Categoria: Geografia Dissertações |
Os conteúdos ambientais em livros didáticos de Geografia de 1º. e 2º ciclos no ensino fundamental |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Márcio Willyans
Este estudo analisou o modo pelo qual os conteúdos ambientais têm sido veiculados nos livros didáticos de Geografia da Coleção mais utilizada nas escolas públicas municipais de Curitiba de 1º. e 2º. ciclos (1ª. a 4ª. séries) do ensino fundamental, em busca de descobrir se eles permitem o desenvolvimento da dimensão ambiental da educação escolar. Tal preocupação se justifica na medida em que os livros didáticos são uma importante referência tanto para professores quanto para alunos na (re)construção das relações entre as pessoas e delas com o meio natural, sob uma perspectiva mais respeitosa, que imprima no cotidiano práticas ligadas à sustentabilidade socioambiental. No aprofundamento da temática proposta foi consultado um referencial teórico que integra Educação, meio ambiente e Geografia, permitindo inter-relacionar as peculiaridades destas três áreas, com o intuito de dar maior sustentação a este estudo e ao recorte que ele propõe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sob a modalidade documental, que realizou o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo proposta na metodologia de BARDIN (1977). Com base em mapeamento de conteúdos ambientais resultaram as seguintes categorias de análise: no âmbito conceitual – dinâmicas do meio natural, relações sociedade-meio natural e dinâmicas de sustentabilidade e, no âmbito atitudinal – desenvolvimento de atitudes de conservação e preservação do meio e conscientização para a qualidade de vida e direitos humanos. Os resultados do estudo indicam que os conteúdos ambientais presentes nos livros didáticos de Geografia, da Coleção mais utilizada na Rede Pública Municipal de Curitiba, abrangem um enfoque inicial sobre a questão ambiental e, nesse sentido, sobre a Educação Ambiental, que deve estar compreendida na Educação Geográfica; esta orientação responde às novas demandas curriculares contemporâneas que enfatizam a importância da EA na formação integral do ser humano. Todavia, existe a necessidade de aperfeiçoar nessa obra didática aspectos relativos a deficiências epistemológicas, assim como a distribuição de conteúdos ambientais dentro de cada volume e entre eles, tanto no manual do docente quanto do aluno, além da implementação de uma abordagem atitudinal na linha da sustentabilidade socioambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Livro didático. Análise de conteúdo. Ensino fundamental.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Características sedimentar e hidrológica do rio Ivaí em sua foz com o rio Paraná, Icaraíma-PR |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
BIAZIN, Pollyaba Crodetta
A carga sedimentar transportada pelos rios possui diversas granulometrias e formas de transporte variados, de acordo com as condições locais e do escoamento. A dinâmica das formas de leito e suas características são de grande interesse para o entendimento da hidrologia, geomorfologia e eventos ambientais que possam ocorrer no rio. Esse trabalho visa estudar a dinâmica sedimentar no canal do rio Ivaí, próximo a foz com o rio Paraná. Buscando caracterizar os parâmetros hidrológicos, a distribuição dos sedimentos dentro do canal fluvial e sua variação temporal dentro de um período de 12 meses. No trecho estudado do rio Ivaí, o canal fluvial é ladeado por diques marginais com até 5 metros de altura e, sua largura aumenta para a jusante. O rio apresenta uma profundidade média de 5,95 metros e uma vazão média de 727,73 m3/s. Na sua foz com o rio Paraná, observa-se a presença de ilhas, indicando uma clara evidência do importante transporte de sedimentos que se realizam naquela área.
Palavras-chave: Rio Ivaí. Formas de leito. Carga de fundo. Distribuição granulométrica.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Impacto do processo de inserção do aglomerado metropolitano de Curitiba nas redes globais sobre o me |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
CROOPE, Silvana
Este trabalho apresenta uma proposta para o estudo da configuração mais atual do mercado de trabalho do setor de serviços da região de Curitiba, considerando o período a partir da década de 90, no processo de inserção nas redes globais. Essa pesquisa tem como ponto de partida o conceito de redes, mais uma abordagem sobre as relações entre globalização, emergência de cidades mundiais, e reestruturação produtiva enfocando o setor de serviços, bem como o reflexo da inserção de Curitiba nas redes globais sobre o mercado de trabalho local. Historicamente é possível verificar a intencionalidade de intervenção governamental nos processos de construção do espaço e nos mecanismos de regulação junto ao mercado de trabalho no Brasil, e em outra escala, Curitiba. Nos anos 90 a estrutura produtiva da região de Curitiba observa a diversificação da indústria principalmente no segmento de veículos leves, mas também com outras linhas de tecnologia, consolidando a integração de sua área urbana às de algumas cidades vizinhas em função de intensificação de seus relacionamentos, conferindo uma nova dimensão espacial, urbana e de serviços, observando então um melhor posicionamento local e relevante participação junto à Rede Urbana Brasileira. Assim, conclui-se que Curitiba sofreu alterações na configuração do seu mercado de trabalho do setor de serviços, tanto das empresas como da diversificação profissional, este com uma participação crescente no mercado considerando os outros setores econômicos, sofrendo impacto no contexto do processo de globalização, mas, até o presente, sem inserção direta nas Redes Globais.
Palavras-chave: Redes globais. Redes urbanas. Mercado de trabalho. Serviços.
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Categoria: Geografia Dissertações |
A apicultura como altenativa socialm econômica e ambiental para a XI mesorirregião do nordeste do Pa |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LIMA, Sirlei Aparecida Milano de
A apicultura na mesorregião no Noroeste do Paraná vem sendo desenvolvida há alguns anos por pequenos agricultores, onde poucos já praticam a apicultura como atividade principal e outros como atividade complementar. Este trabalho objetivou analisar a atividade apícola como alternativa social, econômica e ambiental para a região estudada. Neste cenário, a agricultura está integrada entre o homem e o meio ambiente, agregando valor com a produção de recursos renováveis e ao mesmo tempo se torna vulnerável à exploração excessiva do manejo inadequado. Assim se justificou este estudo visando tornar a apicultura uma alternativa rentável, contribuindo com a região, abordando desenvolvimento rural, agricultura familiar e a sensibilização dos agricultores em relação às questões ambientais. Nestes termos, conclui-se que a apicultura é importante para a região, interligando os aspectos sociais, econômicos e ambientais, de forma que proporcione a agricultura familiar, a fixação do homem no campo e a prática da apicultura adequada neste contexto caracteriza o desenvolvimento sustentável frente aos recursos naturais, muda a consciência dos produtores sobre a conservação do meio ambiente e, acima de tudo, gera renda, trabalho e alimento às famílias.
Palavras-chave: Apicultura. Desenvolvimento sustentável. Agricultura familiar. Proteção ambiental. Recursos naturais. Conservação.
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