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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
FALCÃO, José Luiz Cirqueira

Esta pesquisa teve por objetivo principal criticar e propor elementos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento da capoeira no currículo de formação profissional a partir da análise da realidade de experiências com esta manifestação cultural em espaços educacionais formais e não-formais do Brasil e do Exterior.

Palavras-chave: Capoeira. Educação. Cultura. Prática pedagógica. Trato com o conhecimento.

Downloads 1721  1721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
SILVA, Carla Cilene Baptista da

O presente trabalho buscou investigar o brincar de crianças com deficiência mental em escolas especiais de educação infantil. Para tanto, teve por objetivos: identificar os jogos e brinquedos disponíveis e mais utilizados; investigar como essas atividades eram realizadas e, por fim, investigar também a concepção sobre o brincar e seu significado, atribuído pelas professoras. Participaram da pesquisa 15 professoras de educação especial, de 5 escolas especiais da cidade de Campinas. Foi utilizado um questionário check-list para identificar a disponibilidade e a frequência de uso dos materiais lúdicos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar como esses materiais eram utilizados e investigar a concepção e a importância do brincar entre as professoras. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a autores como Itard, Séguin e Decroly, que representam as origens desta prática na educação especial, pois desenvolveram métodos e técnicas utilizando-se de jogos nas suas variadas acepções, aplicando-os a crianças deficientes mentais. Baseia-se também nos trabalhos sobre o jogo na educação e no desenvolvimento infantil, tendo como referência teórica Vygotsky, Leontiev e a perspectiva sociocultural representada por Brougère. A análise e a discussão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a utilização de jogos e brincadeiras na prática educacional com crianças deficientes mentais. Por fim, buscou-se contribuir para a valorização das capacidades dessas crianças, sugerindo alternativas de reorganização das estratégias de ação dos professores e de outros profissionais da área, com base em uma perspectiva lúdica.

Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência mental. Jogos. Brincadeiras. Brinquedos.

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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O curso de Educação Física: a questão da formação acadêmica na visão de seus agentes Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
TRINDADE, Patrícia Mano

Este trabalho visa à análise sobre a atual perspectiva na formação acadêmica na área de Educação Física. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica referente à história da universidade ocidental, seguida da universidade no Brasil, como contextualização à história da Educação Física na universidade brasileira.

Palavras-chave: Universidade. Educação Superior. Formação acadêmica. Educação Física.

Downloads 959  959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O desafio da mudança na formação inicial de professores: o estágio curricular no curso de Licenciatu Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
SCHERER, Alexandre

Esta Tese aborda a formação de professores de Educação Física com foco em uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado desenvolvida em um modelo participativo que traz como questão central de pesquisa: Um processo participativo envolvendo a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado de futuros professores de Educação Física contribui para o desenvolvimento da autonomia e da consciência crítico-reflexiva dos estagiários? A partir do processo de reflexão sobre o papel da Educação Física na escola básica, a investigação pretendeu contribuir ao desenvolvimento da autonomia e espírito crítico dos estagiários em relação a seu compromisso social como professor e cidadão e à necessidade de reconhecer e respeitar as diferenças individuais e institucionais que constituem a realidade social e influenciam a ação docente. O referencial teórico discute na perspectiva das teorias críticas, as relações escola-sociedade, com ênfase no contexto brasileiro; a formação reflexiva de professores na educação superior a partir da articulação efetiva entre teoria e prática; tendências pedagógicas e situação atual da Educação Física escolar; a regulamentação que rege os Estágios Curriculares Supervisionados e seu espaço nos currículos de formação do professor.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Formação. Professores. Educação Física.

