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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Elementos Semióticos no Planejamento Urbano: O Caso de Curitiba Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
MULLER, Juliane

O planejamento urbano de Curitiba caracteriza-se por um amplo uso de elementos semióticos, especialmente quando observadas as três décadas passadas. Estes elementos aparecem no sistema de transporte público desde os anos 70, fazem-se mais visíveis na paisagem urbana durante os anos 90 com os parques étnicos, as Ruas da Cidadania e os Faróis de Saber, e são incorporados na propaganda para a "Capital Social", logo da segunda gestão TANIGUCHI (2000-2004).

Palavras-chave: Curitiba. Planejamento urbano. Semiótica. Pós-modernismo. Cidadania.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
STRAFORINI, Rafael

Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sociointeracionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e tempos.

Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino (primeiro grau).

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Ensino da Geografia e a linguagem cartografica na 5ª série: o real, o necessário e o possível Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
NEVES, Ronaldo José

Essa pesquisa objetivou analisar a realidade do ensino e conhecimento da Cartografia como linguagem de representação, dos professores de Geografia da 5ª série do ensino fundamental em escolas públicas de Cáceres/MT. As informações de campo foram obtidas nos anos de 2000 e 2001, através de: 1- questionários e atividades práticas com mapas, para investigarmos o conhecimento dos professores quanto a linguagem cartográfica e seu compromisso com procedimentos metodológicos ao utilizar a Cartografia como linguagem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia; 2- ficha catalográfica, para analisarmos os mapas temáticos do livro didático, utilizado pelos professores em sala de aula. Identificamos como principais problemas: 1-dificuldades conceituais e metodológicas/procedimentais dos professores quanto a linguagem cartográfica e o ensino de Geografia; 2- ausência de uma metodologia de ensino da linguagem cartográfica no livro didático. Os dados levantados nas investigações de campo foram analisados com base na pesquisa bibliográfica, o que nos possibilitou caminhar da identificação das necessidades dos professores de sala de aula, para discussão das possibilidades/alternativas para superar as dificuldades e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Geografia nos diferentes níveis.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Entre tradição e modernidade: dilema do desenvolvimento no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
BUBLITZ, Juliana

Às vésperas da independência do Brasil, o desfecho da revolução do Porto acirrou o antilusitanismo brasileiro e fomentou indiretamente as discussões sobre os destinos do Brasil e sobre como fomentar o seu desenvolvimento – ou, para usar o termo da época, o seu progresso. Dois projetos nacionais elaborados no contexto da independência são o tema e o foco de análise desta pesquisa, cujo recorte temporal abrange a primeira metade do século XIX. Um deles foi elaborado pelo político e intelectual paulista José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos condutores do processo de emancipação, e o outro, pelo baiano José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, conhecido como o prócer do liberalismo econômico no Brasil.

Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Desenvolvimento. Progresso. Modernização. José Bonifácio de Andrade e Silva. José da Silva Lisboa.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Erosão marginal no rio Paraná após a conclusão do reservcatório da UHE Sérgio Mptta (Porto Primavera Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
BORGES, Cássio Ziliani

Erosão marginal no rio Paraná após a conclusão do reservatório da UHE Sérgio Motta (Porto Primavera) a jusante da barragem.

O objetivo do presente trabalho é estudar a variabilidade espaço-temporal da erosão marginal no alto Rio Paraná, como um dos efeitos geomorfológicos causados pela construção da barragem de Porto Primavera. O segmento de estudo está a jusante da barragem e tem aproximadamente 90Km, desde a Ilha Óleo Cru até a Ilha Barbado. A metodologia aplicada foi a observação direta no campo, através das técnicas dos pinos e estacas. Os resultados demonstraram que a parte mais a montante da área de estudo apresentou comportamento diferente do restante do segmento. As taxas de recuo foram maiores no setor mais ao centro do segmento. As taxas de recuo foram diferentes de períodos estudados anteriormente. Foi constatado que a erosão das margens é diferente tanto espacial quanto temporalmente. Foi verificado ainda, que o leito está sendo modificado de montante a jusante e a erosão marginal também deve ser alterada, provavelmente acompanhando as mudanças do leito e propagando as modificações a jusante. Dessa forma, resume-se que a erosão marginal pode estar sendo modificada para que o rio estabeleça um novo equilíbrio geomorfológico em resposta à construção da barragem.

Palavras-chave: Erosão marginal. Rio Paraná. Geomorfologia fluvial.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Espaço, lugar, identidade e urbanização: conceitos geográficos na abordagem do Turismo Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Flavia M.; COSTA, M. Geraldo

O objetivo deste trabalho consiste em uma reflexão sobre a utilização de alguns conceitos caros à Geografia na abordagem e análise dos impactos socioespaciais da atividade turística.Trata-se, portanto, de um trabalho de revisão de bibliografia: no primeiro momento, a revisão da literatura selecionada sobre turismo; no segundo a revisão de estudos de casos, que de alguma forma têm relação com a atividade turística e com os conceitos geográficos que norteiam este trabalho - espaço, lugar, identidade e urbanização; por último, a revisão dos conceitos propriamente ditos, com base em reflexões de autores consagrados da Geografia. Dessa forma, este é um trabalho de natureza peculiar, uma vez que as contribuições da autora se concentram no estabelecimento de um diálogo e do confronto entre alguns autores, com base na forma como eles entendem o significado dos conceitos geográficos e a forma como os utilizam ou poderiam utilizar na literatura sobre Turismo, especialmente na relação turismo e espaço. Os resultados alcançados permitiram compreender como o fenômeno da globalização vem influenciando a reformulação destes conceitos, especialmente lugar e identidade, através da ligação, cada vez mais forte, que se estabelece entre o global e o local, o mundo e o lugar, suscitando políticas urbanas que alteram o processo de urbanização e propõem novas formas de apropriação e consumo do espaço e mercantilização das cidades, da cultura e das paisagens.

