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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BASSO, Luciano

O objetivo do presente estudo foi investigar se os níveis de estabilização alcançados no final do processo de aquisição e nos canais de desempenho modificam a probabilidade de um dos dois processos envolvidos no aumento de complexidade em aprendizagem motora - modularização e adaptação - ocorrer, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida, e sua influência na aprendizagem da tarefa com novos componentes. 153 sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 13 anos de idade, realizaram uma tarefa seriada de rastreamento de sinais luminosos. O experimento constou de duas fases: estabilização e adaptação. Três grupos foram formados de acordo com critérios de desempenho a ser alcançados na estabilização: três séries consecutivas de respostas corretas, uma série de respostas antecipatórias e três séries de respostas antecipatórias, numa tarefa seriada composta de cinco estímulos. A fase de adaptação, igual para todos os grupos, ocorreu até o alcance de uma série de respostas antecipatórias numa tarefa com seis estímulos. Os resultados mostraram a ocorrência de ambos os processos: adaptativo e modularização, em 84% e 16% dos sujeitos, respectivamente. Os sujeitos do que alcançaram respostas antecipatórias foram posteriormente divididos em subgrupos com base na estabilidade interindividual da mudança intraindividual nos canais de desempenho ao longo da fase de estabilização. Foram definidos 4 subgrupos: estável no canal superior; estável no canal inferior; com tendência a mudança ascendente; e com oscilação. Os resultados da análise de regressão logística permitiram inferir que o subgrupo estável no canal superior da consistência do desempenho da sequência em respostas antecipatórias tem quatro vezes mais probabilidade de utilizar o processo de modularização do que o subgrupo estável no canal inferior, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos que utilizaram o processo de modularização necessitaram de uma menor quantidade de tentativas para a aprendizagem da nova tarefa.

Palavras-chave: Processo adaptativo. Modularização. Mudança intraindividual. Diferenças interindividuais.

Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://boletimef.org/biblioteca/2803/Aumento-de-complexidade-na-aprendizagem-motora
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Associação entre exercícios resistidos e pressão intra-ocular Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CONTE, Marcelo

Objetivo: Verificar a influência dos exercícios resistidos na Pressão Intra-ocular (PIO), estudando-se a associação entre a variação da PIO em diferentes tipos e condições de exercícios resistidos, tais como: método de treinamento de exercício resistido, posicionamento corporal durante a realização do exercício resistido e tipo de respiração. Método: O estudo analítico testou a seguinte hipótese: “existe associação entre exercícios resistidos e a pressão intraocular”. A amostra por conveniência foi constituída por 19 voluntários (13 homens e 6 mulheres) com média de idade de 21,8 + 3,28 anos, atletas e praticantes de boxe, os quais foram submetidos a diferentes sessões de exercício resistido (métodos de adaptação, resistência, hipertrofia e força), realizadas três vezes por semana, de acordo com uma periodização linear ao longo de cinco semanas. A avaliação da PIO, utilizando tonômetro de Perkins, foi determinada por medidas antes, durante e após a realização das sessões de exercícios. Todos os dados foram expressos pela estatística descritiva (média + desvio-padrão). A análise estatística foi realizada pelo Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, sendo que todas variáveis analisadas apresentaram distribuição normal. Como procedimentos estatísticos para comparação das médias referente as variáveis estudadas foi utilizado o teste Anova e Anova com medidas repetidas, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Pode-se observar que, independentemente do método de treinamento utilizado, durante as sessões de exercícios resistidos houve redução significativa da PIO. Contudo, as respectivas variações da PIO foram específicas de acordo com o método de treinamento empregado, ou seja, o método de resistência apresenta maiores reduções da PIO quando comparado aos demais. Por outro lado, nas sessões de hipertrofia a PIO retornou aos escores iniciais antes da finalização dos exercícios. Especificamente, no método de força, mesmo com a apnéia realizada durante os exercícios, houve redução da PIO. Conclusão: Existe associação diferencial da PIO de acordo com o método de treinamento aplicado na sessão de treinamento resistido.

Palavras-chave: Pressão intraocular. Treinamento resistido. Atividade física. Saúde Ocular. Oftalmologia esportiva. Hipotensão ocular.

Downloads 3569  3569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal   Site http://boletimef.org/biblioteca/2821/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!As relações entre corpo e trabalho: contribuição crítica à educação Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
HEROLD JR., Carlos

O objetivo deste estudo é analisar as relações entre corpo e trabalho para fundamentar algumas possibilidades para colaborar com as questões educativas. Para tanto, dividimos o estudo em cinco partes: na primeira, mostramos como as relações entre corpo e trabalho são vistas nas áreas de Trabalho e Educação e Educação Física; no segundo capítulo, fazemos um levantamento sobre as críticas e defesas que a categoria trabalho recebe na atualidade para o entendimento das transformações na sociedade, além de notarmos a forma como a modernidade pensa as questões do corpo a partir das questões do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho. Corpo. Educação.

