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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Impactos ambientais gerados pela nova conformação das atividades da microbacia do Ribeirão Jacutinga Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
MRTVI, Paulo Roberto

Com a implantação a partir dos anos 60, da "Revolução Verde" no Brasil, a ocupação e a exploração do solo trouxe consigo as práticas inadequadas de uso do solo. A partir da década de 80, lançou-se a base do Programa de Manejo Integrado de Solo (PMIS), tendo por objetivos implantar o uso e o manejo adequado do solo, segundo sua aptidão agrícola, otimizar a renda do produtor rural com práticas de controle a erosão, recuperar e manter as condições físicas, químicas e biológicas do solo, operacionalizando a propriedade rural. Era um "novo rural", caracterizado pelo: a) uso de uma agropecuária moderna, baseada em commodities e intimamente ligada às agroindústrias, b) num conjunto de atividades não-agrícolas, ligadas à moradia, ao lazer e às várias atividades industriais e de prestação de serviços, e, c) num conjunto de "novas" atividades agropecuárias, localizadas em nichos especiais de mercados. Esse conjunto de medidas faz com que possamos buscar um "modelo ambiental" no qual a natureza seja explorada de uma maneira racional, uma vez que o crescimento vai sempre ligado à degradação do meio ambiente, por isso é necessário pensar um desenvolvimento sustentável que respeite e se sirva da natureza da forma mais duradoura possível. O Município de Londrina participou deste contexto de transformação rural, sendo referência nas culturas de algodão, café, soja, trigo e milho. A Microbacia Ribeirão Jacutinga obteve recursos financeiros subsidiados pelo Programa Paraná Rural, para práticas conservacionistas, após um minucioso levantamento das propriedades e reuniões com os produtores beneficiários, buscando otimizar a renda do produtor rural, operacionalizar a propriedade, controlar a poluição ambiental, e adequar o solo à sua aptidão, contribuindo para o desenvolvimento rural integrado e sustentável. Logo, a nova conformação da atividade é mais impactante ao meio ambiente do que o binômio soja - trigo - A implementação de uma nova maneira de se trabalhar a terra, colocada na busca de um "modelo ambiental", onde "desenvolvimentos sustentáveis" levem o nosso produtor rural a produz sem, no entanto, destruir, é um questionamento que nos propomos a discutir neste projeto de Mestrado.

Palavras-chave: Geografia agrícola. Meio ambiente. Impacto ambiental. Desenvolvimento sustentável. Gestão ambiental. Proteção ambiental. Recursos naturais - Conservação.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
BERTOLINI, W. Z.

Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagem em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocientíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes genéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas, foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância no ensino do relevo; (ii) identificar as orientações dos PCN’s e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.

Palavras-chave: Ensino de geomorfologia. Educação científica. Geografia. Relevo. Ensino/Aprendizagem.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!O Significado do Trabalho na Terra do Fumo: perspectivas dos agricultores frente ao sistema integrad Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SILVA, Ari da Rocha

Esta dissertação aborda o tema trabalho com o propósito de contextualizar certa realidade local frente a dinâmicas mais abrangentes e que definem o modo de produção capitalista em sua contemporaneidade. A proposta deste estudo, assim, foi trazer à tona a questão cultural que envolve o trabalho do sujeito agricultor, tendo o conceito trabalho valor intrínseco e extrínseco aludido pelas disposições históricas e ideológicas de atores em determinado campo de relações sociais. Tais aspectos são relevantes para se entender e ser propositivo no encaminhamento de políticas e ações que visem ao desenvolvimento local a partir de suas ênfases e entendimentos. Para isso, observa-se que os conceitos e as práticas de trabalho atual são fatores relevantes para se entender os processos sociais e as condições dos indivíduos a partir de suas ações, de como dão significado aos seus trabalhos e como propriamente se definem como sujeitos executores e dependentes das suas atividades laborais. A realidade local que se buscou ilustrar diz respeito ao município de Santa Cruz do Sul-RS, localidade que abriga grandes indústrias processadoras de fumo in natura, as quais mantêm forte relação comercial com agricultores em suas unidades produtivas por meio de um sistema industrial que os integra. É com esses produtores que se entrou em contato, em visitas e pela participação em seus espaços de convivência, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações no campo de relações do qual fazem parte. O horizonte em que se pretendeu entender a dinâmica do trabalho, juntamente com os agricultores, foi configurado pela possibilidade de destacar como o sujeito agricultor, em seus diferentes grupos e subgrupos, plantadores e não-plantadores de fumo, basicamente, percebe e significa sua trajetória e orienta suas atividades laborais. Com a investigação, observou-se que o agricultor significa historicamente seu trabalho, representando-o como fator de sofrimento, mas, ao mesmo tempo, como mecanismo de luta visando transpor as dificuldades diante dos ciclos de disposições, os quais se reestruturam os mercados, o consumo e a vida dos sujeitos.

