Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e a determinação ontológica do ser social Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ORTIGARA, Vidalcir

Esta tese aponta para o fato de uma ausência. A ausência de uma abordagem ontológica no campo da Educação Física que viesse a fundamentar a real determinação do movimento humano – o caminhar, o correr, o saltar, o pular –, isto é, sua específica condição humana. Com vistas a demonstrar a importância de tal abordagem organizamos a exposição da seguinte forma: em primeiro lugar, descrevemos a retomada da ontologia no século XX, com Heidegger, Hartmann e Lukács, e sua crítica ao predomínio da gnosiologia na tradição ocidental. Na medida em que a questão ontológica articula-se profundamente ao atual debate acerca da negação da razão, bem como da negação da existência do real independentemente da mente humana ou das formas de sua apreensão pelo conhecimento, apresentamos, em sequência, dois pensadores contemporâneos que, de modo distinto, afirmam o realismo: Searle e Bhaskar.

Palavras-chave: Ontologia. Ser social. Trabalho. Atividade humana. Educação.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://boletimef.org/biblioteca/2881/Educacao-fisica-e-a-determinacao-ontologica-do-ser-social
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Dança e gênero na escola: formas de ser e viver mediadas pela educação estética Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
KUNZ, Maria do Carmo Saraiva

O objetivo desta tese foi analisar a relação de escolares, meninos e meninas, com a dança e outras atividades expressivas e a relação entre alunos e alunas nas vivências da dança, para entender-se, tanto as possibilidades de exclusão/interacção de género nas vivências da dança, como as possibilidades da dança como conteúdo formativo e performativo para ambos os sexos na escola.

Palavras-chave: Arte e educação. Dança. Educação estética.

Downloads 1217  1217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Importância do Jogador Liberonas acções ofensivas no jogo de Voleibol Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
LUCIANO, Sérgio Donizetti

O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
O presente estudo tem como objectivo geral verificar a importância da recepção executada pelo Jogador Libero (JL) nas acções ofensivas no Jogo de Voleibol. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisados quatro (4) jogadores líberos e oito (8) jogadores prioritários em três (3) jogos durante a Liga Mundial 2004/2005 em Portugal. As equipas analisadas foram Brasil, Espanha, Grécia e Portugal, tendo sido observados 10 sets, que corresponderam a 366 acções de jogo ofensivo (recepção).

Palavras-chave: Voleibol. Jogador libero. Táctica. Técnica. Eficiência. Eficácia.

Downloads 10196  10196  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DO PORTO  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
FALCÃO, José Luiz Cirqueira

Esta pesquisa teve por objetivo principal criticar e propor elementos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento da capoeira no currículo de formação profissional a partir da análise da realidade de experiências com esta manifestação cultural em espaços educacionais formais e não-formais do Brasil e do Exterior.

Palavras-chave: Capoeira. Educação. Cultura. Prática pedagógica. Trato com o conhecimento.

Downloads 1625  1625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!"Sacando" o voleibol: do amadorismo à espetacularização da modalidade no Brasil (1970 - 2000) Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
MARCHI JR., Wanderley

Este estudo tem como ponto de partida uma história de vida envolvendo o Voleibol como uma prática educacional, esportiva e de pesquisa acadêmica. Nesse contexto, definimos a história do Voleibol brasileiro nas últimas três décadas como objeto de estudo.

Palavras-chave: Voleibol. História e sociologia do esporte. Amadorismo. Espetacularização.

Downloads 16106  16106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de Educação Física: contr Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELO, Marcelo Soares Tavares de

A pesquisa trata da prática pedagógica nos cursos de formação de profissionais de Educação Física, a qual se apresenta com perspectivas inovadoras. Buscamos compreender o processo de inovações pedagógicas na reformulação curricular e na materialização da prática curricular dos professores da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE) durante a construção do currículo novo. Apoiamo-nos para tratar currículo em / na(s): Sacristán (2000), Forquin (1996) e Goodson (1995); Pedagogia crítica: Giroux (1988), Mclaren (1997), Freire (2000) e Torres (2003); inovações pedagógicas: Freire (2000), Arroyo (1999) e Behrens (2005); e base metodológica: Minayo (1998), Coreth (1973) e Bardin (1998). Elegemos a abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, utilizamos procedimentos na coleta de dados dos documentos e da entrevista, enquanto, na análise, nos apropriamos da análise de conteúdo categorial por temática. Os resultados mostram contribuições teórico-metodológicas da prática curricular dos professores, a partir da existência de um trabalho coletivo entre eles, durante a construção do currículo novo. Dinâmicas que apontaram possibilidades de uma prática pedagógica diferenciada na escola. As inovações pedagógicas aconteceram na organização e na dinâmica do trabalho pedagógico dos professores, na perspectiva de um currículo que atenda à realidade da prática pedagógica desses professores durante a sua construção. Concluímos que a Escola Superior de Educação Física caracterizou-se por um processo de inovação pedagógica baseado em um conjunto de três ações que destacamos: a superação histórica na construção do currículo, a partir de uma abordagem empírico-analítica, por uma abordagem crítico-dialética; uma reforma curricular interna que possibilitou a participação do coletivo de professores nessa construção; e o processo de estudo e de vivências na prática curricular dos professores como contribuição para a construção desse currículo.

