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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers

Esse trabalho propõe-se a investigar as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, que elegemos como base para essa tarefa, quais sejam a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade, na perspectiva daquilo que denominamos aqui de uma lógica diferenciada que prevalece nesse universo, diferente daquela lógica que a racionalidade ocidental moderna determina. Trazemos também à reflexão, a partir de algumas teorias emergentes no campo das ciências sociais, a necessidade de constituição de uma nova racionalidade que seja capaz de interpretar e validar os saberes ocultos e silenciados, presentes no universo da cultura popular, como forma de ampliação das possibilidades de um diálogo frutífero entre os saberes provenientes das várias tradições, presentes tanto no âmbito da academia quanto no da cultura popular, sem hierarquias e discriminações. Para realizarmos tal tarefa, elegemos a capoeira angola, manifestação da cultura afro-brasileira das mais significativas, como campo privilegiado de estudo, na tentativa de buscar os seus sentidos e significados, esforçando-nos para constituir elementos de análise que dêem conta de interpretar sua simbologia, ritualidade e ancestralidade, como parte de elementos da cosmogonia africana, enquanto sistema religioso/simbólico que influencia consideravelmente essa manifestação. Buscamos, ainda, analisar as experiências educacionais contidas nos processos envolvendo a transmissão de saberes no universo da capoeira angola, e também como se articulam no âmbito da cultura popular esses processos educacionais não formais. Essas experiências envolvendo os “saberes populares” são, então, a partir de nossa análise, confrontadas com a perspectiva desenvolvida pelos processos formais de educação existentes em nossa sociedade, sobre os quais buscamos estabelecer uma crítica.

Palavras-chave: Cultura popular. Capoeira angola. Educação não formal.

Downloads 766  766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.gr
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Validação de testes de flexibilidade da coluna lombar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
ACHOUR JR., Abdallah

Esta pesquisa teve como principal objetivo, validar o teste de flexibilidade da coluna lombar (Testprop), utilizando-se da radiografia como teste critério e o teste flexibilidade da coluna lombar de Adrichem e Korst (1973) para o sexo feminino e masculino. Participaram 19 mulheres (média de idade = 23,2 anos e desvio padrão = 1,3) e 18 homens (média de idade = 22,3 anos e desvio padrão = 1,4), universitários, saudáveis e ativos do Curso de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina - PR. Inicialmente, verificou-se a fidedignidade e objetividade dos testes de flexibilidade da coluna lombar (Testprop e Testeips). O coeficiente de correlação intraclasse mostrou que o teste de flexibilidade Testprop apresenta fidedignidade elevada para o sexo feminino (R = 0,86) e elevada para o sexo masculino (R = 0,85), e demonstrou haver objetividade moderada (R = 0,73) para o sexo feminino e elevada (R = 0,96) para o sexo masculino. Quanto ao teste de flexibilidade Testei ps, a fidedignidade foi elevada (R = 0,85) e (R = 0,86) para o sexo feminino e masculino, respectivamente. A objetividade do teste de flexibilidade Testei ps foi moderada (R = 0,62) para o sexo feminino e elevada para o sexo masculino (R = 0,91). Em relação à validade, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou correlação baixa para o teste de flexibilidade Testprop (r = 0,11) para o sexo feminino e correlação moderada (r = 0,52) para o sexo masculino. No que diz respeito ao teste de flexibilidade Testeips, o coeficiente de correlação de Pearson foi baixo para o sexo feminino (r = 0,24) e moderado para o sexo masculino (r = 0,50). Concluiu-se que os testes de flexibilidade da coluna lombar Testprop e Testeips foram fidedignos e objetivos, mas não foram considerados válidos.

Palavras-chave: Flexibilidade. Teste. Coluna lombar. Validade.

