Categoria: Geografia Dissertações |
Patrimônio histórico-cultural: leitura crítica dos conceitos e suas implicações na prática escolar  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
SANTOS, Irene da Silva F. dos
Esta dissertação é o resultado da análise crítica e releitura do que, comumente se entende por Patrimônio Histórico-Cultural. Os objetivos foram: analisar os conceitos de Patrimônio, História e Cultura envolvidos nessa expressão e os jogos de interesses e poder implicados com as questões sobre origem, representações e empregos contraditórios da mesma realidade; e investigar os caminhos político-educacionais viáveis para que a Escola se torne a instituição onde crianças e jovens aprendam a preservar o Patrimônio Histórico-Cultural, a reinterpretar o passado de maneira crítica e a fazer que o espaço de cada um e de todos passe a ser construído de modo coletivo. Tanto a escolha do tema como do referencial dialético-crítico (Escola de Frankfurt); sobretudo Adorno e Horkheimer, é que, de fato, momentos de encontro, convocados pela história e pela arte, podem ser alienantes e de fetichização de produtos da indústria cultural. Para a maioria e, sobretudo, para jovens e crianças das escolas, resulta necessária reinvidicar o direito a conhecer a história criticamente, a desfrutar das obras de arte, sem consentir na perigosa interpretação das elites de poder. É uma investigação bibliográfica, com exame de fontes oficiais inclui também a etnografia ao realizar-se uma pesquisa de campo com Professores do Ensino Superior e com Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, referente a disciplinas de História, Geografia, Letras e Turismo. Responderam a questões abertas, quanto à dinâmica da sala de aula e à política das relações internas e de planejamento para que o chamado Patrimônio-Histórico Cultural seja inserido no currículo e programas escolares. A pesquisa deparou com o problema da educação formal referente à questão patrimonial, conforme respostas dos professores, o Patrimônio Histórico-cultural constitui riqueza de um povo e herança para futuras gerações. A proposta é que a análise crítica sobre cada elemento patrimonial, e conceito correspondente, não seja operada apenas por uma elite intelectual, e que a educação se apoie mais intensamente no uso crítico do Patrimônio no âmbito escolar, sobretudo, com a elaboração participada de programas. A educação não aceita o papel de reprodutora de estruturas educacionais de dominação e exploração. A análise possibilita indicar novas relações históricas e políticas mais democráticas, levando a sociedade a uma compreensão concreta sobre o patrimônio histórico-cultural e mais próxima de seus interesses.
Palavras-chave: Patrimônio histórico. Poder. Educação. cultura. Preservação. Globalização.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Habitação, infraestrutura e serviços públicos: conjuntos habitacionais e suas temporalidades em Lo  |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
MARTINS, Victor Hugo Teixeira
O presente trabalho envolve discussões relativas à questão da oferta de infraestrutura e serviços públicos nos conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, privilegiando uma análise das formas de acesso à moradia e à ação do Estado como um importante agente da produção da cidade. Versa, também, sobre a moradia na sociedade capitalista e a consequente falta de acesso das classes menos privilegiadas. Analisamos a evolução da produção de conjuntos habitacionais na cidade de Londrina, via Sistema Financeiro da Habitação - SFH, Banco Nacional da Habitação - BNH e Companhia de Habitação de Londrina - Cohab-Ld, no período de 1970-2000. Adotamos três estudos de caso sendo os Conjuntos Habitacionais Aquiles Stenghel, José Maurício Barroso e Jamile Dequech, como caminho para o entendimento de diferentes temporalidades referentes à oferta de infraestrutura e serviços públicos.
Palavras-chave: Habitação popular - Londrina (PR). Geografia urbana - Londrina (PR). Conjuntos habitacionais - Londrina (PR) - Infraestrutura.
