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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A escola e o bairro: percepção ambiental e interpretação do espaço de alunos do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2013
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento

Entre os meses de julho e setembro de 2005, nas aulas de Geografia de uma turma de quarenta alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Maringá (PR), foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental que os alunos possuíam da sua escola e de seu bairro. O objetivo foi interpretar, por meio das representações do conceito “paisagem”, como eles percebiam o seu meio. A pesquisa foi realizada em oito etapas, compreendidas entre aulas teóricas em sala e aulas de campo. No início da pesquisa, foram empreendidas atividades que possibilitaram o debate e a representação de “paisagem bonita e feia”, da escola e do bairro, por meio de desenhos. No decorrer da pesquisa, por meio de atividades como questionário e produção de texto, foi possível compreender a percepção ambiental que os alunos apresentavam em relação ao espaço de estudo, tanto quanto às atitudes e valores. Também foram realizadas atividades que possibilitaram ao aluno observar e representar as imagens mentais que possuía do espaço percorrido, por meio de desenhos e mapas. A fotografia foi uma estratégia importante, que possibilitou ao aluno representar o espaço vivido na escola e no entorno, mesmo sem possuir habilidades para o desenho. Entre as atividades realizadas, foram trabalhados textos que forneceram subsídios teóricos aos alunos, a fim de que eles pudessem construir seus conhecimentos embasados no conhecimento científico. Observamos que, no início da pesquisa, para a grande maioria dos alunos, a “paisagem bonita” relacionava-se com elementos da natureza, ao passo que a "paisagem feia” relacionava-se com outros elementos, geralmente ligados à ação antrópica; e que eles apresentavam dificuldades em perceber as multirrelações existentes na paisagem. No entanto, no decorrer da pesquisa, para a maioria dos alunos, a percepção ambiental da paisagem foi se ampliando, tornando legível e decodificado o espaço em que viviam. Eles apresentaram evolução nas formas de representar a “paisagem vivida”, conseguindo perceber elementos não-percebidos anteriormente.

Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Habitação, infraestrutura e serviços públicos: conjuntos habitacionais e suas temporalidades em Lo Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
MARTINS, Victor Hugo Teixeira

O presente trabalho envolve discussões relativas à questão da oferta de infraestrutura e serviços públicos nos conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, privilegiando uma análise das formas de acesso à moradia e à ação do Estado como um importante agente da produção da cidade. Versa, também, sobre a moradia na sociedade capitalista e a consequente falta de acesso das classes menos privilegiadas. Analisamos a evolução da produção de conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, via Sistema Financeiro da Habitação - SFH, Banco Nacional da Habitação - BNH e Companhia de Habitação de Londrina - Cohab-Ld, no período de 1970-2000. Adotamos três estudos de caso sendo os Conjuntos Habitacionais Aquiles Stenghel, José Maurício Barroso e Jamile Dequech, como caminho para o entendimento de diferentes temporalidades referentes à oferta de infraestrutura e serviços públicos.

Palavras-chave: Habitação popular - Londrina (PR). Geografia urbana - Londrina (PR). Conjuntos habitacionais - Londrina (PR) - Infraestrutura.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão dos resíduos sólidos urbanos do Município de Campo Mourão-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oséias

A questão da gestão integrada dos resíduos sólidos tem como finalidade tratar da produção, coleta e disposição final dos mesmos. O presente trabalho pretende fazer um levantamento dos principais fatores que influenciam nas características dos resíduos sólidos gerados no município de Campo Mourão/PR, buscando estudar formas adequadas para disposição final de cada tipo de resíduo, bem como o envolvimento de diferentes órgãos da administração e da sociedade civil. Há que se considerar algumas situações especiais, como a sazonalidade de visitantes ao município, e as possíveis mudanças na geração de resíduos nos diferentes períodos do ano onde estará em discussão a necessidade de um planejamento especial. O problema do impacto que o lixo traz ao ambiente natural é reflexo da falta de comprometimento ambiental do homem, que traz perdas sociais transformando o problema em uma questão sócio-ambiental.