Downloads 8497  8497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NOZAKI, Hajime Takeuchi

O objetivo do estudo foi analisar: a) o reordenamento do mundo do trabalho e consequentes modificações no campo da educação física brasileira, tendo, como mediação, a sua regulamentação da profissão; b) as implicações da regulamentação da profissão, no campo da intervenção e da formação/qualificação profissional da educação física e de outras áreas; c) as estratégias dos trabalhadores para o enfrentamento do quadro criado a partir da estruturação dos conselhos profissionais de educação física. Para tal, inicialmente, foi elaborado um quadro teórico acerca das mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, com as modificações nas exigências de qualificação no campo educacional. Evidenciou-se, ainda, o debate epistemológico da educação física da década de 90 e o reordenamento do seu trabalho, a partir do resgate da teoria marxista a respeito do fundamento da crise do capital e da categoria trabalho em suas duas dimensões: ontológica e histórica. Em um segundo momento, reconstituiu-se, a partir da bibliografia sobre o tema, a discussão, no interior da categoria dos professores de educação física, desde a década de 1940, que desembocou na sua regulamentação da profissão, em 1998. Por último, foram abordadas as consequências da regulamentação da profissão da educação física e as resistências dos trabalhadores, tanto da área, quanto de outras, como artes marciais, capoeira, dança, lutas e yoga, contra as ingerências dos conselhos profissionais de educação física. Neste ponto, foram utilizadas fontes documentais e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com lideranças das várias manifestações. Como resultado da pesquisa, encontrou-se que: a) o capital utiliza-se de todas as formas sociais de intervenção para o controle da profunda crise na qual está mergulhado, enquanto o trabalho, por outro lado, se subsume ao capital, porém trava, com este último, uma intensa luta para sua libertação; b) a educação física atua de forma mediata para compor o novo quadro de formação humana que o capital demanda, ao tornar-se um distintivo de classe, na escola, para os que podem consumi-la, perdendo centralidade para as práticas corporais do meio não-escolar as quais compõem a ideologia da empregabilidade, por meio do trabalho precário; c) a regulamentação da profissão tratou-se de estratégia corporativista de adaptação à gerência da crise do capital, afetando o trabalho e a formação/qualificação de várias práticas corporais; d) tendo em vista o caráter de estrutura avançada do capitalismo do conselho profissional de educação física, as estratégias resistivas dos trabalhadores se dividiram entre a adoção, ou ruptura, deste mesmo modelo para as suas áreas, mediadas pelas defesas da adaptação ou não às demandas contemporâneas do capital. Conclui-se, a partir desta tese, a necessidade de suplantar a relação capital, criando condições objetivas para o mundo da liberdade, no qual se possa assegurar a democratização dos meios de produção, cultura e, assim, o acesso e desenvolvimento pleno das práticas corporais.

Palavras-chave: Mundo do trabalho. Crise do capital. Educação Física. Regulamentação da profissão. Práticas corporais.

Downloads 984  984  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação, Universidade Federal Flumin  Site http://boletimef.org/biblioteca/768/Educacao-Fisica-e-reordenamento-no-mundo-do-trabalho-mediacoes-d
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A capoeira e os mestres  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de

A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.

Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.

Downloads 5283  5283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte  Site http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Desvendando o jogo: futebol amador e pelada na cidade e no sertão Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PIMENTA, Rosângela Duarte

O futebol amador e as peladas são práticas esportivas e sociais que mobilizam milhares de pessoas em todo o país. Apesar da importância que a temática do futebol vem ganhando no campo acadêmico, ainda são poucos os estudos sobre o futebol não profissional, por isso a opção de analisar essa prática por dentro, através de uma pesquisa etnográfica em dois espaços sociais distintos: o meio urbano e o meio rural. A pesquisa foi realizada na cidade de Recife (PE) e no assentamento estadual São João (Sobral-CE), durante os anos de 2005 e 2006. O trabalho de campo foi desenvolvido com dois grupos: o primeiro com times amadores de Recife e Sobral, através de observação, gravações áudios-visuais de jogos e entrevistas com diretores, jogadores, torcedores e promotores dos campeonatos. O segundo foi realizado com grupos de pelada, envolvendo as mesmas técnicas de pesquisa. Do ponto de vista teórico e da problematização do objeto, partimos de uma crítica a uma visão tradicional da sociologia que perceberia as regras como algo que se impõe exteriormente aos indivíduos. Utilizamos como referência teórica Pierre Bourdieu, Norbert Elias e Harold Garfinkel, buscando uma compreensão do futebol amador e da pelada a partir da dinâmica figuracional dos jogos e da sua relação com as regras do jogo. Analisamos como as regras são construídas, negociadas e atualizadas pelos próprios jogadores durante os jogos, empiricamente verificamos que as regras do jogo apresentam um caráter elástico e de incompletude, sendo elemento fundamental para a dinâmica do jogo.

