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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Vôlei de praia: configurações sociais de um esporte-espetáculo de alto rendimento no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
COSTA, Marília Maciel

O objetivo do estudo foi resgatar e discutir a estruturação do vôlei de praia como produção de esporte de alto rendimento no Brasil. Após situá-lo no momento da modernidade, começou-se por levantar dados do esporte ainda quando amador; em seguida, procurou-se resgatar os fatos que foram marcantes para que o esporte passasse de amador a profissional, até chegar à realidade atual. Foram feitas análises documentais, visitas a diferentes sites, entrevistas e recortes de noticiários para proceder a uma investigação que permitisse visualizar se de fato o vôlei de praia representa a “cultura profissional” dentro dos novos paradigmas do esporte moderno e que processo o levou, ou não, à inserção nesse modelo. As atenções foram concentradas no período de 1986 a 2004, por ter sido o ano de 1986 aquele em que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) passou a gerenciar o esporte no âmbito nacional e exercer o monopólio. Assim, sob sua gerência, ressaltou-se, em primeiro lugar, o processo de consolidação gerencial da CBV, por meio da criação de um departamento de vôlei de praia e de um manual normativo da prática da modalidade no País. A partir daí, foi importante verificar como a atuação da CBV foi incisiva na formação e na organização do Circuito Mundial, a maior competição internacional da modalidade. A criação do Circuito Nacional, em 1991, efetivado graças ao contrato de patrocínio firmado entre a Confederação e o Banco do Brasil, foi uma análise fundamental para se perceber como ocorreu a espetacularização e a mercantilização da modalidade. Outro fato que auxiliou no conhecimento do processo foi a possibilidade de verificar o empenho do Brasil para tornar o vôlei de praia um esporte olímpico, o que ocorreu em 1993, potencializando o poder de decisão do país diante das principais decisões mundiais da modalidade. Procurou-se verificar, durante o levantamento dos dados coletados, a forma e os valores que predominavam no ambiente social em que se desenvolvia essa modalidade. Para isso, foram focadas as relações que se processavam no decorrer de sua estruturação e procurou-se checar o grau de influência que elas sofreram diante das mudanças estruturais capitalistas e de novas situações conjunturais. Concluiu-se que o vôlei de praia brasileiro, na verdade, mesmo apresentando problemas inerentes à própria condição de esporte de alto rendimento, e mesmo diante das muitas adversidades que enfrenta no cenário social nacional, tem ocorrido com base nos valores ditados pelo “profissionalismo”, suplantando os valores de uma cultura “amadorística” e tradicional, predominante no universo esportivo nacional.

Palavras-chave: Vôlei de praia. Esporte Olímpico. Circuito Nacional de Vôlei de praia.

Downloads 1941  1941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física na crise de modernidade Popular Versão: 
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo

Trata-se de uma pesquisa que procura repensar a intervenção da Educação Física, inserindo-a na multiplicidade de vozes que possam vir a compor uma racionalidade capaz de construir um projeto emancipatório.

Palavras-chave: Educação Física. Educação. Modernidade. Razão.

Downloads 2453  2453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000195528
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Validação de testes de flexibilidade da coluna lombar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
ACHOUR JR., Abdallah

Esta pesquisa teve como principal objetivo, validar o teste de flexibilidade da coluna lombar (Testprop), utilizando-se da radiografia como teste critério e o teste flexibilidade da coluna lombar de Adrichem e Korst (1973) para o sexo feminino e masculino. Participaram 19 mulheres (média de idade = 23,2 anos e desvio padrão = 1,3) e 18 homens (média de idade = 22,3 anos e desvio padrão = 1,4), universitários, saudáveis e ativos do Curso de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina - PR. Inicialmente, verificou-se a fidedignidade e objetividade dos testes de flexibilidade da coluna lombar (Testprop e Testeips). O coeficiente de correlação intraclasse mostrou que o teste de flexibilidade Testprop apresenta fidedignidade elevada para o sexo feminino (R = 0,86) e elevada para o sexo masculino (R = 0,85), e demonstrou haver objetividade moderada (R = 0,73) para o sexo feminino e elevada (R = 0,96) para o sexo masculino. Quanto ao teste de flexibilidade Testei ps, a fidedignidade foi elevada (R = 0,85) e (R = 0,86) para o sexo feminino e masculino, respectivamente. A objetividade do teste de flexibilidade Testei ps foi moderada (R = 0,62) para o sexo feminino e elevada para o sexo masculino (R = 0,91). Em relação à validade, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou correlação baixa para o teste de flexibilidade Testprop (r = 0,11) para o sexo feminino e correlação moderada (r = 0,52) para o sexo masculino. No que diz respeito ao teste de flexibilidade Testeips, o coeficiente de correlação de Pearson foi baixo para o sexo feminino (r = 0,24) e moderado para o sexo masculino (r = 0,50). Concluiu-se que os testes de flexibilidade da coluna lombar Testprop e Testeips foram fidedignos e objetivos, mas não foram considerados válidos.