Downloads 1075  1075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Vôlei de praia: configurações sociais de um esporte-espetáculo de alto rendimento no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
COSTA, Marília Maciel

O objetivo do estudo foi resgatar e discutir a estruturação do vôlei de praia como produção de esporte de alto rendimento no Brasil. Após situá-lo no momento da modernidade, começou-se por levantar dados do esporte ainda quando amador; em seguida, procurou-se resgatar os fatos que foram marcantes para que o esporte passasse de amador a profissional, até chegar à realidade atual. Foram feitas análises documentais, visitas a diferentes sites, entrevistas e recortes de noticiários para proceder a uma investigação que permitisse visualizar se de fato o vôlei de praia representa a “cultura profissional” dentro dos novos paradigmas do esporte moderno e que processo o levou, ou não, à inserção nesse modelo. As atenções foram concentradas no período de 1986 a 2004, por ter sido o ano de 1986 aquele em que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) passou a gerenciar o esporte no âmbito nacional e exercer o monopólio. Assim, sob sua gerência, ressaltou-se, em primeiro lugar, o processo de consolidação gerencial da CBV, por meio da criação de um departamento de vôlei de praia e de um manual normativo da prática da modalidade no País. A partir daí, foi importante verificar como a atuação da CBV foi incisiva na formação e na organização do Circuito Mundial, a maior competição internacional da modalidade. A criação do Circuito Nacional, em 1991, efetivado graças ao contrato de patrocínio firmado entre a Confederação e o Banco do Brasil, foi uma análise fundamental para se perceber como ocorreu a espetacularização e a mercantilização da modalidade. Outro fato que auxiliou no conhecimento do processo foi a possibilidade de verificar o empenho do Brasil para tornar o vôlei de praia um esporte olímpico, o que ocorreu em 1993, potencializando o poder de decisão do país diante das principais decisões mundiais da modalidade. Procurou-se verificar, durante o levantamento dos dados coletados, a forma e os valores que predominavam no ambiente social em que se desenvolvia essa modalidade. Para isso, foram focadas as relações que se processavam no decorrer de sua estruturação e procurou-se checar o grau de influência que elas sofreram diante das mudanças estruturais capitalistas e de novas situações conjunturais. Concluiu-se que o vôlei de praia brasileiro, na verdade, mesmo apresentando problemas inerentes à própria condição de esporte de alto rendimento, e mesmo diante das muitas adversidades que enfrenta no cenário social nacional, tem ocorrido com base nos valores ditados pelo “profissionalismo”, suplantando os valores de uma cultura “amadorística” e tradicional, predominante no universo esportivo nacional.

Palavras-chave: Vôlei de praia. Esporte Olímpico. Circuito Nacional de Vôlei de praia.

Downloads 1943  1943  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Validação de testes de flexibilidade da coluna lombar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
ACHOUR JR., Abdallah

Esta pesquisa teve como principal objetivo, validar o teste de flexibilidade da coluna lombar (Testprop), utilizando-se da radiografia como teste critério e o teste flexibilidade da coluna lombar de Adrichem e Korst (1973) para o sexo feminino e masculino. Participaram 19 mulheres (média de idade = 23,2 anos e desvio padrão = 1,3) e 18 homens (média de idade = 22,3 anos e desvio padrão = 1,4), universitários, saudáveis e ativos do Curso de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina - PR. Inicialmente, verificou-se a fidedignidade e objetividade dos testes de flexibilidade da coluna lombar (Testprop e Testeips). O coeficiente de correlação intraclasse mostrou que o teste de flexibilidade Testprop apresenta fidedignidade elevada para o sexo feminino (R = 0,86) e elevada para o sexo masculino (R = 0,85), e demonstrou haver objetividade moderada (R = 0,73) para o sexo feminino e elevada (R = 0,96) para o sexo masculino. Quanto ao teste de flexibilidade Testei ps, a fidedignidade foi elevada (R = 0,85) e (R = 0,86) para o sexo feminino e masculino, respectivamente. A objetividade do teste de flexibilidade Testei ps foi moderada (R = 0,62) para o sexo feminino e elevada para o sexo masculino (R = 0,91). Em relação à validade, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou correlação baixa para o teste de flexibilidade Testprop (r = 0,11) para o sexo feminino e correlação moderada (r = 0,52) para o sexo masculino. No que diz respeito ao teste de flexibilidade Testeips, o coeficiente de correlação de Pearson foi baixo para o sexo feminino (r = 0,24) e moderado para o sexo masculino (r = 0,50). Concluiu-se que os testes de flexibilidade da coluna lombar Testprop e Testeips foram fidedignos e objetivos, mas não foram considerados válidos.

