Categoria: Educação Fisica Teses |
Vôlei de praia: configurações sociais de um esporte-espetáculo de alto rendimento no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marília Maciel O objetivo do estudo foi resgatar e discutir a estruturação do vôlei de praia como produção de esporte de alto rendimento no Brasil. Após situá-lo no momento da modernidade, começou-se por levantar dados do esporte ainda quando amador; em seguida, procurou-se resgatar os fatos que foram marcantes para que o esporte passasse de amador a profissional, até chegar à realidade atual. Foram feitas análises documentais, visitas a diferentes sites, entrevistas e recortes de noticiários para proceder a uma investigação que permitisse visualizar se de fato o vôlei de praia representa a “cultura profissional” dentro dos novos paradigmas do esporte moderno e que processo o levou, ou não, à inserção nesse modelo. As atenções foram concentradas no período de 1986 a 2004, por ter sido o ano de 1986 aquele em que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) passou a gerenciar o esporte no âmbito nacional e exercer o monopólio. Assim, sob sua gerência, ressaltou-se, em primeiro lugar, o processo de consolidação gerencial da CBV, por meio da criação de um departamento de vôlei de praia e de um manual normativo da prática da modalidade no País. A partir daí, foi importante verificar como a atuação da CBV foi incisiva na formação e na organização do Circuito Mundial, a maior competição internacional da modalidade. A criação do Circuito Nacional, em 1991, efetivado graças ao contrato de patrocínio firmado entre a Confederação e o Banco do Brasil, foi uma análise fundamental para se perceber como ocorreu a espetacularização e a mercantilização da modalidade. Outro fato que auxiliou no conhecimento do processo foi a possibilidade de verificar o empenho do Brasil para tornar o vôlei de praia um esporte olímpico, o que ocorreu em 1993, potencializando o poder de decisão do país diante das principais decisões mundiais da modalidade. Procurou-se verificar, durante o levantamento dos dados coletados, a forma e os valores que predominavam no ambiente social em que se desenvolvia essa modalidade. Para isso, foram focadas as relações que se processavam no decorrer de sua estruturação e procurou-se checar o grau de influência que elas sofreram diante das mudanças estruturais capitalistas e de novas situações conjunturais. Concluiu-se que o vôlei de praia brasileiro, na verdade, mesmo apresentando problemas inerentes à própria condição de esporte de alto rendimento, e mesmo diante das muitas adversidades que enfrenta no cenário social nacional, tem ocorrido com base nos valores ditados pelo “profissionalismo”, suplantando os valores de uma cultura “amadorística” e tradicional, predominante no universo esportivo nacional.
Palavras-chave: Vôlei de praia. Esporte Olímpico. Circuito Nacional de Vôlei de praia.
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1943 0 bytes Universidade de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Carla Cilene Baptista da
O presente trabalho buscou investigar o brincar de crianças com deficiência mental em escolas especiais de educação infantil. Para tanto, teve por objetivos: identificar os jogos e brinquedos disponíveis e mais utilizados; investigar como essas atividades eram realizadas e, por fim, investigar também a concepção sobre o brincar e seu significado, atribuído pelas professoras. Participaram da pesquisa 15 professoras de educação especial, de 5 escolas especiais da cidade de Campinas. Foi utilizado um questionário check-list para identificar a disponibilidade e a frequência de uso dos materiais lúdicos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar como esses materiais eram utilizados e investigar a concepção e a importância do brincar entre as professoras. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a autores como Itard, Séguin e Decroly, que representam as origens desta prática na educação especial, pois desenvolveram métodos e técnicas utilizando-se de jogos nas suas variadas acepções, aplicando-os a crianças deficientes mentais. Baseia-se também nos trabalhos sobre o jogo na educação e no desenvolvimento infantil, tendo como referência teórica Vygotsky, Leontiev e a perspectiva sociocultural representada por Brougère. A análise e a discussão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a utilização de jogos e brincadeiras na prática educacional com crianças deficientes mentais. Por fim, buscou-se contribuir para a valorização das capacidades dessas crianças, sugerindo alternativas de reorganização das estratégias de ação dos professores e de outros profissionais da área, com base em uma perspectiva lúdica.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência mental. Jogos. Brincadeiras. Brinquedos.
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2088 0 bytes Universidade de São Paulo http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Desvendando o jogo: futebol amador e pelada na cidade e no sertão |
Versão: pdf Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
PIMENTA, Rosângela Duarte
O futebol amador e as peladas são práticas esportivas e sociais que mobilizam milhares de pessoas em todo o país. Apesar da importância que a temática do futebol vem ganhando no campo acadêmico, ainda são poucos os estudos sobre o futebol não profissional, por isso a opção de analisar essa prática por dentro, através de uma pesquisa etnográfica em dois espaços sociais distintos: o meio urbano e o meio rural. A pesquisa foi realizada na cidade de Recife (PE) e no assentamento estadual São João (Sobral-CE), durante os anos de 2005 e 2006. O trabalho de campo foi desenvolvido com dois grupos: o primeiro com times amadores de Recife e Sobral, através de observação, gravações áudios-visuais de jogos e entrevistas com diretores, jogadores, torcedores e promotores dos campeonatos. O segundo foi realizado com grupos de pelada, envolvendo as mesmas técnicas de pesquisa. Do ponto de vista teórico e da problematização do objeto, partimos de uma crítica a uma visão tradicional da sociologia que perceberia as regras como algo que se impõe exteriormente aos indivíduos. Utilizamos como referência teórica Pierre Bourdieu, Norbert Elias e Harold Garfinkel, buscando uma compreensão do futebol amador e da pelada a partir da dinâmica figuracional dos jogos e da sua relação com as regras do jogo. Analisamos como as regras são construídas, negociadas e atualizadas pelos próprios jogadores durante os jogos, empiricamente verificamos que as regras do jogo apresentam um caráter elástico e de incompletude, sendo elemento fundamental para a dinâmica do jogo. Palavras-chave: Futebol amador. Pelada. Regras. Negociação, Dinâmica. Figuração.
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2253 0 bytes Universidade Federal de Pernambuco http://boletimef.org/biblioteca/2616/Desvendando-o-jogo-futebol-amador-e-pelada |
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