Palavras-chave: Espaço. Lugar. Identidade. Urbanização. Geografia e Turismo.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo da variabilidade da precipitação no estado do Paraná associado à anomalia da TSN no oceano pa Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SOUSA, Patrícia

O Estado de Paraná localiza-se no Sul do Brasil (nas latitudes de 22º29'33" e 26º42'59"S, e longitudes de 48º02'24 " e 54º37'38"W) que inclui uma área de 201.000Km2. Os propósitos deste trabalho foram a análise da estrutura e variabilidade de precipitação pluvial em diferentes escalas no Estado de Paraná. O período de estudo foi de 1972 a 2002. As séries de precipitação de 43 estações usadas neste estudo foram obtidas da Agência Nacional de Água e Energia (ANA). Neste trabalho foram analisados os dados de precipitação pluvial em diferentes escalas (anual, interanual, sazonal e diário). A partir dos dados foram realizadas as análises estatísticas através de diversos parâmetros estatísticos (desvio padrão, média, coeficiente de variação e anomalia). A regionalização da precipitação foi determinada pela Análise Multivariada. A variabilidade interanual foi estudada entre a precipitação pluvial e a anomalia da temperatura da superfície do mar. Também foi analisada a correlação entre precipitação pluvial e anomalia de temperatura da superfície do mar. No estudo da variabilidade baseado nas anomalias apresentaram valores positivos como, por exemplo, o ano de 1983. A variabilidade da precipitação pluvial do Estado de Paraná é fortemente associada aos eventos El Niño. Foram observadas significativas anomalias positivas de precipitação pluvial em alguns anos durante eventos de El Niño e algumas anomalias negativas durante eventos de La Niña. Este trabalho apresenta uma análise estatística da relação entre o fenômeno de ENOS e elementos do clima no estado Paraná, levando em conta as variáveis meteorológicas como precipitação pluvial.

Palavras-chaves: ENOS. Transectas. Áreas homogêneas. Recipitação pluvial.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo dos potenciais da cadeia produtiva da erva-mate como fator de desenvolvimento regional susten Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
FERRARI, Eliandro

O presente estudo originou-se da seguinte pergunta: O potencial tecnológico, estrutural, mercadológico e ambiental da cadeia produtiva da erva-mate, pode ser considerado fator de desenvolvimento regional sustentável do Médio Alto Uruguai? O Objetivo geral, caracterizar a cadeia produtiva da erva-mate através dos potenciais acima citados, a fim de verificá-la e analisá-la como fator de desenvolvimento regional sustentável.

Palavras-chave: População idosa. Mortalidade. Diferenças regionais. Indicadores socioeconômicos. Recursos públicos. Saúde.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo morfológico da bacia do Arroio Guassupi são Pedro do Sul - Rs: Subsídio à compreensão dos pro Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
Estudo morfológico da bacia do Arroio Guassupi são Pedro do Sul - Rs: Subsídio à compreensão dos processos erosivos

LOHMANN, Marciel

A presente pesquisa tem como objetivos identificar e analisar, a inter-relação entre solos, relevo e substrato geológico, a fim de diagnosticar e compreender a gênese e evolução dos processos erosivos existentes na bacia hidrográfica. A área de estudo constitui-se na bacia hidrográfica do Arroio Guassupi, localizada no município de São Pedro do Sul /RS. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a abordagem morfopedológica proposta por Castro & Salomão (2000) que, fundamenta-se nas concepções que enfocam as inter-relações entre o substrato geológico, o relevo e os solos, de maneira a compreender o comportamento erosivo e servir de base para o planejamento do uso do solo da bacia.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Formação inicial e continuada dos professores de Geografia da rede pública estadual na cidade de Mar Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
Formação inicial e continuada dos professores de Geografia da rede pública estadual na cidade de Maringá-PR: necessidades e possibilidades para inovação do fazer pedagógico

MARTINI, Vera Aparecida da Silva

Esta pesquisa é um “Estudo de Caso” desenvolvido com professores que ministram aulas de Geografia para alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais na cidade de Maringá-PR. A metodologia utilizada nos instrumentalizou para a elaboração de uma análise da formação inicial e continuada desses professores e sua contribuição para a qualidade do processo ensino-aprendizagem do aluno. O compromisso dos professores com a qualidade das aulas foi investigado por meio de formulário, observação de aulas e entrevistas. Neste sentido, este trabalho faz uma análise sobre a formação continuada dos professores observados no “Estudo de Caso”. A análise engloba os cursos ofertados pelo Estado a esses professores e discute as mudanças que deveriam ocorrer nesses cursos para atenderem às reais necessidades dos professores, de forma a torná-los habilitados para inovar o fazer pedagógico.

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