Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Crescimento físico e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes rurais e urbanos Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
GLANER, Maria Fátima

Este estudo, caracterizado como transversal, teve por propósito comparar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes femininos e masculinos, residentes em áreas rurais e urbanas, bem como comparar os resultados com padrões critérios-referenciado estabelecidos por Marcondes (1982) para o crescimento físico e pela AAHPERD (1988) para a AFRS. A amostra foi composta por estudantes voluntários, das redes públicas de ensino, totalizando 1.420 sujeitos. Destes, 447 são moças urbanas e 252 rurais; 435 são rapazes urbanos e 286 rurais, com idades entre 10,50 a 17,49 anos.

Palavras-chave: Aptidão física. Crescimento físico. Saúde.

Downloads 830  830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers

Esse trabalho propõe-se a investigar as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, que elegemos como base para essa tarefa, quais sejam a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade, na perspectiva daquilo que denominamos aqui de uma lógica diferenciada que prevalece nesse universo, diferente daquela lógica que a racionalidade ocidental moderna determina. Trazemos também à reflexão, a partir de algumas teorias emergentes no campo das ciências sociais, a necessidade de constituição de uma nova racionalidade que seja capaz de interpretar e validar os saberes ocultos e silenciados, presentes no universo da cultura popular, como forma de ampliação das possibilidades de um diálogo frutífero entre os saberes provenientes das várias tradições, presentes tanto no âmbito da academia quanto no da cultura popular, sem hierarquias e discriminações. Para realizarmos tal tarefa, elegemos a capoeira angola, manifestação da cultura afro-brasileira das mais significativas, como campo privilegiado de estudo, na tentativa de buscar os seus sentidos e significados, esforçando-nos para constituir elementos de análise que dêem conta de interpretar sua simbologia, ritualidade e ancestralidade, como parte de elementos da cosmogonia africana, enquanto sistema religioso/simbólico que influencia consideravelmente essa manifestação. Buscamos, ainda, analisar as experiências educacionais contidas nos processos envolvendo a transmissão de saberes no universo da capoeira angola, e também como se articulam no âmbito da cultura popular esses processos educacionais não formais. Essas experiências envolvendo os “saberes populares” são, então, a partir de nossa análise, confrontadas com a perspectiva desenvolvida pelos processos formais de educação existentes em nossa sociedade, sobre os quais buscamos estabelecer uma crítica.

Palavras-chave: Cultura popular. Capoeira angola. Educação não formal.

Downloads 764  764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.gr
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BASSO, Luciano

O objetivo do presente estudo foi investigar se os níveis de estabilização alcançados no final do processo de aquisição e nos canais de desempenho modificam a probabilidade de um dos dois processos envolvidos no aumento de complexidade em aprendizagem motora - modularização e adaptação - ocorrer, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida, e sua influência na aprendizagem da tarefa com novos componentes. 153 sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 13 anos de idade, realizaram uma tarefa seriada de rastreamento de sinais luminosos. O experimento constou de duas fases: estabilização e adaptação. Três grupos foram formados de acordo com critérios de desempenho a ser alcançados na estabilização: três séries consecutivas de respostas corretas, uma série de respostas antecipatórias e três séries de respostas antecipatórias, numa tarefa seriada composta de cinco estímulos. A fase de adaptação, igual para todos os grupos, ocorreu até o alcance de uma série de respostas antecipatórias numa tarefa com seis estímulos. Os resultados mostraram a ocorrência de ambos os processos: adaptativo e modularização, em 84% e 16% dos sujeitos, respectivamente. Os sujeitos do que alcançaram respostas antecipatórias foram posteriormente divididos em subgrupos com base na estabilidade interindividual da mudança intraindividual nos canais de desempenho ao longo da fase de estabilização. Foram definidos 4 subgrupos: estável no canal superior; estável no canal inferior; com tendência a mudança ascendente; e com oscilação. Os resultados da análise de regressão logística permitiram inferir que o subgrupo estável no canal superior da consistência do desempenho da sequência em respostas antecipatórias tem quatro vezes mais probabilidade de utilizar o processo de modularização do que o subgrupo estável no canal inferior, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos que utilizaram o processo de modularização necessitaram de uma menor quantidade de tentativas para a aprendizagem da nova tarefa.

Palavras-chave: Processo adaptativo. Modularização. Mudança intraindividual. Diferenças interindividuais.

Downloads 713  713  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://boletimef.org/biblioteca/2803/Aumento-de-complexidade-na-aprendizagem-motora
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e a determinação ontológica do ser social Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ORTIGARA, Vidalcir

Esta tese aponta para o fato de uma ausência. A ausência de uma abordagem ontológica no campo da Educação Física que viesse a fundamentar a real determinação do movimento humano – o caminhar, o correr, o saltar, o pular –, isto é, sua específica condição humana. Com vistas a demonstrar a importância de tal abordagem organizamos a exposição da seguinte forma: em primeiro lugar, descrevemos a retomada da ontologia no século XX, com Heidegger, Hartmann e Lukács, e sua crítica ao predomínio da gnosiologia na tradição ocidental. Na medida em que a questão ontológica articula-se profundamente ao atual debate acerca da negação da razão, bem como da negação da existência do real independentemente da mente humana ou das formas de sua apreensão pelo conhecimento, apresentamos, em sequência, dois pensadores contemporâneos que, de modo distinto, afirmam o realismo: Searle e Bhaskar.

Palavras-chave: Ontologia. Ser social. Trabalho. Atividade humana. Educação.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://boletimef.org/biblioteca/2881/Educacao-fisica-e-a-determinacao-ontologica-do-ser-social
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6)