragem intencional, por variação máxima. Entre os resultados obtidos, destacamos a perspectiva, entre os alunos, de que a indisciplina escolar seria expressão legítima, e que os significados atribuídos a ela seriam de natureza pedagógica. Haveria, pois, uma indisciplina legítima, diante de práticas inadequadas. Além disso, os alunos entrevistados atribuem sentidos distintos à indisciplina, em função do espaço onde ocorre. Em sala, a indisciplina teria o sentido de interromper o processo aula e de afrontar o professor, sinalizando a necessidade de se repensar o processo. A indisciplina fora da sala de aula refletiria conflitos e disputas entre alunos e turmas, assumindo o sentido de romper com a ordem e de gerar conflitos. Finalmente, observamos que a perspectiva dos alunos sobre indisciplina apresenta distinções em relação à perspectiva dos professores. Enquanto estes tendem a relacionar a indisciplina mais às suas causas, aqueles atribuem também sentidos à indisciplina, relacionados à fragilidade das práticas pedagógicas, exercidas pelos professores.
Palavras-chave: Educação, Práticas pedagógicas, Indisciplina escolar, Perspectiva de alunos.
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2654 506.19 KB Universidade Tuiuti do Paraná http://tede.utp.br/ |
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