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6198 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http:// |
Categoria: Geografia Dissertações |
A escola e o bairro: percepção ambiental e interpretação do espaço de alunos do Ensino Fundamental  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento
Entre os meses de julho e setembro de 2005, nas aulas de Geografia de uma turma de quarenta alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Maringá (PR), foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental que os alunos possuíam da sua escola e de seu bairro. O objetivo foi interpretar, por meio das representações do conceito “paisagem”, como eles percebiam o seu meio. A pesquisa foi realizada em oito etapas, compreendidas entre aulas teóricas em sala e aulas de campo. No início da pesquisa, foram empreendidas atividades que possibilitaram o debate e a representação de “paisagem bonita e feia”, da escola e do bairro, por meio de desenhos. No decorrer da pesquisa, por meio de atividades como questionário e produção de texto, foi possível compreender a percepção ambiental que os alunos apresentavam em relação ao espaço de estudo, tanto quanto às atitudes e valores. Também foram realizadas atividades que possibilitaram ao aluno observar e representar as imagens mentais que possuía do espaço percorrido, por meio de desenhos e mapas. A fotografia foi uma estratégia importante, que possibilitou ao aluno representar o espaço vivido na escola e no entorno, mesmo sem possuir habilidades para o desenho. Entre as atividades realizadas, foram trabalhados textos que forneceram subsídios teóricos aos alunos, a fim de que eles pudessem construir seus conhecimentos embasados no conhecimento científico. Observamos que, no início da pesquisa, para a grande maioria dos alunos, a “paisagem bonita” relacionava-se com elementos da natureza, ao passo que a "paisagem feia” relacionava-se com outros elementos, geralmente ligados à ação antrópica; e que eles apresentavam dificuldades em perceber as multirrelações existentes na paisagem. No entanto, no decorrer da pesquisa, para a maioria dos alunos, a percepção ambiental da paisagem foi se ampliando, tornando legível e decodificado o espaço em que viviam. Eles apresentaram evolução nas formas de representar a “paisagem vivida”, conseguindo perceber elementos não-percebidos anteriormente.
Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Contribuição do geoprocessamento para a criação de roteiros turísticos nos caminhos de Peabiru-PR  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
COLAVITE, Ana Paula
Este trabalho discute a aplicação do geoprocessamento na criação de um banco de dados e de roteiros turísticos, tendo como tema central o Caminho de Peabiru na COMCAM. O caminho era uma trilha indígena da época pré-colombiana que atravessava a América do Sul, do oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Paraguai e Bolívia. Exerceu importante papel na formação do atual território paranaense, pois foi utilizado por aventureiros, jesuítas, exploradores e colonizadores europeus. Atualmente, são raros os vestígios encontrados, porém existem documentos cartográficos e bibliográficos que descrevem sua localização, e, com base nestes, traçou-se o roteiro do caminho sobre o atual território paranaense. A partir desta espacialização do caminho de Peabiru, foram realizadas pesquisas a campo, em nível regional, no norte da COMCAM, buscando levantar aspectos históricos e culturais da região, para formação de um banco de dados georreferenciados e criação do SIG-CAMINHO DE PEABIRU NA COMCAM. O banco de dados é a base para a delimitação de roteiros de peregrinação, que incentivam o desenvolvimento do turismo rural, e outras atividades relacionadas. Subsidia, também, a tomada de decisões por parte do poder público quanto ao investimento de capital, nesta área, e a confecção de mapas que auxiliam a análise espacial dos dados e a divulgação do turismo, em meio analógico e digital (Internet).
Palavras-chave: Sensoriamento remoto - Paraná. Ecoturismo - Paraná. Sistemas de Informação Geográfica - Ecoturismo - Paraná.
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Categoria: Geografia Dissertações |
A (Des)construção da paisagem nos itinerários Maringá-Londrina: ferrovia, BR 376 e BR 369  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
VENÁ, viviane de Souza
Esta dissertação pretende mostrar e consequentemente analisar o processo de (des)construção da paisagem nos itinerários Maringá-Londrina, em três eixos de circulação: a Ferrovia (Estrada de Ferro Norte do Paraná), a BR 376 e a BR 369, pois a construção de uma paisagem só ocorre em detrimento da destruição de uma outra. E um importante fator que influenciou neste processo de transformação da paisagem é a questão econômica, grande responsável pelo tipo de paisagem, bem como também pelo tipo de sociedade existente no local de estudo. Todavia, também não se deve esquecer de que são as sucessivas sociedades que constróem as sucessivas paisagens e de que estas devem sempre ser consideradas como uma herança de processos biológicos e fisiográficos e, ainda, patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de outras sociedades. O presente trabalho, se apoiou, primeiramente em um estudo bibliográfico, objetivando a fundamental construção da base teórica e o resgate histórico do processo de ocupação do Norte do Paraná, e, após, em trabalhos de campo a partir de entrevistas com moradores, na realização de importantes registros fotográficos da área de estudo e além do mais, no uso de imagens de satélite e na construção de perfis geoecológicos que retratam as características da paisagem ao longo da Ferrovia, BR 376 e BR 369 entre Maringá Londrina, atualmente.