Palavras-chave: Flexibilidade. Teste. Coluna lombar. Validade.

Downloads 8497  8497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A prática do basquetebol feminino no estado de São Paulo: conhecendo e analisando seu contexto  Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
MORENO, Jose Carlos de Almeida

Os objetivos específicos deste trabalho foram os de identificar a disseminação ou não da prática do basquetebol por mulheres e o papel das instituições sociais responsáveis.

Palavras-chave: Basquetebol Feminino. Esporte. Políticas Públicas. Políticas Privadas. Educação Física.

Downloads 2477  2477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Uso das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores de Educação Física e desp Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Ronaldo José

Este estudo buscou verificar as condições de processo, de contexto, e de programa que conferem maior eficácia ao ensino a distância e ao ensino convencional, utilizando-se os meios tecnológicos de ensino a distancia, no contexto de formação inicial de professores de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino a Distância. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads 2447  2447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NOZAKI, Hajime Takeuchi

O objetivo do estudo foi analisar: a) o reordenamento do mundo do trabalho e consequentes modificações no campo da educação física brasileira, tendo, como mediação, a sua regulamentação da profissão; b) as implicações da regulamentação da profissão, no campo da intervenção e da formação/qualificação profissional da educação física e de outras áreas; c) as estratégias dos trabalhadores para o enfrentamento do quadro criado a partir da estruturação dos conselhos profissionais de educação física. Para tal, inicialmente, foi elaborado um quadro teórico acerca das mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, com as modificações nas exigências de qualificação no campo educacional. Evidenciou-se, ainda, o debate epistemológico da educação física da década de 90 e o reordenamento do seu trabalho, a partir do resgate da teoria marxista a respeito do fundamento da crise do capital e da categoria trabalho em suas duas dimensões: ontológica e histórica. Em um segundo momento, reconstituiu-se, a partir da bibliografia sobre o tema, a discussão, no interior da categoria dos professores de educação física, desde a década de 1940, que desembocou na sua regulamentação da profissão, em 1998. Por último, foram abordadas as consequências da regulamentação da profissão da educação física e as resistências dos trabalhadores, tanto da área, quanto de outras, como artes marciais, capoeira, dança, lutas e yoga, contra as ingerências dos conselhos profissionais de educação física. Neste ponto, foram utilizadas fontes documentais e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com lideranças das várias manifestações. Como resultado da pesquisa, encontrou-se que: a) o capital utiliza-se de todas as formas sociais de intervenção para o controle da profunda crise na qual está mergulhado, enquanto o trabalho, por outro lado, se subsume ao capital, porém trava, com este último, uma intensa luta para sua libertação; b) a educação física atua de forma mediata para compor o novo quadro de formação humana que o capital demanda, ao tornar-se um distintivo de classe, na escola, para os que podem consumi-la, perdendo centralidade para as práticas corporais do meio não-escolar as quais compõem a ideologia da empregabilidade, por meio do trabalho precário; c) a regulamentação da profissão tratou-se de estratégia corporativista de adaptação à gerência da crise do capital, afetando o trabalho e a formação/qualificação de várias práticas corporais; d) tendo em vista o caráter de estrutura avançada do capitalismo do conselho profissional de educação física, as estratégias resistivas dos trabalhadores se dividiram entre a adoção, ou ruptura, deste mesmo modelo para as suas áreas, mediadas pelas defesas da adaptação ou não às demandas contemporâneas do capital. Conclui-se, a partir desta tese, a necessidade de suplantar a relação capital, criando condições objetivas para o mundo da liberdade, no qual se possa assegurar a democratização dos meios de produção, cultura e, assim, o acesso e desenvolvimento pleno das práticas corporais.

Palavras-chave: Mundo do trabalho. Crise do capital. Educação Física. Regulamentação da profissão. Práticas corporais.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação, Universidade Federal Flumin  Site http://boletimef.org/biblioteca/768/Educacao-Fisica-e-reordenamento-no-mundo-do-trabalho-mediacoes-d
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A capoeira e os mestres  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de

A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.

Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.

Downloads 5283  5283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte  Site http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
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