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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Contribuição do geoprocessamento para a criação de roteiros turísticos nos caminhos de Peabiru-PR Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
COLAVITE, Ana Paula

Este trabalho discute a aplicação do geoprocessamento na criação de um banco de dados e de roteiros turísticos, tendo como tema central o Caminho de Peabiru na COMCAM. O caminho era uma trilha indígena da época pré-colombiana que atravessava a América do Sul, do oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Paraguai e Bolívia. Exerceu importante papel na formação do atual território paranaense, pois foi utilizado por aventureiros, jesuítas, exploradores e colonizadores europeus. Atualmente, são raros os vestígios encontrados, porém existem documentos cartográficos e bibliográficos que descrevem sua localização, e, com base nestes, traçou-se o roteiro do caminho sobre o atual território paranaense. A partir desta espacialização do caminho de Peabiru, foram realizadas pesquisas a campo, em nível regional, no norte da COMCAM, buscando levantar aspectos históricos e culturais da região, para formação de um banco de dados georreferenciados e criação do SIG-CAMINHO DE PEABIRU NA COMCAM. O banco de dados é a base para a delimitação de roteiros de peregrinação, que incentivam o desenvolvimento do turismo rural, e outras atividades relacionadas. Subsidia, também, a tomada de decisões por parte do poder público quanto ao investimento de capital, nesta área, e a confecção de mapas que auxiliam a análise espacial dos dados e a divulgação do turismo, em meio analógico e digital (Internet).

Palavras-chave: Sensoriamento remoto - Paraná. Ecoturismo - Paraná. Sistemas de Informação Geográfica - Ecoturismo - Paraná.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Habitação, infraestrutura e serviços públicos: conjuntos habitacionais e suas temporalidades em Lo Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
MARTINS, Victor Hugo Teixeira

O presente trabalho envolve discussões relativas à questão da oferta de infraestrutura e serviços públicos nos conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, privilegiando uma análise das formas de acesso à moradia e à ação do Estado como um importante agente da produção da cidade. Versa, também, sobre a moradia na sociedade capitalista e a consequente falta de acesso das classes menos privilegiadas. Analisamos a evolução da produção de conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, via Sistema Financeiro da Habitação - SFH, Banco Nacional da Habitação - BNH e Companhia de Habitação de Londrina - Cohab-Ld, no período de 1970-2000. Adotamos três estudos de caso sendo os Conjuntos Habitacionais Aquiles Stenghel, José Maurício Barroso e Jamile Dequech, como caminho para o entendimento de diferentes temporalidades referentes à oferta de infraestrutura e serviços públicos.

Palavras-chave: Habitação popular - Londrina (PR). Geografia urbana - Londrina (PR). Conjuntos habitacionais - Londrina (PR) - Infraestrutura.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão dos resíduos sólidos urbanos do Município de Campo Mourão-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oséias

A questão da gestão integrada dos resíduos sólidos tem como finalidade tratar da produção, coleta e disposição final dos mesmos. O presente trabalho pretende fazer um levantamento dos principais fatores que influenciam nas características dos resíduos sólidos gerados no município de Campo Mourão/PR, buscando estudar formas adequadas para disposição final de cada tipo de resíduo, bem como o envolvimento de diferentes órgãos da administração e da sociedade civil. Há que se considerar algumas situações especiais, como a sazonalidade de visitantes ao município, e as possíveis mudanças na geração de resíduos nos diferentes períodos do ano onde estará em discussão a necessidade de um planejamento especial. O problema do impacto que o lixo traz ao ambiente natural é reflexo da falta de comprometimento ambiental do homem, que traz perdas sociais transformando o problema em uma questão sócio-ambiental.