Palavras-chave: Currículo. Inovações pedagógicas. Formação de professores. Prática pedagógica e prática curricular.

Downloads 5334  5334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Ta ligado mano: o hip-hop como lazer e resgate da cidadania Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
STOPPA, Edmur Antonio

O presente estudo tem como objetivo analisar como se processa a organização de grupos de hip-hop no desenvolvimento de suas ações, com base na análise central dos significados do lazer dos seus participantes, na busca de uma nova perspectiva de inserção social para os membros da comunidade. O estudo pode contribuir para a área da Educação Física e dos Estudos do Lazer, na medida que busca conhecer e entender esses espaços como uma possibilidade de atuação a partir das “brechas” que o sistema oferece, no caminho para a implantação de uma nova ordem social, que permita às pessoas a autopromoção por meio da efetiva participação sociocultural. Enquanto metodologia, o estudo foi realizado mediante a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, o que levou a inserção do pesquisador no grupo pesquisado.

Palavras-chave: Hip-hop. Movimento da juventude. Movimentos sociais. Lazer e educação. Participação social. Educação Física. Cidadania.

Downloads 996  996  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 2.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TORRES, Camila Costa

A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professor-tutor. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do sistema de trabalho, por meio das suas atividades.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Ergonomia cognitiva.



Downloads 22082  22082  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Repercussão de um programa de ginástica laboral na qualidade de vida de trabalhadores de escritório Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
MARTINS, Caroline de Oliveira

Esta pesquisa quanti-qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso descritivo longitudinal e teve como foco principal analisar a repercussão de um Programa de Ginástica Laboral (PGL) desenvolvido ao longo de três anos – 2002 a 2004, na qualidade de vida (QV) de 42 trabalhadores de escritório de oito municípios catarinenses. O PGL foi constituído pela ministração de três aulas semanais de GL compensatória, com duração de quinze minutos, acompanhada pela disseminação no ambiente de trabalho de informações para a promoção da QV. Exercícios de alongamento estático formaram a base da GL, projetados para atuar na musculatura mais requisitada durante a jornada de trabalho - região lombar da coluna vertebral, ombros, punhos e mãos, uma vez que as tarefas ocupacionais da amostra envolviam grande requisição manual, principalmente pela intensa utilização do computador.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Qualidade de vida. Trabalhadores de escritório.

Downloads 5559  5559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Dando voz às mulheres participantes do esporte universitário: contradições e desafios para a prátic Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
HILLEBRAND, Marinez Domeneghini

Este estudo pioneiro quanti-qualitativo, realizado no Parque Esportivo da PUC/RS entre abril e setembro de 2006, teve por objetivo compreender como a prática esportiva influenciou a qualidade de vida de 43 mulheres voluntárias e participantes do Esporte Universitário na PUC/RS. Desse total, 12 praticavam handebol; 11, futsal; 10, basquetebol; e 10, voleibol, com idades entre 17 e 26 anos. Na primeira fase do estudo, todas as participantes responderam a uma ficha de informações, a um Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL) e a uma ficha de dados complementares. Na segunda fase, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas. Os dados coletados foram submetidos a uma avaliação estatística e a uma análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que essas mulheres possuem uma boa percepção de sua qualidade de vida para os cinco domínios avaliados pelo questionário (físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente e geral). Dados como melhora da autoestima, saúde e organização, bem como a ampliação do leque de amizades e da capacidade de trabalhar em grupo, coletados por meio das entrevistas, reforçaram essa percepção positiva da qualidade de vida.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Mulheres. Esporte Universitário.

Downloads 1153  1153  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 »