Categoria: Geografia Dissertações |
Riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, Campinas / São Paulo |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
Ricardo de Sampaio Dagnino
Este trabalho trata dos riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, uma importante sub-bacia do Ribeirão das Anhumas, no Município de Campinas, Estado de São Paulo. O Ribeirão das Pedras drena águas do Distrito de Barão Geraldo e dos Bairros Santa Genebra, Jardim Costa e Silva, Alto Taquaral, Jardim Primavera e outros. Nesta bacia se localizam os campi de diversas instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, além de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. Na área da bacia, 29,7 km2, residem cerca de 36 mil habitantes, totalizando mais de 1200 hab/km2. O mapa final, elaborado com base na representação proposta por Journaux (1985), utilizou dados adquiridos em trabalhos de campo, além de outros resultados do Projeto Anhumas – Fapesp. Dentre o total de 120 situações de riscos mapeadas, os maiores, em área, foram identificados como riscos relacionados ao cultivo agrícola, com a utilização de agrotóxicos e o cultivo de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), além das situações de riscos especiais, relacionados à presença da Unicamp e do Shopping Parque D. Pedro como as principais fontes de riscos da Bacia. Ao final, são feitas sugestões de continuidade para o estudo de riscos ambientais utilizando o mapeamento participativo de riscos e a proposta de cartografia elaborada com base em Journaux (1985).
Palavras-chave: Risco ambiental. Cartografia ambiental. Mapeamento de riscos. Poluição.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Representação e ensino - A música nas aulas de Geografia: Emoção e razão nas representações geográfi |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio
A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais.
Palavras-Chave: Representação. Geografia humanista Cultural. Geografia escolar. Música. Mapas mentais.
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5476 0 bytes UFPR |
Categoria: Geografia Dissertações |
Regime de cheias e cartografia de áreas inundáveis no alto rio Paraná, na região de Porto Rico-Pr |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MEURER, Maurício
A região de Porto Rico/PR, compreendida entre a foz do rio Paranapanema e a foz do rio Ivinhema, representa o último trecho do rio Paraná em território brasileiro livre de barramentos. Mesmo assim, esta região encontra-se à jusante das barragens de Rosana, no rio Paranapanema, e Porto Primavera, no rio Paraná. Para esta região, foi realizado um estudo dos regimes de cheias dos rios Paraná e Ivinhema,elaborando-se, posteriormente, uma Cartografia das Áreas Inundáveis. A partir de dados de cota do nível d’água das estações fluviométricas Porto São José e Porto Caiuá, no rio Paraná, e Ivinhema, no rio Ivinhema, determinou-se a distribuição mensal dos eventos de cheias.
Palavras-chave: Rio Paraná. Inundações. Cartografia de áreas inundáveis.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Que geografia se ensina?-Um estudo sobre representações de geografia segundo alunos da 6ª série do e |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Wilson
As mudanças que a geografia escolar vem experimentando nas últimas décadas, sobretudo em relação aos encaminhamentos teórico-metodológicos e a finalidade escolar do ensino dessa disciplina, quando são observados o advento de novas propostas curriculares e reformas no ensino em geral, refletem influências advindas da própria ciência geográfica, mas, preponderantemente, das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se insere neste contexto, visando apreender como essas mudanças repercutem nas representações de geografia construídas por alunos do ensino fundamental a partir de suas experiências, procurando reconhecer o estabelecimento das relações existentes entre essas representações e o trabalho escolar, em que o professor desempenha um papel fundamental.
Palavras-chave: Geografia escolar. Representações. Práxis. Geração de ambiências.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Qualidade de água da bacia hidrográfica do ribeirão dos Padilhas - Curitiba/PR e suas implicações pa |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
Qualidade de água da bacia hidrográfica do ribeirão dos Padilhas - Curitiba/PR e suas implicações para a saúde
ALMEIDA, Elisangela Soares
A cidade de Curitiba, diante de seu acentuado crescimento populacional apresenta uma enorme complexidade no aproveitamento, ou não, de seus recursos hídricos para o abastecimento público. A velocidade com que a expansão urbana tende a avançar sobre as áreas de proteção ambiental, é algo que merece especial atenção do governo e da comunidade. Grande parte dos rios que, por não possuírem uma “função definida de utilidade pública” apenas são utilizados como local de despejo de dejetos e lixo pela população ribeirinha. Assim, a presente pesquisa traz como proposta, estudar a realidade de uma bacia hidrográfica urbana, inteiramente curitibana, suas influências e consequências para os bairros banhados por ela, principalmente com relação ao aparecimento de doenças de vinculação hídrica.