Palavras-chave: Flexibilidade. Teste. Coluna lombar. Validade.

Downloads 8484  8484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NOZAKI, Hajime Takeuchi

O objetivo do estudo foi analisar: a) o reordenamento do mundo do trabalho e consequentes modificações no campo da educação física brasileira, tendo, como mediação, a sua regulamentação da profissão; b) as implicações da regulamentação da profissão, no campo da intervenção e da formação/qualificação profissional da educação física e de outras áreas; c) as estratégias dos trabalhadores para o enfrentamento do quadro criado a partir da estruturação dos conselhos profissionais de educação física. Para tal, inicialmente, foi elaborado um quadro teórico acerca das mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, com as modificações nas exigências de qualificação no campo educacional. Evidenciou-se, ainda, o debate epistemológico da educação física da década de 90 e o reordenamento do seu trabalho, a partir do resgate da teoria marxista a respeito do fundamento da crise do capital e da categoria trabalho em suas duas dimensões: ontológica e histórica. Em um segundo momento, reconstituiu-se, a partir da bibliografia sobre o tema, a discussão, no interior da categoria dos professores de educação física, desde a década de 1940, que desembocou na sua regulamentação da profissão, em 1998. Por último, foram abordadas as consequências da regulamentação da profissão da educação física e as resistências dos trabalhadores, tanto da área, quanto de outras, como artes marciais, capoeira, dança, lutas e yoga, contra as ingerências dos conselhos profissionais de educação física. Neste ponto, foram utilizadas fontes documentais e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com lideranças das várias manifestações. Como resultado da pesquisa, encontrou-se que: a) o capital utiliza-se de todas as formas sociais de intervenção para o controle da profunda crise na qual está mergulhado, enquanto o trabalho, por outro lado, se subsume ao capital, porém trava, com este último, uma intensa luta para sua libertação; b) a educação física atua de forma mediata para compor o novo quadro de formação humana que o capital demanda, ao tornar-se um distintivo de classe, na escola, para os que podem consumi-la, perdendo centralidade para as práticas corporais do meio não-escolar as quais compõem a ideologia da empregabilidade, por meio do trabalho precário; c) a regulamentação da profissão tratou-se de estratégia corporativista de adaptação à gerência da crise do capital, afetando o trabalho e a formação/qualificação de várias práticas corporais; d) tendo em vista o caráter de estrutura avançada do capitalismo do conselho profissional de educação física, as estratégias resistivas dos trabalhadores se dividiram entre a adoção, ou ruptura, deste mesmo modelo para as suas áreas, mediadas pelas defesas da adaptação ou não às demandas contemporâneas do capital. Conclui-se, a partir desta tese, a necessidade de suplantar a relação capital, criando condições objetivas para o mundo da liberdade, no qual se possa assegurar a democratização dos meios de produção, cultura e, assim, o acesso e desenvolvimento pleno das práticas corporais.

Palavras-chave: Mundo do trabalho. Crise do capital. Educação Física. Regulamentação da profissão. Práticas corporais.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação, Universidade Federal Flumin  Site http://boletimef.org/biblioteca/768/Educacao-Fisica-e-reordenamento-no-mundo-do-trabalho-mediacoes-d
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A capoeira e os mestres  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de

A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.

Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.

