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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Comunicação Política da Prefeitura Municipal de Guarapuava/Pr Através das Placas de Obras Públicas Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
FACHIN, Simone Cândida

O presente trabalho abarca a relação existente entre a Geografia do poder e a comunicação política. Assim, o objetivo principal dessa dissertação é estudar de que forma a prefeitura municipal de Guarapuava/PR utiliza as placas de obras públicas como instrumento de comunicação política persuasivo favorável ao partido político da então administração de 2012, e ao grupo de poder estabelecido, como também as representações sociais dessa forma de comunicação política.

Palavras-chave: Placas de obras. Relações de poder. Representações sociais. Comunicação política.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A dinâmica hidrológica fluvial em bacias hidrográficas com diferentes taxas de impermeabilização do  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
GOMES, Emerson de Souza

O presente trabalho teve como objetivo geral a avaliar a dinâmica do processo chuva-vazão em sub-bacias da bacia hidrográfica do Cascavel (BHC), com diferentes índices de impermeabilização do solo; e específicos identificar e mapear os tipos de uso e ocupação do solo na BHC e correlacionar a taxa de áreas impermeáveis com a densidade habitacional e a renda na cidade de Guarapuava-PR.

Palavras-chave: Impermeabilização. Processo chuva-vazão. Bacia
hidrográfica. Mapeamento do uso e ocupação do solo. Resposta hidrológica.




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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A percepção do visitante no parque ecoturístico municipal São Luis de Tolosa em Rio Negro - PR Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
KUNDLATSCH, César Augusto

Este trabalho teve por meta identificar a percepção dos visitantes do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa (PEMSLT), localizado no município de Rio Negro-PR, durante o ano de 2014. Analisou como o processo de revitalização do antigo Seminário Seráfico que esteve em atividade entre as décadas de 1910 a 1970, transformou o lugar em uma importante unidade de conservação de proteção integral. Atualmente é considerado o principal parque de visitação do município e também o disseminador da sensibilização de preservação e conservação de espécies nativas, e uma proposta de inter-relações entre sociedade e meio ambiente e também do ecoturismo.

Palavras-chave: Unidade de Conservação. Preservação. Visitante. Percepção. Educação Ambiental. Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.


A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.

Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Agronegócio, mídia e ensino de geografia  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
CARVALHO, Flavio Augusto de

Na sociedade contemporânea os meios de comunicação assumiram grande relevância devido ao avanço técnico e ao advento da globalização. A participação da mídia na vida cotidiana é decorrente do processo histórico de sua formação, atrelada a própria lógica capitalista, que forneceu as bases necessárias para seu crescimento e concentração. Os meios de comunicação estão em todos os espaços, inclusive dentro do ambiente escolar, e suas informações podem exercer influência significativa sobre os alunos.

Palavras-chave: Mídia. Ensino de Geografia. Agronegócio. Professor.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2017
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni


A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.

Downloads 107  107  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE  Site 
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da Unio Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FARIAS, Sérgio André

O estudo inicia-se com uma análise do papel do Estado na lógica do capitalismo e suas contribuições para outras políticas educacionais de Formação Continuada da classe docente. Em relação ao Estado, entendemos que, embora seja uma instituição a serviço da classe dominante, o mesmo não é uma instituição monolítica e há certa autonomia relativa. Dependo da correlação de forças entre as classes sociais, há possibilidade da classe trabalhadora instituir no âmbito do Estado políticas educacionais que atendam seus interesses. É neste contexto que buscamos pesquisar a política educacional do PDE/PR. O trabalho de pesquisa se propôs analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR como Formação Continuada de Professores, na disciplina de Geografia com a orientação da UNIOESTE- Francisco Beltrão, do período de 2007 a 2010.

Palavras-chave: PDE/PR. Políticas Educacionais. Formação de professores. Contradições.


Downloads 88  88  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise De Concepções De Campo E Cidade De Alunos De Áreas Rurais E Urbanas E A Aprendizagem Geográf Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
BATISTA, Edimar Eder

Nesta pesquisa analisam-se concepções de campo e cidade de vinte e nove alunos do último ano da Educação Básica, moradores de áreas rurais do distrito de Lerroville, município de Londrina, do município de Tamarana e das sedes (áreas urbanas) do referido distrito e município, localizados no norte do estado do Paraná, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções dos alunos sobre campo e cidade e do lugar onde vivem e como elas contribuem para a concepção de ensinar Geografia visando à formação conceitual, de modo a contemplar elementos da relação entre os espaços rurais e urbanos?

Palavras-chave: Campo. Cidade. Concepções dos alunos. Aprendizagem geográfica. Formação conceitual.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação Da Aprendizagem: Concepções E Características Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
FAVARÃO, Cláudia Fátima De Melo

A pesquisa, um estudo de caso, promoveu abordagem qualitativa da realidade. Para a coleta de dados, junto aos treze participantes, professores na única escola a ofertar ensino fundamental, anos finais, na localidade, utilizou-se: questionário e entrevista. Para análise dos dados foi utilizada a análise criteriosa, que a partir de codificações, permitiu a construção de categorias e subcategorias.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções e características
avaliativas. Ação docente.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Comunidade de Pescadores Artesanais no Lago de Itaipu Conflitos Territoriais na Colônia Z11 de São M Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FERREIRA, Graziele

Esta pesquisa objetiva analisar a formação do território da pesca no Lago de Itaipu, especificamente na localidade pesqueira da Colônia Z11, do município de São Miguel do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil. O elemento que motivou o estudo foi a compreensão do processo de formação deste território pesqueiro: um território construído (a partir do alagamento), imposto à população, com variados usos e conflitos, que envolvem variados agentes com diferentes interesses, como os pescadores artesanais e os pequenos agricultores, o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Colônia de Pescadores e a Itaipu Binacional. Para este estudo, a metodologia utilizada baseou-se em leituras bibliográficas, no levantamento de dados estatísticos da pesca artesanal no Brasil e no Lago de Itaipu, bem como nas políticas públicas do setor pesqueiro, no processo histórico das colônias de pesca, e nos trabalhos de campo que contemplam entrevistas e aplicação de questionários.

Palavras-chave: Lago de Itaipu. Pescadores artesanais. Território pesqueiro. Conflitos territoriais.

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