Downloads 5198  5198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!As atividades aquáticas em espaços formais na cidade de Canoas/RS (Brasil) Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
POL, Doralice Orrigo da Cunha

Analisar a prática das atividades aquáticas em espaços formais na cidade de Canoas, RS, (Brasil), para a partir destes resultados sugerir critérios básicos para elaboração de um programa físico-educativo de atividades no meio líquido para a cidade.



Downloads 6662  6662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Fisiología, Universidad de León  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Análise da disciplina e Educação Física especial nas Istituições de Ensino Superior públicas do esta Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
GOMES, Nilton Munhoz

Considerando que a Educação Física Especial (EFE) é uma disciplina relativamente nova na grade curricular dos cursos de graduação em Educação Física, vê-se a necessidade de estudos para identificar se a mesma tem um eixo condutor tanto teórico quanto pedagógico adequado a cada área de formação (licenciatura e bacharelado). Isto posto, o presente estudo teve como objetivo mostrar como a disciplina EFE vem sendo trabalhada nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no estado do Paraná nos cursos de graduação em Educação Física/Licenciatura, bem como, levantar o posicionamento dos acadêmicos dos cursos de Educação Física diante desta disciplina e apontar possíveis critérios a serem observados para elaboração e execução da disciplina EFE nos cursos de graduação em Educação Física/Licenciatura. O estudo se caracteriza como sendo descritivo, do tipo Survey, onde se utilizou a técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004).

Palavras-chave: Educação Física Especial. Educação Superior. Formação de Professores. Educação Física.





Downloads 1838  1838  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968–1984) e a experiência cotidiana de profess Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de.

Este trabalho pretende debater, do ponto de vista da pesquisa em história da educação, as relações entre o aparato legal-institucional para a Educação Física brasileira de 1968 a 1984, e a apropriação dos professores escolares daquele aparato. Partindo da hipótese de que essas duas dimensões estavam imbricadas, infirma a tese corrente na historiografia de que os professores teriam sido conformados de forma unilateral pelas políticas oficiais, consonantes com uma perspectiva de dependência cultural dos países capitalistas desenvolvidos, mais especificamente, dos Estados Unidos. Como fontes privilegia a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, publicada pela Divisão de Educação Física do MEC, os Programas de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba de 1972 a 1983 e os depoimentos de professores atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba naqueles anos.

Palavras-chave: História da Educação. Educação Física escolar. Ensino.

Downloads 7667  7667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A prática do basquetebol feminino no estado de São Paulo: conhecendo e analisando seu contexto  Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
MORENO, Jose Carlos de Almeida

Os objetivos específicos deste trabalho foram os de identificar a disseminação ou não da prática do basquetebol por mulheres e o papel das instituições sociais responsáveis.

Palavras-chave: Basquetebol Feminino. Esporte. Políticas Públicas. Políticas Privadas. Educação Física.

Downloads 2477  2477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A janela de vidro: esporte, televisão e Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
BETTI, Mauro

A associação entre o esporte e a mídia, em especial a televisão, vem alterando progressiva e rapidamente a prática do esporte e a percepção que dele temos. Trabalhando com a lógica da espetacularização, a televisão fragmenta e descontextualiza o fenômeno esportivo, construindo uma realidade textual autônoma: o esporte telespetáculo.

Palavras-chave: Educação Física. Educação. Esporte. Mídia. Discurso. Teorias do esporte.

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Importância do Jogador Liberonas acções ofensivas no jogo de Voleibol Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
LUCIANO, Sérgio Donizetti

O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
O presente estudo tem como objectivo geral verificar a importância da recepção executada pelo Jogador Libero (JL) nas acções ofensivas no Jogo de Voleibol. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisados quatro (4) jogadores líberos e oito (8) jogadores prioritários em três (3) jogos durante a Liga Mundial 2004/2005 em Portugal. As equipas analisadas foram Brasil, Espanha, Grécia e Portugal, tendo sido observados 10 sets, que corresponderam a 366 acções de jogo ofensivo (recepção).

Palavras-chave: Voleibol. Jogador libero. Táctica. Técnica. Eficiência. Eficácia.

Downloads 10215  10215  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DO PORTO  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A identidade acadêmico-científica da Educação Física: uma investigação Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
REIS, Marize Cisneiros da Costa

A identidade acadêmico-científica da Educação Física é um tema complexo e pouco abordado pelos estudiosos brasileiros dessa área, fazendo com que a investigação sobre a definição de tal identidade se torne uma tarefa difícil e desafiadora à medida que se defronta com indefinições da Educação Física, especialmente quanto ao seu objeto de estudo, e, por consequência, com diferentes entendimentos quanto a sua caracterização como uma unidade universitária.

Palavras-chave: Educação Física. Identidade acadêmico-científica. Currículo. Projeto político-acadêmico. Diretrizes curriculares.

Downloads 2900  2900  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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