Downloads 5282  5282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte  Site http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers

Esse trabalho propõe-se a investigar as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, que elegemos como base para essa tarefa, quais sejam a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade, na perspectiva daquilo que denominamos aqui de uma lógica diferenciada que prevalece nesse universo, diferente daquela lógica que a racionalidade ocidental moderna determina. Trazemos também à reflexão, a partir de algumas teorias emergentes no campo das ciências sociais, a necessidade de constituição de uma nova racionalidade que seja capaz de interpretar e validar os saberes ocultos e silenciados, presentes no universo da cultura popular, como forma de ampliação das possibilidades de um diálogo frutífero entre os saberes provenientes das várias tradições, presentes tanto no âmbito da academia quanto no da cultura popular, sem hierarquias e discriminações. Para realizarmos tal tarefa, elegemos a capoeira angola, manifestação da cultura afro-brasileira das mais significativas, como campo privilegiado de estudo, na tentativa de buscar os seus sentidos e significados, esforçando-nos para constituir elementos de análise que dêem conta de interpretar sua simbologia, ritualidade e ancestralidade, como parte de elementos da cosmogonia africana, enquanto sistema religioso/simbólico que influencia consideravelmente essa manifestação. Buscamos, ainda, analisar as experiências educacionais contidas nos processos envolvendo a transmissão de saberes no universo da capoeira angola, e também como se articulam no âmbito da cultura popular esses processos educacionais não formais. Essas experiências envolvendo os “saberes populares” são, então, a partir de nossa análise, confrontadas com a perspectiva desenvolvida pelos processos formais de educação existentes em nossa sociedade, sobre os quais buscamos estabelecer uma crítica.

Palavras-chave: Cultura popular. Capoeira angola. Educação não formal.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.gr
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A construção do campo do conhecimento sobre as atividades físicas para idosos no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Com o passar dos anos a relação entre o idoso e a atividade física se tornou extremamente comum na nossa sociedade. A mídia, o saber médico e o Estado propalam a importância de um estilo de vida ativo que potencializa as chances do alcance da longevidade. Esta tese buscou compreender como o campo das práticas de atividades físicas para os idosos se configurou na sociedade brasileira, já que em um passado recente essa relação era de afastamento. O referencial teórico que possibilitou a elucidação do problema do estudo foi a Teoria dos Campos proposta por Pierre Bourdieu (1983), que permitiu analogias e prováveis influências entre diversos campos sociais, primordialmente com o campo do idoso na perspectiva internacional, que por ser precursor serviu de exemplo para a construção do campo do idoso e o da atividade física brasileira. Acredita-se que o período compreendido entre os anos de 1960 e 1980 tenha sido fundamental dentro dessa dinâmica, configurando-se como o recorte temporal utilizado por este estudo. Para o alcance dos objetivos metodologicamente dividimos o campo das práticas de atividades físicas para idosos em dois subcampos: sendo o primeiro o da intervenção que representa as práticas físicas propriamente ditas e o segundo o da teorização/pesquisa que compreende a análise das publicações, tais como artigos, livros, periódicos além do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação scricto-sensu em Educação Física. Também utilizamos a história oral como fonte primária que associada à fundamentação teórica do estudo, possibilitou articular e confrontar as informações obtidas. Através de seis entrevistas não estruturadas, do tipo guiada, com protagonistas elencados a partir da sua relevância na produção do conhecimento na área do idoso e/ou atividade física, construímos uma versão para o processo de gênese das práticas de atividades físicas para idosos no Brasil. As influências dos campos médico, econômico, político e educacional em maior ou menor escala acabaram por forjar o campo do idoso, disseminando seus diretos e deveres. Somente a partir dessa construção o campo das atividades físicas para os idosos se constituiu como um apêndice, principalmente para a classe média, deflagrando novas atitudes, condutas, percepções, enfim, uma mudança de habitus, um novo olhar que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação de vida, enfim o arquétipo do homem moderno dos “novos velhos” brasileiros.

Palavras-chave: Idosos. Atividade Física. Teoria do Campo.

