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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Repercussão de um programa de ginástica laboral na qualidade de vida de trabalhadores de escritório Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
MARTINS, Caroline de Oliveira

Esta pesquisa quanti-qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso descritivo longitudinal e teve como foco principal analisar a repercussão de um Programa de Ginástica Laboral (PGL) desenvolvido ao longo de três anos – 2002 a 2004, na qualidade de vida (QV) de 42 trabalhadores de escritório de oito municípios catarinenses. O PGL foi constituído pela ministração de três aulas semanais de GL compensatória, com duração de quinze minutos, acompanhada pela disseminação no ambiente de trabalho de informações para a promoção da QV. Exercícios de alongamento estático formaram a base da GL, projetados para atuar na musculatura mais requisitada durante a jornada de trabalho - região lombar da coluna vertebral, ombros, punhos e mãos, uma vez que as tarefas ocupacionais da amostra envolviam grande requisição manual, principalmente pela intensa utilização do computador.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Qualidade de vida. Trabalhadores de escritório.

Downloads 5607  5607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de Educação Física: contr Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELO, Marcelo Soares Tavares de

A pesquisa trata da prática pedagógica nos cursos de formação de profissionais de Educação Física, a qual se apresenta com perspectivas inovadoras. Buscamos compreender o processo de inovações pedagógicas na reformulação curricular e na materialização da prática curricular dos professores da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE) durante a construção do currículo novo. Apoiamo-nos para tratar currículo em / na(s): Sacristán (2000), Forquin (1996) e Goodson (1995); Pedagogia crítica: Giroux (1988), Mclaren (1997), Freire (2000) e Torres (2003); inovações pedagógicas: Freire (2000), Arroyo (1999) e Behrens (2005); e base metodológica: Minayo (1998), Coreth (1973) e Bardin (1998). Elegemos a abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, utilizamos procedimentos na coleta de dados dos documentos e da entrevista, enquanto, na análise, nos apropriamos da análise de conteúdo categorial por temática. Os resultados mostram contribuições teórico-metodológicas da prática curricular dos professores, a partir da existência de um trabalho coletivo entre eles, durante a construção do currículo novo. Dinâmicas que apontaram possibilidades de uma prática pedagógica diferenciada na escola. As inovações pedagógicas aconteceram na organização e na dinâmica do trabalho pedagógico dos professores, na perspectiva de um currículo que atenda à realidade da prática pedagógica desses professores durante a sua construção. Concluímos que a Escola Superior de Educação Física caracterizou-se por um processo de inovação pedagógica baseado em um conjunto de três ações que destacamos: a superação histórica na construção do currículo, a partir de uma abordagem empírico-analítica, por uma abordagem crítico-dialética; uma reforma curricular interna que possibilitou a participação do coletivo de professores nessa construção; e o processo de estudo e de vivências na prática curricular dos professores como contribuição para a construção desse currículo.

Palavras-chave: Currículo. Inovações pedagógicas. Formação de professores. Prática pedagógica e prática curricular.

Downloads 5342  5342  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A capoeira e os mestres  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
PAIVA, Ilnete Porpino de

A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística.

Palavras-chave: Capoeira. Capoeirístico. Tradição.

Downloads 5282  5282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte  Site http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!As relações entre corpo e trabalho: contribuição crítica à educação Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
HEROLD JR., Carlos

O objetivo deste estudo é analisar as relações entre corpo e trabalho para fundamentar algumas possibilidades para colaborar com as questões educativas. Para tanto, dividimos o estudo em cinco partes: na primeira, mostramos como as relações entre corpo e trabalho são vistas nas áreas de Trabalho e Educação e Educação Física; no segundo capítulo, fazemos um levantamento sobre as críticas e defesas que a categoria trabalho recebe na atualidade para o entendimento das transformações na sociedade, além de notarmos a forma como a modernidade pensa as questões do corpo a partir das questões do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho. Corpo. Educação.

Downloads 5195  5195  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
SCAGLIA, Alcides Jose

Com este estudo, busco apresentar e justificar a ideia de que o futebol e os
jogos/brincadeiras de bola com os pés pertencem ao mesmo universo, perfazendo um grande ecossistema, ao qual chamo de a Família dos jogos de bola com os pés. Para justificar a coexistência do futebol e dos jogos/brincadeiras de bola com os pés num mesmo ecossistema, inicio meu estudo procurando entender como se deu o processo de transição dos jogos/brincadeiras de bola com os pés para o jogo/esporte Futebol, compreendendo que este sofreu e continua a sofrer constantes ressignificações ao longo dos tempos. Sendo assim, depois de um breve passeio histórico, procuro alicerçar minhas análises, valendo-me de estudos relativos à teoria do jogo. Todavia, o jogo é um fenômeno estudado por distintas áreas do conhecimento, e as leituras dessas inúmeras interpretações e análises, levaram-me a entender o jogo como um ambientado sistema complexo. A partir dessa perspectiva, encontro nas unidades complexas (jogos), características sistêmicas integrativas e autoafirmativas. Ou seja, venho evidenciar as semelhanças e as diferenças entre o jogo/esporte Futebol e os demais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Para tanto, saí a campo com a intenção de coletar informações junto às brincadeiras com a bola nos pés realizadas por crianças em campos e praças, em momentos de descontração e sem a coação de adultos, ou mesmo a obrigação de se estar lá brincando.

Palavras-chave: Jogos. Futebol. Teoria dos jogos. Esportes. Jogos de bola.