Palavras-Chave: Significado do trabalho. Pequenos agricultores. Sistema integrado. Fumo. Santa Cruz do Sul. Desenvolvimento regional.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Saneamento e Saúde : um estudo de caso da Vila Roriz, em Goiânia/Goiás Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
MACEDO, Helen

O estudo analisa a produção do espaço urbano construído em Goiânia a partir da ótica do saneamento ambiental. Focaliza a problemática da Vila Roriz, propositalmente produzida nos domínios da planície de inundação do ribeirão Anicuns e do Rio Meia Ponte. Destaca-se que a preocupação com as questões ambientais, mesmo que crescente, ainda é muito incipiente no Brasil e aquém do desejável mostrando que as camadas mais pobres da população são as que mais sofrem as consequências da baixa infraestrutura dos sistemas de saneamento básico e ambiental. Mostra ainda que a ocorrência de doenças como a dengue, a diarreia, os ataques de animais peçonhentos e antirrábicos são constantes entre esses indivíduos, evidenciando a iniquidade social existente no país e contribuindo para a diminuição da qualidade de vida da população. Mostra-se que as ações de saneamento ambiental refletem diretamente as condições ambientais urbanas e, em consequência, no bem estar humano, produzindo a redução na morbidade e mortalidade, correlacionando desta forma, as ações de saneamento ambiental com a saúde da população, ao longo do tempo, dos riscos e agravos à saúde que tenham como origem as questões ambientais. Apesar dos problemas apresentados, vários moradores habitam no local há muito tempo e não conseguem perceber que têm sido prejudicados, pela falta de saneamento ambiental, talvez por terem vivenciado, situação de moradia, ainda piores.

Palavras-chave: Urbanização. Saneamento. Saúde. Meio ambiente urbano. Doenças de veiculação hídrica. Cidade. Geografia.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A Cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
TOLEDO, Victor Machado de.

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar o uso de um encaminhamento metodológico para o ensino e aprendizagem de conceitos Cartográficos. Objetiva-se apresentar contribuições práticas para trabalhar Cartografia nas aulas de Geografia, assim culminando na apresentação de uma proposta de utilização de recursos didáticos diferenciados, principalmente, com o uso de representações visuais, com a finalidade de trabalhar os conteúdos cartográficos, na tentativa de propiciar aos alunos uma aprendizagem consciente e crítica em relação ao espaço em que estão inseridos.
Os resultados indicaram que a leitura de imagens e o uso de tecnologias, apesar de ainda distantes da realidade das escolas públicas do país, precisam ser incluídos como elementos frequentes nas aulas de Cartografia, para que a realidade dos alunos se aproxime cada vez mais do que é estudado e trabalhado em sala de aula. Constatou-se ainda que o uso de diferentes estratégias didáticas, tais como utilização de recursos visuais, contribui para o ensino e a aprendizagem enriquecedora e que possibilitou, na prática, a melhora nos conceitos cartográficos dos alunos.

Palavras-chave: Cartografia escolar. Educação Básica. Encaminhamento metodológico. Ensino e aprendizagem. Representações visuais.

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