Palavras-chaves: Resíduos sólidos. Coleta seletiva. Campo Mourão. Gestão.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Patrimônio histórico-cultural: leitura crítica dos conceitos e suas implicações na prática escolar Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SANTOS, Irene da Silva F. dos

Esta dissertação é o resultado da análise crítica e releitura do que, comumente se entende por Patrimônio Histórico-Cultural. Os objetivos foram: analisar os conceitos de Patrimônio, História e Cultura envolvidos nessa expressão e os jogos de interesses e poder implicados com as questões sobre origem, representações e empregos contraditórios da mesma realidade; e investigar os caminhos político-educacionais viáveis para que a Escola se torne a instituição onde crianças e jovens aprendam a preservar o Patrimônio Histórico-Cultural, a reinterpretar o passado de maneira crítica e a fazer que o espaço de cada um e de todos passe a ser construído de modo coletivo. Tanto a escolha do tema como do referencial dialético-crítico (Escola de Frankfurt); sobretudo Adorno e Horkheimer, é que, de fato, momentos de encontro, convocados pela história e pela arte, podem ser alienantes e de fetichização de produtos da indústria cultural. Para a maioria e, sobretudo, para jovens e crianças das escolas, resulta necessária reinvidicar o direito a conhecer a história criticamente, a desfrutar das obras de arte, sem consentir na perigosa interpretação das elites de poder. É uma investigação bibliográfica, com exame de fontes oficiais inclui também a etnografia ao realizar-se uma pesquisa de campo com Professores do Ensino Superior e com Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, referente a disciplinas de História, Geografia, Letras e Turismo. Responderam a questões abertas, quanto à dinâmica da sala de aula e à política das relações internas e de planejamento para que o chamado Patrimônio-Histórico Cultural seja inserido no currículo e programas escolares. A pesquisa deparou com o problema da educação formal referente à questão patrimonial, conforme respostas dos professores, o Patrimônio Histórico-cultural constitui riqueza de um povo e herança para futuras gerações. A proposta é que a análise crítica sobre cada elemento patrimonial, e conceito correspondente, não seja operada apenas por uma elite intelectual, e que a educação se apoie mais intensamente no uso crítico do Patrimônio no âmbito escolar, sobretudo, com a elaboração participada de programas. A educação não aceita o papel de reprodutora de estruturas educacionais de dominação e exploração. A análise possibilita indicar novas relações históricas e políticas mais democráticas, levando a sociedade a uma compreensão concreta sobre o patrimônio histórico-cultural e mais próxima de seus interesses.

Palavras-chave: Patrimônio histórico. Poder. Educação. cultura. Preservação. Globalização.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Migração temporária e suas implicações na educação: o caso de Santa Margarida - Bela Vista do Paraís Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
RODRIGUES, Adriana Maria Martini

O presente estudo objetivou apresentar uma análise sobre as implicações das migrações temporárias dos “boias-frias” de Santa Margarida sobre a educação dos alunos do Colégio Presidente Vargas. Discutiu-se o difícil acesso do homem , sem recursos financeiros, a terra; as relações sociais de trabalho que foram se desenvolvendo ao longo da história; as políticas públicas do Brasil para o campo; o surgimento deste trabalhador rural assalariado, o “boia-fria”; o processo migratório brasileiro e a educação brasileira neste contexto. Em Santa Margarida, a migração temporária para os estados de Minas Gerais e São Paulo apresenta-se de forma cíclica e ocorre desde a década de 1970. Estas migrações acontecem, normalmente de maio a setembro. No decorrer do trabalho, verificou-se as principais causas de reprovações e abandonos dos alunos à escola que ocorrem no referido colégio após as migrações sazonais e as soluções para este problema que estão sendo tomadas.

Palavras-chave: Geografia urbana. Migração escolar. Trabalhadores rurais volantes.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Fragmentos florestais em Londrina, Paraná: qualidade ambiental e conservação Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MATOS, Wolney Heleno de

Originalmente, o estado do Paraná possuía 85% de sua área coberta por formações florestais. A vegetação original dominante no norte do Paraná (Floresta Estacional Semidecídua) sofreu um processo intenso de fragmentação e perda de habitat resultando numa paisagem composta de pequenos fragmentos que hoje representam apenas 7,5% da cobertura florestal nativa. Os objetivos deste trabalho são: quantificar, quanto aos índices de disposição, a paisagem fragmentada e realizar estudo fitossociológico em dois fragmentos florestais da zona sul da área de expansão urbana de Londrina, Paraná, Brasil. Medidas de área, forma, isolamento e conectividade foram calculadas para os fragmentos florestais. A área de estudo ocupa um espaço de 16369,34 ha, entre as coordenadas geográficas 23º 22' S e 23º 29' S e 51º 19' W e 51º 11' W. Realizaram-se técnicas de geoprocessamento em três softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) distintos, são eles: Spring, Idrisi e Fragstats.