Palavras-chaves: Resíduos sólidos. Coleta seletiva. Campo Mourão. Gestão.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Patrimônio histórico-cultural: leitura crítica dos conceitos e suas implicações na prática escolar Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SANTOS, Irene da Silva F. dos

Esta dissertação é o resultado da análise crítica e releitura do que, comumente se entende por Patrimônio Histórico-Cultural. Os objetivos foram: analisar os conceitos de Patrimônio, História e Cultura envolvidos nessa expressão e os jogos de interesses e poder implicados com as questões sobre origem, representações e empregos contraditórios da mesma realidade; e investigar os caminhos político-educacionais viáveis para que a Escola se torne a instituição onde crianças e jovens aprendam a preservar o Patrimônio Histórico-Cultural, a reinterpretar o passado de maneira crítica e a fazer que o espaço de cada um e de todos passe a ser construído de modo coletivo. Tanto a escolha do tema como do referencial dialético-crítico (Escola de Frankfurt); sobretudo Adorno e Horkheimer, é que, de fato, momentos de encontro, convocados pela história e pela arte, podem ser alienantes e de fetichização de produtos da indústria cultural. Para a maioria e, sobretudo, para jovens e crianças das escolas, resulta necessária reinvidicar o direito a conhecer a história criticamente, a desfrutar das obras de arte, sem consentir na perigosa interpretação das elites de poder. É uma investigação bibliográfica, com exame de fontes oficiais inclui também a etnografia ao realizar-se uma pesquisa de campo com Professores do Ensino Superior e com Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, referente a disciplinas de História, Geografia, Letras e Turismo. Responderam a questões abertas, quanto à dinâmica da sala de aula e à política das relações internas e de planejamento para que o chamado Patrimônio-Histórico Cultural seja inserido no currículo e programas escolares. A pesquisa deparou com o problema da educação formal referente à questão patrimonial, conforme respostas dos professores, o Patrimônio Histórico-cultural constitui riqueza de um povo e herança para futuras gerações. A proposta é que a análise crítica sobre cada elemento patrimonial, e conceito correspondente, não seja operada apenas por uma elite intelectual, e que a educação se apoie mais intensamente no uso crítico do Patrimônio no âmbito escolar, sobretudo, com a elaboração participada de programas. A educação não aceita o papel de reprodutora de estruturas educacionais de dominação e exploração. A análise possibilita indicar novas relações históricas e políticas mais democráticas, levando a sociedade a uma compreensão concreta sobre o patrimônio histórico-cultural e mais próxima de seus interesses.

Palavras-chave: Patrimônio histórico. Poder. Educação. cultura. Preservação. Globalização.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Migração temporária e suas implicações na educação: o caso de Santa Margarida - Bela Vista do Paraís Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
RODRIGUES, Adriana Maria Martini

O presente estudo objetivou apresentar uma análise sobre as implicações das migrações temporárias dos “boias-frias” de Santa Margarida sobre a educação dos alunos do Colégio Presidente Vargas. Discutiu-se o difícil acesso do homem , sem recursos financeiros, a terra; as relações sociais de trabalho que foram se desenvolvendo ao longo da história; as políticas públicas do Brasil para o campo; o surgimento deste trabalhador rural assalariado, o “boia-fria”; o processo migratório brasileiro e a educação brasileira neste contexto. Em Santa Margarida, a migração temporária para os estados de Minas Gerais e São Paulo apresenta-se de forma cíclica e ocorre desde a década de 1970. Estas migrações acontecem, normalmente de maio a setembro. No decorrer do trabalho, verificou-se as principais causas de reprovações e abandonos dos alunos à escola que ocorrem no referido colégio após as migrações sazonais e as soluções para este problema que estão sendo tomadas.

Palavras-chave: Geografia urbana. Migração escolar. Trabalhadores rurais volantes.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Fragmentos florestais em Londrina, Paraná: qualidade ambiental e conservação Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MATOS, Wolney Heleno de

Originalmente, o estado do Paraná possuía 85% de sua área coberta por formações florestais. A vegetação original dominante no norte do Paraná (Floresta Estacional Semidecídua) sofreu um processo intenso de fragmentação e perda de habitat resultando numa paisagem composta de pequenos fragmentos que hoje representam apenas 7,5% da cobertura florestal nativa. Os objetivos deste trabalho são: quantificar, quanto aos índices de disposição, a paisagem fragmentada e realizar estudo fitossociológico em dois fragmentos florestais da zona sul da área de expansão urbana de Londrina, Paraná, Brasil. Medidas de área, forma, isolamento e conectividade foram calculadas para os fragmentos florestais. A área de estudo ocupa um espaço de 16369,34 ha, entre as coordenadas geográficas 23º 22' S e 23º 29' S e 51º 19' W e 51º 11' W. Realizaram-se técnicas de geoprocessamento em três softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) distintos, são eles: Spring, Idrisi e Fragstats.