Downloads 4829  4829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Cultura Jovem e suas relações Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2010
Descrição:
GOEDERT, Rosicler Terezinha

O objetivo principal desta pesquisa foi verificar como se enredam as práticas culturais juvenis às práticas escolares de Educação Física em determinado processo de escolarização, focalizando o significado da cultura jovem na constituição da Educação Física como disciplina escolar.

Palavras-chave: Cultura juvenil. Educação Física. Escolarização.

Downloads 3606  3606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Associação entre exercícios resistidos e pressão intra-ocular Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CONTE, Marcelo

Objetivo: Verificar a influência dos exercícios resistidos na Pressão Intra-ocular (PIO), estudando-se a associação entre a variação da PIO em diferentes tipos e condições de exercícios resistidos, tais como: método de treinamento de exercício resistido, posicionamento corporal durante a realização do exercício resistido e tipo de respiração. Método: O estudo analítico testou a seguinte hipótese: “existe associação entre exercícios resistidos e a pressão intraocular”. A amostra por conveniência foi constituída por 19 voluntários (13 homens e 6 mulheres) com média de idade de 21,8 + 3,28 anos, atletas e praticantes de boxe, os quais foram submetidos a diferentes sessões de exercício resistido (métodos de adaptação, resistência, hipertrofia e força), realizadas três vezes por semana, de acordo com uma periodização linear ao longo de cinco semanas. A avaliação da PIO, utilizando tonômetro de Perkins, foi determinada por medidas antes, durante e após a realização das sessões de exercícios. Todos os dados foram expressos pela estatística descritiva (média + desvio-padrão). A análise estatística foi realizada pelo Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, sendo que todas variáveis analisadas apresentaram distribuição normal. Como procedimentos estatísticos para comparação das médias referente as variáveis estudadas foi utilizado o teste Anova e Anova com medidas repetidas, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Pode-se observar que, independentemente do método de treinamento utilizado, durante as sessões de exercícios resistidos houve redução significativa da PIO. Contudo, as respectivas variações da PIO foram específicas de acordo com o método de treinamento empregado, ou seja, o método de resistência apresenta maiores reduções da PIO quando comparado aos demais. Por outro lado, nas sessões de hipertrofia a PIO retornou aos escores iniciais antes da finalização dos exercícios. Especificamente, no método de força, mesmo com a apnéia realizada durante os exercícios, houve redução da PIO. Conclusão: Existe associação diferencial da PIO de acordo com o método de treinamento aplicado na sessão de treinamento resistido.

Palavras-chave: Pressão intraocular. Treinamento resistido. Atividade física. Saúde Ocular. Oftalmologia esportiva. Hipotensão ocular.

Downloads 3566  3566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal   Site http://boletimef.org/biblioteca/2821/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MASCARENHAS, Fernando

Este trabalho aborda a transição que apanha o lazer na sociedade contemporânea, tendo em vista as mudanças econômicas, políticas e culturais ocorridas ao longo das últimas décadas.

Palavras-chave: Lazer. Trabalho. Mercado. Educação. Lazer-Aspectos sociais. Lazer-História


Downloads 3293  3293  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A identidade acadêmico-científica da Educação Física: uma investigação Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
REIS, Marize Cisneiros da Costa

A identidade acadêmico-científica da Educação Física é um tema complexo e pouco abordado pelos estudiosos brasileiros dessa área, fazendo com que a investigação sobre a definição de tal identidade se torne uma tarefa difícil e desafiadora à medida que se defronta com indefinições da Educação Física, especialmente quanto ao seu objeto de estudo, e, por consequência, com diferentes entendimentos quanto a sua caracterização como uma unidade universitária.

Palavras-chave: Educação Física. Identidade acadêmico-científica. Currículo. Projeto político-acadêmico. Diretrizes curriculares.

Downloads 2899  2899  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Corpo-sujeito Kadiwéu: jogo e esporte  Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VINHA, Marina

Corpo-Sujeito Kadiwéu: jogo e esporte – trata-se de um estudo realizado na UNICAMP/Faculdade de Educação Física/Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada/Laboratório de Antropologia Bio-cultural, na área de Ciências da Saúde, concentração em Atividade Física Adaptada e Saúde e linha de pesquisa Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. O termo corpo-sujeito Kadiwéu significa o indígena reconhecido por um modo de ser complexo, produzindo um modo de ser específico e necessitando de uma compreensão própria. O objeto de estudo da pesquisa foi o processo de mudança de comportamento, habitus e poder observados no corpo guerreiro Kadiwéu, da aldeia Alves de Barros, em situações de jogos tradicionais e esporte, no “tempo dos senhores” autogovernados, regidos por normas próprias, ditadas por senhores Kadiwéu] e no “tempo institucionalizado” [dividem o poder com o Estado]. Os objetivos do estudo foram: a) registrar o estado da arte dos jogos tradicionais Kadiwéu, estudando as relações entre estes e a emergência do esporte e b) contribuir na elaboração de ações co-participantes, relacionando cultura corporal e esporte. O estudo foi delimitado: a) geograficamente, à aldeia Alves de Barros, Terras Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil; b) aos temas jogo tradicional e esporte e c) há pessoas com vínculos significativos com a questão investigada, obtendo informações que só essas pessoas podiam transmitir.

Palavras-chave: Jogos. Esportes. Indígenas brasileiros. Processo civilizador. Corpo.

Downloads 2886  2886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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