Palavras-chave: Paisagem. (Des)construção. Ferrovia. BR 376. BR 369. Sociedade.
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Categoria: Geografia Dissertações |
A análise da relação Colombo e Curitiba à luz da teoria dos dois circuitos da economia urbana  |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
KATZINSKY, Luciane
A urbanização brasileira trouxe como uma das consequências o inchaço das regiões metropolitanas. No Paraná tal fenômeno provocou uma leva de população rural nas décadas de 1970 e 80 para as maiores cidades do estado, sobretudo para a Região Metropolitana de Curitiba que vivenciou um crescimento acelerado, nas últimas décadas; e um processo de periferização, ocorrido dentre outras razões, devido aos altos preços do solo, praticados na capital. Os municípios que integram a RMC concentram uma população numerosa e de baixa renda, principalmente aqueles bairros que vivem em função da centralidade de Curitiba, e se caracterizam como dormitório; uma situação bem diferente daquela população que vive na sede desses municípios e desfruta de um modo de vida mais parecido com o de cidade pequena. O município de Colombo vivencia esta situação, uma sede onde a população está mais voltada à atividade agrícola, e o contraponto, o bairro maracanã, que possui uma estrutura produtiva característica de bairro periférico de Curitiba, fruto do transbordamento da capital. A teoria dos dois circuitos de SANTOS (1979), serviu como método, para identificar, no município de Colombo, a existência de dois sistemas de fluxos nessas duas realidades estudadas. A pesquisa direta revelou que, a sede, com um comércio varejista variado, representado, principalmente, por pequenos comerciantes, residentes locais, esta ligada ao circuito inferior, portanto, não centraliza as atividades do município, estando, sim, diretamente subordinada a centralidade da capital. Enquanto que o bairro Maracanã está atrelado ao circuito superior da economia, possuindo atividades do setor moderno, como filiais de grandes redes de lojas sediadas em Curitiba e em outros estados da federação, caracterizando-se em bairro de Curitiba, só que formalmente está localizado no município de Colombo, isto mostra que os limites político-administrativos nem sempre retratam a real espacialidade metropolitana.
Palavras Chave: Periferização. Dormitório. Circuito e centralidade.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Políticas públicas para o turismo no Brasil e suas influências em Rolândia-PR  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
DOMINGOS, Fabiane de Oliveira
Esta pesquisa discutirá conceitos de políticas públicas e o papel do Estado, tendo como foco principal as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do turismo e como essas políticas influenciam um pequeno município. Para a compreensão de como se dá essa relação é necessário entender também como foi a evolução do processo histórico dessas políticas no país. Sendo assim, com base em autores que estudam este tema, optamos pela divisão por períodos, de acordo com alguns acontecimentos importantes que marcaram a organização do turismo no país. Também será apresentado o período iniciado em 2003 com a criação do MinTur até 2007 com os órgãos que mais influenciam a atividade e como se deu as políticas neste período com análise do atual Plano Nacional do Turismo 2007-2010. O Programa de Regionalização do turismo que traz os conceitos de regionalização também será discutido. O estado do Paraná possui uma estrutura para discutir, elaborar e planejar ações de políticas públicas do turismo, que podem e devem influenciar um município, mas, como visto nesta pesquisa, a base é a que mais sofre com a falta de articulação entre as esferas do governo. Optou-se pela utilização das entrevistas para verificar como essas políticas estão influenciando Rolândia. As influências das políticas públicas para o turismo no município devem ser no sentido de promover a região, beneficiando a comunidade local, para que possam nortear o rumo da atividade, atingindo os objetivos dos programas e projetos de forma integrada.
Palavras-chave: Turismo. Geografia - Políticas públicas. Geografia - Turismo.
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