Downloads 17941  17941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://Boletim Educação Física
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Associação entre exercícios resistidos e pressão intra-ocular Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CONTE, Marcelo

Objetivo: Verificar a influência dos exercícios resistidos na Pressão Intra-ocular (PIO), estudando-se a associação entre a variação da PIO em diferentes tipos e condições de exercícios resistidos, tais como: método de treinamento de exercício resistido, posicionamento corporal durante a realização do exercício resistido e tipo de respiração. Método: O estudo analítico testou a seguinte hipótese: “existe associação entre exercícios resistidos e a pressão intraocular”. A amostra por conveniência foi constituída por 19 voluntários (13 homens e 6 mulheres) com média de idade de 21,8 + 3,28 anos, atletas e praticantes de boxe, os quais foram submetidos a diferentes sessões de exercício resistido (métodos de adaptação, resistência, hipertrofia e força), realizadas três vezes por semana, de acordo com uma periodização linear ao longo de cinco semanas. A avaliação da PIO, utilizando tonômetro de Perkins, foi determinada por medidas antes, durante e após a realização das sessões de exercícios. Todos os dados foram expressos pela estatística descritiva (média + desvio-padrão). A análise estatística foi realizada pelo Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, sendo que todas variáveis analisadas apresentaram distribuição normal. Como procedimentos estatísticos para comparação das médias referente as variáveis estudadas foi utilizado o teste Anova e Anova com medidas repetidas, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Pode-se observar que, independentemente do método de treinamento utilizado, durante as sessões de exercícios resistidos houve redução significativa da PIO. Contudo, as respectivas variações da PIO foram específicas de acordo com o método de treinamento empregado, ou seja, o método de resistência apresenta maiores reduções da PIO quando comparado aos demais. Por outro lado, nas sessões de hipertrofia a PIO retornou aos escores iniciais antes da finalização dos exercícios. Especificamente, no método de força, mesmo com a apnéia realizada durante os exercícios, houve redução da PIO. Conclusão: Existe associação diferencial da PIO de acordo com o método de treinamento aplicado na sessão de treinamento resistido.

Palavras-chave: Pressão intraocular. Treinamento resistido. Atividade física. Saúde Ocular. Oftalmologia esportiva. Hipotensão ocular.

Downloads 3565  3565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal   Site http://boletimef.org/biblioteca/2821/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Desvendando o jogo: futebol amador e pelada na cidade e no sertão Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PIMENTA, Rosângela Duarte

O futebol amador e as peladas são práticas esportivas e sociais que mobilizam milhares de pessoas em todo o país. Apesar da importância que a temática do futebol vem ganhando no campo acadêmico, ainda são poucos os estudos sobre o futebol não profissional, por isso a opção de analisar essa prática por dentro, através de uma pesquisa etnográfica em dois espaços sociais distintos: o meio urbano e o meio rural. A pesquisa foi realizada na cidade de Recife (PE) e no assentamento estadual São João (Sobral-CE), durante os anos de 2005 e 2006. O trabalho de campo foi desenvolvido com dois grupos: o primeiro com times amadores de Recife e Sobral, através de observação, gravações áudios-visuais de jogos e entrevistas com diretores, jogadores, torcedores e promotores dos campeonatos. O segundo foi realizado com grupos de pelada, envolvendo as mesmas técnicas de pesquisa. Do ponto de vista teórico e da problematização do objeto, partimos de uma crítica a uma visão tradicional da sociologia que perceberia as regras como algo que se impõe exteriormente aos indivíduos. Utilizamos como referência teórica Pierre Bourdieu, Norbert Elias e Harold Garfinkel, buscando uma compreensão do futebol amador e da pelada a partir da dinâmica figuracional dos jogos e da sua relação com as regras do jogo. Analisamos como as regras são construídas, negociadas e atualizadas pelos próprios jogadores durante os jogos, empiricamente verificamos que as regras do jogo apresentam um caráter elástico e de incompletude, sendo elemento fundamental para a dinâmica do jogo.

Palavras-chave: Futebol amador. Pelada. Regras. Negociação, Dinâmica. Figuração.

Downloads 2251  2251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco  Site http://boletimef.org/biblioteca/2616/Desvendando-o-jogo-futebol-amador-e-pelada
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Cultura Jovem e suas relações Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2010
Descrição:
GOEDERT, Rosicler Terezinha

O objetivo principal desta pesquisa foi verificar como se enredam as práticas culturais juvenis às práticas escolares de Educação Física em determinado processo de escolarização, focalizando o significado da cultura jovem na constituição da Educação Física como disciplina escolar.

Palavras-chave: Cultura juvenil. Educação Física. Escolarização.

Downloads 3606  3606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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