Palavras-chave: Urbanização. Esgoto. Doenças.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da b |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
UMBELINO, Glauco Jose de Matos
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da bacia hidrográfica do Córrego do Onça/MG
O objetivo principal dessa dissertação é propor uma metodologia para analisar temporalmente, a partir dos dados censitários de 1991 e 2000, a vulnerabilidade ambiental das populações residentes em áreas sob risco de inundação e deslizamento de encosta, conforme especificado nas legislações que abordam os referidos riscos. Considerou-se vulnerabilidade ambiental como a justaposição espacial entre áreas de risco ou degradação do ambiente físico (vulnerabilidade natural), e grupos populacionais pouco abastados e com alta privação (vulnerabilidade social). A unidade de análise considerada ideal para este tipo de estudo, é a bacia hidrográfica. Para a aplicação da proposta aqui realizada, foi escolhida a bacia hidrográfica do Córrego do Onça-MG, palco de alta pressão antrópica, e para o qual foi possível a integração dos momentos teóricos, metodológicos e empíricos.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Projetos Educativos no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Uma Prática de Sens |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Milena Goulart Souza
O estudo se propôs a investigar as atividades relacionadas à reflexão do meio ambiente no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que oferece um espaço de interação com a natureza importante para a implementação da educação não-formal. Ele é um lugar alternativo para aprender e ensinar sobre a preservação da natureza, e oferece um ambiente favorável a implementação de práticas educativas que conduzam a população a refletir sobre questões relevantes como o meio ambiente. Esse estudo destacou na parte teórica, a relação das questões ambientais brasileiras e a educação abordadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e como este pode ser utilizado, especialmente para contribuir com a conservação / preservação do meio ambiente, assim como para ajudar na superação dos principais problemas ambientais locais. Para coleta de dados foi utilizado um formulário dirigido aos visitantes e preenchido pela pesquisadora, análise de documentos internos e observação de três projetos educativos realizados na instituição. O estudo enfocou as atividades de sensibilização através do processo de percepção ambiental, visando a mudança de hábitos e atitudes dos frequentadores do Jardim. Sendo assim, apresentou uma preocupação em divulgar questões complexas,como ética, valores sociais, e questões econômicas dentro do contexto da sustentabilidade.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Professoras Negras e o Combate ao Racismo na Escola |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Tania Aparecida
O tema de análise deste estudo versa sobre a autopercepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de análises das repostas dadas por essas professoras negras, com a aplicação de questionários e entrevistas, onde se buscou investigar a existência de uma possível relação entre o preconceito e a discriminação racial vividos por parte dessas professoras negras no decurso de suas vidas, tanto fora quanto no espaço escolar, com uma prática de combate ao racismo por elas construído na práxis pedagógica, de forma intencional ou não. Assim, também se buscou um diálogo com teorias que proporcionassem a possibilidade de ampliar e conferir um outro olhar às relações raciais no interior do espaço escolar, quebrando com “verdades” preestabelecidas, com base no “mito” da democracia racial, em nossa realidade social. Para as análises dos dados coletados, a partir dos questionários e das entrevistas, as professoras negras foram divididas em dois grupos distintos: (i) as que referem ter sido vítimas de algum tipo de discriminação na escola, e (ii) as que dizem nunca terem sofrido discriminação devido ao seu pertencimento racial. A partir das análises, foi possível constatar a existência de diferenças na práxis pedagógica de profilaxia e combate ao preconceito entre as professoras negras, que se referem sendo vítimas de algum tipo de discriminação na escola e/ou na vida em geral e, aquelas professoras que dizem nunca terem sofrido discriminação no interior da escola.
Palavras-chave: Professora negra. Preconceito. Discriminação racial. Escola. Práxis pedagógica de Anti-Preconceito. Bairro Boqueirão.
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