Palavras-chave: Futebol amador. Pelada. Regras. Negociação, Dinâmica. Figuração.

Downloads 2253  2253  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco  Site http://boletimef.org/biblioteca/2616/Desvendando-o-jogo-futebol-amador-e-pelada
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Cultura Jovem e suas relações Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2010
Descrição:
GOEDERT, Rosicler Terezinha

O objetivo principal desta pesquisa foi verificar como se enredam as práticas culturais juvenis às práticas escolares de Educação Física em determinado processo de escolarização, focalizando o significado da cultura jovem na constituição da Educação Física como disciplina escolar.

Palavras-chave: Cultura juvenil. Educação Física. Escolarização.

Downloads 3607  3607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física na crise de modernidade Popular Versão: 
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo

Trata-se de uma pesquisa que procura repensar a intervenção da Educação Física, inserindo-a na multiplicidade de vozes que possam vir a compor uma racionalidade capaz de construir um projeto emancipatório.

Palavras-chave: Educação Física. Educação. Modernidade. Razão.

Downloads 2456  2456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000195528
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BASSO, Luciano

O objetivo do presente estudo foi investigar se os níveis de estabilização alcançados no final do processo de aquisição e nos canais de desempenho modificam a probabilidade de um dos dois processos envolvidos no aumento de complexidade em aprendizagem motora - modularização e adaptação - ocorrer, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida, e sua influência na aprendizagem da tarefa com novos componentes. 153 sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 13 anos de idade, realizaram uma tarefa seriada de rastreamento de sinais luminosos. O experimento constou de duas fases: estabilização e adaptação. Três grupos foram formados de acordo com critérios de desempenho a ser alcançados na estabilização: três séries consecutivas de respostas corretas, uma série de respostas antecipatórias e três séries de respostas antecipatórias, numa tarefa seriada composta de cinco estímulos. A fase de adaptação, igual para todos os grupos, ocorreu até o alcance de uma série de respostas antecipatórias numa tarefa com seis estímulos. Os resultados mostraram a ocorrência de ambos os processos: adaptativo e modularização, em 84% e 16% dos sujeitos, respectivamente. Os sujeitos do que alcançaram respostas antecipatórias foram posteriormente divididos em subgrupos com base na estabilidade interindividual da mudança intraindividual nos canais de desempenho ao longo da fase de estabilização. Foram definidos 4 subgrupos: estável no canal superior; estável no canal inferior; com tendência a mudança ascendente; e com oscilação. Os resultados da análise de regressão logística permitiram inferir que o subgrupo estável no canal superior da consistência do desempenho da sequência em respostas antecipatórias tem quatro vezes mais probabilidade de utilizar o processo de modularização do que o subgrupo estável no canal inferior, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos que utilizaram o processo de modularização necessitaram de uma menor quantidade de tentativas para a aprendizagem da nova tarefa.

Palavras-chave: Processo adaptativo. Modularização. Mudança intraindividual. Diferenças interindividuais.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://boletimef.org/biblioteca/2803/Aumento-de-complexidade-na-aprendizagem-motora
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Uso das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores de Educação Física e desp Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Ronaldo José

Este estudo buscou verificar as condições de processo, de contexto, e de programa que conferem maior eficácia ao ensino a distância e ao ensino convencional, utilizando-se os meios tecnológicos de ensino a distancia, no contexto de formação inicial de professores de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino a Distância. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads 2447  2447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!As relações entre corpo e trabalho: contribuição crítica à educação Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
HEROLD JR., Carlos

O objetivo deste estudo é analisar as relações entre corpo e trabalho para fundamentar algumas possibilidades para colaborar com as questões educativas. Para tanto, dividimos o estudo em cinco partes: na primeira, mostramos como as relações entre corpo e trabalho são vistas nas áreas de Trabalho e Educação e Educação Física; no segundo capítulo, fazemos um levantamento sobre as críticas e defesas que a categoria trabalho recebe na atualidade para o entendimento das transformações na sociedade, além de notarmos a forma como a modernidade pensa as questões do corpo a partir das questões do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho. Corpo. Educação.

Downloads 5198  5198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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