Categoria: Educação Fisica Teses |
Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de Educação Física: contr |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MELO, Marcelo Soares Tavares de A pesquisa trata da prática pedagógica nos cursos de formação de profissionais de Educação Física, a qual se apresenta com perspectivas inovadoras. Buscamos compreender o processo de inovações pedagógicas na reformulação curricular e na materialização da prática curricular dos professores da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE) durante a construção do currículo novo. Apoiamo-nos para tratar currículo em / na(s): Sacristán (2000), Forquin (1996) e Goodson (1995); Pedagogia crítica: Giroux (1988), Mclaren (1997), Freire (2000) e Torres (2003); inovações pedagógicas: Freire (2000), Arroyo (1999) e Behrens (2005); e base metodológica: Minayo (1998), Coreth (1973) e Bardin (1998). Elegemos a abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, utilizamos procedimentos na coleta de dados dos documentos e da entrevista, enquanto, na análise, nos apropriamos da análise de conteúdo categorial por temática. Os resultados mostram contribuições teórico-metodológicas da prática curricular dos professores, a partir da existência de um trabalho coletivo entre eles, durante a construção do currículo novo. Dinâmicas que apontaram possibilidades de uma prática pedagógica diferenciada na escola. As inovações pedagógicas aconteceram na organização e na dinâmica do trabalho pedagógico dos professores, na perspectiva de um currículo que atenda à realidade da prática pedagógica desses professores durante a sua construção. Concluímos que a Escola Superior de Educação Física caracterizou-se por um processo de inovação pedagógica baseado em um conjunto de três ações que destacamos: a superação histórica na construção do currículo, a partir de uma abordagem empírico-analítica, por uma abordagem crítico-dialética; uma reforma curricular interna que possibilitou a participação do coletivo de professores nessa construção; e o processo de estudo e de vivências na prática curricular dos professores como contribuição para a construção desse currículo.
Palavras-chave: Currículo. Inovações pedagógicas. Formação de professores. Prática pedagógica e prática curricular.
|
5342 0 bytes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Motivação e esporte: um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Cláudia Maria Goulart dos
A proposta deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas de tênis de mesa de alto rendimento do Distrito Federal. O Programa teve como fundamentação teórica a Teoria Sócio-Cognitiva das Metas de Realização, trabalhando com os construtos do clima motivacional, orientação e envolvimento às metas; além do estabelecimento de objetivos e adequação do nível de ativação e ansiedade, pois são fatores determinantes para a manutenção do nível motivacional do atleta. Para a elaboração das tarefas das intervenções, trabalhou-se com ênfase nas habilidades mentais e motoras, buscando a autorregulação do atleta em momentos críticos do treinamento e de competições. Para avaliar a proposta, foi necessária a realização de um estudo preliminar, o Estudo 1, e para isso, a construção de instrumentos que avaliassem a percepção do clima motivacional de equipe (QPCME), a percepção do nível de ativação do atleta (QPNA), e a tradução de instrumento que avaliasse as orientações às metas dos atletas (TEOSQ). A amostra foi composta por 594 atletas de quatro modalidades (tênis de mesa, voleibol, atletismo e handebol), entre 13 e 18 anos de idade, sendo a média 15,86 e o desvio padrão 0,5, das cinco regiões do pais e representantes do sexo masculino (46,6%) e feminino (53.3%).
Palavras-chave: Motivação. Metas de realização. Orientação às metas. Clima motivacional. Envolvimento com as metas. Ansiedade a ativação.
|
11469 0 bytes Universidade de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BASSO, Luciano
O objetivo do presente estudo foi investigar se os níveis de estabilização alcançados no final do processo de aquisição e nos canais de desempenho modificam a probabilidade de um dos dois processos envolvidos no aumento de complexidade em aprendizagem motora - modularização e adaptação - ocorrer, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida, e sua influência na aprendizagem da tarefa com novos componentes. 153 sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 13 anos de idade, realizaram uma tarefa seriada de rastreamento de sinais luminosos. O experimento constou de duas fases: estabilização e adaptação. Três grupos foram formados de acordo com critérios de desempenho a ser alcançados na estabilização: três séries consecutivas de respostas corretas, uma série de respostas antecipatórias e três séries de respostas antecipatórias, numa tarefa seriada composta de cinco estímulos. A fase de adaptação, igual para todos os grupos, ocorreu até o alcance de uma série de respostas antecipatórias numa tarefa com seis estímulos. Os resultados mostraram a ocorrência de ambos os processos: adaptativo e modularização, em 84% e 16% dos sujeitos, respectivamente. Os sujeitos do que alcançaram respostas antecipatórias foram posteriormente divididos em subgrupos com base na estabilidade interindividual da mudança intraindividual nos canais de desempenho ao longo da fase de estabilização. Foram definidos 4 subgrupos: estável no canal superior; estável no canal inferior; com tendência a mudança ascendente; e com oscilação. Os resultados da análise de regressão logística permitiram inferir que o subgrupo estável no canal superior da consistência do desempenho da sequência em respostas antecipatórias tem quatro vezes mais probabilidade de utilizar o processo de modularização do que o subgrupo estável no canal inferior, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos que utilizaram o processo de modularização necessitaram de uma menor quantidade de tentativas para a aprendizagem da nova tarefa.