Palavras-chave: Geografia. Arborização das cidades. Florestas urbanas - Londrina (PR).

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Segregação residencial em Londrina: os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Igor Fernando Santini

A segregação residencial, que é o grau de aglomeração de determinados grupos étnicos e sociais em uma dada área de modo voluntário ou forçado, é um processo cada vez mais presente nas cidades modernas, ocorrendo de diversas formas e com diferentes causas por todo o mundo. Nesse trabalho buscou-se explorar a mais relevante categoria de análise no estudo da cidade de Londrina, que é a segregação residencial baseada nas diferenças socioeconômicas da população do município, uma cidade de tamanho médio, partindo de dados estatísticos, principalmente do Censo Demográfico, e levantamentos de campo. Para uma melhor compreensão da produção do espaço urbano foi discutido como atuam os agentes responsáveis por essa produção, principalmente os promotores e os incorporadores imobiliários, e como se dá a atuação desses no processo de construção do espaço urbano, além de apresentar possibilidades de combate à especulação fundiária através de mecanismos contemplados no Estatuto da Cidade. A partir disso foram apresentadas a gênese e formação da cidade de Londrina e seus aspectos socioeconômicos atuais. E, ao tratar especificamente da segregação residencial na cidade de Londrina, buscou-se comparar dois processos antagônicos que aprofundam essa segregação e destacam-se no cenário londrinense, os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais.

Palavras-chave: Condomínio (Habitação) - Londrina (PR). Desenvolvimento imobiliário - Londrina (PR). Habitação. Segregação. Geografia urbana.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Representação e ensino - A música nas aulas de Geografia: Emoção e razão nas representações geográfi Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais.

Palavras-Chave: Representação. Geografia humanista Cultural. Geografia escolar. Música. Mapas mentais.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão das águas urbanas : delineamento da natureza e ações antrópicas - raízes históricas e sócio-c Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
PERINI, Arlete

O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a participação da gestão pública na área urbana, particularmente na administração dos recursos hídricos. Como objeto de estudo foi tomado como referência o ribeirão Esperança e o seu entorno, uma das unidades de agregação ao processo de crescimento físico espacial de Londrina, em direção ao setor sul da cidade, anteriormente zona rural. Foi feito um resgate histórico e ambiental da utilização da água, desde a antiguidade, passando por diferentes períodos históricos, retratando diversas fases de convivência e estruturação da cidade em relação à sua utilização. O estudo da drenagem urbana foi um dos caminhos percorridos para compreender a relação do homem com a natureza, e a forma como os recursos hídricos são apropriados, modificados, degradados ou valorizados pela ação antrópica. O papel do poder público e privado, no crescimento urbano da cidade de Londrina demonstrou a fragilidade da gestão voltada às águas, não só pelo descaso dado à legislação, como também pela fraca participação da população na sua prática de cidadania, resultando em um processo de apropriação e dilapidação da natureza. A falta de monitoramento ambiental foi também um dos fatores que tem ocasionado uma gestão sem qualidade, com prejuízos à população.

Palavras-chave: Geografia urbana. Recursos hídricos. Política ambiental.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Regime de cheias e cartografia de áreas inundáveis no alto rio Paraná, na região de Porto Rico-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MEURER, Maurício

A região de Porto Rico/PR, compreendida entre a foz do rio Paranapanema e a foz do rio Ivinhema, representa o último trecho do rio Paraná em território brasileiro livre de barramentos. Mesmo assim, esta região encontra-se à jusante das barragens de Rosana, no rio Paranapanema, e Porto Primavera, no rio Paraná. Para esta região, foi realizado um estudo dos regimes de cheias dos rios Paraná e Ivinhema,elaborando-se, posteriormente, uma Cartografia das Áreas Inundáveis. A partir de dados de cota do nível d’água das estações fluviométricas Porto São José e Porto Caiuá, no rio Paraná, e Ivinhema, no rio Ivinhema, determinou-se a distribuição mensal dos eventos de cheias.

Palavras-chave: Rio Paraná. Inundações. Cartografia de áreas inundáveis.

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