Palavras-chave: Geografia. Arborização das cidades. Florestas urbanas - Londrina (PR).

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Segregação residencial em Londrina: os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Igor Fernando Santini

A segregação residencial, que é o grau de aglomeração de determinados grupos étnicos e sociais em uma dada área de modo voluntário ou forçado, é um processo cada vez mais presente nas cidades modernas, ocorrendo de diversas formas e com diferentes causas por todo o mundo. Nesse trabalho buscou-se explorar a mais relevante categoria de análise no estudo da cidade de Londrina, que é a segregação residencial baseada nas diferenças socioeconômicas da população do município, uma cidade de tamanho médio, partindo de dados estatísticos, principalmente do Censo Demográfico, e levantamentos de campo. Para uma melhor compreensão da produção do espaço urbano foi discutido como atuam os agentes responsáveis por essa produção, principalmente os promotores e os incorporadores imobiliários, e como se dá a atuação desses no processo de construção do espaço urbano, além de apresentar possibilidades de combate à especulação fundiária através de mecanismos contemplados no Estatuto da Cidade. A partir disso foram apresentadas a gênese e formação da cidade de Londrina e seus aspectos socioeconômicos atuais. E, ao tratar especificamente da segregação residencial na cidade de Londrina, buscou-se comparar dois processos antagônicos que aprofundam essa segregação e destacam-se no cenário londrinense, os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais.

Palavras-chave: Condomínio (Habitação) - Londrina (PR). Desenvolvimento imobiliário - Londrina (PR). Habitação. Segregação. Geografia urbana.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Representação e ensino - A música nas aulas de Geografia: Emoção e razão nas representações geográfi Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais.

Palavras-Chave: Representação. Geografia humanista Cultural. Geografia escolar. Música. Mapas mentais.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão das águas urbanas : delineamento da natureza e ações antrópicas - raízes históricas e sócio-c Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
PERINI, Arlete

O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a participação da gestão pública na área urbana, particularmente na administração dos recursos hídricos. Como objeto de estudo foi tomado como referência o ribeirão Esperança e o seu entorno, uma das unidades de agregação ao processo de crescimento físico espacial de Londrina, em direção ao setor sul da cidade, anteriormente zona rural. Foi feito um resgate histórico e ambiental da utilização da água, desde a antiguidade, passando por diferentes períodos históricos, retratando diversas fases de convivência e estruturação da cidade em relação à sua utilização. O estudo da drenagem urbana foi um dos caminhos percorridos para compreender a relação do homem com a natureza, e a forma como os recursos hídricos são apropriados, modificados, degradados ou valorizados pela ação antrópica. O papel do poder público e privado, no crescimento urbano da cidade de Londrina demonstrou a fragilidade da gestão voltada às águas, não só pelo descaso dado à legislação, como também pela fraca participação da população na sua prática de cidadania, resultando em um processo de apropriação e dilapidação da natureza. A falta de monitoramento ambiental foi também um dos fatores que tem ocasionado uma gestão sem qualidade, com prejuízos à população.

Palavras-chave: Geografia urbana. Recursos hídricos. Política ambiental.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Regime de cheias e cartografia de áreas inundáveis no alto rio Paraná, na região de Porto Rico-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MEURER, Maurício

A região de Porto Rico/PR, compreendida entre a foz do rio Paranapanema e a foz do rio Ivinhema, representa o último trecho do rio Paraná em território brasileiro livre de barramentos. Mesmo assim, esta região encontra-se à jusante das barragens de Rosana, no rio Paranapanema, e Porto Primavera, no rio Paraná. Para esta região, foi realizado um estudo dos regimes de cheias dos rios Paraná e Ivinhema,elaborando-se, posteriormente, uma Cartografia das Áreas Inundáveis. A partir de dados de cota do nível d’água das estações fluviométricas Porto São José e Porto Caiuá, no rio Paraná, e Ivinhema, no rio Ivinhema, determinou-se a distribuição mensal dos eventos de cheias.

Palavras-chave: Rio Paraná. Inundações. Cartografia de áreas inundáveis.

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