Palavras-chave: Processo adaptativo. Modularização. Mudança intraindividual. Diferenças interindividuais.
|
713 0 bytes Universidade de São Paulo http://boletimef.org/biblioteca/2803/Aumento-de-complexidade-na-aprendizagem-motora |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Associação entre exercícios resistidos e pressão intra-ocular |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CONTE, Marcelo
Objetivo: Verificar a influência dos exercícios resistidos na Pressão Intra-ocular (PIO), estudando-se a associação entre a variação da PIO em diferentes tipos e condições de exercícios resistidos, tais como: método de treinamento de exercício resistido, posicionamento corporal durante a realização do exercício resistido e tipo de respiração. Método: O estudo analítico testou a seguinte hipótese: “existe associação entre exercícios resistidos e a pressão intraocular”. A amostra por conveniência foi constituída por 19 voluntários (13 homens e 6 mulheres) com média de idade de 21,8 + 3,28 anos, atletas e praticantes de boxe, os quais foram submetidos a diferentes sessões de exercício resistido (métodos de adaptação, resistência, hipertrofia e força), realizadas três vezes por semana, de acordo com uma periodização linear ao longo de cinco semanas. A avaliação da PIO, utilizando tonômetro de Perkins, foi determinada por medidas antes, durante e após a realização das sessões de exercícios. Todos os dados foram expressos pela estatística descritiva (média + desvio-padrão). A análise estatística foi realizada pelo Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, sendo que todas variáveis analisadas apresentaram distribuição normal. Como procedimentos estatísticos para comparação das médias referente as variáveis estudadas foi utilizado o teste Anova e Anova com medidas repetidas, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Pode-se observar que, independentemente do método de treinamento utilizado, durante as sessões de exercícios resistidos houve redução significativa da PIO. Contudo, as respectivas variações da PIO foram específicas de acordo com o método de treinamento empregado, ou seja, o método de resistência apresenta maiores reduções da PIO quando comparado aos demais. Por outro lado, nas sessões de hipertrofia a PIO retornou aos escores iniciais antes da finalização dos exercícios. Especificamente, no método de força, mesmo com a apnéia realizada durante os exercícios, houve redução da PIO. Conclusão: Existe associação diferencial da PIO de acordo com o método de treinamento aplicado na sessão de treinamento resistido.
Palavras-chave: Pressão intraocular. Treinamento resistido. Atividade física. Saúde Ocular. Oftalmologia esportiva. Hipotensão ocular.
|
3565 0 bytes Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal http://boletimef.org/biblioteca/2821/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Corpo-sujeito Kadiwéu: jogo e esporte |
Versão: pdf Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina
Corpo-Sujeito Kadiwéu: jogo e esporte – trata-se de um estudo realizado na UNICAMP/Faculdade de Educação Física/Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada/Laboratório de Antropologia Bio-cultural, na área de Ciências da Saúde, concentração em Atividade Física Adaptada e Saúde e linha de pesquisa Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. O termo corpo-sujeito Kadiwéu significa o indígena reconhecido por um modo de ser complexo, produzindo um modo de ser específico e necessitando de uma compreensão própria. O objeto de estudo da pesquisa foi o processo de mudança de comportamento, habitus e poder observados no corpo guerreiro Kadiwéu, da aldeia Alves de Barros, em situações de jogos tradicionais e esporte, no “tempo dos senhores” autogovernados, regidos por normas próprias, ditadas por senhores Kadiwéu] e no “tempo institucionalizado” [dividem o poder com o Estado]. Os objetivos do estudo foram: a) registrar o estado da arte dos jogos tradicionais Kadiwéu, estudando as relações entre estes e a emergência do esporte e b) contribuir na elaboração de ações co-participantes, relacionando cultura corporal e esporte. O estudo foi delimitado: a) geograficamente, à aldeia Alves de Barros, Terras Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil; b) aos temas jogo tradicional e esporte e c) há pessoas com vínculos significativos com a questão investigada, obtendo informações que só essas pessoas podiam transmitir.
Palavras-chave: Jogos. Esportes. Indígenas brasileiros. Processo civilizador. Corpo.
|
2886 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
|