Categoria: Educação Fisica Teses |
A capoeira e os mestres |
Versão: PDF Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de
A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.
Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.
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5327 0 bytes Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A construção do campo do conhecimento sobre as atividades físicas para idosos no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa
Com o passar dos anos a relação entre o idoso e a atividade física se tornou extremamente comum na nossa sociedade. A mídia, o saber médico e o Estado propalam a importância de um estilo de vida ativo que potencializa as chances do alcance da longevidade. Esta tese buscou compreender como o campo das práticas de atividades físicas para os idosos se configurou na sociedade brasileira, já que em um passado recente essa relação era de afastamento. O referencial teórico que possibilitou a elucidação do problema do estudo foi a Teoria dos Campos proposta por Pierre Bourdieu (1983), que permitiu analogias e prováveis influências entre diversos campos sociais, primordialmente com o campo do idoso na perspectiva internacional, que por ser precursor serviu de exemplo para a construção do campo do idoso e o da atividade física brasileira. Acredita-se que o período compreendido entre os anos de 1960 e 1980 tenha sido fundamental dentro dessa dinâmica, configurando-se como o recorte temporal utilizado por este estudo. Para o alcance dos objetivos metodologicamente dividimos o campo das práticas de atividades físicas para idosos em dois subcampos: sendo o primeiro o da intervenção que representa as práticas físicas propriamente ditas e o segundo o da teorização/pesquisa que compreende a análise das publicações, tais como artigos, livros, periódicos além do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação scricto-sensu em Educação Física. Também utilizamos a história oral como fonte primária que associada à fundamentação teórica do estudo, possibilitou articular e confrontar as informações obtidas. Através de seis entrevistas não estruturadas, do tipo guiada, com protagonistas elencados a partir da sua relevância na produção do conhecimento na área do idoso e/ou atividade física, construímos uma versão para o processo de gênese das práticas de atividades físicas para idosos no Brasil. As influências dos campos médico, econômico, político e educacional em maior ou menor escala acabaram por forjar o campo do idoso, disseminando seus diretos e deveres. Somente a partir dessa construção o campo das atividades físicas para os idosos se constituiu como um apêndice, principalmente para a classe média, deflagrando novas atitudes, condutas, percepções, enfim, uma mudança de habitus, um novo olhar que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação de vida, enfim o arquétipo do homem moderno dos “novos velhos” brasileiros.
Palavras-chave: Idosos. Atividade Física. Teoria do Campo.
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18023 0 bytes Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro http://Boletim Educação Física |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
TORRES, Camila Costa
A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professor-tutor. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do sistema de trabalho, por meio das suas atividades.
Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Ergonomia cognitiva.
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22210 0 bytes Universidade de Brasília http:// |
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